Violência em França

Autor Mensagem
Ana Faleiro
Veterano
# nov/05


Pois é, já há muito que eu não vinha aqui à net, ao meu cantinho, mas as mais recentes novidades em França obrigaram-me a escrever umas palavras.



Não sou de todo a pessoa mais indicada para o fazer, uma vez que não sou nenhuma autoridade política, ou económica, ou social, nem nada disso. No entanto, enquanto cidadã, creio que tenho o direito a exprimir-me.



Por muito triste que seja assistirmos à vioência que nos últimso 10 dias tem assolado a França, temos que nos lembrar que este sempre foi um país muito problemático, sobretudo se atendermos às suas tendências racistas e xenofóbicas. Quem negará que a maior parte dos franceses (e veja-se bem, há sempre excepções; refiro-me à maioria que conheço) trata abaixo de cão qualquer imigrante que lá se encontre a trabalhar? Quantos portugueses foram para lá e foram reduzidos a um nível de exploração quase de escravatura? E não só portugueses. Quantas pessoas para lá imigraram e se mataram a trabalhar, para conseguir parcos rendimentos par enviar para as suas casas, nos seus países de origem?



É verdade que as acções de guerrilha que decorrem nos últimos dias não são correctas, mas creio que podemos perceber se compararmos a um copo de água que lentamente vai enchendo gota a gota. Uma gotinha daqui, uma gotinha dali. Não parece importante. Mas o certo é que cada destas gotinhas - cada pessoa a quem foi retirado algum direito, ou cada hora de exploração não paga, ou cada insulto dirigido - aproxima cada vez mais o conteúdo do copo da sua borda. Até que vem a última gota de água. Não cai bem. O copo vira. É impossível reter a água toda que se encontra lá dentro.



O copo virou e a água só deixará de correr quando acabar. Qual foi esta gota de água? Os dois jovens electrocutados. Porquê?

Porque suspeitavam que a polícia os perseguia.

Porque eram imigrantes.

Porque provavelmente nem estariam numa situação completamente legal (aqui entro no campo da especulação, tendo a perfeita consciência que não tenho provas concretas).



Diz o governo francês que estas acções de violência são perpetradas por grupos de jovens que há mais de 10 anos não encontram emprego. Mas... será que o mercado de trabalho em França está assim tão mau? Tão mau que tantos jovens não conseguem emprego?



Ou dever-se-á perguntar... não conseguem emprego porque são imigrantes? Não admira que eles agora se queiram vingar, e tantos blogs existem que os compelem a fazê-lo!



Na minha modesta opinião, não é enviando a polícia de choque e o exército e as forças armadas para a rua que o problema se vai solucionar. Sim, é verdade, a violência por parte desses grupos acabará momentaneamente, mas o problema de raíz persistirá, e mais cedo ou mais tarde haverá retaliações. Muita gente sofrerá à custa disto, muitos inocentes perderão tudo.



Não pretendo de modo nenhum sugerir soluções para o caso, pois como comecei por dizer não sou nenhuma autoridade a nenhum nível para o fazer. Mas senti-me tão revoltada por toda esta situação que apenas senti que tinha que desabafar.



Esperemos que as "autoridades" que nos governam hoje em dia siabam lidar com este problema e arranjem maneira de reerguer o copo, evitando que ele volte a tombar...

Rato
Veterano
# nov/05
· votar


cambada de prepotentes que se explodam

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# nov/05
· votar


Realmente francês tem tendência à xenofobia. Quando eu estive lá, era um tal de nariz empinado e pouco caso pra todo lado. A maioria dos poucos que te tratavam bem, quando vc percebia, via que também eram estrangeiros. Acho que é meio que um lance cultural deles, mas não justifica a babaquice.

Peter P
Veterano
# nov/05
· votar


Vamos imitá-los!!!!

RobertSmith
Veterano
# nov/05
· votar


muito grande, to com preguiça

stratopeido
Veterano
# nov/05
· votar


Ana Faleiro

Concordo com vc, seria ridiculo atribuir a causa d toda essa onda de violencia a apenas 2 jovens q foram eletrocutados, aquilo ali acaba funcionando como uma valvula de escape, para tanto preconceito, xenofobia e ressentimentos. É por isso q sempre falo na intolerancia do mundo, q ta sendo o estopim pra tanto odio e estupidez dessas ultimas decadas, os terroristas, tirando a causa religiosa q é so uma justificativa estupida para n assumirem seus erros, antes d tudo foram pessoas extremamente oprimidas, q sofreram humilhacoes, ao contrario do q todo mundo pensa, n é um bando d zé mane pobre q do nada sai explodindo gente, sao pessoas razoavelmente bem instruidas e nem um pouco miseraveis. Isso vale pros manes q saem por ai queimando bandeira americana. A repressao, o preconceito, aos poucos vai gerando o odio, e é por ele q as pessoas fazem coisas tao estupidas e imprevisiveis. Acho incrivel como n se deram conta disso ainda. Quando a frança, é um pais tradicionalmente racista, oq dizer d um povo q elege um presidente racista? Por mim eles q se fodam, e os argelinos e marroquinos q moram ilegalmente la, q tb se fodam por nenhuma das partes saber lidar com racionalidade com a questao.

Pete Magrelo
Veterano
# nov/05
· votar


atire a primeira pedra aquele q não esbravejará em perder um emprego para alguem de fora.

stratopeido
Veterano
# nov/05
· votar


ah q besteira, sendo d fora d dentro ou da ptq, n vai mudar o fato d eu ter perdido o emprego, e quem n é profissional e n se garante vai se foder d qualquer forma

snowwhite
Veterano
# nov/05
· votar


Há controvérsias...

stratopeido
Veterano
# nov/05
· votar


Há controvérsias...

compratilhe-as conosco

snowwhite
Veterano
# nov/05
· votar


stratopeido
Há controvérsias...

compratilhe-as conosco


Quando voltar de França na semana que vem, terei uma opinião formada...;)

stratopeido
Veterano
# nov/05
· votar


snowwhite

vc ta indo pra la, ta ai?

snowwhite
Veterano
# nov/05
· votar


stratopeido
vc ta indo pra la, ta ai?

Mentirinha....só em maio....:)

TIO_TEDDY
Veterano
# nov/05
· votar


qta gente kerendo parecer entendida...

snowwhite
Veterano
# nov/05
· votar


TIO_TEDDY
qta gente kerendo parecer entendida...

Por isso eu disse que há controvérsias. Os fatos são abordados de formas diferentes por fontes diferentes. Até mesmo minha visão será particularmente minha...

maggie
Veterana
# nov/05
· votar


TIO_TEDDY
qta gente kerendo parecer entendida...
Isso sim é estúpido.

stratopeido
Veterano
# nov/05
· votar


p/ mim gente querendo parecer entendida é a q fala... "ah n é bem assim".. "isso é mais complicado do q vcs imaginam...", mas n passam disso, n completam a frase, n dao a explicacao, pq n sabe porra nenhuma mesmo

stratopeido
Veterano
# nov/05
· votar


Os fatos são abordados de formas diferentes por fontes diferentes. Até mesmo minha visão será particularmente minha...


auhuhauhaauh

Alessandra
Veterano
# nov/05
· votar


Até mesmo minha visão será particularmente minha...
Que bom, já viu se tua visão subisse pra cima?

TIO_TEDDY
Veterano
# nov/05
· votar


maggie

pois eh... isso tb =P

stratopeido

p/ mim gente querendo parecer entendida é a q fala... "ah n é bem assim".. "isso é mais complicado do q vcs imaginam...", mas n passam disso, n completam a frase, n dao a explicacao, pq n sabe porra nenhuma mesmo

pra mim gente kerendo parecer entendida eh qm q faz uma "análise" dos acontecimentos mundiais tentando mostrar-se humilde

stratopeido
Veterano
# nov/05
· votar


TIO_TEDDY

vc é deve ser muito burro entao, pq n ter capacidade d entender do q to falando, ou por n ter capacidade d fazer a "analise", e principalmente por achar q alguem q faça isso esteja se fazendo d entendido, n é pq vc é burro q os outros tem q ser... pardon

entando mostrar-se humilde

deveria me mostrar arrogante entao? mané..

snowwhite
Veterano
# nov/05
· votar


stratopeido
Alessandra

Acho que não fui clara...quis dizer isso:

pra mim gente kerendo parecer entendida eh qm q faz uma "análise" dos acontecimentos mundiais tentando mostrar-se humilde

snowwhite
Veterano
# nov/05
· votar


maggie
Isso sim é estúpido.

Qual o objetivo de tanta demência? Prazer?

Alessandra
Veterano
# nov/05
· votar


snowwhite

pra mim gente kerendo parecer entendida eh qm q faz uma "análise" dos acontecimentos mundiais tentando mostrar-se humilde

O akan fazia isso direto, sempre embasado em argumentos puramente minardistas.

ahahaha

snowwhite
Veterano
# nov/05
· votar


Alessandra
Que bom, já viu se tua visão subisse pra cima?

Tem muita gente que fica só papagueando "visões" dos outros. Pensar, que é bom...

TIO_TEDDY
Veterano
# nov/05
· votar


stratopeido

ihh cara relaxa, respira três vezes...
pra começar:

eu nem lih o teu texto e nem tava me referindo a ti, estava falando de uma maneira geral. Se tu se sentiu "ofendido" naum posso fazer nd.

e sim, eu sou mt burro msm, mas naum por naum ter entendido, e sim por estar gastando tempo ctg

Alessandra
Veterano
# nov/05
· votar


Como se tudo isso fosse mudar alguma coisa...

TIO_TEDDY
Veterano
# nov/05
· votar


snowwhite

Acho que não fui clara...quis dizer isso:

pra mim gente kerendo parecer entendida eh qm q faz uma "análise" dos acontecimentos mundiais tentando mostrar-se humilde


acho q eu jah li isso em algum lugar... =]

Zakk Wylde_
Veterano
# nov/05
· votar


\o/

TIO_TEDDY
Veterano
# nov/05
· votar


stratopeido
agora q eu vih o teu topico do ódio (soh o titulo)

se encaixou perfeitamente hein! =P



naum fika irritadinho naum!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Violência em França