Sobre o evolucionismo

Autor Mensagem
flea fan
Veterano
# jun/06
· votar


E então?

Party Boy
Veterano
# jun/06
· votar


Não entendo muito de evolucionismo, mas me parece a teoria mais aceita até o momento. Gostaria que alguém me explicasse as críticas feitas aos evolucionistas...

Criacionismo pra mim é balela, assim como o tal do Inteligent Design...

flea fan
Veterano
# jun/06 · Editado por: flea fan
· votar


O que é Inteligent Design?

Party Boy
Veterano
# jun/06
· votar


flea fan
Um "braço" do criacionismo que diz que um ser tão perfeito como o ser humano só poderia ter sido projetado por uma consciência superior (advinha qual)...

Soldier of God
Veterano
# jun/06
· votar


Deus criou o homem a sua imagem e semelhança... (simples assim)

Soldier of God
Veterano
# jun/06
· votar


Quais são as maiores incoerências do evolucionismo?

Não dá para explicar a origem dos sistemas vivos pela evolução. Isso não era um problema para os evolucionistas do século passado, como Darwin, que acreditavam que as células eram organismos muitos simples. Mas, hoje em dia, cada vez mais os estudos de biologia molecular e bioquímica estão mostrando que a célula e os sistemas celulares são altamente complexos e o surgimento desses sistemas não pode ser explicado através de etapas sucessivas. É o problema da "complexidade irredutível". Muitos sistemas biológicos são considerados irredutivelmente complexos, ou seja, eles dependem de várias partes que têm que interagir. E essas partes não poderiam ter surgido gradualmente simplesmente porque, se tirarmos uma delas, o todo não funciona mais.

Tomemos o exemplo da coagulação do sangue. A Hemofilia A é uma doença que impede a coagulação, devido à falta de uma substância chamada Fator VIII da Coagulação. Portanto, se faltar somente esta substância na circulação sangüínea, e a pessoa não se trtar, ela irá morrer. Então, como a coagulação, que é um processo em cascata, onde um componente ativa o outro, poderia ter se desenvolvido a partir do nada, se quando falta uma única proteína, ele não funciona? Outro exemplo de complexidade irredutível é o sistema imunológico. É algo tão intrincado que não se pode explicar seu surgimento de forma gradual.

Esses sistemas biológicos irredutivelmente complexos indicam planejamento. Só que a ciência, ao invés de estar comemorando a existência do Planejador, se calou diante dessas evidências. Por quê? Porque admitir Deus exige compromisso com Ele. E as pessoas querem fugir de um compromisso com o Criador. Se, pelo contrário, surgimos pela evolução, somos livres para fazer o que quisermos, sem dar satisfação a ninguém.

Soldier of God
Veterano
# jun/06
· votar


INTERESSANTE:

A biologia molecular e a bioquímica estão mostrando cada vez mais a complexidade da célula. Antigamente, os cientistas consideravam os protozoários (organismos unicelulares) muito simples, achando que eles poderiam ter surgido do nada. Isso era conhecido como geração espontânea. E era fácil acreditar na geração espontânea, pois se considerava que a célula era simples como um pedacinho de gelatina. Mas quando se começou a estudar as células em microscópios mais potentes, verificou-se que uma simples célula de um protozoário, por exemplo, é altamente complexa. Não dá para explicar a origem desses sistemas como vindo do nada. A teoria da evolução não consegue explicar nem a origem de proteínas. Até hoje, o máximo que se conseguiu produzir em laboratório, utilizando as supostas condições da "terra primitiva", foram alguns aminoácidos e proteinóides, que não são proteínas. E mesmo que se conseguisse produzir uma molécula de proteína ou de DNA funcionais, isso ainda não seria vida. Precisaríamos colocar todas essas moléculas em uma célula viva, que tivesse uma membrana, e que conseguisse se reproduzir.

As proteínas nas células são produzidas pelo DNA. E o DNA, para se duplicar, precisa de muitas proteínas e de enzimas. Aí vem aquela história do ovo e da galinha: "Quem surgiu primeiro: o DNA ou a proteína?" Os evolucionistas arranjaram a história de um RNA autocatalítico, ou seja, um RNA que pode se autoproduzir. Só que, na verdade, mesmo que isso tenha existido no passado, hoje em dia os sistemas biológicos não funcionam com esse RNA, e sim com DNAs. As proteínas são produzidas numa organela da célula chamada ribossomo, que, por sua vez, é formado por dezenas de proteínas diferentes e mais alguns tipos de RNA (que também são produzidos a partir do DNA). Então, para fabricarmos a "máquina" de produzir proteínas, teremos que ter muitas proteínas. Mesmo que elas tivessem surgido por acaso, no começo, como poderiam ter sido produzidas depois?

Daniel Jr
Veterano
# jun/06
· votar


Enfim:

É preciso ter mais fé para aceitar o evolucionismo do que para acreditar no criacionismo....

El_Cabong
Veterano
# jun/06
· votar


Na minha opinião o evolucionismo não anula a teoria do criacionismo, pois no livro de Gênesis fala que Deus criou os animais de toda espécie, mas não diz a maneira que eles foram criados.
Segundo o criacionismo Deus pode ter criado a primeira célula e a partir dela pode sim, ter sido originado todos os animais por evolução e também por seleção natural, e isto sem contradizer Gênesis.
Eu li numa biografia de Darwin, que é era um leitor da Bíblia e gostava muito do Livro de Hebreus, e a sua intenção não era por em descrédito o criacionismo.
Existem vários textos na Bíblia, se referindo as pessoas, que diz que elas foram tecidas no ventre de suas mães por Deus, mas Deus não vai lá no ventre de todas as mães e tece um por um dos seres humanos.
É uma linguagem figurada, pois o processo é automático e é desencadeado a partir da concepção.

Segundo o criacionismo a única espécie que escapa do evolucionismo é o Homosapiens, e portanto os Neanderthais foram uma espécies de "animais" extintos.
Eu não sou muito entendido em biologia, portanto me corrigam se estou errado, mas eu li um texto falando sobre a "Herança Mitocondrial" que dizia que o código genético nas mitocondrias permanecem inalterados por gerações e gerações e apontam sempre para a mãe.
Segundo o texto as mitocondrias de todos os seres humanos apontam para uma única mãe chamada de "Eva mitocondrial", e segundo o texto, no código genético do Homosapiens não há nada do Neanderthal.

Soldier of God
Veterano
# jun/06
· votar


Algumas pessoas até tentam conciliar o evolucionismo com o criacionismo, mas não dá. Se você se torna um evolucionista teísta, tem que deixar de crer em grande parte da Bíblia. Você não crê no Gênesis, por conseguinte você não vai acreditar no plano da salvação. E também vai questionar a existência de Satanás, porque vai achar que o mal está dentro do ser humano. E para que a volta de Cristo, se o homem tem a capacidade de melhorar? Será que as profecias estão se cumprindo mesmo? Não seriam linguagem figurada, poesia, etc.? Realmente, eu acho muito difícil conciliar as duas coisas.

Os evolucionistas teístas acham que conseguem fazer essa conciliação. O problema é que muitos deles não conhecem, não aceitam e não lêem a Bíblia. Na verdade, alguns até aceitam algumas partes que lhes convêm, mas não aceitam a Palavra de Deus como um todo, porque não dá para fazer isso e continuar sendo evolucionista.

Soldier of God
Veterano
# jun/06
· votar


Segundo o criacionismo Deus pode ter criado a primeira célula e a partir dela pode sim, ter sido originado todos os animais por evolução e também por seleção natural, e isto sem contradizer Gênesis.


A bíblia diz que Deus criou o homem e isso é claro em Genesis.
Veja:

GENESIS:

1 - 26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.


Deus disse façamos o homem segundo a nossa imagem e semelhança e não façamos essa célula segundo a nossa imagem e semelhança. E Deus criou o homem com a capacidade de se reproduzir ou seja ele desenhou apenas o 1º homem dando a ela a capacidade de se reproduzir.... o que acontece apenas é que pela onisciência de Deus ele sabe como vamos ser...

Soldier of God
Veterano
# jun/06
· votar


Bom muitos falam do Gênesis e tal mas sei que alguns não sabem ao certo o que é narrado la. Então quem quiser ai esta o texto sobre a criação descrita em Gênesis.

GÊNESIS

1 - 1 No princípio criou Deus os céus e a terra.

1 - 2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.

1 - 3 Disse Deus: haja luz. E houve luz.

1 - 4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.

1 - 7 Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi.

1 - 8 Chamou Deus ao firmamento céu. E foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

1 - 9 E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco. E assim foi.

1 - 10 Chamou Deus ao elemento seco terra, e ao ajuntamento das águas mares. E viu Deus que isso era bom.

1 - 11 E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi.

1 - 12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.

1 - 13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.

1 - 14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos;

1 - 15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi.

1 - 16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas.

1 - 17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,

1 - 18 para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.

1 - 19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

1 - 20 E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes; e voem as aves acima da terra no firmamento do céu.

1 - 21 Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies; e toda ave que voa, segundo a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.

1 - 22 Então Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares; e multipliquem-se as aves sobre a terra.

1 - 23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.

1 - 24 E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis, e animais selvagens segundo as suas espécies. E assim foi.

1 - 25 Deus, pois, fez os animais selvagens segundo as suas espécies, e os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.

1 - 26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.

1 - 27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

1 - 28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.

1 - 29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.

1 - 30 E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi.

1 - 31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

El_Cabong
Veterano
# jun/06 · Editado por: El_Cabong
· votar


Soldier of God
A bíblia diz que Deus criou o homem e isso é claro em Genesis.

Acho que eu não me fiz entender. Eu falei que do evolucionismo, na minha opinião, só fariam parte os animais, não o homosapiens, portanto eu creio que o ser humano teve origem num único casal, tanto que a ciência está comprovando isto com a "herança mitocondrial".

Soldier of God
Veterano
# jun/06
· votar


El_Cabong
Acho que eu não me fiz entender. Eu falei que do evolucionismo, na minha opinião, só fariam parte os animais, não o homosapiens, portanto eu creio que o ser humano teve origem num único casal, tanto que a ciência está comprovando isto com a "herança mitocondrial".


É tem razão... acho que entendi a sua resposta pela metade mesmo... foi mal's...

mas quanto aos animais... abíblia que Deus os criou também, mas nada impede de ter havido uma seleção natural das espécies animais.... Bom não tenho um conceito formado sobre isso ainda, mas vou pesquisar mais sobre o assunto....

Dogs2
Veterano
# jun/06 · Editado por: Dogs2
· votar


Eu acho que pra saber se o universo surgiu do nada ou não é necessário saber que "nada" é esse.

Não acredito em big bang, nem em criacionismo bíblico (de Adão e Eva, existem outras teorias criacionistas).

Mas o evolucionismo pra mim veio não pra esclarecer, mas pra nos fazermos mais perguntas ainda.
É teoria da evolução, e não lei. Temos que questionar mais que aceitar.

Dogs2
Veterano
# jun/06
· votar


Soldier of God
Se a Bíblia que você pegou pra escrever isso foi católica, dá uma olhada logo abaixo: "A narrativa da criação não é um tratado científico, mas um poema que contempla o universo como criatura de Deus"

Dogs2
Veterano
# jun/06
· votar


vê se tem isso escrito

Soldier of God
Veterano
# jun/06
· votar


Oo

????

snowwhite
Veterano
# jun/06
· votar


Sem comentários. Isso é o meu comentário.

Soldier of God
Veterano
# jun/06
· votar


snowwhite
Sem comentários. Isso é o meu comentário.

Boa

snowwhite
Veterano
# jun/06
· votar


Soldier of God
Boa

Pq? hehhee

Dogs2
Veterano
# jun/06
· votar


Na Bíblia que tem aqui em casa tá escrito isso:

"A narrativa da criação não é um tratado científico, mas um poema que contempla o universo como criatura de Deus. Foi escrito pelos sacerdotes no tempo do exílio na Babilônia e procura salientar vários pontos. Primeiro, que existe um único Deus vivo e criador. Segundo, que a natureza não é divina, nem está povoada por outras divindades. Terceiro, que o ponto mais alto da criação e a humanidade: homem e mulher, ambos criados à imagem e semelhança de Deus. E a humanidade é chamada a dominar e a transformar o universo, participando da obra da criação. Quarto, que o ritmo da vida é trabalho e descanso: assim como Deus descansou do trabalho criador, também o homem tem direito semanal de descanso. Importante notar que a criação toda é marcada pelo selo de Deus: "Era bom... muito bom"."


Espero que eu não tenha digitado isso tudo pra receber respostas como "O.o" ou "sem comentários"

Dogs2
Veterano
# jun/06
· votar


Bíblia Sagrada, editora Paulus, versão Pastoral (ou seja, tem os textos da Bíblia e a interpretação da igreja).

Soldier of God
Veterano
# jun/06
· votar


Dogs2
Na Bíblia que tem aqui em casa tá escrito isso:

"A narrativa da criação não é um tratado científico, mas um poema que contempla o universo como criatura de Deus. Foi escrito pelos sacerdotes no tempo do exílio na Babilônia e procura salientar vários pontos. Primeiro, que existe um único Deus vivo e criador. Segundo, que a natureza não é divina, nem está povoada por outras divindades. Terceiro, que o ponto mais alto da criação e a humanidade: homem e mulher, ambos criados à imagem e semelhança de Deus. E a humanidade é chamada a dominar e a transformar o universo, participando da obra da criação. Quarto, que o ritmo da vida é trabalho e descanso: assim como Deus descansou do trabalho criador, também o homem tem direito semanal de descanso. Importante notar que a criação toda é marcada pelo selo de Deus: "Era bom... muito bom"."


Espero que eu não tenha digitado isso tudo pra receber respostas como "O.o" ou "sem comentários"


Faz sentido....

Vc é cristão?

Soldier of God
Veterano
# jun/06
· votar


Ja ia me esquecendo...

Oo

rsrsrsrsrs

zuera só pra quebrar o gelo mesmo...

Soldier of God
Veterano
# jun/06
· votar


snowwhite
Pq? hehhee

Sem resposta. essa é a minha resposta.

El_Cabong
Veterano
# jun/06
· votar


A narrativa da criação não é um tratado científico, mas um poema que contempla o universo como criatura de Deus. Foi escrito pelos sacerdotes no tempo do exílio na Babilônia e procura salientar vários pontos

Com relação a este comentário contido nesta versão da Bíblia.
Pelo que eu sei os 5 primeiros livros da Bíblia, chamados de pentateuco, em que o 1º é Gênesis, o qual fala da criação, foram escritos por Moisés, portanto muito antes do exílio na Babilônia.

flea fan
Veterano
# jun/06
· votar


Soldier of God
Mas baseando-se no criacionismo você também contesta, por exemplo, a datação que os cientistas atribuem à idade da Terra?

The Blue Special Guitar
Veterano
# jun/06
· votar


Legal.

Party Boy
Veterano
# jun/06
· votar


1 - 1 No princípio criou Deus os céus e a terra.

1 - 2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.

1 - 3 Disse Deus: haja luz. E houve luz.

1 - 4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.

1 - 7 Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi.

1 - 8 Chamou Deus ao firmamento céu. E foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

1 - 9 E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco. E assim foi.

1 - 10 Chamou Deus ao elemento seco terra, e ao ajuntamento das águas mares. E viu Deus que isso era bom.


Me recuso a acreditar que existe algum ser humano aqui que acredite que isso seja a verdade absoluta...

Não é possivel que só EU ache isso uma explicação tão mal feita!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre o evolucionismo