Autor |
Mensagem |
AugustoPedrone Veterano |
# abr/05
· votar
É importante que este trafo de saída experimental tenha enrolamentos do primário de 110 e 220 volts, e não 127 e 220.
Também tem que se lembrar do fato que se irá aplicar em em enrolamento para 110 volts a tensão da fonte do amp, aproximadamente 300 volts neste modelo. Talvez funcione se limitar a frquência mínima de trabalho.
E as saídas do secundário teriam impedâncias discrepantes, já que um enrolamento de 6+6 não se associa a 4 e 8 ohms por exemplo, já que a impedância vem de uma fórmula com raiz quadrado.
De qualquer forma, vou tentar ajudar experimentando alguns trafos aqui em casa.
Abraços.
|
macaco veio Veterano |
# abr/05
· votar
eu sinceramente acho que uma coisa não tem nada a ver com a outra e que provavelmente irá funcionar mas totalmente aleatorio no sentindo de rendimento, faixa de frequencia, talvez forçando as placas das valvulas, qualquer trafo usado ali na saida (um tanto de fio no primario muito maior que no secundario) irá funcionar, se vai render, distorcer, esquentar, etc ai é outros quinhentos, penso que seria mais na sorte de comprar meia duzia de trafos de 110/220/6 e experimentar o que desse melhor e depois concluir - tal de fabrica tal quebra o galho.
|
Fernando Bello Veterano |
# abr/05
· votar
macaco veio
é bem por aí. Eu estou com uma meia dúzia de trafo aqui, todos do mesmo tipo. 3 fios no primário. Um tem as duas resistências ohmicas dos enrolamentos do primário bem próximas, os outros não, o que me leva a conclusão de que não daria pra usar pra P-P. Mas single provavlemente vai dar resultado. De qualquer forma vou testar na prática e gravar os resultados.
|
baruch_kata Veterano |
# abr/05
· votar
Fernando Bello
Fica atento ao aquecimento e a vibração dos trafos...
|
AugustoPedrone Veterano |
# abr/05
· votar
Fernando Bello
Um tem as duas resistências ohmicas dos enrolamentos do primário bem próximas, os outros não, o que me leva a conclusão de que não daria pra usar pra P-P
Lembre que essa medida é inválida em relação à impedância, já que o enrolamento que está por cima tem espiras com mais fio, gerando mais resistência.
|
# abr/05
· votar
AugustoPedrone
Sim, claro, eu apenas estava medindo como uma referência pra sabaer sem ter que abrir o trafo , se os enrolamentos 0-110 e 110-220 teriam o mesmo número de espiras, mas os valores que em um trafo deram aproximado, em outros era praticamente o dobro.
|
baruch_kata Veterano |
# abr/05
· votar
Fernando Bello
Testou? To ansioso!
|
macaco veio Veterano |
# abr/05
· votar
geralmente trafos com tres fios no primario tem o enrolamento de 110/220 feitos com fio mais fino pois a amperagem de 0 a 220 será menor tendo então a resistencia maior no enrolamento de 110/220 do que no 0/110, nos trafos com 4 fios os enrolamentos não estão interligado e são com mesma bitola pra ter a possibilidade de ligar paralelo e conseguir que o trafo tenha o dobro da amperagem.
eu acho mais viavel conseguir adaptar em um puhs pull por ter uma impedancia menor, para single so se for de bem baixa potencia porque assim se usaria um trafo pequeno que possui um maior de espiras e mesmo assim tenho minhas duvidas se alcançaria o numero de espiras suficientes que existe num trafo de saida para single.
|
# abr/05
· votar
macaco veio
Agora, fale uma cois pra eu. Num single, se o primério tiver esse enrolamento com uma parte do fio um pouco mais fino, o que poderia acontecer?
Agora, quanto ao número de espiras acredito que dá, porque eu testei muitos cálculos diferentes e todos indicaram um número parecido de espiras.
|
macaco veio Veterano |
# abr/05
· votar
não sei, apenas consigo imaginar me baseando pelo de força, se o enrolamento mais fino consegue suportar a carga que lhe foi atribuida, o restante mais grosso apenas está com experdicio de cobre.
num trafo de força desse tipo quando ligado em 220v e a saida (qq que seja por ex. 6 v) tem uma carga q puxa mais que o trafo aguenta, o trafo esquenta na parte mais fina do enrolamento. costuma esquentar e funcionar, nesse ponto muitas vezes eu acho besteira quando usam trafos com folgas de corrente alta demais, uma ligeira folga acima da corrente de um circuito muitas vezes é suficiente.
|
# abr/05
· votar
À todos:
Testei um trafo 6V/1A na saída de uma 6V6GT Hitachi e uma 6L6WXT.
Funcionou, claro, mas eu percebi que houve muita perda de graves e agudos. Vou testar agora com outro falante, e vou tirar as placas "E" e"I" e montar todas do mesmo lado formando o gap pra ver a diferença.
Detalhe, no pré eu usei uma 6AU6, não sei se essa configuração dá certo...
|
macaco veio Veterano |
# abr/05
· votar
Fernando Bello
não entendi, a saida estava push pull com valvulas misturadas ou era um single experiementando uma valuvula de cada vez? ficou muito medio comparado a outro ampli?
|
Passoka Veterano |
# abr/05
· votar
Putz, resistencia DC não tem nada a ver com a queda de impedância. Na verdade a conta de transformação de impedância é super simples. A impedância cai o quadrado da queda de tensão
|
baruch_kata Veterano |
# abr/05
· votar
Fernando Bello
Interressante ter funcionado, muito bom.
Qual o falante vc usou? 8 Ohms?
Eu acho (achar não é saber), que se usar um trafo de 110-4,5 ou 110-3, o resultado de grave e agudos seria melhor... O que vcs acham?
|
# abr/05
· votar
macaco veio
Uma porcada...
Estranho que tanto a 6V6 quanto a 6L6 deu o mesmo volume.
Ficou muito médio, porém esse falante que eu testei não é o que estava no Champ que eu montei. É que eu entreguei o amp pro dono testar e ele ainda não voltou. Acho que ficou bom então.
baruch_kata
É 8ohms. Porque como eu disse, a conta ficou bem parecida com 8ohms. Mas vou testar outros falantes. E as mods nos trafos.
Os cálculos que eu fiz casavam mais com os primários de 220. Eu testei essa saída com o enrolamento de 110, achei que cortou mais frequências ainda, mas muito pouco se for comparar no geral em relação ao anterior.
Outra coisa, agora eu coloquei mais uma seção no pré, uma 6AV6 RCA NOs, direto da caixa, que puiu quando abri, e deu um drive Led Zeppelin, muito bom.
A configuração ficou assim:
6AV6 RCA NOS, triodo, primeiro estágio de pré pra saturar, 6AU6 RCA NOS, pentodo, ganho que posteriormente vou meter um stack, e 6V6GT Hitachi ou 6L6WXT Sovtek, que é uma bosta mas tem uma luz azul muito louca.
Mais vintage impossível.
|
# abr/05
· votar
Testei os finalmentes. O trafo serve. Mudei o falante, apareceu os graves e agudos. Tirei todas as placas E e I e fiz um gap. Ficou ótimo. Não sei a diferença exata, precisaria ter um trafo de saída bom, já conhecido e testado pra tirar um e por outro, mas eu vou começar a usar, pra single-end, trafo 220V, 6V / 1A. hehehe R$ 12,00, hehehehehee
|
macaco veio Veterano |
# abr/05
· votar
Fernando Bello
qual a marca desse trafo ja q foi comprado pronto?
daria pra voce medir a resistencia ohmica do enrolamento primario?
penso q se o volume ficou igual pra 6v6 e 6l6 é sinal que a 6l6 aceitaria um trafo mais potente sendo capaz de dar mais rendimento.
outra coisa, teria como medir o tamnho do nucleo?
baruch_kata
bom, eu acho é q o primario de 110 vai dar uma impedancia muito baixa para placa de 6v6 e isso daria queda de potencia (volume), (de vez em quando o meu achometro acerta alguma medição).
|
baruch_kata Veterano |
# abr/05
· votar
impedancia muito baixa
é eu entendí... e se ligar dois de 220, fazendo um de 440 - 12V (que absurdo)
|
# abr/05
· votar
macaco veio
Não lembro a marca, mas é um trafo bem comum.
A diferença de volume acho que era limitação do pré, mas tem um pouco a ver com o trafo, porque agora deu uma diferença entra as duas.
O núcle é de 19mm por 19mm.
No enrolamento de 110 deu muito pouco rendimento, no 220 deu certinho. Quando eu fiz o gap então, nem se fala.
|
baruch_kata Veterano |
# abr/05
· votar
Fernando Bello
O gap deu diferença??? como é exatamente esse gap?
|
# abr/05
· votar
baruch_kata
Deu um ganho nas frequências sumidas, bem pouco mas deu.
Eu botei todas as placas "E" pro mesmo lado, juntei todas as "I" e ewnrolei com fita isolante. Juntei tudo e ficou bonito.
|
glaucius Veterano |
# abr/05
· votar
Fernando Bello
mas tu não botou uma isolação de papel entre as "E"s e "I"s?......pelo q eu entendi tu só botou no mesmo lado e passou fita isolante
|
# abr/05
· votar
glaucius
O isolamento é a fita isolante. É que eu abri um trafinho de saída véio que achei numa sucata, com essa isolação de papel. Porém as lâminas eram juntadas com verniz. Como eu não sei que verniz é esse, juntei todas as lâminas "I" e enrolei com fita isolante, juntando-as e já fazendo o isolamento, entendeu?
|
baruch_kata Veterano |
# abr/05
· votar
Fernando Bello
Entendí a adaptação, acredito que esse verniz seja verniz comum ou esmalte comum.
Quanto a isolação devemos estar atentos pois pode gerar uma capacitância que no meu parecer se for muito grande pode alterar o timbre (acho que os agudos). O que vc acha?
|
# abr/05
· votar
baruch_kata
Acho que só testando, como eu disse.
Eu achei que dá pra usar na boa. Vou terminar o gabinete e gravar sons e tirar fotos.
Estou também enrolando um pra saída em P-P vamos ver no que vai dar. Tudo do meu jeito. Tosqueira, só na prática sem teoria quase nenhuma.
|
glaucius Veterano |
# abr/05
· votar
Fernando Bello
ah tá.......entendi......
baruch_kata
acredito que esse verniz seja verniz comum ou esmalte comum
eu tb ja ouvi falar q da para usar comum mas esses dias li num livro sobre trafos q é verniz especial pq com o tempo o verniz comum começa a prejudicar o esmalte do fio de cobre........agora não sei se é verdade........
|
macaco veio Veterano |
# abr/05
· votar
eu sempre usei verniz poliuretano brilhante (mas acho que o fosco tambem da) ja mergulhei trafo na lata, ja pincelei laminas, uma vez precisei de um enrolamento com fio grosso (poucas espiras) peguei fio de luz estiquei e passei poliuretano nele, nunca deu problema, tambem passo o poliuretano nos chassis, acho que é um verniz forte pois é usado inclusive em pisos.
|
glaucius Veterano |
# abr/05
· votar
macaco veio
poi zé.......eu tb acho q não da galho pq se der alguma reação quimica vai ser na hora........deve ser jogada de marketing para pagar mais caro num verniz "especial".
|
baruch_kata Veterano |
# abr/05
· votar
O verniz PU já é "especial".
É como no carro tem um óleo pro motor, um pro câmbio, um pro freio, um pra direção, mas no fundo é tudo óleo mineral...
Não tem galho não...
|
mclasta Veterano |
# abr/05
· votar
MHZ..........
Pessoal....... quando eu tiver um trafo..... blz, tensão de entrada, tensão de saída 1 e 2, agora..... como é que o cara que vai enrolar um trafo faz para que o trafo tenha N Mhz? quem dá isso não é a fornecedora de energia a mais ou menos 60Mhz?
Se é possível que o "enrolador" controle isso, como é o cálculo e a linha de raciocínio que o cara deve seguir?
|