Exercícios de física - Para nerds

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flea fan
Veterano
# fev/06
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Jack Holland

Você tem compilador de C para windows? Não consigo arranjar de jeito nenhum.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/06
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flea fan
(R1/R2)³ = 1/4 ; R1/R2 = (1/4)^(1/3)

:SSSSSSSS

Jack Holland
Veterano
# fev/06
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The Blue Special Guitar

Sem contar que no cefet é na faixa né... hehehehe
Cara, vai lá então, como é de graça, caso vc veja que não é isso que vc queria e acabar desistindo, vc não perde nada.

flea fan
Veterano
# fev/06
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The Blue Special Guitar

A^(1/3) significa raíz cúbica de A.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/06
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flea fan

A^(1/3) significa raíz cúbica de A.


ah, blz.....

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/06
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Jack Holland
Sem contar que no cefet é na faixa né... hehehehe
Cara, vai lá então, como é de graça, caso vc veja que não é isso que vc queria e acabar desistindo, vc não perde nada.


hauahau
Aqui são 15/vaga pra entrar...acho q na quarta chamada eu consigo.

Jack Holland
Veterano
# fev/06
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flea fan

http://www.bloodshed.net/devcpp.html

flea fan
Veterano
# fev/06
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Jack Holland

Valeu!

Jack Holland
Veterano
# fev/06
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flea fan

Hehe, de nada.
É o melhor que tem. Foi o urubu, inclusive, que me indicou.
Comecei a usar e tbm tô achando muito bom.
Me adiciona no msn, pra depois trocarmos idéias sobre o assunto.
Falou, tô indo dormir agora, fui _o/

TIO_TEDDY
Veterano
# fev/06
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The Blue Special Guitar

isso mal cai no vestibular...

Kirk_Hammett
Veterano
# fev/06
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Saindo...

ZakkWyldeEMG
Veterano
# fev/06
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Jack Holland

http://www.bloodshed.net/devcpp.html

Cara, tu sabe como fazer pra não aparecer aqueles caracteres estranhos no lugar do caractere que têm um acento? Sempre qdo eu quero colocar uma string com uma palavra com acento, ela aparece com um caractere desconhecido.........

Christina Amaral
Veterano
# fev/06
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The Blue Special Guitar
Ah, vc deveria ter colocado a resposta mais tarde... heheh


Vou tentar fazer...

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/06
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Christina Amaral
Ah, vc deveria ter colocado a resposta mais tarde... heheh


hahahaha...nesse tipo de exercício, o mais dificil não é a resposta, mas como chegar nela rs...

Christina Amaral
Veterano
# fev/06
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The Blue Special Guitar
heheh... é bem dessa...
mãs...

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/06 · Editado por: The Blue Special Guitar
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Bom, me baseando na resolução do flea fan na página anterior, consegui resolver de forma parecida o nº 1:

R³/T²=k

R1³/T² = R2³/2T²

R2³.T² = R1³.4T²

Isolando os valores de R:
R2³ = R1³.4T² / T1²

R2³ = R1³.4

R1³= R2³.T²/4T²

R1³= 4R1³.T²/4T²

R1³= 4R1³/4

R1³=R1³

Agora, R1/R2:

R1³/1 : R1³.4/1

Invertendo a segunda fração e multiplicando:

R1³/1 . 1/R1³.4

= R1³/4R1³ = 1/4

Como, tanto R1 como R2 estão elevados à terceira potência, então:

Resposta: raiz cúbica de 1/4

ufa!

flea fan
Veterano
# mar/06
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Prove que, para um movimento unidimensional com aceleração constante, a seguinte identidade se verifica:

x = (1/2)(v + vo).t

onde vo é a velocidade inicial e v é a velocidade no instante t.

Gui
Veterano
# mar/06
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1- Dois satélites, 1 e 2, de um mesmo planeta, tem períodos que satisfazem a relação T2=2T1. Determine a relação entre os raios das órbitas desses dois satélites, R1/R2.

T²/R³ = k, logo

T1²/R1³ = T2²/R2³ = (2T1)²/R2³

T1²/R1³ = 4T1²/R2³ (dividindo a equação por T1² e arrumando as coisas)

(R1/R2)³ = 1/4 ; R1/R2 = (1/4)^(1/3)


2- Dois satélites artificiais da Terra, A e B, giram em órbitas circulares concêntricas de raios respectivamente R e 4R. Determine a relação TA/TB, entre o período de translação de A e o de B.

T²/R³ = k, logo

TA²/R³ = TB²/64R³

(TA/TB)² = R³/64R³ ; TA/TB = 1/8


já ia digitar isso...quando vi seu post..
._.

Gui
Veterano
# mar/06
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flea fan
Prove que, para um movimento unidimensional com aceleração constante, a seguinte identidade se verifica:

x = (1/2)(v + vo).t

onde vo é a velocidade inicial e v é a velocidade no instante t.


Velocidade média é igual a variação do espaço dividido pela variação do tempo.

2x/t = v+vo -> 2x/t = (x/t) + (x/t)

tá...isso não tá certo...eu não lembro como é...mas eu já vi enquanto fazia lá no cefet...vou começar a derivar essa porra e vamo ve no que dá...depois eu posto!

flea fan
Veterano
# mar/06
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Não precisa derivar, vai juntando as fórmulas que você conhece que uma hora sai isso.

Christina Amaral
Veterano
# mar/06
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Minha cabeça fez um nó O.o

ziotti
Veterano
# mar/06 · Editado por: ziotti
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flea fan
cheguei a isso:

V = Vo + a . t
a . t = V-Vo
a = V-Vo/t (eq. 1)

Equação de espaço:

S = So + Vo . t + a . t²/2

Considerando que a posição inicial(So) do móvel seja zero, cheguei à Equação Horária de Galileu:

S = Vo . t + a . t²/2 (eq. 2)


Substituindo (eq. 1) em (eq. 2), obtemos:

S = Vo . t + (V-Vo/t) . t²/2
S = Vo . t + (V-Vo) . t/2
S = t.[Vo + (V-Vo/2)]

diga o q vc acha... mais tarde eu vou tentar alguma coisa relacionada a Torricelli, Veloc. média(Vo+V/2) do MUV...

cao fofo
Veterano
# mar/06
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eu odeio isso, um enunciado dakele so com T2=2T1. ai vai e vira esse tanto de calculo, vou ter fisica I ate IV , começa no proximo semestre, da vontade de chorar so de ver esses calculos

ziotti
Veterano
# mar/06
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flea fan
algumas perguntas:
1 - Você quer dizer aceleração constante e não nula?
2 - Posso considerar que o móvel tenha partido do repouso(Vo=0)?

ziotti
Veterano
# mar/06 · Editado por: ziotti
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Hipótese baseada em uma aceleração constante e diferente de zero.

Temos um gráfico Vxt(Velocidade x Tempo), de modo que V seja componente do eixo das ordenadas e t seja componente do eixo das abscissas. O gráfico ilustra uma reta crescente, no sentido de que a velocidade varia(sofre um aumento) com o passar do tempo. A figura geométrica sob o gráfico pode ser interpretada como um trapézio. Nesse sentido, a área do trapézio representa o deslocamento escalar do móvel em um dado intervalo de tempo. Portanto, temos:

A = (B+b).h/2

Substituindo as variáveis, sai:

S = (1/2)(V+Vo).t

B = Base maior
b = Base menor
h = Altura

veja o q vc acha do raciocínio empregado... comente tb a respeito da conclusão dakele primeiro comentário(uma distração ali no t², mas a base do raciocínio está bem visível)... vlw!

flea fan
Veterano
# mar/06
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ziotti
O primeiro resultado era o que eu esperava que fizessem mesmo: conciso e pronto. Gostei muito da forma como você interpretou o problema geometricamente. O grande lance na física(e também da matemática) é conseguir abordar uma questão por várias óticas, e você fez isso muito bem. Só ressaltando uma coisa, o problema poderia ser particularizado a uma aceleração nula e sua resposta pela geometria continuaria fazendo sentido. Entretanto, B seria igual a b, e teríamos A = 2b.h/2 = B.h, o que descaracterizaria o trapézio para um retângulo. Poste alguma questão também.

Respondido esse, vai mais um:

As coordenadas de um corpo são x= t² e y=(t-1)²

a)Obtenha a equação cartesiana da trajetória.

-Para quem tiver alguma noção de cálculo:

b)Obtenha os módulos da aceleração tangencial e normal num instante qualquer

ziotti
Veterano
# mar/06
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flea fan
depois eu olho esse problema ae... kra, será q tem como vc me ajudar em uma questão do ITA-2002?

The Blue Special Guitar
Veterano
# mar/06
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flea fan
a)Obtenha a equação cartesiana da trajetória.

x = y

t² = (t-1)²

ziotti
Veterano
# mar/06 · Editado por: ziotti
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The Blue Special Guitar
x = y

t² = (t-1)²


Quem garante que são coordenadas necessariamente iguais? vou estipular um valor hipotético para t de modo a sustentar minha afirmação:

seja t = 3:

x = t² = 9
y = (t-1)² = t² - 2.t.(1) + 1²
= 3² - 2.(3).(1) + 1
= 9 - 6 + 1
= 2


Se a trajetória fosse desenvolvida através de uma reta, sendo 'm' o coeficiente angular e 'A' o ângulo de inclinação da reta em relação ao eixo das abscissas, diria que a equação seria:

Y - Yo = m(X-Xo)
Y - (t-1)² = m(X-t²)
Y - (t-1)² - m(X-t²) = 0
Y - (t-1)² - tgA(X-t²) = 0 (equação geral da reta)

Notas:
- Se a reta for perpendicular ao eixo das abscissas, não haverá 'm';

- 'm' tb pode ser obtido pela seguinte expressão:

m = Y-Yo/X-Xo (neste caso, faz-se necessário o conhecimento de 4 coordenadas)

flea fan
Veterano
# mar/06
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ziotti
The Blue Special Guitar
Ainda não é assim, é mais simples do que parece. A grosso modo, a equação cartesiana é uma "equação em função de x e y (e z para o R^3 e sucessivamente)", portanto, sem qualquer parâmetro (neste caso, sem t).

ziotti
Se eu souber eu posso tentar. Me adiciona aí no MSN que a gente troca umas idéias: yveseduardo@hotmail.com. Mas eu só costumo entrar bem mais tarde que o horário dos seus posts.

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