Solid State baseado no GT2...

Autor Mensagem
ALLAN FLY
Veterano
# nov/04
· votar


kaskudo

Tem especificação de ampli automotivo para 35w RMS, 200mA â 12A, Imp. Ent. 50 ohms e Imp. Saida de 4 à 8 ohms, Resp. freq. 20Hz à 20KHz.


é uma área do áudio bem diversa de instrumentos musicais...

Como o GT-2 trabalha com saída DI, não haverá nenhum problema ligá-lo em HIFI.

GeorgeVieira
Veterano
# nov/04
· votar


Galera, eu tinha pensado em fazer exatamente isso, usando um integrado LM3886 como power. Alguem vê problemas? A saída do GT-2 é alta suficiente (por volta de 1V) pra alimentar direto o LM3886?

Se rolar, vai ser um power baratíssimo e super simples de montar. Qto a "coloração" do timbre, ficaria tudo por conta das simulações do GT-2, uma vez q a resposta do LM3886 é bem plana, e a idéia é NÃO saturá-lo.

kaskudo
Veterano
# nov/04
· votar


ALLAN FLY
12 A prá soltar 35W??? é amp ou aquecedor?

GeorgeVieira
sem problema algum!
e a idéia é NÃO saturá-lo.
corretíssimo.

GeorgeVieira
Veterano
# nov/04
· votar


kaskudo
Valeu cara.

Então, só preciso agora descolar tempo pra fazer o protótipo... Vou aproveitar pra testar aquele falante pra instrumentos musicais da Bravox...

Vcs acham q teria vantagem tb se eu tentasse usar o OPA2134 ao inves do TL072 no GT2, pra tentar diminuir o nível de ruído?

Pro protótipo vou procurar um trafo na Sta Efigenia, acho q nao deve ser difícil de achar, mas pra fazer um amp sério, valeria a pena o custo e a treta de fazer uma fonte com um toroidal?

To querendo que ele tenha 50W/60W, e que seja o mais leve possível, ou seja, o objetivo é usar pra levar pra tocar em lugares pequenos...

Se der certo, derrepente rola de ligar 2 power em bridge ou em paralelo pra conseguir 100W....

leodacosta
Veterano
# nov/04
· votar


ALLAN FLY

Tem especificação de ampli automotivo para 35w RMS, 200mA â 12A, Imp. Ent. 50 ohms e Imp. Saida de 4 à 8 ohms, Resp. freq. 20Hz à 20KHz.

Então realmente teria que ser um com saída de 4 à 8 ohms?
Ou um simples como o citado pelo kaskudo serviria?

Também fikei em dúvidas quanto à alimentação do "módulo" (acho que é assim que é conhecido...)

Vi que alguns amps automotivos já possuem equalizador... esses também seriam adequados se tiverem saída de 1 à 2 ohms?

Vou ver se arrumo o esquema do amp que eu pretendo "remontar"
pra ver se o power dele é adequado!

Valeu aí e foi mal a pentelhação de novo!

leodacosta
Veterano
# nov/04
· votar


ALLAN FLY

Acabei de ver um amplificador automotivo como vc me falou, num preço acessível pra mim!

Taí as especificações técnicas dele:

- Número de Canais: 2
- Potência: 500W PMPO (250W PMPO por Canal) = 35 W RMS por canal
- Consumo 200mA a 12A (Pico)
- Tensão de Alimentação 13,8V
- Resposta de Frequência: 20Hz a 20.000Hz
- Impedância de Entrada: 50 Ohms
- Impedância de Saída: 4 a 8 Ohms
- Dimensão: 6 x 19 x 13 cm
- Peso 1,28Kg


Me passou pela cabeça (se for delírio meu, é só falar, hehehe...) utilizar dois powers, um em cada canal desse amp automotivo, ligando cada um em um falante de 12... Viajei ou é interesssante? quero um cubo porradão mesmo...

depois vou buscar a especificação técnica do power!
Abraços!

ZakkWyldeEMG
Veterano
# nov/04
· votar


e não rola fazer a potência com os OPA544 ou OPA548 ou 49 da vida?

kaskudo
Veterano
# nov/04
· votar


leodacosta
qual a marca e modelo deste amp?

pelas especificações, é bem fuleiro. provavelmente é um booster (porcaria), que só usa uns 2 TIPXX e transformadores de saída (não confunda com os trafos de valvulados, é outra história).

já usei, com ótimos resultados, o ci TDA7296. se vc quiser, te mando o datasheet. ele é um power amp DMOS que fornece até 60W rms, dependendo da fonte de alimentação. usa pouquissimos componentes externos ( 6 capacitores, 5 resistores e um trimpot). pode ser alimentado de +/- 12V a +/- 35V.

Fernando Bello
Veterano
# nov/04
· votar


Tenho um estágio de potência que eu montei um tempo, com um TDA2030. Testei ontei e está funcionando. Só que estou sem computador. Semana que vem vou gravar e postar pra vcs verem que porcaria que é. O miniamp que eu montei com dois LM386 ficou 10 vezes melhor.

GeorgeVieira
Veterano
# nov/04
· votar


leodacosta e kaskudo

Caras, usar um amp automotivo vale a pena? A fonte com 12V e alta amperagem não acabaria saindo mais cara do que o próprio amp?

Aproveitando, vcs sabem onde achar trafos toroidais a preços acessíveis?

Até agora, a melhor indicação que recebi foi na www.toroid.com.br ...

Fernando Bello
Veterano
# nov/04
· votar


GeorgeVieira
Me intrometendo um pouco...
Se vc monta os trafos compensa, se não não compensa.
Só se vc usar uma bateria de carro, vai ficar lindo...

kaskudo
Veterano
# nov/04
· votar


GeorgeVieira
não acho que compense. amplificadores automotivos (não os boosters) possuem uma fonte chaveada interna, que transforma os 12 V da bateria em tensões maiores e simétricas(+/-18V, +/-25V, etc..) seria um contrasenso montar uma fonte de 12 V p/ alimentar outra fonte...
além disso, tem o preço: um pyramid 400 (2 canais de cerca de 40W), que é um dos mais baratos vai custar, usado, cerca de 150 reais. isso mais o custo de uma fonte de pelo menos 10A (uns 100 reais, por baixo) já inviabiliza o projeto.

esses toroidais são difíceis de se achar nas lojas. mas acho que só valem a pena se o problema é espaço ou alta potência.

Fernando Bello
esses integrados que usam eletrolíticos na saída são uma porcaria...

GeorgeVieira
Veterano
# nov/04
· votar


Fernando Bello
Hehehehe. Com uma bateria de carro vai ficar bem leve, hein? Mas pelo menos vai ser "portável". :)

kaskudo
É, tb achei q o amp automotivo não seria uma saída bacana.
Eu tinha pensado no toroidal mais pelo peso e espaço mesmo... Mas como o preço é proibitivo, vou desencanar, por enquanto.

Fernando Bello
Veterano
# nov/04
· votar


GeorgeVieira
Um esquema que me parece interessante, e inclusive eu já fiz o layout mas ainda não montei é com o LM1875.
Se vc quizer tentar a sorte:
http://geocities.yahoo.com.br/bandapaskim/lm1875.htm

bach
Veterano
# nov/04
· votar


GeorgeVieira


eu tenho um marshall da serie mg (50W) e ele usa um LM3886 na potencia, posso te dizer que o som eh bom e sem ruidos, se bem q isso do ruido tem a ver com a fonte.


quanto ao substituir os tlc072 pelos opas, nao aconselho, mas nada q um teste nao tire a prova real de qual eh melhor.



minha sugestao pra potencia: pegar um esquema pronto com MOSFETs, ou usar um ci da serie LM da natonal e fazer o esquema baseado nos data-sheets.

leodacosta
Veterano
# nov/04
· votar


kaskudo

nem lembro a marca do amp...

A ligação seria:

Circuito do GT2 - amp automotivo - estágio de potência do staner - falante de 15"

Se o amp automotivo não vinga, qual seria o substituto adequado? (claro que um "acessível" pra que o projeto seja viável...)

Abração e MUITO OBRIGADO pra todo mundo! ;)

Redsnake
Veterano
# nov/04
· votar


se vc já tem o power do staner, liga o gt-2 direto nele...

bach
Veterano
# nov/04
· votar


http://hepso.dna.fi/misc/LM3886_amplifier.html


dêem uma olhada ae.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# nov/04
· votar


e não rola fazer a potência com os OPA544 ou OPA548 ou 49 da vida, da Texas?

GeorgeVieira
Veterano
# nov/04
· votar


bach

Interessante esse esquema pronto, já com layout da PCI e etc...
O legal é q dá pra montar as 2 unidades e ligar em paralelo pra conseguir uns 100W....

JuninhoL
Veterano
# nov/04
· votar


leodacosta
vc teve uma idéia genial!! aí MKaZan, tá aí pra vc um "desafio". Vê se é possível, pra mim é!! Eu acho q o GT-2 é pre-amp, acho q é só jogá-lo em uma potência e depois nos falantes!! mas acho q se deveria primeiro rever o circuito, pois os pots quando passam de um valor eles começam a chiar, fora o chiado q ele já tem!! esse desafio vale também para o SFortes!!

leodacosta
Veterano
# nov/04
· votar


JuninhoL

Agora só me falta aprender muuuuuito mais, hehehe...

Tou tentando entender o funcionamento básico das coisas pra depois meter a mão e montar, pq, como eu disse antes, sou leigo!

Se a galera puder opinar mais sobre o tópico já tá ajudando!
Abração!

GeorgeVieira
Veterano
# nov/04
· votar


leodacosta

Então cara, acho que o melhor esquema, considerando facilidade de montagem e custo baixo, seria usar o GT2 como pré, fazer uma potência baseada em algum desses integrado que citamos, e usar um falante de 12, ao inves de 15. É possível utilizar falante de 15 pra guitarra, mas talvez vc fique com um timbre muito sem "brilho". Se o q vc procura é mais pressão sonora do que 1 falante de 12, talvez fosse o caso de usar 2 falantes de 12, assim vc vai ter o dobro do deslocamento de ar.
Mas, na minha opnião, 1 bom falante de 12 já aguenta o tranco, além de ser mais leve e portável do que 1x15 ou 2x12.

GeorgeVieira
Veterano
# nov/04
· votar


Galera, vcs acham q seria vantajoso tentar colocar um limiter/compressor na entrada do power, pra tentar aumentar o volume "aparente" do amp?

Essa compressão/limiter já acontece nos amps valvulados...

Fernando Bello
Veterano
# nov/04
· votar


Matei a curiosidade da galera. Montei um gt2 de pré e um estágio de potÊncia com tda. Ficou uma bosta. Infelismente meu computador está quebrado, vou gravar um dia só pra matar a dúvida.
Aí eu montei no mesmo power um pré valvulado.
Ficou excelente no som limpo, porém na distorção ficou quase a mesma bosta.
Resultado.
Válvula não faz milagre.
TDAxxx são umas bostas.
Válvula é melhor que CI e transistores, sim, não importa o que o gay do FLY fale o contrário.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# nov/04
· votar


Fernando Bello

testa com um OPA da Texas..... diz q eles são bons..... e potentes.........

bach
Veterano
# nov/04
· votar


Fernando Bello


aew cara, eu axo q pra um solid-state de qualidade, tem q usar power MOSfet ou esses LMs da national.

Fernando Bello
Veterano
# nov/04
· votar


ZakkWyldeEMG
Eu estou com uns CI's da Texas pra testar, mas só tem baixa potência, tpo pra fone de ouvido. Já fiz vários amp pra fone com o LM386. Fica bom pra caramba.

bach
Sim, provavelmente vai ficar muito bom, mas o custo com trafo, chassi, na boa, prefiro montar valvulado, já que é pra ter trabalho...
Ou comprar amp usado fudido e usar o power.
Eu fiz esse teste porque esse fórum já me ajudou muito, e quero ajudar outras pessoas assim como fui ajudado, mostrando resultados. Agora tem uns viado que fica lendo Guitar Player e falando besteira e não ajuda em nada...
mas isso é outra história americana...

ALLAN FLY
Veterano
# nov/04
· votar


Fernando Bello
Válvula é melhor que CI e transistores, sim, não importa o que o gay do FLY fale o contrário.

Nunca falei isto otário. Eu afirmo que prefiro o meu simulador pois é mais versátil e não me dá dor de cabeça com manutenção, transporte, carregamento, custo financeiro, etc...

Eu sempre disse que som de valvulado é legal, até gosto deles embora não invista em um dada as alternativas atuais.

Vc precisa abrir seus horizontes e aprender mais antes de sair montando a ermo e na orelhada. Tira conclusões na maioria das vezes erradas ou sem valor.

Fernando Bello
Veterano
# nov/04
· votar


ALLAN FLY
De forma alguma, aprender na teoria é uma coisa, na prática é totalmente diferente.
Ficar falando baboseira teotica não prova nada.
Eu monto um monte de projeto me baseando na parte teórica, claro, de algum lugar tem que sair, mas é só assim que se descobre se dá certo.
Que adianta ser um gênio da teoria, se só sabe contar vantagem e não provar nada do que diz?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Solid State baseado no GT2...