Filosofia básica: é possível viver num mundo sem leis?

Autor Mensagem
Kirk_Hammett
Veterano
# dez/05
· votar


Philipius
De fato uma lei pode influenciar na percepção de o que é certo ou errado

Entao, isso que eu quis dizer

talvez tenha generalizado

Philipius
Veterano
# dez/05
· votar


Digao
vc ta falando apenas de leis formais???

se a pergunta for assim...

então é sim...

mas dai tb não haveriam instituiçoes e tal... ia ser baguncado...

A pergunta inicial versa sobre quaisquer tipos de lei, formais e informais.

Kirk_Hammett
talvez tenha generalizado
Exatamente.

Digao
Veterano
# dez/05
· votar


Philipius

entao eu ja respondi antes hah... a lei natural é inexoravel... agora a lei formal é apenas um conjunto de convenções estipuladas para disciplinar determinados tipos de comportamentos...

Philipius
Veterano
# dez/05
· votar


Digao
a lei natural é inexoravel...
Muito pesada essa afirmação.

Digao
Veterano
# dez/05
· votar


Philipius

ué... vai dizer q a morte não é???

essa é a primeira e maior lei...

Digao
Veterano
# dez/05
· votar


e em torno da qual tudo foi construido...

Philipius
Veterano
# dez/05
· votar


Digao
ué... vai dizer q a morte não é???
Não duvido que ela não seja.

Mas isso é tema para outro bate-papo. =)

Digao
Veterano
# dez/05
· votar


Philipius

mas eu respondi o q vc queria no topico???

Philipius
Veterano
# dez/05
· votar


Digao
Mais ou menos.

Você disse que é possível viver sem leis porque a natureza humana continuaria guiando nossas condutas, mesmo tendo o caos tomado conta da situação.

Não é bem isso o ponto que eu queria salientar.

Digao
Veterano
# dez/05
· votar


Philipius

mas qual é o ponto??? pq as leis formais só existem no papel... vc hj mesmo deve ter cometido algum tipo de contravenção...

A lei q rege todo o mundo é a lei interna...

Se pensar bem as leis formais não existem por si só... elas só passam a ter validade qd são internalizadas... portanto... pra não haver nenhum tipo de lei a unica solução seria a morte...

Overdoser
Veterano
# dez/05
· votar


se fossemos viver sem leis viveriamos por instinto
e seriamos como os animais na natureza
e todos achariam que somos selvagens
mas nossas leis fazem parte da natureza
e nós também fazemos parte da natureza
mas não somos selvagens

Philipius
Veterano
# dez/05
· votar


Digao
mas qual é o ponto???
Leia o tópico até a página 4 que você vai compreender.

A discussão é mais simples do que você imagina.

Digao
Veterano
# dez/05
· votar


Como eu falei acima, a questão é viver sem regras comuns, sem essa consciência coletiva.

Você então diz que é possível mas na verdade todos continuariam com consciências individuais guiando seus comportamentos. Mas isso não seria uma consciência coletiva?
Daqui há 15 minutos.

Os Estados se foram e a anarquia impera de forma que nenhuma regra moral ou ética guia o comportamento dos homens.


Mas a minha questão é: é possível um ser humano viver em um ambiente não regido por regras?

esse seria o ponto... uma sociedade sem regras??? tipo daqui a quinze minutos???

eu acho q caso essa hipotese acontecesse daqui a 30 minutos teriamos regras de novo haha... pq qq comportamento padrao torna-se automaticamente regra, já que o método de aprendizagem mais comum é por imitação...

Veja bem, se todas as regras fossem tiradas não existiria nem idioma tambem...

Mas qq ação humana já em si é uma regra, pq ela obedece a uma vontade...

Digao
Veterano
# dez/05
· votar


por exemplo: não existe nenhuma regra moral que impeçam as pessoas de respirar... pq??? pq isso não é uma vontade...

Se não existissem regras tb não existiriam vontade (de quebra-las hehe, é pra isso q elas sao feitas) e se não a vontade nao a ação nem movimento e portanto o mundo ficaria inerte...

viajei haha

Philipius
Veterano
# dez/05
· votar


Digao
viajei haha
Demais.

Eu nem respondo o resto pois eu já respondi isso umas 3 vezes aqui. hehehe
Lê até a 4ª página que você vai entender que a questão é bem mais simples.

Digao
Veterano
# dez/05
· votar


Philipius

eu li mas não captei direito haha...

mas se for pra responder em uma palavra...

não... não importa qual seja o teu ponto ahha...

Philipius
Veterano
# dez/05
· votar


Digao
Página 2:

- É possível viver num mundo sem leis?

Minha resposta vai vir na forma de uma pergunta, como fazia Platão:

- Por acaso nossos corações parariam de bater caso as leis se extinguissem?


Thio
Veterano
# dez/05
· votar


Se todas as pessoas seguirem a própria consciência, sim. É possível viver num mundo sem leis se todos criarem suas próprias leis, seja de ética, limites... Se todas as pessoas tiverem consciência de sua igualdade para com o todo, e ao mesmo tempo de seus limites na liberdade de agir, sim.
Concordo que algumas leis são desnecessárias, mas para o mundo não ter leis as pessoas teriam que ser todas justas, limpas, quererem o bem à tudo e a todos.
Infelizmente, tenho que acreditar que este estado é inatingível, pelo menos na sociedade atual.
E vou confessar que não li os posts.
E... sinceramente, nunca tinha pensado nisso.

Kirk_Hammett
Veterano
# dez/05
· votar


Demorou, mas chegou.

Kirk_Hammett
Veterano
# dez/05
· votar


Thio

Mas existe justiça sem lei?

(ja to ate vendo...)

Philipius
Veterano
# dez/05
· votar


Thio
Não quis fazer uma apologia à Anarquia, por mais que isso seja louvável ou utópico.
Só quis salientar que as leis são criações humanas, assim como valores.
E também brincar com conceitos.

Tendo em vista isso, é fácil perceber que os seres humanos continuariam vivendo mesmo que as leis e crenças fossem extintas, visto que as funções vitais do corpo humano não dependem da crença.

Entretanto, sobreviver nessa situação seria algo complicado, pois os humanos seriam meros corpos à deriva, pois sem consciência, um estado talvez abaixo do dos animais, estariamos vagando sem rumo.

Thio
Veterano
# dez/05
· votar


Philipius
Sim. Se me permitir o resumo: É possível viver sem leis, mas todo conceito de viver seria bem diferente. Viver materialmente, claro. Fisicamente.

Philipius
Veterano
# dez/05
· votar


Thio
Exatamente.

Mas a intenção do tópico nem foi incitar a discussão desse ponto, era somente mostrar que para responder uma pergunta é preciso definir os conceitos que ela nos expõe.
No caso, viver está no sentido denotativo da palavra, e não participa do significado de conviver.
Sem saber disso, as pessoas respondem coisas mirabolantes sobre o tema.

Eu só queria saber se os corações parariam de bater assim que uma simples convenção humana como a legislação fosse excluída da sociedade.

Thio
Veterano
# dez/05
· votar


para responder uma pergunta é preciso definir os conceitos que ela nos expõe.
Muito legal a sua intenção,
Philipius.

Não parariam de bater, assim acredito, mas acho que, de acordo com o que é visto no mundo COM leis, estar nele SEM leis seria mais animal do que a sociedade dos bichos, nossos irmãos de existência. Pelo menos os bichos se vêem como iguais.
Ia ser um quebra-pau geral, gente subindo em cima dos outros, gente caindo sem uma lei própria... Acho que até conviver seria difícil. Não iriam existir os queridos limites imaginários, e isso faria com que as pessoas esquecessem mais ainda de seu papel como vivente.

Kursk
Veterano
# dez/05
· votar


Thio
Ia ser um quebra-pau geral, gente subindo em cima dos outros, gente caindo sem uma lei própria... Acho que até conviver seria difícil. Não iriam existir os queridos limites imaginários, e isso faria com que as pessoas esquecessem mais ainda de seu papel como vivente.

Vejam o que aconteceu em New Orleans naquele estádio.
Aí surge a lei primordial: A LEI DO MAIS FORTE.

Fodius
Veterano
# dez/05 · Editado por: Fodius
· votar


Mas a lei do mais forte rola até hoje, só que pra ser mais forte eh necessário estar em grupo, e para dominar uma massa eh necessário enganar. Então a maioria das pessoas vivem mal e enganadas com medo de se rebelar.

Acho que deveriam haver bem mais protestos organizados para q o mundo melhorasse, e somente os mais sábios deveriam reinar, pessoas que fossem realmente sábias e mirassem o eterno verdadeiramente, assim não seriam seduzidas pelas ambições terrenas pois teriam um líder maior q transcende o poder da Terra.

E isso poderia ser feito racionalmente se todos enxergassem a lógica da probabilidade.

Mas talvez seja um sonho impossível.

EduSlash_o_Retorno
Veterano
# dez/05
· votar


faria sexo no meio da rua

Kursk
Veterano
# dez/05
· votar


EduSlash_o_Retorno
faria sexo no meio da rua


Por isso existem leis...

EduSlash_o_Retorno
Veterano
# dez/05
· votar


Kursk
faria sexo no meio da rua


Por isso existem leis...

por isso não gosto de leis

otavio016
Veterano
# dez/05
· votar


eh ridiculo nao pode faze sexo no meio da rua

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Filosofia básica: é possível viver num mundo sem leis?