Peavey Bandit ligado a uma caixa externa!

Autor Mensagem
Matec
Membro
# ago/17
· votar


Ismah
E tu poderia explicar? Não consegui ver como isso acontece.

Há muitas coisas simples que não se entende porque nós nos acostumamos a trabalhar com apenas um tipo de ideia, e acabamos por não levar em conta outras alternativas.

99,9% dos amplificadores transistorizados que conhecemos trabalha num modo chamado de "fonte de tensão". É uma arquitetura simples e confiável com milhares de variantes, e funciona bem em todos esses equipamentos.
A característica mais marcante nesse tipo de amplificadores é que eles tendem à fornecer o mesmo sinal amplificado, não importa qual carga você coloque em sua saída.
Por isso quando você coloca uma carga de 8ohms em um amplificador, ele fornecerá uma tensão sobre essa carga, e a corrente necessária para que essa carga dissipe, por exemplo, 100W. Aí se você colocar uma carga de 4 ohms nessa saída, o amplificador vai apenas continuar fornecendo a mesma tensão sobre essa carga, mas a corrente vai dobrar, aí ele vai estar fornecendo 200w de potência. Conforme se for dividindo a carga a corrente irá proporcionalmente aumentando, e a dissipação subirá junto. Até um limite que normalmente é a temperatura máxima suportada pelos componentes do amplificador e da fonte.

Num amplificador como esse Bandit que equivale à 0,01% dos amplificadores transistorizados, a arquitetura é do tipo "fonte de corrente". Nesse caso a carga é alimentada por uma tensão até um certo ponto, pois há um limite de corrente. Ao alcançar esse limite de corrente, a tensão que alimenta a carga não pode aumentar. Nesse caso, se você tinha uma carga de 8ohms, e puser no lugar de uma de 4ohms, você não terá disponível o dobro de corrente, então também não terá o dobro de potência. Se você colocar uma carga de 2ohms conseguirá no máximo a mesma potência que conseguia com 4ohms.

Veja que num valvulado você tem mais ou menos a mesma coisa. Seja com 2,4,8 ou 16 ohms, o que vale sempre é a potência nominal do amplificador. E isso não depende unicamente da carga que se põe nele.

:)

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Entendido!

Morgaroth
Membro Novato
# ago/17
· votar


Matec
Ismah

E o que vcs acham do bandit na questão timbre pra rock/metal? Estou organizando festivais e investi neles. Tem algumas dicas?

Sei lá, as vezes eu gosto do timbre do bandit as vezes acho que falta alguma coisa

Matec
Membro
# ago/17
· votar


Morgaroth

E o que vcs acham do bandit na questão timbre pra rock/metal?

Nesse quesito eu não dou muitos palpites. Os Bandit não são exatamente um super amplificador que todos gostam.

Eu tenho a mesma opinião que você. O som está lá, mas parece que falta algo.

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Eles não são um 5150, mas fazem o serviço.
Quem não quer tocar com o que a casa oferece, deve levar seu amp. :)

Wagnerkill-1978
Membro Novato
# set/18
· votar


Morgaroth qual falante e estilo de caixa (aberta ou fechada) que você usa no seu bandit?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/18
· votar


Wagnerkill-1978
Caixa para amp de guitarra mormente é aberta.
Abç

dhonad07
Membro Novato
# 14/jun/22 10:30
· votar


Desculpa se eu estiver sendo redundante, mas consigo ligar ao bandit uma 4x8 de 8 ohmn?

Les Strato
Veterano
# 14/jun/22 11:24
· votar


dhonad07

Sim, desde que a caixa aguente mais de 50w.

Schelb
Veterano
# 14/jun/22 18:14
· votar


Sim cara ... quando você pega uma caixa fechada com vários falantes, o importante são os valores resultantes dela. Se ela é uma caixa de 8ohms, então é como se fosse um único falante de 8ohms. A potência da caixa muito provavelmente é superior aos 50w tbm (já que o bandit vai entregar 100w, vai estar mais ou menos dividido meio a meio entre o falante interno e o ligado externamente) .. então deve estar tudo sussa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Peavey Bandit ligado a uma caixa externa!