Mauricio Luiz Paiva ou quem entender de falantes!

Autor Mensagem
silvio_rp
Veterano
# mar/05


Cara, vi num outro tópico que vc colocou um capacitor no falante pra amenizar um pouco os graves. Eu queria saber como funciona pra fazer isso com os agudos. Meu amp tem um falante selenium 12CV3 e da muito agudo cara por causa do cone de aluminio (acredito). Como amenizar isso no capacitor ou de algum outro jeito?

Outra coisa, num amp, a chave Bright eh ligada em que estágio do amp? Antes do pré? Entre o pré e a potencia?

Abraço!

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


silvio_rp
Meu amp tem um falante selenium 12CV3 e da muito agudo cara por causa do cone de aluminio (acredito). Como amenizar isso no capacitor ou de algum outro jeito?

Se o CV3 tem calota de alumínio, pode ser uma solução colar outra calota de papelão um pouco maior por cima da original. Veja o tópico sobre o 12pw3 aqui no fórum.

Agora...uma coisa é excesso de agudos...e outra é falta de graves. Se o falante não dá graves, ou mesmo o amplificador, vc não vai resolver tirando agudos do falante.


Outra coisa, num amp, a chave Bright eh ligada em que estágio do amp? Antes do pré? Entre o pré e a potencia?

Geralmente está no potenciômetro de ganho ( o primeiro estágio).

Abraços.

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


putz... nem, o 12cv3 dá grave pra caramba... mas tou com o mesmo problema, silvio, excesso de agudo... parece que fica um 'sssss' chato quando eu meto distorção no amp (tou usando dois desses numa cx 2x12).

caraca pelo jeito vou ter que trocar de falante mesmo... :(

baruch_kata
Veterano
# mar/05
· votar


O capacitor atenua os graves, mas não os agudos.
Para tanto precisaria usar uma bobina, como essas de transformador, para atenuar os agudos, mas não aconselho. Se quiser experimente...

silvio_rp
Veterano
# mar/05
· votar


po, que chato. Entao mais pra frente vou ter que trocar o falante tb. Quanto vcs acham que vale uma desses novinho?? (12CV3)

silvio_rp
Veterano
# mar/05
· votar


Geralmente está no potenciômetro de ganho ( o primeiro estágio).
A chave usada aqui eh uma DPDT de alavanca. Como nao uso eu queria colocar um pedal de drive ali pra deixar o amp mais versátil. Tem problema tirar fora esse capacitor ?

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


silvio_rp
Tem problema tirar fora esse capacitor ?

Se for esse mesmo (capacitor de agudos, em contato com dois terminais do potenciômetro) pode tirar sem problemas. Terá menos agudos...

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


silvio_rp
cara, eu paguei 120 neles, 0km... usadinho deve valer uns 80. Que merda, hoje fiz o teste e o problema é o falante mesmo... timbrei legalzinho meu high-octane no combinho, depois liguei na 2x12... ficou uma merda...

fica ai o alerta, 12cv3 pra guitarra nem pensar.

o pior é que no combinho tem um 8pw3 (selenium também), não é nenhuma maravilha, mas é 1000x melhor que o 12cv3. mistééééério...

Michael Vlcek
Veterano
# mar/05
· votar


eu uso dois 12pw3 no meu amp, acho o som ok.
o cv3 nao conheço, pelo visto deve ser bem mais estridente..

maurice
Veterano
# mar/05
· votar


O ideal é que os falantes não sejam muito potentes

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


Michael Vlcek
porra bem mais cara... fiz a maior cagada comprando eles :(

Fernando Bello
Veterano
# mar/05
· votar


b0fh

Seu single empurra 2X12''????
Puta, eu montei um Champzinho e não estou conseguindo empurrar direto 1X10''. O timbre está bom, porém no fundo quando eu aumento o volume (que ficou bem baixo por sinal..) eu sinto uma distorçãozinha tipica de falta de potência. Eu troquei a válvula de potência, usei umas 3 EL84 diferentes e ainda assim todas dão o mesmo efeito. O que será que eu estou errando?

baruch_kata
Veterano
# mar/05
· votar


Será que o préamp que tá clipando,Fernando Bello?

Vc tá com válvula sobrando pra me vender?

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Fernando Bello
Puta, eu montei um Champzinho e não estou conseguindo empurrar direto 1X10''. O timbre está bom, porém no fundo quando eu aumento o volume (que ficou bem baixo por sinal..) eu sinto uma distorçãozinha tipica de falta de potência. Eu troquei a válvula de potência, usei umas 3 EL84 diferentes e ainda assim todas dão o mesmo efeito. O que será que eu estou errando?

1) As impedâncias do seu transformador estão corretas mesmo ? Já vi cada absurdo ao medir a impedância real....

2) A fonte está com a tensão correta ?

Abraços.

Passoka
Veterano
# mar/05
· votar


Fernando Bello
Cara, o B0fh usa 6v6 ou 6L6 no HiO dele. Dá um pouco mais de power que as EL84.

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


Fernando Bello

o singlezinho empurra a 2x12 fácil, mesmo com impedância errada (o amp pede 8, mas a caixa eh de 4 ohms). Mas na verdade a 2x12 é para o amp de 50 watts que eu acabei de montar. O single normalmente uso com o falantinho de 8" do combo mesmo.

agora pq vc montou o champ com el84? o correto seria 6V6. e que falante tu tá usando, qual o DBSPL dele? os meus 12" tem 98 (fraco até prum 12") , o de 8" tem 92.

cheers

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


Fernando Bello

outra coisa, se tu aumenta o volume e o volume abaixa, teu amp deve tar oscilando em HF... checa tudo pra ver se nao tem nada errado. Quando o amp oscila, o volume fica xoxinho mesmo.

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


Passoka
aeee passoka, me fudi, fiz os testes com pano e o escambau, vou ter que trocar a merda dos falantes mesmo. até timbrei o HO legal no 8", tava um som massa, ai tirei e plugei q 2x12 e ficou uma merda.... dancei :)

silvio_rp
Veterano
# mar/05
· votar


Porra.. só 80 conto heehhe.. ta novinho o barato!

AugustoPedrone
Cara, o capacitor ta numa chavinha de bright (DPDT). Eu quero saber: se eu tirar esse capacitor da chave e desligar os contatos dela do circuito vai interromper o mesmo??

Quero deixar a chave do jeito que ela ta mas vou "imbutir" um efeito no lugar.

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


silvio_rp
zero km na caixinha é 120... 80 tá bem pago... se me oferecerem isso nos meus vendo na hora

e, se eu fosse vc desencanaria de mexer em capacitor e tals. ja tentei isso e nada deu certo. vai la no cara que te vendeu o amp e fala que esse falante é uma merda, e que vc quer outro, tipo um eminence... deve resolver todos os teus problemas.

vou fazer mais testes pra tantar 'salvar' esses falantes, mas acho que não vai rolar não... já tou desencanado :)

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


silvio_rp
Cara, o capacitor ta numa chavinha de bright (DPDT)

Oras, se está numa chavinha, deixe assim....Se não quiser brilho, basta deixar a chave desligada - o efeito é o mesmo....

Abraços.

Fernando Bello
Veterano
# mar/05
· votar


baruch_kata
1 - Não, a distorção quando abre o volume está perfeita, com timbre bem blues mesmo. É só nos graves eu sinto uma pontinha de uma distorção diferente, tipo falta de potência mesmo.
2 - Depende que válvula vc tá precisando?

AugustoPedrone
Olha, aí é que tá. Não sei dizer eu comprei o trafo de saída de um cara na net. O de alimentação foi em quem enrolou. Ele deu 300V no primeiro capacitor da fonte e 295V no segundo com carga. Aconteceu uma coisa estranha. Entre a placa e o screen da EL84 todos os esquemas tem um resistor de mais ou menos 1K. Eu só consegui um som bom com 10K.

b0fh
Eu comprei uma 6V6 e estava zuada. Quando fui trocar com o cara ele só tinha EL84, aí eu modifiquei um pouco o circuito e usei a EL mesmo.
O volume não abaixa, ele está baixo no geral. Ele aumenta bem, distorce na hora certa (cerca de 70% do cursor do pot) o pot é bom, é um Alpha de 1M, mas não está falando como deveria. O timbre está muito bonito, mas falta um pouco de volume. Eu usei um falante sem marca, que um cara usa aqui pra montar caixa, mas vou testar um Ethon agora.

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Fernando Bello
Entre a placa e o screen da EL84 todos os esquemas tem um resistor de mais ou menos 1K. Eu só consegui um som bom com 10K

Ué...entre a placa e o screen ??? Então vc está operando em triodo, que tem um som bem diferente !!!

Tem certeza que o esquema é assim mesmo ? O usual é o screen estar ligado direto na alimentação (e não na placa) via resistor da ordem de 1K.

Abraços.

Fernando Bello
Veterano
# mar/05
· votar


AugustoPedrone
É na prática é entre placa e screen. Do primeiro capacitor da fonte vai pro trafo de saída. Do outro fio do trafo pra placa, certo? Do segundo capacitor da fonte vai pro screen, certo? Pelo menos foi o eu entendi do esquema.

Fernando Bello
Veterano
# mar/05
· votar


AugustoPedrone
Poxa, agora que vc falou eu acho que tá certo. Tá operando como triodo mesmo. Como eu posso corrigir, ou melhor, como eu uso corretamento o pentodo?

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


Fernando Bello

cara o resistor não pode estar entre a placa e o screen (ou seja, a voltagem do screen ta passando pelo trafo de saida)... isso é operar o pentodo como triodo mesmo, como o mestre AugustoPedrone falou. Esse resistor de 1k que vai no screen tem que tar ligado direto na fonte (ex: na outra perna do trafo de saida, não na que vai na placa.)

uma el84 em triodo, single ended, deve dar menos de 2 watts... não me adimira que o som teja baixo :). Muda ai, é só ligar na outra perna do primário do OT.

cheers

Fernando Bello
Veterano
# mar/05
· votar


b0fh
AugustoPedrone

http://195.178.239.50/ax84/media/ax84_m161.pdf

Meu power tá como nesse esquema. Porém eu aumentei esse resistor que vai pro screen pra 10K.

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05 · Editado por: AugustoPedrone
· votar


Fernando Bello
Meu power tá como nesse esquema. Porém eu aumentei esse resistor que vai pro screen pra 10K

Meu amigo, acho que matei seu problema. Veja com atenção que existe uma linha cruzando a ligação do pino 9 com o pino 7 da EL84. Nesse cruzamento NÃO EXISTE ligação elétrica.

O pino 7 vai somente para o transformador e o pino 9 vai somente para o resistor de 1K chamado de R4.

Diga lá se era isso. Abração.

Fernando Bello
Veterano
# mar/05
· votar


AugustoPedrone

Sim, isso eu sei. É que a única diferença é que depois do resistor R2 no caso do esquema vai o segundo capacitor da fonte no meu amp. E é dessa junção que eu puxo o resistor para o screen, que seria o R4 do esquema, porém com 1K o som ficou horrível, eu aumentei para 10K e ficou bom, porém o volume abaixou, entende?

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


Fernando Bello
com 10k o volume fica baixo mesmo... por que ficou 'horrivel' com 1k?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mauricio Luiz Paiva ou quem entender de falantes!