para ter um som realmente pesado !

Autor Mensagem
sammi gut
Veterano
# jun/05


para ter um som realmente pesado !

sammi gut
Veterano
# jun/05
· votar


trabalhando com várias bandas e músicos eu percebi q o pessoal não tem a minima idéia do q é e de como tirar um som pesado de seu equipamento!
vou contar 2 acontecimentos q ocorreu e vcs irão perceber o qeu quero dizer:
em um show numa praça , o guitarrista disse: vou mandar o som mais pesado q a galera já escutou! - o q o GÊNIO fez? - tacou o grave no 10, e o agudo no "0" ! RESULTADO: nas bases vc não entendia nada , estava tudo embolado, na hora do solo...peraí ....q solo ??hahaha é claro q não saiu nada não tinha agudo! apesar de tudo foi um bom show....de mimica.
no 2º caso, vamos chamar esse guitarrista de "prodigio", o menino querendo ter o som de guitarra mais pesado do mundo "tuchou" tudo no "10" ... - meu deus como ninguem pensou nisto antes!!...RESULTADO:
além das milhares de abelhas que tomou conta do amplificador dele,
vc não escutava os "ataques" , era um som interminavel !
para vc conseguir ter um som pesado vc deve equalizar seu equipamento quando estiver tocando com sua banda ,e (importante)com o volume q vc vai tocar,seja no buteco ou no credicard hall !
para se ter uma idéia do q é peso de guitarra ! ewcute ac/dc ,por exemplo, vc vai reparar q o saudoso angus quase não usa drive(distorção) mas em conjunto com a banda , fica parecendo uma bigorna de desenho animado de tão pesado q fica !
é isso .....comentem aí seus erros e acertos ! para q possamos crescer ,
e lembrando q o timbre q escolhemos é tão importante(se não for mais)do q nossa música !
abraços!

Randy78
Veterano
# jun/05
· votar


peso tem sido uma questão de ponto de vista, para uns é grave, para outros é ganho na distorção, eu costumo dizer que um bom som pesado tem que ter um bom ganho na distorção e um ótimo baixista acompanhando a guitarra. Não acho que AC/DC seja som pesado, é um som de rock bem clássico, com valvulado + gibson. Peso tem metallica, sepultura... Mas considero uma banda de peso mesmo o Black Sabbath, tudo graças ao baixista e os riffis do Tommy.

Metal_X
Veterano
# jun/05
· votar


Peso =

- Mesa Boogie Triple Rectifier (Bass 10, Middle 3, High 10, Gain 10)
- Esp Explorer (Corpo em Mógno, Braço em Mógno, Captadores EMG 81/60)
- Uma boa pegada

hehehe, eh claro q isso eh a minha opniaum, mas eu acho q todos os fatores acima influem...

bulldog
Veterano
# jun/05
· votar


Eu que sei! Tenho um estúdio de ensaio e posso ouvir claramente o conceito de som pesado para bandas com faixa etária até uns 20 anos no máximo e faixa etária acima dos 20 anos.

Pras bandas de "moleques" eles SEMPRE colocam tudo no toco. Tem vezes que TUDO MESMO, até knobs do amp que não deveriam estar no toco, tipo, reverb, por exemplo.
Resultado: Som totalmente embolado onde ninguém consegue se ouvir, o vocal não consegue cantar e vai aumentando o som da mesa, o que acaba gerando ruídos/microfonia. Baixo totalmente "explosivo", daqueles que fazem o tímpano saltar pra fora. Guitarra com distorção embolada e ruídos. Baterista detonando minhas peles e pratos. Som PLANO, sem dinâmica. Em resumo: Uma merd*.

Pras bandas um pouco mais velhas em geral tem uma preocupação maior com a dinâmica, distorção "no ponto", nem mais nem menos, o vocalista consegue CANTAR, e não SE ESGOELAR.
Resultado: Som REALMENTE pesado, conciso, entrosado.
Em resumo: Muito menos prejuízos pros alto falantes dos meus amps e pras peles e pratos da bateria. Além dos ouvidos, é claro (mas isso não é da minha conta já que eu tenho protetores de ouvido pra vender e até hoje só UMA pessoa se interessou em comprar).

kelson
Veterano
# jun/05
· votar


bulldog
;~ soh pq eu gosto do gain berando o "11" ;\
hahoaheohaoeeho e se puder o bass tbm..

Felipe Rocha Defavari
Veterano
# jun/05
· votar


Ae galera, eu considero um som pesado aquele com pouco médio e os graves e agudops na metade, exemplo: Bass 5; mid 2; high 4; o ganho em torno de 5; no caso do meu SS, caso fosse um valvulado o ganho estaria tipo no 8.... isso tudo indo de 0 a 10...bom essa é minha opinião!!!
Abração!!
Porém concordo com Metal_X, já q os Mesa são fenomenais assim como as esp e os caps ativos...porém eu uso caps passivos que são foda tb...."Steves special e air norton" da "Dimargio"

Abração galera!!

Hammer
Veterano
# jun/05
· votar


som pesado para mim é meu p1 no talo com um pedal dod 250 dando um boost...tudo bem regulado.....ai sai maneiro...

Hammer
Veterano
# jun/05
· votar


com uma gibson lp ficaria perfeito... mas como não tenho vai a Condor Lp1 msmo..fical joia...

kelson
Veterano
# jun/05
· votar


Felipe Rocha Defavari
dimarzio =)
Hammer
eeeeh kero um p1 tbm! ;~
x)

Zacarias
Veterano
# jun/05
· votar


No meu LC-30 eu deixo os graves no clean em 4 e no drive em 2, uso uma Epiphone c/ SD 59 no braço e Duncan Custom na ponte, e tem grave de sobra, puta porrada!! É questão de equalizar bem e tentar ter um bom equipo qdo o orçamento permite ao invés de socar tudo no 10!

Homem Guitar
Veterano
# jun/05
· votar


no meu eu coloco o baixo e o agudo no maximo e o main no 0, o reverb depende se eu to fazendo solo,

bulldog

velho, eu tenho 15 anos e o dificil eh fazer a banda ficar com o som legal, eu não gosto de colocar meu ampl no maximo, e gosto dele bem regulado, mais eu tenho um baterista que só toca forte. isso atrapalha o som de toda a banda, ai até hoje ta na minha cabeça que o som das bandas de "muleques" tem um som ruim por causa da batera, eu não sei se tem alguem que concorda comigo.

até queria saber como falar isso pro meu baterista e ele intender que ele tem que tocar mais fraco, pros amplis não ficarem no maximo e mesmo assim pra batera não engolir o som, ele nunca toca fraco porque ele acha que tem resistençia pra tocar forte, e ele tbm quer que a batera dele apareça (isso ele não fala, mais ta na cara que eh verdade)

brun0kdx
Veterano
# jun/05 · Editado por: brun0kdx
· votar


e ele tbm quer que a batera dele apareça (isso ele não fala, mais ta na cara que eh verdade)

Eu acho que esse é o problema das bandas de molecada, cada um tentando mostrar TUDO que já aprendeu e fica aquela guerra pra ver quem aparece mais... hehe... Claro que tem gente jovem com mais maturidade, mas em geral eu vejo assim...

Obriga o cara a usar abafador na bateria... haha... Aí dá pra tocar até com violão e sem amp... rsrsrsrsrs...


sammi gut

Não sei se eu usaria a palavra Peso, mas eu concordo com o que você diz... AC/DC tem muito do que você falou, seja lá como cada um chama isso, mas o timbre do angus é realmente foda...

Homem Guitar
Veterano
# jun/05
· votar


brun0kdx

até que seria uma boa ele usar um abafador hehehe, mais boto feh que o cara eh tão idiota que vai jogar no publico (pra aparecer, eh claro) e vai tocar mais forte ainda

fabio_gravata
Veterano
# jun/05
· votar


Randy78

Não acho que AC/DC seja som pesado

vcs não estão entendendo o conceito de peso
não tem nada a ver com distorção no talo
pode ter peso até numa guitarra clean

sammi gut
Veterano
# jun/05
· votar


quando falo que o ac/dc tem o som pesado não digo que a música seje pesada, e sim a "força" que o som da guitarra tem !!
e o fato da molekada querer peso sem saber q tacando tudo no 10 ele não vai ganhar peso mas sim zumbideira!

e pra quem falo q grave significa ter peso....NÃO,NÃO SIGNIFICA!

pelo contrário vc não vai entender nada! o som da guitarra vai ficar shosha !!

valeu aê brunokdx ! vc entendeu oq eu quiz dizer com peso !
é q realmente ,como não temos conceitos estabelecidos , as vezes cada um chama de uma coisa![b][/b]
e opeso da guitarra tem tudo a ver com o som da banda !!
é por isso q eu disse q vc tem q equalizar sua guitarra quando estiver ensaiando com sua banda , e no volume q vcs costumam se aprsentar !

sammi gut
Veterano
# jun/05
· votar


PARA RANDY 78 !!

só pra constar o sabbath nunca tev um guitarrista chamadoTOMMY!

ToNy iommi é o líder do sabbath e nunca saiu !

E VOU REPETIR NÃO ESTOU DIZENDO Q AS MÚSICAS DO AC/DC SÃO PESADAS MAS SIM SUA TEXTURAS E TIMBRES !

e se vc gosta mesmo do rhoads preste atenão no timbre dele !
vc vai ver q ele usa a metade de distorção do q o metallica !
mas mesmo assim o timbre dele é pesado, muito pesado!

Passoka
Veterano
# jun/05
· votar


sammi gut
Não acho que o som (timbre) do AC/DC seja pesado. O que eles tem de sobra é dinâmica na guitarra. Você escuta muito bem cada vez que o angus bate a palheta nas cordas. Tem uma puuuuta presença.

Já peso, acho que é unanimidade entre os guitarristas que é guitarra com ganho alto e muito punch.

Os graves ajudam no punch, e matar os médios ajuda a dar um timbre mais pra praia do modern.

monk
Veterano
# jun/05
· votar


timbre sem médio fica magrinho

Passoka
Veterano
# jun/05
· votar


monk
Acho que fica meio sumido na banda, por isso bandas com som modern vc escuta a guitarra tão alta, eles tem de tocar alto para conseguir aparecer.

fabio_gravata
Veterano
# jun/05
· votar


sammi gut

falou tudo

drmanjuba
Veterano
# jun/05
· votar


Pow, peso que vcs taum dizendo aqui é punch.... e naum se consegue nem com drive nem com graves... ...pega um ampli de tubo (valvulado) bota eel no talo (no talo mesmo) bota um pouquinho de drive e vai regulando o equalizador pra nao deixar o amp esborrachar o s falantes. Dai vvai rolar o Peso que todo undo tanto fala punch). De prefecencia, amp com caixa fechada e falantes vintage 30.

Felipe Rocha Defavari
Veterano
# jun/05
· votar


kelson

Valeu por corrigir, mas os caps são massa!!Heheeeeeeeeee!!

sammi gut
Veterano
# jun/05
· votar


a única certeza qeu tenho sobre punch , é q a única forma de vc NÃO consegui-lo é taca o ganho no 10 !!

sammi gut
Veterano
# jun/05
· votar


a única certeza qeu tenho sobre punch , é q a única forma de vc NÃO consegui-lo é taca o ganho no 10 !!

eigi
Veterano
# jun/05
· votar


tenho certeza de que quem tá falando que ter peso é ter ganho faz parte de bandas de molecadinha, ou seja, tem muito a aprender.
dá para se tirar som pesado até no violão. vide alice in chains acústico, ou até o próprio metallica (idolatrado pela molecada dos mesa/boogies e esps), em versão acústica.
não confunda peso com punch. não confunda conhaque de alcatrão com catraca de caminhão.
a guitarra é um instrumento que trabalha em ondas de médio e agudo. se vc quer ter peso, tenha um bom baixista te acompanhando.
outra coisa... bastante drive, vai deixar seu som bonito, encorpado, principalmente para solos, mas isso, em estúdio.
ao vivo, galera, se vc tocar com muito ganho, independentemente se vc está usando um warm se peidando todo, ou um mesa/boogie dual (ou triple, pros mais gulosos) rectifier solo head com duas caixas enormes 4x12 com falantes celestion vintage 30, tenha certeza... a não ser que vc esteja tocando sozinho, niguém vai entender seu som. vai embolar-se todo, ou então vc vai ter que erguer o volume de sua guita mais alto que todos, e encobrir a batera, o baixo, o vocal, teclados (se tiver), ou seja vc estará tocando sozinho.
graves são legais, mas não queira fazer tudo sozinho. deixe essa tarefa para o baixista.

espero ter sido compreendido.

valeu

The Guitarrerow
Veterano
# jun/05
· votar


Para Todos

Bom se o forum cifraclub é um lugar que podemos usar para aprendermos mais e mais, uma pergunta eu tenho, na verdade uma dúvida, ai vai.

Eu tenho um aplificador Meteoro thor plus, ele tem falante de 8", acredito que meu som seja pesado estilo "Faint linkin park" apesar de eu tocar Trash metal e Black, estudei muito minha equalização ; não eh uma coisa de louco ( grave no 10 ), pois também fasso muitos harmônicos. Em função do PESO o falante faz BZZZZZZZZ quanto toco riifs nas cordas "lá e mí", ou seja. ESTOU TRAUMATISADO QUANDO FASSO RIFFS nessas cordas, tenho medo de estourar falantes de meus amigos. PORTANTO, QUAL O FALANTE QUE VOCÊS ME RECOMENDAM PARA TOCAR O MEU ESTILO, e qual ampli? VLW

drmanjuba
Veterano
# jul/05
· votar


sammi gut
Entao vc nao tem certeza de nada...

Krist Novoselic
Veterano
# jul/05
· votar


Eu considero peso.. como a guitarra bom bastante drive.. definido.. só q n pode ficar abafado.. e um baixo com som bem roncado por cima...

Brunoguit
Veterano
# jul/05
· votar


Tenho um Line 6 Spider 112, Vo falar a verdade,
Meu Som é Quente e encorpado quando quero, Pesado quando quero e
super limpo quando quero,
Na realidade, esse ampli atende todas as necessidades de qualquer guitarrista e de qualquer estilo, É MUITO VERSÁTIL e fala muito...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a para ter um som realmente pesado !