| Autor | Mensagem | 
| Villts Veterano
 | # ago/06 · votar
 
 Christina Amaral
 pod cre, brothi.
 
 
 | 
| HELENna Veterano
 | # ago/06 · votar
 
 afinal, marte vai ou nao vai aparecer?
 
 
 | 
| Christina Amaral Veterano
 | # ago/06 · votar
 
 Lembrem-se que Marte NÃO tem luz própria...
 
 
 | 
| Vick Vaporub Veterano
 | # ago/06 · votar
 
 Acho que pra gente, não aparece...
 
 
 | 
| Christina Amaral Veterano
 | # ago/06 · votar
 
 Vick Vaporub
 Como assim "pra gente"?
 
 
 | 
| BlacK Dog Veterano
 | # ago/06 · votar
 
 Pati Cobain
 Boa noite!! :**
 
 
 | 
| Christina Amaral Veterano
 | # ago/06 · votar
 
 26/07/2003 - 10h26
 Marte vai se aproximar da Terra em agosto
 da France Presse, em Paris
 
 Na noite do dia 27 para 28 de agosto, o planeta Marte vai estar a menos de 20 milhões de quilômetros da Terra, pela primeira vez em 73 mil anos, oferecendo assim uma oportunidade única de observação.
 
 O planeta vermelho se afasta às vezes até 400 milhões de quilômetros, mas no próximo mês vai estar mais próximo, o que facilitará o exame de detalhes de sua superfície, inclusive com pequenos telescópios, segundo a revista "Céu e Espaço."
 
 A última vez que a Terra e Marte estiveram tão próximos foi 73 mil anos atrás, em uma época na qual os primeiros homens modernos começavam a se aventurar fora do continente africano e onde, na Europa, apenas os homens de Neantherdal puderam observar um disco ocre muito grande no horizonte noturno.
 
 O grande período de afastamento entre os dois planetas se deve principalmente à complexidade da mecânica celeste, mais precisamente às especificidades das órbitas de Marte e da Terra. Enquanto nosso planeta leva 365,25 dias para dar uma volta inteira ao sol, Marte precisa de duas vezes este tempo (686,98 dias) para fazer o mesmo. Sendo assim, os dois planetas só se encontram do mesmo lado do sol uma vez em 780 dias.
 
 Entretanto, todos estes encontros celestes não são equivalentes devido a pequenas diferenças e, afinal de contas, apenas uma vez em cada 79 anos Marte e Terra se encontram na mesma posição.
 
 O planeta vermelho já esteve outra vez tão perto da Terra no dia 22 de agosto de 1924, a cerca de 55,777 milhões de km, o que de qualquer maneira está muito longe da distância de 19,446 milhões de km que deve alcançar no dia 27 de agosto.
 
 A observação não vai se limitar a este instante histórico já que agosto inteiro será o mês do planeta Marte. Ao direcionar os instrumentos para a constelação de Aquário --no começo de agosto ou nas últimas duas horas antes do final do mês-- bastará uma lente de 60 mm de abertura (um telescópio de 115 mm ou de 150 mm seria melhor) para fazer uma "viagem" inédita à Marte.
 
 
 Fonte
 
 
 | 
| Villts Veterano
 | # ago/06 · votar
 
 caraio, n to mintindo... eu vo ver... :D
 
 
 | 
| Villts Veterano
 | # ago/06 · votar
 
 Christina Amaral
 da regiao sudeste, e um poco da bahia, var dar pra ver.. do lado esquerdo de MG, nem da
 
 
 | 
| Christina Amaral Veterano
 | # ago/06 · votar
 
 Internet espalha boato sobre tamanho de Marte e da Lua
 
 
 Gazeta de Ribeirão
 
 Quem recebeu uma mensagem eletrônica com o título "O Planeta Vermelho" e se prepara para ver o planeta Marte como uma lua cheia no céu neste domingo pode desistir da idéia.
 
 De acordo com Gustavo Bueno, professor de Astronomia do Liceu Albert Sabin, em Ribeirão, a mensagem é mais uma lenda que está sendo divulgada pela internet.
 
 Bueno explica que em 2003 o planeta Marte ficou sim mais próximo da Terra e por isso pôde ser visto a olho nu um pouco mais brilhante do que o normal. "Foi justamente em 27 de agosto de 2003 que isso aconteceu e, desde então, a cada ano surge uma nova mensagem desse tipo", explica ele.
 
 Hoje, Marte fica a uma distância de 227,9 milhões de quilômetros da Terra. O fenômeno que aconteceu há três anos reduziu essa distância a 55,76 milhões de quilômetros devido ao movimento giratório que Terra e Marte realizam ao redor do Sol.
 
 "Isso acontece quando ambos os planetas estão do mesmo lado do Sol. A distância alcançada em 2003 foi a menor dos últimos 60 mil anos", explica o professor.
 
 No entanto, é impossível imaginar que veremos Marte tão grande quanto uma lua cheia no céu justamente porque a distância da Lua até a Terra é de apenas 384 mil quilômetros.
 
 "É uma diferença considerável entre a localização de Marte e da Lua com relação ao nosso planeta e por isso mesmo não veremos o planeta vermelho tão próximo de nós", diz Bueno.
 
 De acordo com ele, novas aproximações de Marte com relação à Terra devem acontecer em 2018, 2035, 2050 e 2082.
 
 Fonte
 
 
 | 
| Christina Amaral Veterano
 | # ago/06 · votar
 
 Villts
 da regiao sudeste, e um poco da bahia, var dar pra ver.. do lado esquerdo de MG, nem da
 E Paraná...?
 
 
 | 
| Villts Veterano
 | # ago/06 · votar
 
 Christina Amaral
 E Paraná...?
 n sei...
 
 
 | 
| Christina Amaral Veterano
 | # ago/06 · votar
 
 Terra e Marte em aproximação jamais vista
 
 Durante este mês e o próximo, a Terra ficará alinhada com Marte, proporcionando um encontro que culminará na maior proximidade entre os dois planetas jamais registrada. Devido ao modo como a gravidade de Júpiter atua sobre Marte e interfere na sua órbita, os astrônomos podem apenas assegurar que Marte nunca esteve tão próximo da Terra nos últimos 5 mil anos e pode demorar mais 60 mil anos até que este fenômeno se repita.
 
 O ano em que Marte voltará a estar tão perto será 2287. O encontro ocorrerá em 27 de agosto, quando Marte estiver a 55.761.584 km da Terra. Será (depois da Lua) o objeto mais brilhante no céu noturno, atingindo uma magnitude de - 2,9 e aparecerá com a largura de um arco de 25,11 segundos. Isto tudo com um modesto poder de ampliação de 75 vezes.
 
 Será fácil localizar Marte. A olho nu, parecerá tão grande quanto a lua cheia. Nos primeiros dias de agosto, aparecerá a Leste, às 10 da noite, atingindo o seu ponto mais alto por volta das 3 horas da madrugada.
 
 No final de agosto, quando os dois planetas estiverem mais próximos, Marte aparecerá ao cair da noite e atingirá o ponto mais alto no céu à 00h30.
 
 Trata-se de um horário conveniente para se ver algo que nenhum ser humano viu ainda, de acordo com os registros históricos.
 
 
 
 Fonte
 
 
 | 
| Christina Amaral Veterano
 | # ago/06 · votar
 
 Agora tirem suas próprias conclusões...
 
 
 | 
| Vick Vaporub Veterano
 | # ago/06 · votar
 
 Christina Amaral
 Como assim "pra gente"?
 
 Achei que não apareceria pro hemisfério sul...
 Mas só algumas cidades verão... hehehe
 
 
 | 
| Christina Amaral Veterano
 | # ago/06 · votar
 
 Vick Vaporub
 Ahhh sim...
 
 
 | 
| flea fan Veterano
 | # ago/06 · votar
 
 A simultaneidade negativa no falso vazio influencia a expansão inflacionária.
 
 
 | 
| Christina Amaral Veterano
 | # ago/06 · votar
 
 flea fan
 Como?
 
 
 | 
| flea fan Veterano
 | # ago/06 · votar
 
 Christina Amaral
 Sobre o déficit de mexilhões na costa do sauípe.
 
 
 | 
| Christina Amaral Veterano
 | # ago/06 · votar
 
 flea fan
 Ahhh
 
 
 | 
| Vick Vaporub Veterano
 | # ago/06 · votar
 
 flea fan
 
 O problema se restringe ao modo lócrio da 12ª casa pentatônica da rebimboca da parafuseta, e tenho dito.
 
 
 | 
| oiio Veterano
 | # ago/06 · votar
 
 eu vi eu vi eu viiiiiiiiiiiiii
 
 fico do tamanho da lua, so q vermeio
 
 \o/
 
 
 | 
| powerguitar10 Veterano
 | # ago/06 · votar
 
 Eu vi duendes!
 
 =(
 
 
 |