Filosofia básica: é possível viver num mundo sem leis?

Autor Mensagem
otavio016
Veterano
# dez/05
· votar


que nem uma parada q passo em algum canal sobre um lugar na india... que foi proibido namorar em publico... a pessoa era surrada se fosse pega..
puta merda cada coisa...

Philipius
Veterano
# dez/05
· votar


Sim, creio que agora podemos usar o tópico pra discutir outras coisas também interessantes, especialmente porque poucos vão ler e tentar compreender o sentido inicial da minha questão. =)

Fodius
somente os mais sábios deveriam reinar, pessoas que fossem realmente sábias e mirassem o eterno verdadeiramente, assim não seriam seduzidas pelas ambições terrenas pois teriam um líder maior q transcende o poder da Terra.
Mas talvez seja um sonho impossível.
Isso é a parte do pensamento de Platão que ficou no tempo dele.

Porque uma pessoa com mais conhecimento teria o direito de guiar a vida dos outros? Admitir isso é demonstrar subserviência ao conhecimento, e não creio que a ditadura do saber seja mais louvável do que as outras autocracias.

Uma pessoa que ainda não foi tocada pelo conhecimento não necessariamente está abaixo de outra, pois a vida de todos é regida pela mesma natureza, nesse ponto todos são praticamente iguais. A desigualdade é quase toda criada pelos homens, e não é justo admitir que os mais sábios estão acima de outros.

Mesmo falando de pessoas com o mais puro coração, a Tecnocracia, governo dos mais sábios e especializados, não deve ser posta como uma alternativa mais justa.

Eu diria ainda que a Tecnocracia e a Teocracia possuem muito mais do que letras em comum.

E na hipótese de que "é melhor a Tecnocracia do que do jeito que está" eu rebato dizendo que é melhor expandir o conhecimento e deixar que todos decidam o que fazer, qual governo ou não governo implantar.

Philipius
Veterano
# dez/05
· votar


otavio016
que nem uma parada q passo em algum canal sobre um lugar na india... que foi proibido namorar em publico... a pessoa era surrada se fosse pega..
puta merda cada coisa...

Só pra atiçar sua mente, me diga onde fica o respeito pela cultura alheia?

De forma semelhante, você dizer para uma mulher islâmica andar de biquini é o mesmo que dizer para toda a população brasileira parar de ingerir bebidas alcoólicas.
São culturas diferentes, se você não respeita está agredindo um dos básicos princípios da democracia, o do respeito às opiniões.

Nenhuma alusão à "cruzada" norte-americana atual.

Fodius
Veterano
# dez/05 · Editado por: Fodius
· votar


Philipius
Porque uma pessoa com mais conhecimento teria o direito de guiar a vida dos outros? Admitir isso é demonstrar subserviência ao conhecimento, e não creio que a ditadura do saber seja mais louvável do que as outras autocracias.

Uma pessoa que ainda não foi tocada pelo conhecimento não necessariamente está abaixo de outra, pois a vida de todos é regida pela mesma natureza, nesse ponto todos são praticamente iguais. A desigualdade é quase toda criada pelos homens, e não é justo admitir que os mais sábios estão acima de outros.

Mesmo falando de pessoas com o mais puro coração, a Tecnocracia, governo dos mais sábios e especializados, não deve ser posta como uma alternativa mais justa.

Eu diria ainda que a Tecnocracia e a Teocracia possuem muito mais do que letras em comum.

E na hipótese de que "é melhor a Tecnocracia do que do jeito que está" eu rebato dizendo que é melhor expandir o conhecimento e deixar que todos decidam o que fazer, qual governo ou não governo implantar.


Eh que as raízes de nossas crenças são diferentes, quando falo de sábio, falo de uma pessoa que tenha o maior conhecimento na teoria da probabilidade e que se alie ao ser supremo. Sem ambições terrenas, não haveria corrupção, então na minha opinião essa seria a pessoa mais apropriada para governar.

O que eu proponho envolve um Ser supremo que transcende a Terra como comandante superior(não a hipocrisia da maioria das religiões).

E sobre deixar as pessoas escolherem, digo que a maioria sempre será cega e incapaz, então as coisas jamais melhorarão realmente. Bebês não sabem se cuidar sozinhos. Os mais apropriados devem tomar a frente.

Kursk
Veterano
# dez/05
· votar


Uma pessoa que ainda não foi tocada pelo conhecimento não necessariamente está abaixo de outra, pois a vida de todos é regida pela mesma natureza, nesse ponto todos são praticamente iguais. A desigualdade é quase toda criada pelos homens, e não é justo admitir que os mais sábios estão acima de outros.

Os que procuram conhecimento pelo menos tentam achar soluções. Os que estão na ignorância só conhecem a lei do mais forte, e a obedecem.

Fodius
Veterano
# dez/05 · Editado por: Fodius
· votar


Acho q o problema eh o sentimentalismo barato... a moralidade vazia, os conceitos com alicerce puramente cultural e superficiais... hipócritas.

Auto-proteção real + teoria da probabilidade, levariam a Deus, a si mesmo e ao próximo.
Daí ficaria tudo certinho, pois o q realmente importaria seria se aliar a Deus e mirar a vida depois da morte terrena, sempre ponderando e descobrindo o q fazer pela probabilidade.

Sem a cegueira do sentimentalismo, sem ambições terrenas escravizantes e com um só líder supremo, acredito q seria mais fácil se aproximar da harmonia.

Os sentimentos muitas vezes são a pedra de tropeço das pessoas. São o vício delas.

Se tentar enxergar algo profundo com sentimentos isso pode parecer errado ou impossível, mas se enxergar racionalmente verá que eh o melhor a fazer e q eh possível.

A razão deve estar a frente e deve ser a raíz, guiando, e moderando os sentimentos quando for o caso.

Creio q as pessoas deveriam rever as raízes de seus pensamentos e tentar organizá-los ao máximo.

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


uma pergunta...

Mas existem leis mesmo??? Um pedaço de papel é o q te impede de praticar certos atos???

Se vc for matar alguem agora o q vai te impedir??? Vai ter punição??? certeza???


Pra mim não existe lei no papel... ela é apenas uma formalidade pra organizar e concretizar o q já existe no nosso interior...

----------

e qt a questão de governo e sociedade etc etc etc... acho q tanto faz como ou quem dita as regras o fato é q poucos se importam com isso e de fato isso não tem muita importância mesmo... Justiça não existe e todo mundo vive na merda não importa o governo e a situação sócio-economica...

Fodius
Veterano
# jan/06
· votar


Quando eu falo de leis, não falo de papéis, falo de regras práticas, concretas.

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


Fodius

mas são as regras q determinam o comportamento ou o comportamento q determina as regras???

Kursk
Veterano
# jan/06
· votar


Digao
Se vc for matar alguem agora o q vai te impedir??? Vai ter punição??? certeza???

Existe a possibilidade de punição. É isso o que te segura. O medo do guarda da esquina, que representa o poder do Estado.
É o medo do poder do Estado (que pode ou não ser eficaz) é que detém a maioria das pessoas.
No caos, quando a sociedade se desintegra, o poder do Estado deixa de existir, aí vigora A LEI DO MAIS FORTE. E mesmo assim você terá que pensar se esse "alguém" que quer matar é mais forte ou não que você.

Kursk
Veterano
# jan/06
· votar


Digao
mas são as regras q determinam o comportamento ou o comportamento q determina as regras???

O nosso (mau) comportamento obrigou a criação de regras. O valentão mais forte e seu bando tiveram que ser contidos pela lei da maioria, que é representada pelo ESTADO e seus poderes, desde o guarda da esquina que prende, o promotor que acusa, o juiz que julga, o carcereiro que mantém preso (ou o executor nos países que têm pena de morte).
O ESTADO representa a vontade da maioria mais fraca contra as gangues que se formariam e lutariam entre si, formadas pelos mais fortes.

Fodius
Veterano
# jan/06
· votar


Digão
mas são as regras q determinam o comportamento ou o comportamento q determina as regras???


Os dois casos acontecem.

Regras são tudo que põe limites, direciona... portanto sempre haverão.

Antes de aderir alguma regra as pessoas já criaram ou já tinham as suas próprias, e algumas vezes uma regra existente faz com que as pessoas criem outra regra.

Ao meu ver eh assim.

Fodius
Veterano
# jan/06
· votar


Todos seguem alguma regra, independente do governo, se não seguem uma, seguem outra, mas não eh por escolha própria que estão atados a regras, eh pq assim eh o sistema da vida.

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


Fodius
Kursk

Segundo vcs então as pessoas não fazem coisas más com medo da punição do estado???das leis q ele cria e ficam guardadas num livro???

Um provável assasino vai parar pra pensar no guarda q vai prende-lo e segurar a vontade de matar??? Esse guarda é tao importante assim???

Vc acha q alguém que cometa um crime passional têm alguma noção de que está transgredindo alguma regra???

Um crime premeditado então??? O cara simplesmente ignora aquilo e ignora a punição... O crime em si não é mal... nem bom... é apenas uma ação...

--------------------

Reumindo o meu ponto de vista... A JUSTIÇA E AS LEIS são feitas para as outras pessoas (q não estão envolvidas no processo) sentirem-se reconfortadas, porque aqueles q teoricamente tem a corajem (ou a estupidez) de fazer algo "imoral" sejam punidos exemplarmente... Já que eles proprios não tem a corajem de cometer algum tipo de crime... é como se fosse uma dor de cotovelo... já que a grande maioria dos crimes envolve poder, violência e prazer...

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


O homem é completamente livre pra fazer o que quiser (isso com relação as leis ou ao estado autoridades etc...)

Qq pessoa faz o q quiser, como falam a carne é fraca...

A unica lei q realmente funciona é a lei natural, a morte, a dor...

TASIVA
Veterano
# jan/06
· votar


não....ehheehe
eu mataria todo mundo antes que me matassem :)

Fodius
Veterano
# jan/06
· votar


Falo de regras no geral, se for falar em leis do governo, eh pra conter as pessoas por medo e moralidade mesmo.

Bramires
Veterano
# jan/06
· votar


Não. Isso é totalmente utópico.

NiLLaKettY
Veterano
# jan/06
· votar


Bramires
Não. Isso é totalmente utópico.
baibee... leia depois q vc vai entender q o q parece uma resposta tão óbvia na verdade não é

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


NiLLaKettY

é q ele faz direito... dai puxa a sardinha pro lado dele haha...

manguitar
Veterano
# jan/06 · Editado por: manguitar
· votar


Porque uma pessoa com mais conhecimento teria o direito de guiar a vida dos outros? Admitir isso é demonstrar subserviência ao conhecimento, e não creio que a ditadura do saber seja mais louvável do que as outras autocracias.
Uma pessoa que ainda não foi tocada pelo conhecimento não necessariamente está abaixo de outra, pois a vida de todos é regida pela mesma natureza, nesse ponto todos são praticamente iguais. A desigualdade é quase toda criada pelos homens, e não é justo admitir que os mais sábios estão acima de outros.



Mas talvez uma pessoa que não foi tocada pelo conhecimento não tenha a mesma capacidade de fazer as melhores escolhas do que uma que foi. Por que nosso presidente é tão criticado? É tachado de ignorante. Aqui entramos em outro fator, o de quem deve decidir e não nos contemos a proposta inicial.



Mesmo falando de pessoas com o mais puro coração, a Tecnocracia, governo dos mais sábios e especializados, não deve ser posta como uma alternativa mais justa.

Seria uma questão de opinião.

Eu diria ainda que a Tecnocracia e a Teocracia possuem muito mais do que letras em comum.

E na hipótese de que "é melhor a Tecnocracia do que do jeito que está" eu rebato dizendo que é melhor expandir o conhecimento e deixar que todos decidam o que fazer, qual governo ou não governo implantar.

Uma democracia real e de pessoas com instrução. Se elas teriam o poder de escolher qual governo, provavelmente iriam escolher aquele em que elas pudesse opinar depois, o problema é: quem teria mais voz no governo e economia; uma porcentagem mínima que detém quase toda a produção industrial ou a massa de favelados, famintos e classe média baixa? Tratando isso numa economia atual, claro.

Kirk_Hammett
Veterano
# jan/06 · Editado por: Kirk_Hammett
· votar


postei no lugar errado

Dogs2
Veterano
# jan/06 · Editado por: Dogs2
· votar


Ninguém, nenhum ser, vive sem regras

Dogs2
Veterano
# jan/06
· votar


E se tentar viver sem regras vai criar regras pra tentar fugir das regras

Admin
Moderador
# jan/06
· votar


É possível viver num mundo sem leis?

Sim, desde que não haja mais ninguém nele. =D

"O ser humano é uma merda!"
- autor desconhecido

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jan/06
· votar


- autor desconhecido
nops, tem dono

chico xavier
passava no sabadão sertanejo umas frases assim.

Admin
Moderador
# jan/06
· votar


huahuauha me tirou.

Izabel Carvalho
Veterano
# jan/06
· votar


Admin
oi, quanta honra!!!

tudo bend?

manguitar
Veterano
# jan/06
· votar


É possível viver num mundo sem leis?

Sim, desde que não haja mais ninguém nele. =D


Se não houver ninguém, não haverá viver.

Digao
Veterano
# jan/06
· votar


"Em tal condição, não há lugar para a Indústria; porque seu fruto é incerto; e, conseqüentemente, nenhuma Cultura da Terra; nenhuma Navegação, nem uso algum das mercadorias que podem ser importadas através do Mar; nenhuma Construção confortável; nada de Instrumentos para mover e remover coisas que requerem muita força; nenhum Conhecimento da face da Terra; nenhuma estimativa de Tempo; nada de Artes; nada de Letras; nenhuma Sociedade; e o que é o pior de tudo, medo contínuo e perigo de morte violenta; e a vida do homem, solitária, pobre, sórdida, brutal e curta."

Thomas Hobbes

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Filosofia básica: é possível viver num mundo sem leis?