Solid State baseado no GT2...

Autor Mensagem
leodacosta
Veterano
# nov/04


Será possível fazer isso? Construir um amp solid state com um power simples e um pré baseado no circuito do GT2? Seria interessante construir um cubo dessa forma? Se for, seria viável?

Desculpem se minha idéia é ridícula, mas sou muito leigo no assunto e me ocorreu isso...

Aguardo opiniões e idéias! Abração...

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


não vejo por que não... bastaria um poweramp legal, de uns 50 watts, de preferência MOSFET... alguém tem um circuito desses?

cheers

Marisco
Veterano
# nov/04
· votar


Já pensei em fazer isso tb! Claro que tem que modificar algumas partes do esquema, mas é viável. Acho que nas minhas férias vou tentar montar um.

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/04
· votar


Se puser um power valvulado será que fica legal?

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


Fritz_mkvl
acho besteira, misturar válvula com SS não eh mto do meu agrado não... pois:

os valvulados trabalham lá com as altas tensões (350, 450 volts), baixas correntes, trafos, sinais AC meio elevados, etc.

os ss precisam de baixas tensões (9-12-18 volts), altas correntes, sinais AC menores...

vc ia acabar com 2 fontes e 2 circuitos independentes dentro do mesmo chassis, e o resultado não sei se compensaria... melhor um power MOSFET mesmo.

cheers

Fernando Bello
Veterano
# nov/04
· votar


leodacosta
Vc vai ter um puta trabalho que não vai compensar, a não ser que vc já tenha um amp com defeito, ou sobrando pra vc usar o estágio de potência.

bach
Veterano
# nov/04
· votar


power MOSFET eh o q mais se aproxima da valvula.

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


no site do sam elliot tem circuito de potencia mosfet pra montar.

Passoka
Veterano
# nov/04
· votar


Vc vai ter um puta trabalho que não vai compensar, a não ser que vc já tenha um amp com defeito, ou sobrando pra vc usar o estágio de potência.
Não sei não, hoje em dia os amplis SS são muito simples. É um integrado e uma meia dúzia de componentes.

Fernando Bello
Veterano
# nov/04
· votar


Passoka
O esquema é simples, mas se vc for contar o chassi, o trafo, o dissipador de calor, etc, não compensa.
Como eu disse, se vc já tem isso em sucata, seja um chassi de rádio velho ou amp de voz zuado, aí compensa.

Passoka
Veterano
# nov/04
· votar


Ah sim, se colocar na ponta do lápis quase nunca compensa, por isso só se faz hand mades de amplis caros.

Mas se for como experimento, acho muito válido. Afinal, hobby é hobby. :P

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


bach
o MOSFET só se aproxima da válvula na... hmmm... sei lá... resposta (?) dele... na saturação/clipping o MOSFET eh a msm merda que qualquer transistor (hard clipping). Mas a qualidade de som dos power FET pra mim eh a melhor... inclusive é que que mais se usa hoje em dia.

Passoka
um integrado e meia dúzia de componentes fazem um amp meia-boca... pega o esquema de qualquer amp fodão SS, os bichos são bem complicadinhos.

leodacosta
Veterano
# nov/04
· votar


Passoka
Fernando Bello
macaco veio
b0fh


eu sou muito leigo e nunca montei nada ( a não ser um A/B Box...)

Mas pelo visto minha pergunta não foi totalmente em vão :)
Seria interessante usar um power de um cubo staner por exemplo? Ou seria perda de tempo?

Obrigado pela luz, pessoal!

kaskudo
Veterano
# nov/04
· votar


b0fh
Passoka
bach

a unica semelhança entre mosfets e válvulas é a alta impedância de entrada.

existem ótimos ci´s de power amps, como tda7514, tda7296, que fornecem 60W ou até mais. 50% da qualidade de um power ss está na fonte. inclusive p/ uso com guitarra a qualidade exigida é menor do que com musica gravada. já ligou um diskman num fender?

leodacosta

Seria interessante usar um power de um cubo staner por exemplo? Ou seria perda de tempo?


bem interessante!

leodacosta
Veterano
# nov/04
· votar


kaskudo

E como eu sou marinheiro de primeira viagem, valeria a pena eu pedir pra alguém montar pra mim um amp assim, utilizando um cubo desses GS 120, GS 150 ou até mesmo os de baixo (BS 120 ou 150, por terem falantes mais resistentes)?

Será que sairia muito caro a ponto de não valer a pena?

Foi mal a pentelhação, mas tou empolgado com a idéia... ;)

Fernando Bello
Veterano
# nov/04
· votar


leodacosta
Seria interessante. mas só se vc não usar o cubo, pois se não é melhor montar o GT2 como pedal.

bach
Veterano
# nov/04
· votar


leodacosta
kaskudo


eu desmontei um staner de guitarra (200W) e to usando como potencia pra voz, o amplificador eh exelente: baixo ruido, alta potencia , boa qualidade de agudos. ele tem 4 MOSFETs.

bach
Veterano
# nov/04
· votar


kaskudo


eu vi num site uma vez (hammersound eu axo) q o cara usava fets pra emular a valvula com resultados mtos bons, mas eu nao entendo mto de eltronica. um MOSFET seria a versão de alta potensia de um FET?

Passoka
Veterano
# nov/04
· votar


Não sei qual a diferença entre MOSFET e FET. Acho que o que disseram do FET se parecer mais com válvula que com transistor é por ser controlado por tensão ao invés de corrente como num transistor comum.

b0fh
Pô, power SS é tudo a mesma tranca, ainda mais pra guitarra não precisa de muita fidelidade nem espectro de resposta. Precisa é de uma fonte que não arreie nos graves.

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


o MOS eh de metal-oxide-semiconductor... um material alternativo aos silício p/ a fabricação de semicondutores.

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/04
· votar


Desculpem a ignorância mas o que é MOSFET?

leodacosta
Veterano
# nov/04
· votar


Agora tou perdido...

Eu tenho um BS 120 (staner de baixo) "sobrando" e queria ver se seria interessante mudar o pré dele pra um pré baseado no circuito do GT2...

Aí lanço a pergunta:

Será que vai oferecer um resultado mais satisfatório que usar o GT2 como pedal?

Valeu aí pra todos que tão me dando essa força!

jorgellq
Veterano
# nov/04
· votar


leodacosta
dá na mesma ligar o pedal no loop do amp....

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


uma potencia de transistor comum costuma dar aquela fritação quando se abre demais um controle de agudos (dizem que é agitação termica dos eletrons) o transistor pega mau a faixa de frequencia e fica um sssssssss que na valvula não acontece pela resposta mais plana, o mosfet não da isso.

ALLAN FLY
Veterano
# nov/04
· votar


leodacosta
Será possível fazer isso? Construir um amp solid state com um power simples e um pré baseado no circuito do GT2? Seria interessante construir um cubo dessa forma? Se for, seria viável?

Pega um Power destes de som automotivo, bota o GT2 na frente, um equalizador automotivo depois e liga no power. Sempre tive vontade de fazer isto. Os componentes desta conexão não são caros, aliás pega emprestado com alguem e faça o teste. Depois me conta.


Quanto ao Mosfet, pode dar muita briga, .......

Boa sorte.

leodacosta
Veterano
# nov/04 · Editado por: leodacosta
· votar


ALLAN FLY

Ligo direto o circuito do pedal ou posso ligar por cabos de audio mesmo?

leodacosta
Veterano
# nov/04
· votar


ALLAN FLY


Pode ser qualquer power automotivo? ou vc indica algum específico?
A potência não vai ser excessiva pro falante?

ALLAN FLY
Veterano
# nov/04
· votar


leodacosta

Ligo direto o circuito do pedal ou posso ligar por cabos de audio mesmo?

Liga via cabo mesmo.

Pode ser qualquer power automotivo? ou vc indica algum específico?

Pega um popular razoável.

A potência não vai ser excessiva pro falante?

Quanto maior a potência do amp, "teoricamente" menor será a degradação do sinal em volumes inferiores.
Use um falante com potência superior à saída do power, ou seja brando nos níveis de volume calibrados no GT-2.


Eu tava afim de fazer isto no meu V-amp, montar um cubo com estes elementos mais o V-amp como pré. Acredito que o som vá sair porrada pura.

A outra opção é pegar um carro sonzera desses malucos aí e pedir para ligar.

Fernando Bello
Veterano
# nov/04
· votar


ALLAN FLY
Já fiz circuitos com os TDAxxx da vida, que são os mais usados em som automotivos. Não gostei do resultado. Prefiro os LMxxx. E normalmente os sons pra carro trabalham em impedância muito baixa, 1 ou 2 ohm, haja trafo pra aguentar...

kaskudo
Veterano
# nov/04
· votar


Fernando Bello
ALLAN FLY
é, realmente esses módulos automotivos trabalham com baixíssima impedÂncia de saída (1-2 ohms). outro problema seria a fonte, já que consomem muito, uma pyramid 800 fuleira já puxa quase 30 ampéres em plena carga!! os ci´s que existem são de baixa potência, entre 15 e 25W. é uma área do áudio bem diversa de instrumentos musicais...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Solid State baseado no GT2...