Autor |
Mensagem |
Ana Faleiro Veterano |
# nov/05
Pois é, já há muito que eu não vinha aqui à net, ao meu cantinho, mas as mais recentes novidades em França obrigaram-me a escrever umas palavras.
Não sou de todo a pessoa mais indicada para o fazer, uma vez que não sou nenhuma autoridade política, ou económica, ou social, nem nada disso. No entanto, enquanto cidadã, creio que tenho o direito a exprimir-me.
Por muito triste que seja assistirmos à vioência que nos últimso 10 dias tem assolado a França, temos que nos lembrar que este sempre foi um país muito problemático, sobretudo se atendermos às suas tendências racistas e xenofóbicas. Quem negará que a maior parte dos franceses (e veja-se bem, há sempre excepções; refiro-me à maioria que conheço) trata abaixo de cão qualquer imigrante que lá se encontre a trabalhar? Quantos portugueses foram para lá e foram reduzidos a um nível de exploração quase de escravatura? E não só portugueses. Quantas pessoas para lá imigraram e se mataram a trabalhar, para conseguir parcos rendimentos par enviar para as suas casas, nos seus países de origem?
É verdade que as acções de guerrilha que decorrem nos últimos dias não são correctas, mas creio que podemos perceber se compararmos a um copo de água que lentamente vai enchendo gota a gota. Uma gotinha daqui, uma gotinha dali. Não parece importante. Mas o certo é que cada destas gotinhas - cada pessoa a quem foi retirado algum direito, ou cada hora de exploração não paga, ou cada insulto dirigido - aproxima cada vez mais o conteúdo do copo da sua borda. Até que vem a última gota de água. Não cai bem. O copo vira. É impossível reter a água toda que se encontra lá dentro.
O copo virou e a água só deixará de correr quando acabar. Qual foi esta gota de água? Os dois jovens electrocutados. Porquê?
Porque suspeitavam que a polícia os perseguia.
Porque eram imigrantes.
Porque provavelmente nem estariam numa situação completamente legal (aqui entro no campo da especulação, tendo a perfeita consciência que não tenho provas concretas).
Diz o governo francês que estas acções de violência são perpetradas por grupos de jovens que há mais de 10 anos não encontram emprego. Mas... será que o mercado de trabalho em França está assim tão mau? Tão mau que tantos jovens não conseguem emprego?
Ou dever-se-á perguntar... não conseguem emprego porque são imigrantes? Não admira que eles agora se queiram vingar, e tantos blogs existem que os compelem a fazê-lo!
Na minha modesta opinião, não é enviando a polícia de choque e o exército e as forças armadas para a rua que o problema se vai solucionar. Sim, é verdade, a violência por parte desses grupos acabará momentaneamente, mas o problema de raíz persistirá, e mais cedo ou mais tarde haverá retaliações. Muita gente sofrerá à custa disto, muitos inocentes perderão tudo.
Não pretendo de modo nenhum sugerir soluções para o caso, pois como comecei por dizer não sou nenhuma autoridade a nenhum nível para o fazer. Mas senti-me tão revoltada por toda esta situação que apenas senti que tinha que desabafar.
Esperemos que as "autoridades" que nos governam hoje em dia siabam lidar com este problema e arranjem maneira de reerguer o copo, evitando que ele volte a tombar...
|
Rato Veterano |
# nov/05
· votar
cambada de prepotentes que se explodam
|
Mr_Mojo_Rising Veterano |
# nov/05
· votar
Realmente francês tem tendência à xenofobia. Quando eu estive lá, era um tal de nariz empinado e pouco caso pra todo lado. A maioria dos poucos que te tratavam bem, quando vc percebia, via que também eram estrangeiros. Acho que é meio que um lance cultural deles, mas não justifica a babaquice.
|
Peter P Veterano |
# nov/05
· votar
Vamos imitá-los!!!!
|
RobertSmith Veterano |
# nov/05
· votar
muito grande, to com preguiça
|
stratopeido Veterano |
# nov/05
· votar
Ana Faleiro
Concordo com vc, seria ridiculo atribuir a causa d toda essa onda de violencia a apenas 2 jovens q foram eletrocutados, aquilo ali acaba funcionando como uma valvula de escape, para tanto preconceito, xenofobia e ressentimentos. É por isso q sempre falo na intolerancia do mundo, q ta sendo o estopim pra tanto odio e estupidez dessas ultimas decadas, os terroristas, tirando a causa religiosa q é so uma justificativa estupida para n assumirem seus erros, antes d tudo foram pessoas extremamente oprimidas, q sofreram humilhacoes, ao contrario do q todo mundo pensa, n é um bando d zé mane pobre q do nada sai explodindo gente, sao pessoas razoavelmente bem instruidas e nem um pouco miseraveis. Isso vale pros manes q saem por ai queimando bandeira americana. A repressao, o preconceito, aos poucos vai gerando o odio, e é por ele q as pessoas fazem coisas tao estupidas e imprevisiveis. Acho incrivel como n se deram conta disso ainda. Quando a frança, é um pais tradicionalmente racista, oq dizer d um povo q elege um presidente racista? Por mim eles q se fodam, e os argelinos e marroquinos q moram ilegalmente la, q tb se fodam por nenhuma das partes saber lidar com racionalidade com a questao.
|
Pete Magrelo Veterano |
# nov/05
· votar
atire a primeira pedra aquele q não esbravejará em perder um emprego para alguem de fora.
|
stratopeido Veterano |
# nov/05
· votar
ah q besteira, sendo d fora d dentro ou da ptq, n vai mudar o fato d eu ter perdido o emprego, e quem n é profissional e n se garante vai se foder d qualquer forma
|
snowwhite Veterano |
# nov/05
· votar
Há controvérsias...
|
stratopeido Veterano |
# nov/05
· votar
Há controvérsias...
compratilhe-as conosco
|
snowwhite Veterano |
# nov/05
· votar
stratopeido
Há controvérsias...
compratilhe-as conosco
Quando voltar de França na semana que vem, terei uma opinião formada...;)
|
stratopeido Veterano |
# nov/05
· votar
snowwhite
vc ta indo pra la, ta ai?
|
snowwhite Veterano |
# nov/05
· votar
stratopeido
vc ta indo pra la, ta ai?
Mentirinha....só em maio....:)
|
TIO_TEDDY Veterano |
# nov/05
· votar
qta gente kerendo parecer entendida...
|
snowwhite Veterano |
# nov/05
· votar
TIO_TEDDY
Por isso eu disse que há controvérsias. Os fatos são abordados de formas diferentes por fontes diferentes. Até mesmo minha visão será particularmente minha...
|
maggie Veterana |
# nov/05
· votar
TIO_TEDDY
Isso sim é estúpido.
|
stratopeido Veterano |
# nov/05
· votar
p/ mim gente querendo parecer entendida é a q fala... "ah n é bem assim".. "isso é mais complicado do q vcs imaginam...", mas n passam disso, n completam a frase, n dao a explicacao, pq n sabe porra nenhuma mesmo
|
stratopeido Veterano |
# nov/05
· votar
Os fatos são abordados de formas diferentes por fontes diferentes. Até mesmo minha visão será particularmente minha...
auhuhauhaauh
|
Alessandra Veterano |
# nov/05
· votar
Até mesmo minha visão será particularmente minha...
Que bom, já viu se tua visão subisse pra cima?
|
TIO_TEDDY Veterano |
# nov/05
· votar
maggie
pois eh... isso tb =P
stratopeido
p/ mim gente querendo parecer entendida é a q fala... "ah n é bem assim".. "isso é mais complicado do q vcs imaginam...", mas n passam disso, n completam a frase, n dao a explicacao, pq n sabe porra nenhuma mesmo
pra mim gente kerendo parecer entendida eh qm q faz uma "análise" dos acontecimentos mundiais tentando mostrar-se humilde
|
stratopeido Veterano |
# nov/05
· votar
TIO_TEDDY
vc é deve ser muito burro entao, pq n ter capacidade d entender do q to falando, ou por n ter capacidade d fazer a "analise", e principalmente por achar q alguem q faça isso esteja se fazendo d entendido, n é pq vc é burro q os outros tem q ser... pardon
entando mostrar-se humilde
deveria me mostrar arrogante entao? mané..
|
snowwhite Veterano |
# nov/05
· votar
stratopeido
Alessandra
Acho que não fui clara...quis dizer isso:
pra mim gente kerendo parecer entendida eh qm q faz uma "análise" dos acontecimentos mundiais tentando mostrar-se humilde
|
snowwhite Veterano |
# nov/05
· votar
maggie
Isso sim é estúpido.
Qual o objetivo de tanta demência? Prazer?
|
Alessandra Veterano |
# nov/05
· votar
snowwhite
O akan fazia isso direto, sempre embasado em argumentos puramente minardistas.
ahahaha
|
snowwhite Veterano |
# nov/05
· votar
Alessandra
Que bom, já viu se tua visão subisse pra cima?
Tem muita gente que fica só papagueando "visões" dos outros. Pensar, que é bom...
|
TIO_TEDDY Veterano |
# nov/05
· votar
stratopeido
ihh cara relaxa, respira três vezes...
pra começar:
eu nem lih o teu texto e nem tava me referindo a ti, estava falando de uma maneira geral. Se tu se sentiu "ofendido" naum posso fazer nd.
e sim, eu sou mt burro msm, mas naum por naum ter entendido, e sim por estar gastando tempo ctg
|
Alessandra Veterano |
# nov/05
· votar
Como se tudo isso fosse mudar alguma coisa...
|
TIO_TEDDY Veterano |
# nov/05
· votar
snowwhite
Acho que não fui clara...quis dizer isso:
acho q eu jah li isso em algum lugar... =]
|
Zakk Wylde_ Veterano |
# nov/05
· votar
\o/
|
TIO_TEDDY Veterano |
# nov/05
· votar
stratopeido
agora q eu vih o teu topico do ódio (soh o titulo)
se encaixou perfeitamente hein! =P
naum fika irritadinho naum!
|