Papel alumínio para tirar hum grave

    Autor Mensagem
    maurice
    Veterano
    # jan/05


    Galera, quando coloco meu thunder sound em cima da caixa ele dá um hum grave. Quando coloco ele ao lado(não muito perto) fica sem nenhum ruído. Vi em um site que alguns amps vem com um papel alumínio colado junto a carcaça de madeira. Eles dizem que isto serviria para eliminar "capacitâncias externas" tipo som de rádio na caixa.

    Devo manter o amp longe da caixa? Tentar colar um papel alumínio na madeira? O que acham?

    macaco veio
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    o aluminio na blindagem é para evitar possiveis captaçoes de frequencia de radio e influencia de proximidade outros aparelhos eletronicos causarem interferencia pela falta da bindagem de aterramento.
    no caso de humm geralmente é influencia de campos magneticos, talves o imã do falante muito proximo do transformador do ampli.

    maurice
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    1)É melhor manter o ampli longe da caixa então?

    Já vi isto em alguns shows. às vezes vejo o head de lado na vertical.
    2)Há algum problema?

    Moacir Guitti
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    olha...todo campo eletromagnitico influencia o aparelho sim....agora tirar ele de longe da caixa? acho q não....vario componentes do preprioamp criam ruido (como o transformador)
    cuidado com o papel aluminio, dependendo doq vc fizer ao inves de acbar com o ruido pode aumentar!

    cacildo poncio
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    maurice
    pode ser também que esteja tocando com a guita numa posição que interfira no amp (em cima da caixa, e já do lado fica longe do amp).

    maurice
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    pode ser também que esteja tocando com a guita numa posição que interfira no amp (em cima da caixa, e já do lado fica longe do amp).
    Quando toco perto do amp tem um hum, mas o que me refiro só para quando tiro o amp de cima da caixa, é engraçado que ele continua mesmo zerando o master.
    Acho que provavelmente seja o falante pois a caixa é pequena e tem um grande falante. Será que não existe algo para isolar este campo magnetico?

    maurice
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Alguma idéia?

    macaco veio
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    se for mesmo interferencia magnética (que eu acho que eh), não tem como retirar (desviar indução!), ja vi isto acontecer (raro), tenho minha hipotese, penso que é falta de alguma blindagem interna no trafo de força, pois alguns ampli acontece isso e outros não, como se explicaria o fato de num combo (ampli na caixa) não acontecer?

    maurice
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    O de Força é o que não é wilkasson né? Ele não tá blindado como o wilkasson. Uma pergunta besta: A umidade do ar pode alterar indução?

    Aproveitando: Alguem havia me dito que meu amp (thundersound Bass SL)originalmente tinha uma 12AX7, uma 12AT7 e duas 6l6 Mas ele está com duas 12AX7 de marcas diferentes uma miniwatt e outra sem marca, quase apagado, o escrito ecc83. É isso mesmo? Devo colocar uma 12AT7? O som está jóia, talvez com pouco agudos.

    macaco veio
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    umidade do ar - não sei dizer mas acho que não.
    a valvula colocada mais perto das 6L6 é a divisora de fase, na maioria dos gianinnis (no esquema) é usada a 12AT7, mas geralmente colocam qq uma e funciona (não sei dizer o q acontece com o tempo).

    macaco veio
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    os trafos destes amplis eram todos wilkason, não sei exatamente em que ano mas tive um ampli true reverb3 (comprado novo em 1976) em que giannini passou a usar trafos de outra marca. o trafo do seu ampli sem blindagem externa reforça a minha tese sobre o ruido, internamente entre o enrolamento de alta e baixa tensão nos wilkason há tambem uma outra blindagem.

    maurice
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    a valvula colocada mais perto das 6L6 é a divisora de fase, na maioria dos gianinnis (no esquema) é usada a 12AT7, mas geralmente colocam qq uma e funciona (não sei dizer o q acontece com o tempo).[i][/i]

    Estou preocupado. Não há amp sem a inversora? No audiolist dizem que o thundersound SL é o mesmo esquema do True Rever III, sem o reverb. Lá ele tem a 12 AT7. Quero comprar uma 12 AX7, agora não sei se compro outra 12AX7 ou uma 12AT7

    macaco veio
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    se for mesmo comprar outra valvula (ainda que já tenha o ampli completo) é quase unanime que a valvula usada é 12AT7

    macaco veio
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    a respeito da falta de agudos me lembro de ter lido no audiolist numa das faqs que este modelo de ampli tem um capacitor (na potencia) colocado erradamente em que o Edu aconselhava a retira-lo. tem que dar uma procurada. não creio que este ampli seja exatamente o true reverb sem reverb e sem vibrato (também vi esta afirmação). o True reverb usa uma valvula e meia no pré, este thunder sl usa uma só (os outros thunder sim são iguais ao true reverb), mas a unidade de potencia da giannini são praticamente todas iguais.

    macaco veio
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    maurice
    a respeito da valvula usada fiz uma correção no outro tópico

    maurice
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    macaco veio
    Jóia, vi o outro tópico. É preciso achar o esquema dele.
    Este capacitor poderia tirar agudos. Será que na audio list eles falavam do Thunder SL? Será que o Edu tem?

    macaco veio
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    não sei, de vez em quando eu postava umas mensagens lá, mas não tenho colocado mais, tem uns caras lá que são meio sem paciencia. mas na faq é falado sobre o SL.

    glaucius
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    maurice

    hj eu tava dando uma olhada ho livro radiotron handbook (muito bom por sinal) e la falava sobre redução de "hum" grave e fala justamente o q o macaco veio tinha falado sobre blindagem do trafo de saida.......se eu fosse tu dava uma boa analizada nesse detalhe antes.......

    glaucius
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    maurice

    correção: o macaco veio tinha falado em trafo de força e eu vi no trafo de saida.....talvez fosse melhor se fosse os dois blindados......

    Rodrigo Vieira Mendes
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Amigos, comprei um Giannini Thunder sound bass ll de 50 watts, e como só veio ele, preciso fazer acaixa de som. não achei nada dele na internet, senhum site sita o "bass ll" e sim os outrso modelos da giannini, até o própio site da giannini tem todos os modelos fabricados desde a década de 50, mas este em específico nuam encontrei,...se alguem puder me dá uma força? e outra dúvida: acho que ele tabalha é com 2 falantes de 10", qual a potência que tem de ser estes falantes? deveria ser de 50 cada para trabalhar com uma folga?.....abraços.

    maurice
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Dê uma olhada aqui http://planeta.terra.com.br/educacao/audiolist/instrumentos.htm

    Vai ligar baixo ou guitarra no amp?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Papel alumínio para tirar hum grave