Política & Economia

Autor Mensagem
aFFF
Veterano
# ago/05
· votar


Folha de São Paulo

ESCÂNDALO DO "MENSALÃO"/A QUEDA

Deputados reúnem-se hoje com Executiva Nacional do PT para discutir decisão; João Paulo pretende fazer o anúncio até amanhã

Cinco petistas devem renunciar em bloco

LEONARDO SOUZA

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA



Cinco deputados petistas ligados ao escândalo do "mensalão" podem anunciar renúncia coletiva a seus mandatos nos próximos dias, segundo a Folha apurou. João Paulo Cunha (SP), Professor Luizinho (SP), Paulo Rocha (PA), Josias Gomes (BA) e João Magno (MG) reúnem-se hoje com líderes e integrantes da Executiva Nacional do PT para decidir seu futuro.

Todos eles receberam direta ou indiretamente dinheiro das empresas do publicitário mineiro Marcos Valério, de acordo com investigações da CPI dos Correios. A decisão do deputado Valdemar Costa Neto (PL-SP) reforçou a idéia da renúncia coletiva.

O gesto dos petistas contribuiria para preservar a imagem do partido, fortemente desgastada nos últimos meses. Ontem, eles negaram a intenção de renunciar.

Hoje são pelo menos 20 deputados federais ligados ao esquema do "mensalão". Se não renunciarem, poderão ser cassados por quebra de decoro, perdendo os direitos políticos e tornando-se inelegíveis até 2015. Assim, não poderiam se candidatar em 2006.

O ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha está bastante inclinado a abrir mão do mandato. Tem dito a integrantes do partido que pode fazer o anúncio entre hoje e amanhã. Segundo a CPI, a mulher do deputado, Márcia Milanésio Cunha, teria recebido R$ 50 mil da SMPB. Em sua gestão na presidência da Câmara, João Paulo contratou a SMPB para fazer propaganda da Casa.

Josias Gomes foi o único parlamentar até agora que sacou pessoalmente dinheiro das contas da empresa de Valério. Ele compareceu à agência do Rural em Brasília entre agosto e setembro de 2003, quando realizou duas retiradas de R$ 50 mil. Ele deixou na agência cópia da carteira de parlamentar.

Entre os cinco petistas, o maior saque é atribuído ao ex-líder do partido na Câmara Paulo Rocha. Sua assessora Anita Leocádia Costa teria retirado R$ 320 mil.

Professor Luizinho inicialmente negou que seu assessor José Nilson dos Santos sacou R$ 20 mil, mas depois confirmou a retirada.

João Magno recebeu ao todo R$ 29 mil em duas transferências eletrônicas efetuadas em 18 de agosto e 19 de setembro de 2004.

Pelo que a Folha apurou, José Dirceu (SP) e José Mentor (SP) não integrariam o bloco de parlamentares dispostos a renunciar.



Repercussão

O vice-presidente da CPI do Mensalão, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), disse ter sido surpreendido pela renúncia de Costa Neto. "Em princípio me pareceu uma atitude precipitada", disse.

"Espero que outros sigam o caminho [de Costa Neto], porque assim facilitaria as coisas para o Congresso", disse o líder do PSDB, deputado Alberto Goldman (SP). "O deputado Valdemar toma uma atitude corajosa, é uma decisão que outros parlamentares deveriam tomar", disse o líder do PFL, Rodrigo Maia (RJ).

Para o secretário-geral do PTB, deputado Luiz Antonio Fleury Filho (SP), a saída de Costa Neto "foi o sinal mais claro de que não haverá acordo" com Roberto Jefferson (PTB-RJ), autor das denúncias do "mensalão", que evitaria cassações em massa na Casa.

No Senado, a oposição viu no ato uma confissão de culpa: "É uma confissão e é a primeira de uma série. Virão outras renúncias e algumas serão chocantes. É uma estratégia de anistia para tentar uma nova eleição e por si só comprova a existência do "mensalão'", disse Arthur Virgílio (AM).

maggie
Veterana
# ago/05
· votar


FRASE DO DIA
Não organizei, não sou chefe, jamais participaria da compra de votos de parlamentares.

José Dirceu, deputado do PT e ex-ministro

JediKnight
Veterano
# ago/05
· votar


maggie
oi

Prince
Veterano
# ago/05
· votar


eu acredito no Dirceu

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


como já dizia o Mestre Lampião, político que não rouba é político morto.

Cabeça De Balde
Veterano
# ago/05
· votar


Prince
eu acredito no Dirceu

poutz...

Prince
Veterano
# ago/05
· votar


Isso tudo é uma armação dos abutres da oposição para desestabilizar a reeleição do Lula

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


Prince

Lula, Collor, FHC, é tudo farinha do mesmo saco, político é tudo igual.

Quando o Lula comprou um avião novo ele se revelou.

Prince
Veterano
# ago/05
· votar


apesar d q o Dirceu sabe mentir como poucos...ele chegou a casar com uma mulher em Londrina, com nome ficticio e uma história de vida inventada durante 15 anos, porque não podia falar a verdade, devido a perseguição dos militares

Prince
Veterano
# ago/05
· votar


Quando o Lula comprou um avião novo ele se revelou.

Isso é relativo...se ele estivesse com uma sucata voadora tb iriam dizer q ele é maltrapilho...q presidente do Brasil não pode andar assim...q envergonha a nação...

maggie
Veterana
# ago/05
· votar


Prince
eu acredito no Dirceu

Políticos estão se revelando seguidores do Mano Pepa.

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


Prince

nada a ver, rolou um jabazinho pra ele trocar de avião.

dava pra comprar um jato aqui da Embraer por 1/4 do preço, mas o cara teve que comprar um Boeing, coisa que nem os países ricos têm.

Prince
Veterano
# ago/05
· votar


nada a ver, rolou um jabazinho pra ele trocar de avião.

dava pra comprar um jato aqui da Embraer por 1/4 do preço, mas o cara teve que comprar um Boeing, coisa que nem os países ricos têm.


não sei hein...q venha a CPI das aeronaves

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


Prince
meu velho, depois que eu fiz parte do pt em 1984, nunca mais eu acredito em político nenhum.

aFFF
Veterano
# ago/05
· votar


Claudio Natureza

nessa época tinha muita mutreta?

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


aFFF

na verdade eu não tive acesso a mutreta nenhuma, mas vi que a de trabalhador ali não tem nada.

a verdade é qoe o povão não tem representante no congresso.

maggie
Veterana
# ago/05
· votar


aFFF
nessa época tinha muita mutreta?

Sempre tem mutreta, em maior ou menor escala.
Pode notar que o alto escalão são de políticos profissionais, ou seja, não trabalham e vivem de política. Mesmo quando não se elegem.

Isso porque nomeiam pra diversos Cargos de Confiança. Quando não tem mais cargos, criam.

aFFF
Veterano
# ago/05
· votar


Claudio Natureza

sempre tive essa imagem em relação ao pt(e aos outros partidos também, mas quem dizia que levantava a "bandeiras dos trabalhadores" era o pt)...


maggie

eu sei, era só pra ouvir a opinião de alguém que já teve dentro do negócio...

Ander Boca
Veterano
# ago/05
· votar


"Me respeitem. Não devo a minha eleição a favor de ninguém, eu devo a minha eleição ao povo deste país, que acreditou e votou. Se eu for (me candidatar) com ódio ou sem ódio, eles vão ter que me engolir outra vez", DISSE LULA HOJE

maggie
Veterana
# ago/05
· votar


Frase do Dia
"Se eu ganhasse a Presidência para fazer o mesmo que o Fernando Henrique Cardoso está fazendo, preferiria que Deus me tirasse a vida antes para não passar vergonha. Por que sabe o que acontece? Tem muita gente que tem o direito de mentir, o direito de enganar. Eu não tenho. Há uma coisa que tenho como sagrada: é não perder o direito de olhar nos olhos de meus companheiros e de dormir com a consciência tranqüila de que a gente é capaz de cumprir cada palavra que a gente assume. E, quando não as cumprir, ter coragem de discutir por que não cumpriu."

Luiz Inácio Lula da Silva, novembro de 2000, em entrevista à revista Caros Amigos

maggie
Veterana
# ago/05
· votar


Lista de políticos envolvidos está atualizada.
:)

maggie
Veterana
# ago/05
· votar


Presidente do PL assume ter recebido dinheiro e renuncia

Renúncia de Valdemar da Costa Neto (SP), presidente do Partido Liberal, não extingue processo movido contra Roberto Jefferson (PTB-RJ) na Comissão de Ética. Dirigente do PL assumiu total responsabilidade por irregularidade e prometeu apresentar novas denúncias contra Jefferson. Ele poderá concorrer em 2006.

maggie
Veterana
# ago/05
· votar


Senador denuncia lavagem de dinheiro e envolve banco gaúcho

O senador tucano Álvaro Dias (PR) apresentou requerimento, na CPI dos Correios, solicitando que o Banco do Estado do Rio Grande do Sul explique movimentação financeira em agência nas Ilhas Cayman. Ele suspeita de um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo Marcos Valério.

maggie
Veterana
# ago/05
· votar


Gestão Marta também pagava mensalão, diz secretário

05h23 - Na Folha desta quinta: "O secretário municipal de Participação e Parceria em São Paulo, Gilberto Natalini (PSDB), acusou ontem a gestão Marta Suplicy (PT) na prefeitura de São Paulo (2001-2004) de ter pago 'mensalão' a vereadores. Em depoimento ao Ministério Público Estadual, Natalini disse que a bancada da maioria na Câmara na gestão da ex-prefeita era 'conseguida por uma metodologia não-ortodoxa, que seria a mesma que hoje é investigada pela CPI em Brasília [o suposto mensalão]'. O líder da bancada do PT na Câmara e líder do governo na gestão Marta, vereador João Antônio, diz que as denúncias são infundadas. Em 2003, o então vereador Natalini disse, em reunião fechada, que Marta conseguiu maioria na Câmara por ter comprado votos. As declarações foram divulgadas, e Natalini foi processado."
Do site www.primeiraleitura.com.br

Cabeça De Balde
Veterano
# ago/05
· votar


CPI do "Mensalão" inicia sessão de depoimentos com Roberto Jefferson

A CPI da Compra de Votos ouve nesta quinta-feira, a partir das 9h, o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), a primeira pessoa a ser inquirida pelos integrantes da comissão.

O deputado colocou no mapa político a figura do suposto "mensalão", o pagamento de mesada, por parte do governo, a deputados da base aliada para que estes votem de acordo com as orientações do Planalto.

Além do "mensalão", a comissão ainda investiga o suposto esquema montado em 1997, ainda no governo Fernando Henrique Cardoso, para a compra de votos para garantir a aprovação da emenda constitucional da reeleição.

O "mensalão" já havia sido alvo de denúncias no final de 2003 por outros políticos, mas sem a repercussão dos últimos meses.

Jefferson concedeu várias entrevistas aos meios de comunicação e depôs na CPI dos Correios e no Conselho de Ética da Câmara sobre o mesmo tema. Na terça-feira, no entanto, ele mostrou capacidade renovada de "pautar a crise", ao disparar novas acusações contra o ex-ministro José Dirceu (PT-SP), a quem já apontou como um dos "mentores" do mensalão.

Segundo Jefferson, Dirceu teria autorizado o envio de emissários a empresas de telecomunicações para angariar recursos partidários, o que o ex-ministro negou de forma peremptória.

Fonte: Folha de SP

Cabeça De Balde
Veterano
# ago/05
· votar


Garotinho diz que Lula sabia de esquemas envolvendo PT

O secretário de Governo e Coordenação do Rio, Anthony Garotinho (PMDB), disse que, na opinião dele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabia dos esquemas de corrupção envolvendo o PT e que já existiriam evidências suficientes para abertura de um processo por crime de responsabilidade contra o presidente. Para Garotinho, pré-candidato do PMDB à Presidência da República, o presidente Lula só não caiu porque tem apoio dos banqueiros.

"Para mim, o presidente [Lula] sabia de tudo, e tirar o presidente deste quadro é tentar fazer o povo brasileiro de bobo", disse Garotinho.

"Cassaram um presidente da República [Fernando Collor de Mello, que renunciou ao mandato em 1992 para evitar o impeachment] que ganhou um Fiat Elba. O filho do presidente Lula ganhou R$ 5 milhões da Telemar, o que equivale a 250 fiats Elba", afirmou.

"Evidência [para abertura de processo] há de sobra. Não há vontade política porque ele está sendo um bom presidente para as elites brasileiras. Os bancos nunca ganharam tanto dinheiro. Os juros estão altíssimos, é uma beleza para quem é investidor no mercado financeiro", disse.

Garotinho fez uma palestra ontem durante o 22º Congresso Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte, que reuniu prefeitos, secretários municipais e vereadores.

Questionado pela platéia sobre o atual quadro político, Garotinho perguntou se era possível que o ex-ministro chefe da Casa Civil e deputado federal José Dirceu (PT) "fizesse tudo que o país sabe que ele fez sem que o presidente da República soubesse". Dirceu é apontado pelo deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), como um dos articuladores do suposto esquema do "mensalão", que garantiria o repasse de dinheiro a deputados da base governista. Dirceu nega.

No final da palestra, Garotinho fez um apelo aos prefeitos e vereadores do PMDB para que pressionem a direção do partido para que seja lançada candidatura própria à Presidência. Segundo ele, o partido não está cumprindo a agenda interna visando a eleição de 2006, como a realização de prévias.

"A direção do PMDB, que já aplicou um golpe contra um dos brasileiros mais honrados e ilustres, que é Itamar Franco [ex-presidente da República e ex-governador], pode estar se preparando para aplicar outro golpe." Em 2002, o PMDB apoiou a candidatura de José Serra (PSDB), mesmo com a disposição de Itamar Franco disputar o cargo

maggie
Veterana
# ago/05
· votar


A CPI da Compra de Votos ouve nesta quinta-feira, a partir das 9h, o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), a primeira pessoa a ser inquirida pelos integrantes da comissão.

Vai bombar.
:)

maggie
Veterana
# ago/05
· votar


Jefferson anuncia tentativa de acordo para fugir de cassação

Em um depoimento conturbado na CPI do "Mensalão", o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) anunciou que o seu partido busca junto ao PT uma forma de legalizar o repasse de R$ 4 milhões que não foram contabilizados. Com isso, ele pretende evitar a cassação do seu mandato.

maggie
Veterana
# ago/05
· votar


LIMPEZA DE ÁREA NA COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA

Semana passada, entre quarta e quinta feira, sumiu um computador (com CPU e outros equipamentos) da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. Dizem que por esta Comissão passaram alguns membros “alvejados” pelas denúncias sobre mensalão, a partir do atual líder do PP, José Janene, que já a presidiu. Passou também por ela o deputado João Pizolatti, do PP. A Comissão é presidida, hoje, pelo deputado carioca Júlio Lopes, também do PP. Por que sumiu a CPU, quem teve interesse nisso? É a pergunta que se faz nos bastidores da Câmara.

maggie
Veterana
# ago/05
· votar


SÓ MESMO O SEVERINO

Valdemar Costa Neto dá adeus ao mandato de deputado e à presidência do PL. Mas ninguém se iluda. Daqui a pouco, estará voltando à Câmara dos Deputados, beneficiado pelo artifício de uma renúncia que, em vez de ser considerada reconhecimento público de culpa, se transformará verdadeiramente em prêmio. Poderá se candidatar em 2006 e, como deputado de uma região que lhe dá votos às pencas (Mogi das Cruzes), voltará glorioso ao convívio parlamentar. Só não era esperado que fosse aplaudido em cena aberta por ....logo quem..... Severino Cavalcanti, presidente da Câmara dos Deputados, que não apenas elogiou a coragem valdemarina como garantiu que o povo a ele não faltará. Em suma, o culpado sai como herói. E a culpa merece as homenagens do terceiro homem público na escada de sucessão presidencial, Severino. Já imaginaram se Lula e José de Alencar, por algum motivo, estivessem fora do circuito presidencial? O Brasil não merece passar por tanta vergonha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Política & Economia