chiado no amp

Autor Mensagem
Max W.Fillies
Veterano
# dez/10
· votar


o chiado de amplificador que some com as mãos nas cordas vem da fuga de campo elétrico do transformador,onde sem aterramento o chassis fica energizado

existem modos de resolver isso.
1° utilizar aterramento elétrico,,haste de cobre no chão e ligar no chassis,

2° forrar o chão com papel alumínio e ligar um fio do papel alumínio para a carcaça do amp,,assim a energia vai escoar para o chão,,ou seja,,(o papel alumínio está com a mão nas cordas)absorvendo a energia estática do amp

3°usar um sistema de isolamento especial de entrada ou um transformador de força especial,,porém isso é outra história

pode medir a voltagem estática do amplificador,,utilize um voltimetro do chassis para o chão forrado,,na maioria das vezes os amplificadores possuem mais de 100 volts no chassis,,porém com correntes de microamperes

abs...

pedroes
Veterano
# dez/10
· votar


Max W.Fillies
a do papel aluminio não funcionou aqui.

Alguem sabe algum modo facil e eficaz para aterrar o ampli?

g g giu guitar
Veterano
# dez/10
· votar


de vez emquando aparece o som de uma radio chiando

ou sou eu tocando?

pedroes
Veterano
# dez/10
· votar


up

Max W.Fillies
Veterano
# dez/10
· votar


pedroes
a do papel aluminio não funcionou aqui.

existem muitas tipos de ruídos,,
o papel alumínio deve ficar diretamente no chão (terra/concreto etc) e ligar um fio desse papel alumínio para o chassis do amplificador(carcaça)

se a fuga de campo elétrico do transformador for muito grande pode precisar de muito escoamento e esse suave aterramento pode não ser suficiênte para tamanha corrente de fuga do transformador.

porém na maioria dos amplificadores que eu testei a corrente era tão pouca que ao encostar a mão na cordas o chassis diminui seu potêncial em relação ao solo e os ruídos quase sumiam,,

deve verificar como fez o procedimento,
mora em apartamento,

é possível até medir com um miliamperimetro essa corrente de fuga,,basta ligar o miliamperimetro do chassis para o solo,,

geralmente está em poucos microamperes.

um abraço
Max

pedroes
Veterano
# dez/10 · Editado por: pedroes
· votar


Max W.Fillies

Funcionou até certo ponto, o ampli ficou sem chiado, mas quando eu encosto nas cordas da guitarra chia =/, sabe oque é?

pedroes
Veterano
# dez/10 · Editado por: pedroes
· votar


ata, resolvi aqui, é só aumentar a superficie de contato com o solo do papel laminado. Deu certo. Mas tive que forar boa parte do meu quarto com papel laminado kkkkkkkkkkkkkkkkk, coloquei por baixo dos moveis

Welfane
Veterano
# jul/12
· votar


Boa Noite caros amigos, antes de tudo, vasculhei tópico por tópico e não encontrei nada sobre essa minha dúvida.

Bom, entrei no mundo dos amplificadores valvulados agora, tenho há menos de um mês um Meteoro MGV 30.

Gostaria de saber se é normal esse chiado (zuuuuuuuuummmmmm) com ele ligado sem cabo conectado, e, a medida que vai aumentando o volume aumenta mais e mais, e com o Reverb no talo e o volume todo aberto, nota-se um chiado bem enjoado, além do zuuuuummm, fica com um chiado parecendo radio mal sintonizado. Com o gain no máximo então, fica insuportável o chiado; Tudo isso no canal clean.


Agradeço quem puder ajudar.

Paulo Utida
Veterano
# set/13
· votar


Fala Pessoal,
Também estou entrando no mundo dos equipamentos de guitarra, resolvi postar uma dúvida.

Meus equipamentos:Guitarra: Cort Viva Gold II
AMP: Fender Frontman 212R - 220v
Transformador: 750va (a rede de casa é 110v)

Lí muito sobre dúvidas de outros colegas sobre 'chiado' no amp.
A maioria das respostas diz respeito ao aterramento da parte elétrica... que provavelmente o chiado irá desaparecer ou melhorar muito!
Enquanto eu nao fizer o aterramento (e nem sei se será viável, tendo em vista que näo toco apenas em um local...) enfim, me surgiram dúvidas enormes, cá estao elas:

Caso A) Como a voltagem entre o AMP e a rede elétrica de casa sao difernetes (110v x 220v) eu preciso usar um transformador. Comprei um de 750VA para ficar com bastante folga (o consumo do amp é de 360W). Quando ligo o transformador ele faz um barulhinho (zzzzzzzz), praticamente imperceptível (só consigo ouvir se eu estiver coisa de uns 30 - 40 cm do trafo). Ok! Ligo o AMP (sem guitarra) e é como se ele estivesse desligado! Posso subir o volume até o talo... mexer em todos os knobs e nada! Nao tem chiado, zumbido... NADA!!!!
Pergunta: Teoricamente era para ter chiado já... nao era? Pois se uma das razoes para o chiado é o problema do aterramento/rede elétrica, teoricamente o AMP deveria jah ter chiados apenas de ser ligado. Ainda mais em meu caso... que uso um transformador. Este pensamento está correto ou equivocado?

Tenho outras dúvidas... mas agora preciso ir almocar! Depois eu escreverei o restante... acho que ajudará bastante o pessoal... pois serao duvidas gerais e nao especificas ao meu caso.

Welfane
Talvez isso seja de AMP valvulado!
Pois como eu disse acima... se eu ligar o meu sem a guitarra conectada ele fica MUDO! Nao faz chiado nenhum....
Entao pode ser que isso seja de amp valvulado... (vamos ver o que o pessoal que tem valvulado vai dizer...)[u][/u]

Vamos lá pessoal... que voces acham?
O AMP de voces quando ligado sem a guitarra... (apenas ligado) já faz chiado?

Obrigado!!!

Alex guitar man
Veterano
# set/13
· votar


Paulo Utida

O AMP de voces quando ligado sem a guitarra... (apenas ligado) já faz chiado?

Sim, de 60hz

Paulo Utida
Veterano
# set/13 · Editado por: Paulo Utida
· votar


Alex guitar man

Cara... mas ou eu estou maluco ou não sei dizer!
Mas o meu amp quando ligado sem a guitarra... apenas ligado mesmo.. não faz chiado nenhum! Ele não faz barulho... NADA... NADINHA!!!!!
Por isso eu perguntei se o problema do aterramento é tão imenso assim como leio... se já era para o AMP fazer barulho apenas pelo fato de estar ligado em uma tomada sem aterramento!

Alex guitar man
Veterano
# set/13
· votar


Paulo Utida

Cara, não a nada de mais, isso vai de amplificador pra amplificador, a maioria da akele ruindo bem baixinho um "huummm" que é o 60hz da corrente alternada aqui no brasil. Alguns amps pode fechar "curto" na entrada quando nada estiver ligado, eliminando assim varios ruidos...

O meu Frontman 25r faz total silencio, nem faz os 60hz

Paulo Utida
Veterano
# set/13
· votar


Alex guitar man

O meu Frontaman 212R tbm faz total silencio quando está ligado sem a guita!!! E mesmo eu tendo que usar um transformador (110v - 220v). Então sabe o que começo a pensar... o chiado entre guitarra, cabo e AMP pode estar mais relacionado ao CABO e GUITARRA do que ao AMP.
Estou falando isso pq se você ler o fórum vai perceber que muita gente diz que se a tomada fosse aterrada, praticamente iria "zerar" o chiado! Sinceramente não tenho como dar uma opnião pq nunca liguei o amp em uma tomada aterrada... e até mesmo o plug do AMP só possui 2 pinos ( não tem o terra).

Então... "teoricamente" se o AMP não chia qdo ligado na corrente elétrica... pode ser que ela não influencie tanto como as pessoas dizem! Essa é minha dúvida... este pensamento está correto?

Vlw!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a chiado no amp