Política & Economia

Autor Mensagem
yield
Veterano
# jul/05
· votar


PT e o retrato de Dorian Gray

Em "O Retrato de Dorian Gray", Oscar Wilde conta a história de um jovem aristocrata cuja aparência é de tal pureza que um pintor seu amigo, ao retratá-lo, deseja que ele jamais perca aquela imagem angelical.
Curiosamente o pedido é atendido e embora o jovem passe a levar uma vida devassa, seus excessos de todo tipo não lhe marcam o rosto, mas vão aparecendo no retrato.
Aos poucos a imagem vai se tornando tão grotesca que nem mesmo Dorian é capaz de olhar para sua verdadeira aparência e esconde o retrato no sótão. Apesar de todos os comentários que sua vida boêmia e sádica provoca, ele evoca sua face jovem e tranqüila, que nem parece sentir o passar dos anos, como maior testemunha de que todos os comentários são apenas intrigas e futricas dos adversários e invejosos.
Não se sabe em qual sótão o PT guarda o retrato com a verdadeira face que adquiriu ao longo destes anos todos, mas certamente deve existir algum em alguma parte tendo em vista a cara de inocência que tantas lideranças petistas ostentam. Ao invés de um pintor amigo talvez eles tenham optado por um marqueteiro contratado a peso de ouro, assessorado por um guru francês, mas é evidente que eles tentam adotar a mesma tática do personagem do escritor irlandês.
A única falha desta estratégia Dorian Gray do PT é que suas ações, para infelicidade geral das caras-de-anjo - ou seriam caras-de-pau? - são um tanto mais públicas que a do jovem aristocrata.
Como seria este retrato do PT guardado no sótão? Talvez seja parecido com o dos ex-prefeitos Maluf e Pitta.
Enquanto o PT Dorian Gray aparece na propaganda para mostrar a cara e dizer que está fazendo alguma coisa, o PT do sótão tira dinheiro das obras contra enchentes para reformar o gabinete da prefeita, reduz as verbas para a educação, cria e aumenta o salário de milhares de apaniguados e ainda paga aquela propaganda com dinheiro retirado da saúde, só para dar um exemplo.
O PT Dorian Gray também tem valores muito volúveis. Passou anos dizendo que composição política, que troca de cargos por votos era fisiologismo, era clientelismo, era leilão da coisa pública. Tudo com aquela cara de bom moço que só os retratos podem expressar. De repente chega ao poder e, com a mesma cara de Dorian Gray negando à noiva os boatos que freqüentaria antros terríveis regados a láudano e perversões, diz que é perfeitamente normal que quem dá apoio ao governo tenha cargos.
Tudo depende, é claro, de que lado o partido está, partindo-se do princípio óbvio que só este lado pode ser o certo, imediatamente se rotulando todas as opiniões contrárias como sendo críticas mal-intencionadas de adversários políticos inescrupulosos.
Para quem duvidar é só ver como na propaganda do partido a estrelinha está tão bonitinha ou como a propaganda da prefeitura - paga com nosso dinheiro - a prefeita aparece com uma cara de Dorian Gray incapaz de cometer qualquer ação lesiva ao interesse público, mesmo quando faz exatamente a mesma coisa, ou pior, que seus dois antecessores no cargo.
Quem fosse até o sótão petista certamente encontraria na paisagem do retrato muito lixo dos contratos emergenciais, muita vaidade alimentada por recursos que seriam melhor aplicados em uma centena de outras coisas mais prioritárias, muita gente dependurada em cabides de emprego, muita hipocrisia, muitas promessas quebradas.
Ainda assim os Dorian Grays petistas continuam se apresentando na mídia com a cara mais limpa do mundo, como se fossem querubins acabados de chegar do céu, enfim, uma belezura só.

maggie
Veterana
# jul/05
· votar


aFFF
— Queremos apuração e não confusão. Precisamos passar o Brasil a limpo e temos que investigar tudo, mas sem perder o foco de que a crise é hoje. O que aconteceu no passado, no meu governo, é coisa da História — disse ele, em São Paulo, onde participou de um seminário.
Quero também saber o que aconteceu lá atrás, para o meu interesse, mas isso é História. Nós não estamos vivendo de História e sim de futuro.

Esse FFHH é um bonachão..

aFFF
Veterano
# jul/05
· votar


maggie

uhaeuheuhaeuhauuhuhaeuhauhe...o cara não é bobo,ele que deixar o lado dele(que é sujo) quieto....

ROTTA
Veterano
# jul/05 · Editado por: Moderador
· votar


Entre dois vexames
Coluna de Arnaldo Jabor no Jornal da Globo de 26/07/2005.

Quem são as elites que atacam o Lula? Será o vice José Alencar, que tem fábricas que lucram bilhões? Será que a Daslu quer derrubar o Lula? Será a elite o Marcos Valério, que canalizou milhões para o PT com dinheiro das estatais? Serão as elites os homens que andam com 100 mil dólares na cueca?

A oposição protege o Lula, pois se ele cai, é pior. Então as elites devem ser as elites do PT: Dirceu, Genoíno, Delúbio, Silvinho com seu Land Rover... pois eles fazem tudo para derrubar o Lula. É assustadora a quantidade de trapalhadas cometidas pelo próprio governo e o Pt em dois anos.

A verdade única é que não tiveram competência para governar, pois o único acerto de Lula foi herdado: a política econômica de Palocci, que Deus nos enviou. O resto foi uma chanchada revolucionária, uma rede de corrupção política para criar um ‘poder mexicano’ no Brasil. Sabem para quê? Para José Dirceu se eleger presidente em 2010. Só isso.

Agora o Lula xinga elites imaginárias, apela para pelegos sindicais e para o povo que não pôde estudar e que não entende de política. Depois da vergonha dos bolchevistas, começou o populismo. O Brasil vivia agora entre dois vexames: soviéticos ignorantes no início e um chavismo oportunista em breve.

Abraços.

maggie
Veterana
# jul/05
· votar


Arnaldo Jabor
Blargh.

Não vou com a cara dele... e depois que foi pro Jogral Nacional, menos ainda.

Jason
Veterano
# jul/05
· votar


Coluna de Arnaldo Jabor no Jornal da Globo de 26/07/2005
nem vou ler
por mim esse kra pode morrer da pior forma possível

ROTTA
Veterano
# jul/05
· votar


maggie
Não vou com a cara dele...

Pode até não ser boa pinta, mas resumiu bem o que penso no artigo acima, de ontém.
Abraços.

Ed_Vedder
Veterano
# jul/05
· votar


Jason

empalado?

aFFF
Veterano
# jul/05
· votar


O Globo

G-4 e União Africana fazem acordo na ONU

Helena Celestino

Correspondente



NOVA YORK. Brasil, Japão, Índia e Alemanha conseguiram um acordo com os representantes da União Africana para apresentar um projeto conjunto de reforma do Conselho de Segurança da ONU, informou ontem o chefe da missão brasileira nas Nações Unidas, embaixador Ronaldo Sardenberg. Numa reunião ministerial em Londres, segunda-feira, ficou acertado que será proposta a entrada de mais seis países como membros permanentes do Conselho, mantendo o direito de veto só nas mãos de Estados Unidos, China, França, Inglaterra e Rússia. Mas, como queriam os africanos, a resolução vai prever a criação de cinco lugares para países não-permanentes, sendo que a quinta vaga será ocupada alternadamente por representantes de África, América Latina e Ásia.

— O acordo foi fechado e agora estamos na fase da implementação. Os ministros africanos vão levar o projeto para ser referendado pelos chefes de governo e a percepção é de que eles vão aceitar — disse o embaixador.

Se o acordo for referendado, a proposta comum da União Africana e do G-4 ( Brasil, Alemanha, Índia e Japão) já chegaria ao plenário da Assembléia Geral das Nações Unidas com 82 votos, cerca de dois terços dos 128 necessários para aprovar as bases da reforma.



G-4 já quer votar projeto na sexta-feira

Trinta e quatro países assinaram o projeto de resolução do G-4 e 53 estão representados pela União Africana, o que dá uma base de 82 votos para a proposta conjunta dos dois grupos, cujo texto já começou a ser redigido em Nova York.

— O acordo vai atrair muitos votos para a nossa proposta — previu o embaixador brasileiro.

Apesar da oposição forte dos Estados Unidos e da China, a avaliação dos diplomatas brasileiros é de que nunca foram tão boas as condições para a aprovação da ampliação do Conselho de Segurança da ONU, discussão que se arrasta há mais de uma década. Por isso, a idéia do G-4 é aproveitar os bons ventos e levar o projeto à votação já na sexta-feira. Se aprovado, o próximo passo seria a escolha do nome dos países candidatos a membros permanentes, também por 128 votos — pelo acordo, seriam levados à assembléia a candidatura do G-4 e dois representantes da África ainda não escolhidos. Uma terceira votação ainda seria necessária para emendar a Carta da ONU.

O encontro de Londres foi longo e complicado. Os representantes da África abriram mão do direito de veto previsto na proposta da União Africana e o G-4 acrescentou ao projeto uma quinta cadeira para membros não-permanentes do Conselho. Mas em vez de destinar essa nova vaga à África, como queriam seus representantes, estabeleceu-se uma solução de compromisso e a cada dois anos o posto será ocupado também por diplomatas da América Latina e da Ásia. Para chegar a essa fórmula, a reunião foi interrompida muitas vezes para consultas entre os africanos.

aFFF
Veterano
# jul/05
· votar


Arnaldo Jabor

não acompanho muito o Jornal Nacional, muito menos ele, mas os comentários dele que eu vi eu achei bem interessantes....

aFFF
Veterano
# jul/05 · Editado por: aFFF
· votar


O Estado de S. Paulo

Editorial

As duas unanimidades

O presidente Lula conseguiu duas unanimidades nacionais.

A primeira é que ninguém quer vê-lo fora do Palácio do Planalto antes de 1º de janeiro de 2007. Cada dia que passa sem que surja um indício veemente de peculato que possa justificar um processo de impeachment por crime de responsabilidade, antes provoca alívio do que frustração nas mesmas elites que, segundo ele, querem fazê-lo baixar a cabeça. 'Queremos evitar desestabilização.

Não podemos deixar o Lula se afogar', assegura um parlamentar oposicionista que não quis se identificar, citado ontem pelo jornal Valor.

Símbolo perfeito desse estado de espírito comum a todos quantos, na política e fora dela, estão cada vez mais inquietos com os desdobramentos dos escândalos que não cessam de vir à tona, é a frase atribuída ao senador Antonio Carlos Magalhães, que apoiou o petista em 2002, mas rompeu com o governo por questões baianas. 'Eu sempre conspirei bem', disse, sem falsa modéstia. 'Mas não estou conspirando agora.' A segunda unanimidade é que ninguém consegue ver o presidente conduzindo, como é apenas natural esperar de um homem de Estado, um país exposto à mais grave crise política desde a redemocratização, há 20 anos. O que mexe com os nervos dos mercados não são nem os fatos em cena e os nomes sob suspeita: são os efeitos possíveis da incompetência política do chefe do governo. É uma paráfrase do que se passou nos primeiros meses do ano da sua eleição, quando o dólar e o risco Brasil dispararam, e os investimentos e financiamentos externos praticamente cessaram - antes que os agentes econômicos adquirissem um mínimo de confiança em que Lula, na Presidência, não iria embarcar em alguma aventura de conseqüências catastróficas. Agora, o seu temor é de que o trem descarrilhe por incapacidade do maquinista de mantê-lo no rumo sob o furacão que se adensa ao redor de Brasília.

Dito de outro modo, não há, até agora, quem se apreste a imputar ao presidente da República a figura jurídica do crime de responsabilidade a partir do qual ele poderia sofrer um processo de impeachment. Mas não falta quem o acuse de estar cometendo como que um crime de irresponsabilidade política, ao fazer o que não deve e por não saber fazer o que deve. O que está fazendo é tentar mobilizar as suas bases sindicais não, como alega, para defendê-lo de inimigos que sabe serem imaginários, mas sim para fazer um comício eleitoral por dia no qual, invariavelmente, ataca o governo Fernando Henrique, para contrabalançar os efeitos dos escândalos sobre sua imagem pública. O que se esperava que fizesse, e não faz, porque não foi feito para isso, é mergulhar de corpo inteiro no trabalho de governar, deixando que as instituições sigam o seu curso natural para a identificação de culpas e culpados de corrupção na administração federal e no Congresso.

Antes de estourar a crise, o governo se movia apesar da ostensiva falta de vocação do presidente para gestor administrativo e condutor político. Preferindo viajar e discursar a liderar, nomeou primeiro-ministro o companheiro José Dirceu e czar da economia o companheiro Antonio Palocci. Apesar da guerra de guerrilha movida pelo primeiro contra o segundo, do aparelhamento da máquina e do deserto de operosidade em que se converteu a Esplanada dos Ministérios, o sucesso da política econômica garantiu a aprovação do governo e, pelo menos até o Waldogate, a política estava sob controle do Planalto. Nos subterrâneos, porém, a versão petista da 'gangue dos 4' da China de Mao - o próprio Dirceu, o ex-secretário geral Sílvio Pereira, o ex-tesoureiro Delúbio Soares e o ex-assessor da Casa Civil e ex-secretário de comunicação do partido Marcelo Sereno - agia com desembaraço e certeza de impunidade para aplacar o colossal apetite do PT pelo poder.

Tendo dado isso no que deu, o despreparo de Lula ('para governar o Brasil não é preciso diploma universitário, mas coração', disse ele no sábado) se converteu em componente central da crise. O sentimento de insegurança e de desorientação política que o levou a intensificar, no momento mais inoportuno, a campanha pela reeleição, partindo para a demagogia chavista, apenas deixou mais desacorçoados os políticos de diversas tendências, capazes, se tiverem a oportunidade, de ajudá-lo a completar a travessia do mandato, em condições estáveis. Os brasileiros não merecem reviver o medo de 2002. A esperança é que Lula desperte a tempo.

Rato
Veterano
# jul/05
· votar


Arnaldo Jabor
sabe que no net ele não fala tanta asneira.
rulez ;)

Rato
Veterano
# jul/05
· votar


indício veemente de peculato
solução para o Brasil!

peculato pena de morte!
só eu percebo isso?
q inferno

Jason
Veterano
# jul/05
· votar


Ed_Vedder
pode ser kra
morrendo já ta bom

maggie
Veterana
# jul/05
· votar


Rato
peculato pena de morte!
só eu percebo isso?
q inferno

ou corta um dedo fora... opa, conheço um que já perdeu um dedo! haha

ROTTA
Veterano
# jul/05
· votar


Para quem estiver com tempo e vontade de ler, fica a sugestão.
Abraços.

Rato
Veterano
# jul/05
· votar


Stalin, o líder genial,
Stalin o Sábio, ???

já parei de ler

:)

Crash
Veterano
# jul/05
· votar


a dona renilda chorando foi ridiculo

maggie
Veterana
# jul/05
· votar


Marco Alan Rotta
O Olavo de Carvalho é desacreditado até na direita. Radicalismo não é bom pra ninguém.
Abraços.

ROTTA
Veterano
# jul/05
· votar


maggie
Radicalismo não é bom pra ninguém.

Concordo. A extrema direita pode ser ainda pior que a extrema esquerda.
Abraços.

JediKnight
Veterano
# jul/05 · Editado por: JediKnight
· votar


QUANTOS DÍZIMOS SÃO NECESSÁRIOS PARA
CALAR A BOQUINHA DO BORIS?

maggie
Veterana
# jul/05
· votar


JediKnight
QUANTOS DÍZIMOS SÃO NECESSÁRIOS PARA
CALAR A BOQUINHA DO BORIS?


Jedi, parece que a reportagem foi ao ar. O caso é que o Bóris Casoy não comentou com a famosa frase "Isto é uma vergonha!".

O caso é que até agora não conseguiram provar nada contra essa grana viajando por aí. A única providência foi a saída do Bispo do PFL.

JediKnight
Veterano
# jul/05
· votar


maggie
ok vossa excelência.

Tuarelli
Veterano
# jul/05
· votar


Por falar em política, quem aqui vi o Marcos Valério e a Renilda lá na CPI? Foi legal demais hauehueha
O Marcos Valério tava mó mau-humorado e a Renilda ficou de cú doce e nao entregou nada.... mas tá claro que ela tá escondendo alguma coisa. Num é possível...

timeisonmyside
Veterano
# jul/05
· votar


veja que legal a corrupção do PSDB tem data de validade: passou de 7 anos não precisa ser mais apurada...
coitadinho do pt, se eles conseguirem levar esta cpi até 2010 tudo fica LEGITIMADO pelo grande SOCIOLOGO E DOUTOR DA USP(deu pouco menos de 100 aulas lá e ganha 7 mil reais de aposentadoria) FERNANDO HENRIQUE CARDOSO....

timeisonmyside
Veterano
# jul/05
· votar


Otimo topico....

timeisonmyside
Veterano
# jul/05
· votar


Por favor se tiver alguem que consiga postar a critica queo elio gaspari fez hoje, post por favor: ele dizia que o PT-PSDB-PFL deveria lañçar um candidato junto, já que para eles a corrupção é de todos e a não se deve mexer no passado!!!(juntando lula e fhc).....
O Elio Gaspari é pra mim o maior colonuista de Jornais da atualidade, ele não faz uma critica, ele taca uma pedra na vidraça destes malacos que estão ai..

maggie
Veterana
# jul/05
· votar


Frase do Dia
Corruptio optimi pessima est
"A corrupção dos melhores é a pior que existe".

maggie
Veterana
# jul/05
· votar


"Eu me sinto indignado"

De Leonencio Nossa da Agência Estado:

"Em discurso para cerca de 10 mil pessoas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que se sente "indignado" com as denúncias de corrupção no País. "Estamos vivendo uma crise política. É um tal diz-que-diz, que não sei como vocês se sentem. Eu me sinto indignado", disse Lula para a multidão, que o aplaudiu, numa praça no centro de Bagé, em um evento organizado para anunciar a criação, pelo governo, da Universidade Federal do Pampa.



Lula disse que ninguém deve ser poupado se cometeu irregularidades. "Todos que cometeram erros, sejam do meu partido, ou de outro partido, católico ou evangélico, homem ou mulher, têm de pagar", afirmou.

Tuarelli
Veterano
# jul/05
· votar


Lula em discurso diz que "corrupção é corrupção e tem que ser combatida" e todos aplaudem o lindio presidente da nação. A burguesia tá meio puta com o Lula heuaheuahe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Política & Economia