RMS x PMPO

Autor Mensagem
MKazan
Veterano
# jul/03
· votar

Sam
exatamente.

o problema é q o pessoal tem preguiça de ler o manual, eles compram o equipamento e ja querem sair usando.
eu não uso nada recem comprado sem antes ler o manual inteiro.

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar

MKazan
Pô valeu mesmo Kazan!!! Apesar de ser algo mais técnico eu entendi a idéia central da coisa... pelo que entendi não se pode "sobrar" nem pra mais nem pra menos não é? Tipo... pra cada auto-falante deve-se dimensionar um amp e vice-versa, é isso???

MKazan
Veterano
# jul/03
· votar

nukebass
o amp é dimensionado em função do falante q se vai utilizar.

assim, vc pode tranquilamente usar um falante de 300w em um amp de 25w.
o q vc não pode é usar um amp de 300w em um falante de 25w.

outra coisa q não se pode fazer é o seguinte: se o amp tem saída 8ohms, seu falante ou seu conjunto de falantes tem que dar 8ohms.

não pode ligar um conjunto de 4ohms em um amp para 8 ohms.

a impedância do falante limita a potência do amp. sacou?

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar

MKazan
Blz...Blzz.....

fulgore
Veterano
# out/04
· votar

Um som que tem como medida 80w RMS
Tem uma boa qualidade de som?

Ronin
Veterano
# out/04
· votar

MKazan
Enviado: 15/Jul/2003 12:38:46
nukebass
Enviado: 15/Jul/2003 13:46:19

Estou com saudades destes caras... aonde eles andam? Alguém sabe?

DC Master
Veterano
# out/04
· votar

fulgore
Não confunda Qualidade com Potência.
1)Vc pode ter um equipamento potente mas com uma péssima qualidade de audio e vice-e-versa...
2)Como os agudos são mais facilmente percebidos pelo ouvido humano, em geral, em uma banda precisamos de menor potência para a guitarra do que para o baixo. Se usarmos potências equivalentes, a guitarra vai apagar o baixo...
3)A qualidade vai depender do equipamento...

Ronin
A última vez que eu soube do nuke, ele estava "ralando" e, por isso, meio sem tempo.
Eu acho uma pena pq tanto ele quanto o MKazan e muitas outras pessoas brilhantes do forum estão sumidas... Todo mundo saiu perdendo...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar

DC Master
Não são os agudos q são percebidos pelo ouvido humano, mas os médios e os médio agudos. Este foi o resultado de nossa evolução, por isto é qu apenas "sentimos" os graves e os agudos e a guitarra, instrumento de sons médios, podem ser tão claramente ouvidos, e por isto a necessidade de amps de baixo muito mais poderosos que os de guitarra (no mínimo + 150%).
Abç

DC Master
Veterano
# out/04 · Editado por: DC Master
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Era isso q eu queria dizer mas me expressei de forma incorreta (vc já disse isso em algum outro tópico)... Obrigado pela correção...

Fernando Bello
Veterano
# out/04
· votar

Para quem se preocupa com potência atenção.
Não interessa a potencia do amplificador. Interessa o que vc vai fazer com ele, se o som te agrada, se vc precisa de som limpo, ou timbre sujão, se ele foi contruido de maneira adequeda e não vai te deixar na mão...
Ouçam esses demos:
http://geocities.yahoo.com.br/bandapaskim/ltg2rev.mp3
http://geocities.yahoo.com.br/bandapaskim/ltg2rev2.mp3
http://geocities.yahoo.com.br/bandapaskim/ltg2delay.mp3
Todos esses takes foram gravados em um amp de 1/2W ( MEIO WATT !!!!), com um violão nylon Giannini de estudo.

eltaao
Veterano
# out/04
· votar

caras, olha a enganação
2200 Watts PMPO / 36 (trinta e seis) Watts RMS. um radio no Submarino por 700 reais
ou
200 (DUZENTOS!!) RMS/ 3000W PMPO no mesmo submarino, por 899 reais

vejam que a relação PMPO/RMS nao tem lógica nenhuma, e que o segundo tem quase 6x mais potencia real (RMS) que o primeiro, e é só 28% mais caro. Porém, quanto à qualidade do som, nada posso dizer.
fiquem ligados!!!

kaskudo
Veterano
# out/04 · Editado por: kaskudo
· votar

PMPO= Potencia Musical Para Otários

Teimoso
Veterano
# out/04
· votar

Sempre quis saber se existia uma relação entre RMS e PMPO,
agora aproveitando o tema fiz uma pesquisa e encontrei
algumas coisas bem esclarecedoras a respeito
dessas potências, e vou tentar explicar o que eu entendi
e ccmo se faz para medir essas duas potências,
(Se eu estiver errado por favor me corrijam)

RMS - Pega o aparelho a ser medido a potência, e vai aumentando
o volume ate que o som fique comece a distorcer. Neste ponto mede-se
a potência e voce terá a RMS, ou seja potencia RMS do aparelho é a
potência máxima com qualidade no som.

PMPO - Pega o aparelho a ser medido a potência, e aumenta o volume
no máximo, e sem se importar com a qualidade do som que esta saindo,
vc mede a potência vc terá PMPO, ou seja PMPO do aparelho é a potencia
máxima do "som" (Seja ele Bom ou Ruim")

Acho que não existe uma relação Matematica para as duas Potencias.

Acho que quanto maior a diferença entre as potencias no aparelho
pior é o aparelho. Assim se um aparelho tem um PMPO altissimo e um RMS
muito baixo, voce pode usar ele para ouvir som em volume baixo e ligar ele
numa guitarra com volume alto e usar como pedal de distroção. (rs.)

Fontes.

http://www.fisica.ufc.br/qsaber/respostas/qr0197.htm
http://pauloribeiro.tripod.com/watts.html
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=87619

Centauro
Veterano
# out/04
· votar

Não conheço eletrônica, mas não é difícil chegar à conclusão que esta medida de potência P.M.P.O. foi uma fórmula muito mais marketeira do que outra coisa. Se você fizer uma breve comparação entre potências PMPO e RMS declaradas pelo fabricante de um aparelho de som doméstico qualquer e fizer a mesma comparação com outro aparelho de outro fabricante, vai verificar que não existe um padrão respeitável ou normatizado ou uma correlação entre essas medidas de potência. Ex: rádio X tem 10w RMS e 100 PMPO e o rádio W de outro fabricante tem 8w RMS e 200 PMPO, aí você verifica que o de 100w PMPO "tem mais som" que o de 200 PMPO da outra marca porque em RMS é um pouco maior. Conclusão aos leigos em eletrônica como eu: POTÊNCIA PMPO É PURA "BALELA" Alguns fabricantes não muito sérios não são confiáveis até quando declaram a potência em RMS. Isto deveria ser melhor fiscalizado e potência em PMPO (prá otários como já disseram) deveria ser banida por respeito ao consumidor.

Fernandoks
Veterano
# dez/04
· votar

Olá, acho q devo me apresentar antes de dizer alguma coisa... Sou representante comercial, e tenho por hobby participar de campeonatos de som, tenho uma Ranger com 8 BRAVOX EDX12D2 3000wRMS + 20 cornetas Sellenium + 20 Tweeters Dome e 21 modulos (18 banda ICE 1500W + 3 StetSound 980W), para quem é do Paraná e participa desses eventos ja deve ter me visto...
Sobre essa diferença de RMS e PMPO, não sei dizer qual a verdadeira diferença, pois mesmo estando neste ramo só usamos RMS, sendo que esse é importante para a instalação junto com os modulos de potência. Realmente gostaria de entender... Ponho aqui pontos contra algumas afirmações ditas;
Tenho um home theater de 15KwPMPO (15.000) 290wRMS, e outro de 6KwPMPO 600wRMS, ja inverti os dois colocando ambos nas mesmas posições e posso dizer com certeza que o primeiro (15KwPMPO) é muito mais forte, estranhamente até nos graves.
Oq acha?

bebm
Veterano
# dez/04
· votar

Calma calma!!!

Tão falando bobagem ae! PMPO é uma medida MUITO antiga! Por incrivel que pareça ela mede alguma coisa sim!! Calma n to falando que não é safadesa! Xo terminar de explicar!! Como o MKZAN disse as medida que importam são a de pico e a real!

Então a médida PMPO é a medida de pico...

PMPO -> Se não me engano quer dizer Peak Music Power Output! É a potência de pico que o aparelho pode gerar em 1khz! Que é a frequência mais crítica! Porém as empresas, como o MKZAN disse, não adotam essa regra... elas medem a porra do negocio, e pegam o maior pico e falam que akilo é a potência PMPO do som! Mentira! A medida PMPO é altura maxima com o som consegue reproduzir em estado de pico a frequência de 1khz, tem que usar essa regra... mas pra vender som e impressionar o consumidor vale tudo!!

RMS -> Root Mean Square... traduzido significa raíz média quadrada... não vou entrar em detalhes aki sobre a conta que se usa... mas resumindo ela mede a potência real do som e depende do nível de distorção harmônica para ser encontrada!

Resumindo... PMPO é uma medida mas pouco usada... e os fábricantes de som descobriram isso e ficam enganando os outros por ai! Na teoria correta existe uma conta sim pra se fazer pra descobrir quantos watts PMPO necessitam pra geram 1 watt RMS mas eu esqueci! Tem num livro aki em casa enorme("Sound Recording Handbook", livro inglês sobre tecnologia e teorias de som e gravação) mas to com preguiça de achar!

Flws galera,
Espero ter ajudado!

Leonel
Veterano
# dez/04
· votar

Cara, gosto de som e tive dois episodios super-chatos com o PMPO.

No meu computador eu tinha um mini-subwofer de 16RMS, o negócio batia muito, alto pra kct.

O fato é, eu queimei aquele sub, ele já tinha uns 3 anos de uso e tal... e agora comprei um bem parecido, só que na caxia não fala nada de RMS, só diz que é 600Watts P.M.P.O. , e esse sub bate muito menos que o outro e o volume tambem é MUITO mais baixo, esse negocio de pmpo é só pra enganar troxa mesmo...
--------------------
Mudando de assunto, tenho um amplificador de 100Watts RMS, já usei ele em muitas festa, muitas mesmo, a impedancia dele eh muito alta, ou seja, ele aguenta altas caixas e tal, já usei até um par altos de Sony Xplod de 15" e ele segurou legal, dcom volume altíssimo. Tentei usar esses dois alto falantes em um mini system daqueles philips de 8000PMPO, adivinha o que aconteceu? tocou musica por uns 10 minutos, com um volume baixo e uma qualidade horrivel, e depois disso o som queimou. parece engraçado, mas essa é a real, 8000PMPO nao chegaram aos pés de 100RMS. é pura trambicagem isso.

TheFinder
Veterano
# jan/05
· votar

Aeee, pessoal...

Essas especificações, indicam um som de qualidade?

Potência total : RMS 60W (woofer 30W , satélites 6W X 5)
THD (amplificador) : < = 0,5 % (satélite, @ PO=3W)
Resposta de frequência(amp.) : 20Hz ~ 20 KHz
Relação sinal / ruído : < = 85 dB
Ruído máximo : < = 38 dB
Controles : volume, surround, grave
Tipo de entrada : 5.1 channels RCA line-in
Impedância de entrada : 10K Ohm
Woofer : 6,5´´(166mm), antimagnético.
Satélites : 3´´ full range, tweeter de ¾?, antimagnético.
Impedância dos alto-falantes : 4 Ohm
Dimensões (woofer) : 290(L) X 193(A) X 285(P) mm
Dimensões (satélite) : 96(L) X 167(A) X 108(P) mm
Peso total : aprox. 11 kg
Consumo : 80 W

barci
Veterano
# jan/05
· votar

MKazan
Valeu demais !

JediKnight
Veterano
# jan/05
· votar

RMS é o q vira.
Meu rádio tem 350 RMS e 5500 pmpo ... pmpo de cu é rola ...
Mas eu não sei pq meu marshall de 30 rms no volume 3 ja é som alto

lightning
Veterano
# fev/05
· votar

PMPO é papo furado!!! Sou formado em eletrotécnica e eletronica e nao exixte nenhuma norma ou formula para o calculo da potencia PMPO! Quando essa potencia foi adotada tentaram manter o coeficiente de 3,5 para o calculo da potencia PMPO (ou seja 1Wrms=3,5Wpmpo) mas como isso nao foi oficializado, cada fabricante resouveu adotar seu próprio coeficiente. A potencia RMS ao contrario é normatizada e é igual para todo tipo de equipamento no mundo todo!

Joyce Vieira
Veterano
# jun/05
· votar

E aê galera adorei ter as informações que vocês passaram eu já ia comprar um som pelo tal de PMPO!!!

Valeu pelas dicas....

Bjos

baruch_kata
Veterano
# jun/05
· votar

Joyce Vieira
eu já ia comprar um som pelo tal de PMPO!!!
Potência Média Para Otários, essa é a verdade...

salu
Veterano
# ago/05
· votar

eae colegas eu estou montando 1 som mas a potencia que eu tenho è bem menor que as caixas que eu estou montando. não vai dar p/ comprar os dois de uma vez. vcs acham que vai dar pra mim usar as caixas assim mesmo ou eu corro o risco e queimar minha potencia ?

baruch_kata
Veterano
# ago/05
· votar

salu
Se a impedância for compatível, não há perigo de queimar.

m_mont
Veterano
# ago/05 · Editado por: m_mont
· votar

Aí galera, esse papo potência é muito manero...

mas, quem está querendo comprar algum aparelho de som e está em dúvida (RMS x PMPO), pode acessar o site do inmetro e obter mais informações:

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/potSonora.asp

AugustoPedrone
Veterano
# ago/05
· votar

TheFinder
THD (amplificador) : < = 0,5 % (satélite, @ PO=3W)
Relação sinal / ruído : < = 85 dB
Ruído máximo : < = 38 dB

Isso são especificações - se forem verdadeiras - de um som bem ruim.
O problema é que os fabricantes sempre mentem nelas, daí vc já imagina o que te espera.

Mas ouça o aparelho e veja se VC gosta. Muitas vezes as pessoas têm determinados padrões de audição e diferentes equipamentos podem satisfazê-lo.

Abraços e boa sorte.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a RMS x PMPO