Customizando um Amplificador

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# mar/05 · Editado por: Moderador


Pessoal, é o següinte:

Tenho um ampli Meteoro RX-100 (primeira versão) em bom estado. Tudo rola legal com ele.

Não é o ampli dos meus sonhos, mas quando plugo a minha guita na minha pedaleira e ligo nele, dá pra rolar um som do tipo "legalzinho"... se é que me entendem.

Pra começar: Não manjo nada de eletrônica!

Também não quero um ampli valvulado por algumas razões:

1 - A minha grana não dá
2 - Não é porque é valvulado que significa que seja bom. Tem bons, mas tem ruins também
3 - A manutenção e o cuidado com estes amplis é um pouco chata.

O meu problema é o timbre que não é muito legal.

Estive pensando em jogar um circuito de simulação de ampli (do tipo SansAmp) no pré do meu Meteoro Rx-100.

Sem muita simulação. Apenas o "Clean" do pedalzinho só pra ajudar no timbre... tudo transistorizado mesmo.

A distorção eu obtenho com o meu pedal ou pedaleira mesmo.

Então a questão é:

Dá pra rolar uma placa de simulação no pré deste ampli apenas pra este recurso e usar os botões de grave, médio e agudo pra esta placa e o resto deixar por conta do circuíto do próprio ampli ???

Pensei nisso como um recurso barato pra disfarçar o timbre do meu Rx-100... que tem um bom falante de 12" e está em perfeitas condições de uso.

É com vocês!!!!

Valeu!

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


caracas... ninguém se protifica... tudo bem!!!

GuitarHouse
Veterano
# mar/05
· votar


LeandroPanucci
a hora nao ajuda

edivanem
Veterano
# mar/05
· votar


cara, usa um pedal bom que ja quebra o teu galho, o gt2 sairia muito bem, deixa o cubo todo em flat (tudo no meio) e equaliza no pedal, o gt2 tem timbres muito bons, carecteristicas q só os melhores valvulados tem, ele tem... tipo aquele "cam cam cam" quando se toca com a corda abafada... da pra ver de longe quando o cara ta usando um valvulado ou um pedal tipo o metal zone... o gt2 simule muito bem...

xdeadpoetx
Veterano
# mar/05
· votar


LeandroPanucci
um tempo atrás criei um tópico parecido para dar um jeito no meu amado wattsom, e me deram as mesmas dicas que o edivanem te deu cara... pareçe que não vale apena mecher em aplificadores :( um amigo me disse o mesmo, o négocio e vender e comprar um que agrade mais...

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


GuitarHouse

Aquilo é um Up! disfarçado hehehehehe


edivanem

Eu sei, mas não é bem isso que quero... não quero simuladores de ampli que custam uma fortuna (nem quero a porcaria do X V-Amp hehehe)..... Só uma plaquinha... como uma espécie de up-grade saca?! Algo que não seja na faixa de 800 paus... só uma plaquinha que timbrasse melhor... imaginando um custo de 300 paus no máximo... com transistores mesmo!

GuitarHouse
Veterano
# mar/05
· votar


edivanem
ele conhece o pedal, mas nao quer pedal pra simular distorcao (cam cam seria o punch ne) ou som limpo e usar o ampli como esta, e sim pra lsimular limpo la dentro, algo interno e nao mais um pedal no set (quer entrando no lugar do pre fisicamente)

LeandroPanucci
Talvez um pedal seria legal, e vc mandaria construir um loop para pular o pre, nem sei s é possivel nesse ampli, etc. É uma saida pra isso que vc quer.

GuitarHouse
Veterano
# mar/05
· votar


imaginando um custo de 300 paus no máximo... com transistores mesmo!

PO!
Compra Gt-2 CLONE igual o meu, fortes, simulam etc. Consigo um desconto proce.

Entra no msn

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


GuitarHouse

Este ampli não tem loop não... eu teria que ligar em série os efeitos....

Mas você sacou exatamente o que eu quero! É isso mesmo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/05
· votar


Pode ser feito sim, mas vai exigir capricho do executante, nada mais. É curioso, mas coisas relativamente simples como vc quer muitas vezes tornam-se difíceis pelo fato de serem apenas um tanto chatas de implementar de uma maneira limpa e "bonita".
Abç

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


acho que um clone de gt2 eh o mais fácil mesmo... o bichinho salva até wattson :)

Guitar_Man
Veterano
# mar/05
· votar


Seriuhhhhhh??????????????????????? Ele é um pré amp certo???? Entao salvaria meu wattsom?????????????

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


Guitar_Man

bom, emprestei o meu pro passoka e ele disse que 'salvou' o warm music 208 dele hahaha... eu ouvi e ate gostei do som. Eu particularmente não gosto do gt-2, mas minha opinião não conta...

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# mar/05
· votar


LeandroPanucci

Cara, legal você tá colocando essa questão da customização do amp, porque eu tava pensando se seria possível e viável (preço) colocar um LOOP no meu Atomic 50.

Alguém pode responder???

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Bozo_O_Palhaco_Traquino
porque eu tava pensando se seria possível e viável (preço) colocar um LOOP no meu Atomic 50

É possível colocar um loop de efeito no seu amplificador sim, sem problemas.
Se eu puder ajudá-lo, fique à vontade.

Augusto.

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# mar/05
· votar


AugustoPedrone

Valeu. Mas sai num preço acessível? Será que eu autorizadas se faz isso? Ou só em luthier?

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Em que estado vc mora ?

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vindo de você me anima a tocar em frente esta idéia. Eu tenho um esquema elétrico de um pedal simulador de vários amplificadores, onde eu quero apenas o "clean" mesmo... evidente que se não for difícil ter ous outros amplis que o circuito oferece fica melhor ainda.

Vou fazer isso então e depois conto a novidade.

Também vou ver se existe a possibilidade de instalar uma chavinha no cubo que de 100 watts, onde eu possa reduzir esta potência pra 50 watts quando eu quiser (só pra eu poder estudar de madrugada, numa boa), pois este ampli é meio brucutuzão no volume... no volume 1 ele já grita e não consigo um dominio adequado de volume.

Valeu o toque!

Bozo_O_Palhaco_Traquino

É interessante mesmo customizar algo que a gente tenha... afinal de contas eu não posso vender minha guitarra pra comprar um ampli... além do meu terei um ampli que eu posso dizer "este é meu!"

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


LeandroPanucci
pois este ampli é meio brucutuzão no volume... no volume 1 ele já grita e não consigo um dominio adequado de volume.

Parece mais um projeto falho, e de repente usaram até um potencômetro inadequado (linear) no seu controle de volume.

Com seu amp é transistorizado, a questão aqui não é reduzir a potência do amplificador - e fazer com que vc tenha um controle mais eficiente nos baixos volumes.

Peça para verificar esse controle de volume que está colocado aí. De repente está errado (linear) ou pode instalar uma chavinha com um resistor de forma a te facilitar o uso em baixo volume.

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


AugustoPedrone

O certo seria mesmo um potenciômetro logarítimico (afinal, o nosso ouvido é logarítmico, né?!)... mas esta chavinha poderia dar um jeito também... algo numa proporção direta 100 watts --> 50 watts... mas a sua idéia também está na minha pauta! Valeu!

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


Voceis acham q o rx 100 ainda falta timbre nele tb?

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


Eu tava pensando em me livrar do meu 208 gt da warm pra pegar um RX 100 e agora vejo essa e desanimo..

MagoMerlin
Veterano
# mar/05
· votar


LeandroPanucci
Achei a solução para os seus problemas (ou parte deles)
Clica neste link: http://planeta.terra.com.br/educacao/audiolist/faq/faq_eletr_diy_2.htm

Procura por modificações em Meteroro QX-200 tem um rapazinho que mudou o pré do ampli deel e disse que ficou bem legal. O nome dele é Marcelo rev.m.rodrigues@uol.com.br.

Hehe, tem foto até do Hiwatt do Calcidão lá !!! Ficou profissionalmente linda a montagem !!!

Abrass !!!

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


MagoMerlin

Valeu o toque... trouxe pra cá o papo do cara!

Krist Novoselic

Antes leia isso pra tirar a sua conclusão... levando em conta que este ampli pode ser encontrado no mercado por R$ 350,00 (usado) em bom estado.


Segue o texto do site que o amigo MagoMerlin recomendou:

De: "Marcelo Rodrigues" <rev.m.rodrigues§uol.com.br>
07/01/03 11:33
Assunto: Re: [Audio List] modificações em Meteroro QX-200

Olá pessoALL,

Já fazia um bom tempo que eu desconfiava de que o meus cubos Meteoro RX-100 e QX-200 poderiam ser melhorados, inclusive ouvi falar disto aqui na lista.

Uma vez o Edu falou que fez um novo pré e substituiu o orginal. Pensei que poderia fazer algo semelhante. Depois de muita pesquisa resolvi experimentar adaptar um pré de um circuito de um ampli de guitarra da página ESP The Audio Pages ( http://sound.westhost.com/project27.htm ) que o Edu disse ser bom.

Lendo e relendo a página, fiz as alterações sugeridas para ser usado com contrabaixo, eliminei a parte do circuito para distorção, aumentei alguns componentes e diminui o ganho. Enfim, deu muitíssimo certo. Simplesmente retirei i pré original Meteoro e coloquei o feito por mim. O som ficou maravilhoso, os controles de tom estão respondendo muito bem e senti que a potencia final aumentou (é possível?)

Bem fica aqui meu testemunho: vale a pena!

PS. ainda falta aumentar os capacitores da fonte que o Edu comentou a muito tempo a trás aqui na lista...

Abraços pré-amplificados

*************************************************************

Está aí... a minha intuição não me enganou... de veras, uma possibilidade legal!

danubio_gpi
Veterano
# mar/05
· votar


que dá certo dá, mas deve dá trabalho pra caramba.

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


os caras de lá também se preocupam com o "arroba" no e-mail hehehehe a coisa tá feia hehehe (rodrigues§uol.com.br)

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


To querendo por um circuito de boost em minha guitarra,, dizem que melhora..

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Krist Novoselic
To querendo por um circuito de boost em minha guitarra,, dizem que melhora..

Quem montou não se arrepende...Dá um pulo na www.audiolist.cjb.net que lá tem tudo explicado (seção FAQ).

Abraços.

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


Não manjo de eletronica;;; mais talvez posso pedir pra um conhecido aqui q trabalha na melhor eletronica aqui da cidade fazer pra mim. eu mostro o circuito pra ele .. se achar a demostração em algum site

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


mais acho q ele não vai ter tempo.. È caro um sistema desses;; Original?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Customizando um Amplificador