Qual a diferença de um amp valvulado para um pré valvulado?

Autor Mensagem
beto crazy
Veterano
# abr/05 · Editado por: beto crazy
· votar


baruch e naválvula

vocês já ouviram falar da AUDIM que fabricava ( ou fabrica ainda )transformadores para amplis a válvula???
naválvula:
obrigado pela dica, pretendo montar alguns prés prá poder tirar as minhas conclusões!!!

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


navalvula
beto crazy
Sim existe sem trafo, são os OTL (output transformer-less), mas precisa de no mínimo 4 válvulas difíceis de achar para ter um som meia-boca.
Outro ítem desconhecido aproveitando a ocasião é que existem válvulas para trabalhar com 12V de bateria de carro sem trafo de força. Além de muito impossível de achar é que o som fica limitado a alguns miliwatts.
Nunca ouví falar nem dessas válvulas nem desses transformadores.
A válvula que quero importar é a 6Ф12П. Estou fazendo testes com as comuns mesmo, mas pretendo comprar mais válvulas, se vcs quiserem importar também podemos nos juntar e ratear o frete.

navalvula
Veterano
# abr/05
· votar


nunca ouvi falar nesses trafos.

beto crazy
Veterano
# abr/05
· votar


eu achei um link de uma empresa aqui mesmo de sampa,eles dizem montar transfomadores prá saída de válvulas!!!

http://www.tecnotrafo.com.br/paginas/produtos/transfamplif.htm

Hammer
Veterano
# abr/05
· votar


John Johns
curto e grosso...mas falo tudo

claptonmaniac
Veterano
# mai/05
· votar


Alguém pode me dizer alguma coisa sobre o Laney LC15R? Tipo, se ele só tem canal clean, se tem drive, se é bom.......

johnnybegoode
Veterano
# mai/05
· votar


Cara tô com uma EL84, vou fazer uns testes. Estive lendo sobre uma válvula russa que já é triodo com alto mu e pentodo com potência razoável, parece perfeita para som estéreo, o preço dela na rússia é muito pequeno, mas o custo de transporte é bem grande...

uhn... num eh a sokolov? usada pelo guitarrista do shaman?!

baruch_kata
Veterano
# mai/05
· votar


johnnybegoode
Não, a sokolov é Czar e essas são rússas, o uso para áudio dela é recente, acho que era usada em rádio ou radar. Mas é interessante.
Valeu pelo interesse!

Fabricio Drumond
Veterano
# mai/05
· votar


Alguem sabe dizer se o Behringer MIC200 Tube Ultragain Microphone e bom para usar em contrabaixo? Quais as vantagens em um baixo ativo?! Valeu!

agnarov
Veterano
# jul/05
· votar


passem links de sites que tenham esquemas de valvulados aew!!

baruch_kata
Veterano
# jul/05
· votar


agnarov
www.duncanamps.com

PunkPopGuedes
Veterano
# jul/05
· votar


E aí Blz...
Alguem aí sabe como colocar uma equalização num pre valvulado???
queria saber se é só colocar capacitores e potenciometros na saida...

PunkPopGuedes
Veterano
# jul/05
· votar


a é , na saida do Pré né....não preciso nem dizer...

DAVI SOBRAL
Veterano
# set/05
· votar


Quem teria uma resposta convincente de o porque do som da saída de valvula é melhor que a de pré?? Seria porque simplismente uma é pentodo e o outra é triodo?? Ou a de saída recebe um semiciclo do sinal?? Esta no trafo de saída com a distorção por histereses?? Eu sei que na prática gosto + do som da saída sobrecarregada, tiro duas 6l6 e fica uma maravilha de solo de blues, mais na teoria não sei o porque disso...

baruch_kata
Veterano
# set/05
· votar


DAVI SOBRAL
mais na teoria não sei o porque disso...
Sim, as curvas de funcionamento dos pentodos e tetrodos de feixe são únicas dando uma distorção ainda "menos hi-fi" (mais "colorida") que os triodos. Fora que a polarização é bem diferente ainda mais no caso de amplificação AB como no seu caso, onde uma puxa enquanto a outra empurra. No caso dos pentodos e tetrodos a capacitância parasita infuencia bem menos que nos triodos (melhores agudos).
Entre outras razões ainda desconhecidas pelo ser humano... hehehe

REVOLUTION_MAN
Veterano
# set/05
· votar


DAVI SOBRAL

Cara eu acho que tem haver com a presença do transformador, e tbm pelo fato da dinâmica de amplificação nesta etapa ser bem diferente daquela que ocorre nas valvulas de entrada (pré).
A distorção da saída não tem tanto ganho quanto a de entrada, ela deve comprimir o sinal de uma forma diferente, sei lá deve ser uns lances assim, tbm tô querendo ouvir dos "entendidos "uma explicação mais técnica mas quem manja do assunto pode dar uma palestra aí ??????

Delvo
Veterano
# dez/05
· votar


Circuito decente de amplificador de válvula exige sim trafo de saida. O resto é balela. Sou tecnico eletronico do tempo da valvula, to bem por dentro. Tambem to pensando em montar um, to procurando materia e componentes. Circuitos básicos conheço diversos, mas to querendo um bem mastigadinho para não ter quebra-cabeça depois.

Delvo
Veterano
# dez/05 · Editado por: Delvo
· votar


Os circuitos são simples, mas tem detalhes que podem ser a diferença de um bom e um ruim, um pequeno resitor de 10 centavos por exemplo mal dimensionado pode por tudo a perder. Então não é problema de preço, é sim de circuito bom e correto. Montava esses circuitos em laboratório na Constanta, hoje grupo Philips, mas tinhamos todo equipamento para ajuste: osciloscopio. gerador de audio etc.
Quem quizer trocar idéias estarei sempre por aqui, a idéia é chegar a um circuito bom e não muito caro e onde conseguir os componentes mais em conta, já que a variação de preço é muito grande.

marcelogatinho
Veterano
# dez/05
· votar


Delvo
apareça sempre por aki amigo
vc sera muito importante no forum

Delvo
Veterano
# dez/05 · Editado por: Delvo
· votar


Obrigado marcelogatinho pela recepção.
Se me derem permissão vou tentar responder algumas perguntas desta página que ficaram no ar.
Montar amplificador valvular sem trafo (não errei o nome não, trafo é uma abreviação muito usada de transformador) é um velho sonho. Mas até agora não realizado pelo seguinte: valvulas trabalham com alta tensão, 300 , 400 V ou mais, problema de fabricação. Isso resulta em impedancia de saida de 4000 ohms por valvula em media, para mais ou para menos. Mesmo as valvulas de radio de carro que trabalham com 12 volts no filamento precisam de perto de 100 volts na placa o que é conseguido com o vibrador. O altofalante trabalha com impedancia de 4, 8 ou 16 ohms questão de fabricação.
Alta impedancia da valvula significa tensão alta, baixa impedancia do falante significa tensão baixa, portanto os dois não combinam. Então usamos o trafo, no primário combina com a valvula, no secundário combina com o falante. Assim obteremos o máximo de rendimento, isto é, se as valvulas de saida estão produzindo por exemplo 30 Wats os falantes receberão aproximadamente esses 30 Wats, isto é, sem perda.
Já o amplificador transistorizado consegue produzir saidas de baixa impedancia totalmente compativel com os altofalantes, dispensando portanto o trafo de saida. Esta é a grande vantagem do transistor. Outra grande vantagem do transistor é o baixíssimo custo em relação à válvula. Outra grande vantagem: trabalha com baixa tensão.

beto crazy
Veterano
# dez/05
· votar


Delvo
www.handmades.com.br

Michael Vlcek
Veterano
# dez/05
· votar


Delvo

e a grande desvantagem do transistor: som de abelha!
eheh

Delvo
www.handmades.com.br (2)


Delvo
Veterano
# dez/05 · Editado por: Delvo
· votar


Michael Vlcek
Desculpe-me, não quero causar polemica, se for para esse lado eu paro de responder. Esse som de abelha não tem o menor sentido, não existe, a não ser que o seu amplificador seja muito ruim ou as abelhas tenham feito ninho dentro dele. Eu já ví um que tinha som de barata, quando abrí tinha umas mil baratas dentro dele!
Olha, sou do tempo da válvula, sou fanático por válvulas, estou fazendo planos para montar o meu valvulado, não vejo a hora de ouvir o bicho. Sem dúvida a válvula deve ter seus pontos fortes pois sei que ela é preferida por muitos músicos. Mas amplificador transistorizado de boa qualidade que não seja ching ling e que não tenha dentro abelhas, baratas, ratos ou bichos semelhantes, garanto, é perfeito em tudo.
Voce conhece por exemplo amplificadores transistoizados com certificado THX? Se não procure conhecer, depois voce me diz. Não existe explicação teorica convincente que diga qual é o melhor ou pior, conversa sem o mínimo de argumento tem aos montes. Como disse, o tema é muito polemico, não compensa discutir, cada um que fique na sua. Agora se realmente voce entende da materia explique e argumente com clareza, pois simples considerações sem argumento não levam a nada, só confundem e levam a discussão inútil.

superdrive
Veterano
# dez/05
· votar


Delvo

Vc está certo.... não adianta guerrear em cima disso...

Delvo
Veterano
# dez/05
· votar


Está falando-se muito de amplificador, mas não se esquecer que para um bom desempenho de som temos pelo menos cinco partes essenciais:
1-Pre-amplificador
2-Amplificador
3-Caixa acustica
4-Altolantes
5-Geradores de efeitos particularmente no caso das guitarras
Todos tem que ser bons e compatíveis, se voce tem por exemplo o melhor amplificador do mundo e um altofalante ruim, o seu som já era!
Ou melhor, se voce tiver 4 itens os melhores do mundo e o 5º item for de baixa qualidade o seu som já foi para o espaço!

Delvo
Veterano
# dez/05
· votar


Se quizerem ser mais didáticos podem tambem colocar a Fonte de alimentação como 1º item, ficando portanto 6 itens.

antoniocgb
Veterano
# dez/05
· votar


Leo_warlock

já responderam mas só pra constar... o híbrido geralmente só tem uma válvula no pré, cuja função é gerar um drive. Ou seja, se vc está buscando um ampli valvulado ou mesmo o timbre de amplificador valvulado, o híbrido não lhe serve. Porem se vc estiver buscando um transistorizado com um bom drive(distorção) é isso que o híbrido geralmente é...

Delvo
Veterano
# dez/05 · Editado por: Delvo
· votar


Na minha modesta maneira de pensar, ou todo valvulado ou todo transistorizado. Se misturar não tenho uma coisa nem outra, fica um equipamento sem personalidade. Nada de misturar. Fica que nem mula , nem é egua nem é jumento!
O que pode ser feito facilmente e com grande vantagem é substituir a valvula retificadora por dois diodos de silicio. O meu valvulado vai ser assim. Isso barateia bastante, simplifica pois não tem filamento para alimentar e não traz nenhum inconveniente e acredito que não tira a personalidade do valvular. Agora, se quizer ter o gosto de manter um valvulado integro então é melhor manter a valvula retificadora.

Delvo
Veterano
# dez/05 · Editado por: Delvo
· votar


Mais um detalhe muito sério: transistores e valvulas são inimigos, não combinam nem a pau. As válvulas trabalham com altas voltagens e baixas correntes. Os transistores ao contrário, baixas voltagens e correntes altas. Misturá-los é briga na certa. É lógico, tem jeito, mas é um trabalho a mais. Se fabricantes fazem isto é mais questão de marketing do que tecnologia.

Michael Vlcek
Veterano
# dez/05
· votar


Delvo

Mas amplificador transistorizado de boa qualidade (...), garanto, é perfeito em tudo.

ok, cara
cada um na sua.
mas q essa frase é realmente um pouco exagerada, nem vc, q é "do tempo da válvula", pode negar...

eu nao tou fazendo apologia da valvula e execração dos transistorizados, tampouco me acho o dono da verdade, mas discordo veementemente de você qdo diz q um bom solid state pode rivalizar com um bom valvulado.

eu tenho ambos, um ss e um all-tube, e o ss é um fender americano, longe de ser uma porcaria, e posso garantir q os falantes tb sao bons, um celestion, e ele toma pau do meu valvulado em quaisquer circunstâncias.

pode ser mesmo questão de gosto.
até pq eu acho mesa boogie (valvulado), com som de abelha tb.
se quiser chamar de rato, barata, etc, tanto faz.

abraço pra ti
e boa sorte no forum, cada vez mais vazio por causa de papos bobos como esse.
vc nao precisava desse discurso todo só por uma brincadeira q eu sempre fiz e sempre vou continuar fazendo.

e sobre o handmades, tem tudo isso q vc falou mesmo. foi só um toque q eu reforcei.

fui

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual a diferença de um amp valvulado para um pré valvulado?