Sala de Leitura - Divulgue sua Pregação

Autor Mensagem
grafitte
Veterano
# fev/06
· votar


..Ardil-22, Joseph Heller

A história, que se passa em 1944, é sobre um pequeno grupo de pilotos de avião que vive no Mediterrâneo. Existem vencedores e perdedores, oportunistas e sobreviventes. Juntos ou separados, eles são nervosos, assustados, quase sempre profanos e, de vez em quando, patéticos. Com a finalidade de ser enviado para casa, Yossarian, um guerrilheiro da Segunda Guerra Mundial, faz de tudo para que a Força Aérea o considere insano. Durante os acontecimentos ele assiste lentamente cada um de seus companheiros morrerem. Ardil-22 é uma paródia, com proporções épicas, da "mentalidade militar" e da burocrática sociedade em geral.

just_KROL
Veterano
# fev/06
· votar


Eder ST80
ok, valeu

Gabriela Menezes
Veterano
# fev/06
· votar


Claudio Natureza
já li esse livro, é chato pra caraleo.


terminei de ler Medéia do Eurípedis, mas Dante eu estou devolvendo sem ao menos passar da página trinta! Tô sem tempo agora! O pior é que eu queriamuuuito terminar de ler! Só que preciso comprá-lo porque ess é o tipo de livro que você tem que ler com calma e ir parando entendendo os trechos lendo sobre o que o cara está falando! Pra quem gosta desse tipo de leitura mesmo porque ás vezes chega a ser maçante!

Beijos

REDRUM
Veterano
# fev/06
· votar


O apanhador no campo de centeio - J.D SALINGER - Melhor livro que eu já li. Sem mais.

O Iluminado - Stephen King - Muito foda, pra quem gostou do filme vale muito a pena. E quem nao gostou não merece respeito

Crime e Castigo - Dostoiévski.

Eder ST80
Veterano
# mar/06 · Editado por: Eder ST80
· votar


Bom, pela segunda vez no ano recomendo um best seller, dessa vez é o Caçador de Pipas, facilmente encontrado em qualquer livraria e vendendo muito. O livro é demais, leitura rápida e cativante, a estória é muito interessante e por isso o leitor não quer largar o osso, quando minha namorada leu esse livro eu achei estranho ela ficar o tempo todo lendo, e quando eu peguei aconteceu a mesma coisa. A estória se passa basicamente no Afeganistão e vai dos anos 70 (república) até os dias atuais (talibã), retratando a vida de um jovem que buscava o reconhecimento do pai, e este estava dívidido entre o amor legal e possível e o amor impossível, principalmente devido a sociedade do país. Mas as partes mais marcantes são aquelas em que a tristeza consome os personagens[[ mas têm muitas coisas mais ]].Nota 10.

Tb li umas semanas atrás o livro Quando Nietzsch Chorou, recomendo com a mais alta consideração, o aoutro coloca na trama, um eminente médico de viena, freud e o bigodudo, vai da psicanalise a filosofia, com o debate circundando N aspectos morais e costumes. Muito bom mesmo. Nota 10.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/06
· votar


Eder ST80
acho que isso é falta de pica

Eder ST80
Veterano
# mar/06
· votar


ServeTheServants
Vou te [[[cagüetar]]]

Minow
Veterano
# mar/06
· votar


up.

Eder ST80
Veterano
# mar/06 · Editado por: Eder ST80
· votar


Uísque e sopa de lagosta
Um jantar com Gabriel García Márquez no dia de seus 79 anos

Omero Ciai
em Cartagena, Colômbia

Há quatro coisas que Gabriel García Márquez ama de verdade. Uísque, mas só de malte e bem envelhecido; beisebol; música para dançar -- bolero e rumba; e a diplomacia secreta.

Assim que se levanta da mesa, ao fim do jantar pelo seu aniversário -- "é um dia como outro qualquer, nada de bolos" --, olha para o copo de uísque pela metade e diz: "Lhe dou de presente a metade de minhas riquezas, mas se soubesse desde o início que você era jornalista não teria conversado com você nem por um instante."

E acrescenta: "Fui jornalista durante toda a vida e sei como trabalhamos: depressa demais. É preciso mais tempo para fazer bem as coisas. Nunca é suficiente".

Estamos em um restaurante chamado La Langosta, fora da muralha de Cartagena, a alguns quilômetros do velho centro colonial dessa cidade do Caribe colombiano. É um lugar um pouco cafona, instalado numa antiga mansão com um amplo jardim e bastante afastada, longe da rua.

Foi escolhido por Mercedes Barcha, a mulher de Márquez, para evitar que o aniversário do marido se transformasse numa festa descontrolada. É Mercedes quem decide quem pode se aproximar dele, o que deve comer, quanto pode beber, aonde pode ir.

Ele se queixa um pouco -- "finalmente pude comer uma sopa de lagosta; se você for comer em minha casa só tem arroz branco" --, mas aceita de boa vontade o amor obsessivo que cuida dele e o conserva com saúde.

Do jantar participam só familiares: seu irmão Jaime com a mulher e uma filha e alguns amigos -- o ator italiano Silvio Basile, que chegou à Colômbia em 1968 para filmar "Queimada" com Pontecorvo e ficou --, um ex-prefeito e os responsáveis pela escola de jornalismo que o prêmio Nobel fundou em Cartagena.

Márquez está um pouco ofendido porque um jornalista escreveu que "tem a mão fria como um moribundo". "Sinta. Tenho a mão fria?" Obviamente não. Ele havia feito uma metáfora com o bêisebol. O lançador no bêisebol deve ter sempre a mão quente, o que significa treinada, pronta para quando for lançar, e por isso movimenta continuamente o braço, fazendo-o girar. Para um escritor é a mesma coisa -- diz Márquez --, deve ter a mão quente, treinada.

Ele agora se sente um pouco destreinado. À épica Macondo de "Cem Anos de Solidão", quer dizer, Aracataca, onde nasceu em 6 de março há 79 anos, voltou em segredo há alguns anos e banhou-se no riacho das "pedras grandes como ovos de dinossauros".

Mas hoje não poderia ir. Por um lado -- explica -- porque há riscos para sua segurança. Aracataca fica a quatro horas de carro de Cartagena, no interior do país. Zona de guerrilha. Depois porque -- o homem é supersticioso -- não quer dar a impressão de estar "voltando sobre seus passos", como alguém que sente a morte próxima.

Na família costuma-se contar uma história sobre o riacho de Aracataca, que Jaime, o irmão, explica. Gabriel Eligio García, o telegrafista, e Luisa Márquez -- mais conhecida na família como Úrsula dos Cem Anos -- tiveram 11 filhos. Os primeiros, como Gabo, nasceram em Aracataca. Os demais, como Jaime, que é engenheiro civil, nasceram em Sucre. Dizem que aqueles que quando pequenos se banharam no rio dos ovos de dinossauros são mais inteligentes, fantasiosos e rápidos que os outros.

O dia de Garcia Márquez transcorreu em sua casa, um jogo de cubos e quadriláteros vermelhos projetado há mais de dez anos por um arquiteto colombiano.

Telefonaram para ele presidentes, amigos, mas também gente comum. "Castro?" "Sim, Fidel também." "Shakira?" "Não, Shakira ainda não ligou. Mas falamos com freqüência. Vou sempre aos seus shows, quando posso."

O aspecto menos conhecido de Garcia Márquez é sua obsessão pela diplomacia secreta. Como quando foi ver Clinton com uma mensagem de Castro, ou como agora, que se ofereceu de mediador entre a guerrilha e o governo da Colômbia.

Esses são os casos importantes, aqueles que logo chegam aos jornais. Mas seu trabalho diplomático é algo cotidiano, matéria de cada dia. Sempre há alguém que o procura para que intervenha. Assim, há o caso do poeta cubano dissidente para salvar, ou aquele de um colombiano, amigo de amigos, que não consegue visto para os EUA. Ou, como conta no jantar, aquela vez em que um grupo de exilados cubanos em Miami o contatou secretamente para que ajudasse um amigo doente a voltar à ilha, onde "seria tratado melhor que nos EUA".

Ele ama esse poder de mediação que a fama lhe dá, e o exerce sempre que pode. Márquez tem casas em todo o mundo. Na Cidade do México, onde reside a maior parte do ano. Em Bogotá, em Barcelona, em Paris.

Mas é em Cartagena que se sente em casa. Sai com vontade, anda pelas ruelas da cidade antiga, uma jóia de arquitetura colonial onde ambientou "O Amor nos Tempos do Cólera". Cumprimenta a todos, afável e afetuoso como se estivesse tratando com os personagens de seus romances. Por Cartagena passa a Colômbia chique.

E depois de Márquez compraram casas no velho centro personagens como Botero e Julio Iglesias. No final do jantar Jaime presenteia ao irmão uma cópia de "As Mil e Uma Noite", "o livro dos livros, que devo ter lido cem vezes". A dedicatória: "Ao maior 'puta' de Aracataca, de um Gabitero".

"Puta", na gíria local, significa "mamagallo", pessoa que gosta de contradizer e fazer piadas com os outros. "Gabitero" é uma das três coisas nas quais pode se transformar um amante da literatura de Garcia Márquez.

Existem os "Gabofolos", quer dizer, os especialistas; os "Gabofilos", os amantes simples; e os "Gabiteros", os verdadeiros fãs. Com a camisa verde-claro de mangas curtas e o insubstituível paletó leve de xadrez miúdo -- Márquez só usa essas roupas --, Gabriel caminha para a porta do restaurante. "Vamos dar uma volta pelo centro", diz, levantando os braços antes que Mercedes intervenha: "Não, Gabito, amanhã. Já está tarde, vamos para casa".

Fonte

Harvey
Veterano
# mar/06
· votar


Agora to lendo Stephen King.. a série "A Torre Negra".. Tô no volume III - Terras Devastadas...

Muito boa essa série.. parece uma combinaçao de Senhor dos Anéis com Matrix.. hauahuhaha.. bem louco.. =)

Tô curtindo pacas. Alguém mais tá lendo isso?

Marisco
Veterano
# mar/06
· votar


Harvey
Sempre tive interesse nessa série, é boa mesmo?
Vou ler depois que acabar a série Vampiresca da Anne Rice.

Eder ST80
Veterano
# mar/06
· votar


Na cidade de Buenos Aires, apenas na cidade, o número de livrarias é maior do que no Brasil todo.

Eder ST80
Veterano
# mar/06
· votar


Marisco
Vou ler depois que acabar a série Vampiresca da Anne Rice.

É bom ?
Já leu André Vianco ?

Marisco
Veterano
# mar/06
· votar


Eder ST80
Cara, eu achei bem interessante.
Já li "Entrevista com o Vampiro" que é o primeiro da série. Agora estou lendo "O Vampiro Lestat" (e estou curtindo bem mais). Mas todos são bem legais, exploram a fundo as personagens, e cada um deles parece travar uma batalha contra os seus medos e angústias.

Em paralelo estou lendo "O Historiador", uma mescla de história real com ficção, que se propõe a esclarecer a origem da lenda do Drácula. Muito legal tb. É um livro bem envolvente.

E quando sobra um tempinho dou uma lida "Divina Comédia", do Dante. Alguém já leu?

Marisco
Veterano
# mar/06
· votar


Eder ST80
Já leu André Vianco ?

Não, nunca li. De que se trata?

Eder ST80
Veterano
# mar/06
· votar


Marisco
O cara manda muuuuuiiiito bem sobre histórias de vampiros.

Os Sete
O Sétimo
Bento

Esses foram q eu li, são bem legais. E o mano que trampo comigo ainda leu:

O Vampiro REI I e II - que é continuação do BENTO.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/06
· votar


Marisco
Muito bom Anne Rice, mas prefiro a visão do Bram Stocker sobre vampiros, acima de Rice e de Vianco

Marisco
Veterano
# mar/06
· votar


Eder ST80
Anotado.
Eu sou fã de histórias com temas sobrenaturais.

Eder ST80
Veterano
# mar/06
· votar


ServeTheServants
Pena q ele não escreveu muito man

Alexandre Souza
Veterano
# mar/06
· votar


Na cidade de Buenos Aires, apenas na cidade, o número de livrarias é maior do que no Brasil todo.

isso mudou minha vida, vou reler o caso da borboleta atiria denovo pela enesima vez

Marisco
Veterano
# mar/06
· votar


ServeTheServants
Não sei cara, eu acho ambos interessantes.
Claro que o Abraham Stocker (sim, esse era o nome da figura), foi o precursor das histórias de Vampiro como elas são hoje.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/06
· votar


Marisco
ahah, yeah man, acontece que o livro dele tem um "QUE" a mais que os outros da Anne Rice não tem
Admiro o da Rice por explorar muito bem a sexualidade dos personagens, acho que é um dos livros mais eroticos que eu já li

Harvey
Veterano
# mar/06
· votar


Marisco
Sempre tive interesse nessa série, é boa mesmo?
Eu tô adorando.. Mas é comprida. São sete volumes. To lendo o IV agora. Cara, se tu gosta de uma série de aventura, alguns enigmas e uma história que envolve varios tempos (presentes, passados e futuros), uma certa lição de moral e um pouco de filosofia, tu vai curtir.. =P

Ás vezes penso q o autor poderia resumir um pouco, hehehe.. mas logo adiante percebo que certos detalhes fazem muita diferença.. =]

REDRUM
Veterano
# mar/06 · Editado por: REDRUM
· votar


O apanhador no campo de centeio

Holden Caulfield é um garoto de 17 anos que após ser expulso do colégio resolve passar um fim de semana sozinho antes de voltar para casa. E é isso! Nenhuma reviravolta surpreendente, nenhum vilão e muito menos uma tragédia. A genialidade de "O apanhador no campo de centeio", obra máxima do escritor Jerome David Salinger, não está em um roteiro criativo, mas sim na forma como a estória (ou a falta dela) é contada.

Narrado em primeira pessoa, o autor faz uma análise do mundo na visão de um adolescente deprimido, sensível e extremamente sarcástico. Holden não é confuso, talvez um pouco, mas seus pensamentos são claros e seu quase desprezo pela maior parte da humanidade é justificável. Metáforas e dúvidas existenciais sem respostas, como para onde vão os patinhos do lago do Central Park quando ele congela, completam a narrativa simples e coloquial.

Conhecido por ser o livro que o lunático assassino de John Lennon, Mark Chapman, apontou como a explicação para o crime; por referências em inúmeros filmes, de Teoria da Conspiração a O Homem que Copiava; por ser o livro preferido de um dos maiores publicitários brasileiros da história, Washinton Olivetto, e outras tantas celebridades, semi-celebridades e anônimos como eu, "O apanhador no campo de centeio" é muito mais que isso.

Não se trata apenas de uma obra excelente, dessas existem milhares. E Salinger pode ficar em paz para o resto da vida no alto da montanha, na cidadezinha de mil habitantes onde mora há mais de 50 anos, com a certeza de ter escrito um livro único e inigualável.

texto retirado de http://deposito86.blogspot.com (meu blog)

snowwhite
Veterano
# mar/06
· votar


Estou começando a ler Genocídio Americano: A Guerra do Paraguai - Júlio José Chiavenatto.

É um bom livrinho prá mostrar mais um pouco de nosso passado histórico um tanto vergonhoso, sempre camuflado pelos interesses nacionalistas.
E parem de falar mal do Paraguai.

Incubus
Veterano
# jul/06
· votar


Ressuscitando o tópico para não criar outro...


Bem, pra quem gosta de ler eu achei um site muito interessante aonde tem vários livros pra baixar. E o melhor que é tudo de graça

Não sei se já postaram mas aí vai:

http://www.ebooksbrasil.org

Incubus
Veterano
# jul/06 · Editado por: Incubus
· votar


Autores mais importantes e suas principais obras

Existe uma lista dos 100 melhores livros de todos os tempos (ficção), que posto abaixo.
Estes foram considerados os melhores autores e seus melhores trabalhos.
Mas essa é a opinião da crítica.
Recomendo que você leia estes e também outros que não estejam na lista.
Boa leitura!

1) Miguel de Cervantes - Dom Quixote
2) Marcel Proust - Em busca do tempo perdido

(a partir daqui não há mais uma ordem)

- Chinua Achebe - O mundo se despedaça
- Hans Christian Andersen - Fairy Tales and Stories
- Jane Austen - Orgulho e Preconceito
- Honore de Balzac - O Pai Goriot
- Samuel Becket - Trilogia: Molloy, Malone Dies, The Unnamable
- Giovanni Bocaccio - Decamerão
- Jorge Luis Borges - Collected Fictions
- Emily Brontë - O Morro dos Ventos Uivantes
- Albert Camus - O Estrangeiro
- Paul Celan - Poemas
- Louis-Ferdinand Celin - Viagem ao Fim da Noite
- Geoffrey Chaucer - Os Contos da Cantuária
- Joseph Conrad - Nostromo
- Dante Alighieri - A Divina Comédia
- Charles Dickens - As Grandes Esperanças
- Denis Diderot - Jacques o Fatalista e Seu Amo
- Alfred Doblin - Berlin Alexanderplatz
- Fyodor Dostoyevsky - Crime e Castigo
- Fyodor Dostoyevsky - O Idiota
- Fyodor Dostoyevsky - Os irmãos Karamazóv
- Fyodor Dostoyevsky - The Posessed
- George Eliot - Middlemarch
- Ralph Ellison - Homem Invisível
- Eurípides - Medéia
- William Faulkner - Absalom, Absalom
- William Faulkner - The Sound and The Fury
- Gustave Flaubert - Madame Bovary
- Gustave Flaubert - Educação Sentimental
- Federico Garcia Lorca - Gypsy Ballads
- Gabriel Garcia Marquez - Cem Anos de Solidão
- Gabriel Garcia Marquez - Amor nos Tempos de Cólera
- A Epopéia de Gilgamesh - Anônimo
- Johann Wolfgang von Goethe - Fausto
- Nikolai Gogol - Almas Mortas
- Günter Grass - The Tin Drum
- João Guimarães Rosa - Grande Sertão Veredas
- Knut Hamsun - Hunger
- Ernest Hemingway - O sol também se levanta
- Homero - A Odisséia
- Homero - A Ilíada
- Henrik Ibsen - Casa de Bonecas
- The book of Job - Anônimo
- James Joyce - Ulisses
- Franz Kafka - O Castelo
- Franz Kafka - O Processo
- Franz Kafka - The Complete Stories
- Kalidasa -The Recognition of Sakuntala
- Yasunari Kawabata - The Sound of the Mountain
- Nikos Kazantzakis - Zorba O Grego
- DH Lawrence - Filhos e Amantes
- Halldor K Laxness - Independent People
- Giacomo Leopardi - Complete Poems
- Doris Lessing - The Golden Notebook
- Astrid Lindgren - Pippi Meialonga
- Lu Xun - Diary of a Madman and Other Stories
- Mahabharata - Anônimo
- Naguib Mahfouz- Children of Gebelawi
- Thomas Mann - Buddenbrooks
- Thomas Mann - A Montanha Mágica
- Herman Melville - Moby Dick
- Michel de Montaigne - Ensaios
- Elsa Morante - History
- Toni Morrison- Beloved
- Murasaki Shikibu - The Tale of Genji
- Robert Musil - The Man Without Qualities
- Vladimir Nabokov - Lolita
- Vladimir Nabokov - Njal's Saga
- George Orwell - 1984
- Ovídio - Metamorfoses
- Fernando Pessoa - Livro do Desassossego
- Edgar Allan Poe - Histórias Completas
- François Rabelais - Gargantua e Pantagruel
- Juan Rulfo - Pedro Paramo
- Jalalu'l-Din Rumi - The Mathnawi
- Salman Rushdie - Midnight's Children
- Sheikh Saadi of Shiraz - The Bostan of Saadi
- Tayeb Salih - A Season of Migration to the North
- Jose Saramago - Ensaio Sobre a Cegueira
- William Shakespeare - Hamlet
- William Shakespeare - Rei Lear
- William Shakespeare - Otelo
- Sófocles - Édipo Rei
- Stendhal - O Vermelho e o Negro
- Laurence Sterne - A Vida e as Opiniões do cavalheiro Tristram Shandy
- Italo Svevo - A Consciência de Zeno
- Jonathan Swift - As viagens de Gulliver
- Leon Tolstoi - Guerra e Paz
- Leon Tolstói - Anna Karenina
- Leon Tolstói - a Morte de Ivan Ilyich e Outras Histórias
- Anton Tchekhov - Selected Stories
- Anton Tchekhov - Mil e uma noites
- Mark Twain - As Aventuras de Huckleberry Finn
- Valmiki - Ramayana
- Virgílio - Eneida
- Walt Whitman - Folhas das folhas da relva
- Virginia Woolf - Mrs Dalloway
- Virgina Woolf - To the Lighthouse
- Marguerite Yourcenar - Memories of Hadrian

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# jul/06
· votar


Estou lendo

"A ilha dos Condenados" é literatura suéca, uma linguagem bem diferente da ocidental, mas nem por isso menos interessantes, seria comer carne com açucar ...

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# jul/06
· votar


- Emily Brontë - O Morro dos Ventos Uivantes
Esse é Fera ....
- Dante Alighieri - A Divina Comédia
Não gostei, pareçe um cantico

- João Guimarães Rosa - Grande Sertão Veredas
Um dos melhores...


- Herman Melville - Moby Dick
Se você não leu me fale, eu disponibilizo ele para você, mas não pode deixar de ler, um otimo livro....

- Vladimir Nabokov - Lolita
Criativo e bem complexo..

- Edgar Allan Poe - Histórias Completas
Li alguns contos, muito bom, parece um filme ...

- William Shakespeare - Rei Lear
Li uma versão não adaptada, por isso não gostei muito

- Jonathan Swift - As viagens de Gulliver
Não li inteiro, mas até onde li gostei

- Anton Tchekhov - Mil e uma noites
Muito bom, não tem nada de infantil..


Acho que faltou pequeno principe ...

Incubus
Veterano
# jul/06
· votar


Acho que faltou pequeno principe ...


é verdade, faltou mesmo...


Dante Alighieri - A Divina Comédia
Não gostei, pareçe um cantico


Eu tinha uma versão "adptada" da Divina Comédia que era bem interessante. Se eu achar eu posto aqui...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sala de Leitura - Divulgue sua Pregação