RMS x PMPO

Autor Mensagem
Slashinhu
Veterano
# abr/03 · Editado por: Slashinhu


Ae galera..eu n manjo desses negocios de "WATTAGEM"...tipo eu vejo um minisystem com 2000w...e um ampli com 100w..o ampli eh rms e o mini eh pmpo...qual a diferença? isso eh unidade de medida n eh?

Edit: o ampli de 100w wh mto mais alto do q o som de 2000w

IronMaiden
Veterano
# abr/03
· votar


eu não sei como é feito o cálculo para conversão, mas 2000 w PMPO é mais ou menos 20 a 30 w RMS

falou ?

MKazan
Veterano
# abr/03
· votar


Slashinhu
então cara, esse negócio de PMPO é a maior putaria!
RMS é unidade de medida.
PMPO não é unidade de porra nenhuma.

O RMS é a potência efetiva do equipamento, isto é, quanta energia ele consegue fornecer para o altofalante.

PMPO é uma medida arbitrária q alguma equipe de marketing de algum fabricante de merda inventou para vender produtos e chamar a atenção. não existe ligação alguma entre a natureza física e a "potência PMPO".
esse número q eles dão em PMPO é um número simplesmente chutado. alguns fabricantes somam a potencia rms de cada canal do rádio e falam q é pmpo. outros multiplicam por um valor qqer, outros chutam um número qqer. e assim vai.

as únicas potências q interessam realmente são RMS e PEAK (potência de pico a pico)

Nos_FERA_tu
Veterano
# mai/03
· votar


E ainda sobre "WATTAGEM". Qual é mais vantajoso o RMS ou PEAK?

nobre
Veterano
# mai/03
· votar


PMPO -> Potencia Medida Para Otarios

rntdestroyer
Veterano
# mai/03
· votar


Olha só meu camarada eu tenho um mini system com 3500 pmpo,essa´porra de pmpo só serve para imprecionar quem não entende, na verdade esses 3500 pmpo são 420 rms, eu tenho tambem um alto falante( o destroyer da Bomber) de 15 polegadas com 1200 rms , porra se for converter isso para pmpo vai dar mais de 20000 pmpo,valeu , cuidado meu camarada rms é tudo.

rntdestroyer
Veterano
# mai/03
· votar


pois é

rntdestroyer
Veterano
# mai/03
· votar


Lhe

MKazan
Veterano
# mai/03
· votar


Nos_FERA_tu
na verdade, não existem "mais vantajoso". o RMS é uma média de energia dissipada tirada pela raíz. (meio chato de explicar se vc não manjar de cálculo e integral)

mas vc pode passar de um pro outro facilmente utilizando uma fórmula matemática boba.

então não tem "mais vantajoso". sabendo um, vc sabe qual é o outro. a única coisa q vc deve prestar mais atenção é que qdo alguém te disser "30 Watts", vc precisa perguntar se é Pico ou Rms. qdo não disserem nada, é pq é Rms.

nobre
Veterano
# mai/03
· votar


rntdestroyer
420rms eh alto PRA CARALHO hehehe
3500pmpo de mini system dah bem menos q 420 rms geralmente

MKazan
Veterano
# mai/03
· votar


nobre
3500pmpo, pode ser qqer coisa.
como já foi dito antes, não existe relação nenhuma entre PMPO e RMS. os caras podem escrever 3500 PMPO em um mini system de 420 RMS, como podem escrever em um mini system de 30 RMS.

rntdestroyer
Veterano
# mai/03
· votar


eu falei de aacordo com o manual,eu ja tive alto falantes com 125 rms e500 pmpo, e 2000 pmpo e 150 rms.Mas vcs acham que os fabricantes de eletrodomésticos usam isto da maneira certa? vai na lj pra tu vê!

MKazan
Veterano
# mai/03
· votar


rntdestroyer
tô falando como quem estuda isso.

Não existe significado físico para PMPO!

Os fabricantes de eletrodomésticos zoam com a tua cara qdo eles escrevem PMPO no manual de um aparelho qualquer.

rntdestroyer
Veterano
# mai/03
· votar


Mkzan ,então cara, o rms é a potencia real que o amplificador do som suporta,ja o pmpo não existe um padrão, nego ao invés de olocar por exemplo que o aparelho tem 150rms eles preferem inventar que tem 1200 pmpo para inpressionar o leigo.

MKazan
Veterano
# mai/03
· votar


rntdestroyer
mas a idéia é exatamente essa q vc disse.
Imagine dois rádios: um de 150w RMS e um de 30w RMS-2000w PMPO.

na loja eles não escrevem o 30w RMS, só o 2000 PMPO.

o de 150 custa 400 R$. e o de 2000 custa 130 R$

qual o leigo compra?

rntdestroyer
Veterano
# mai/03
· votar


Mkazan agora falamos a mesma lingua

MKazan
Veterano
# mai/03
· votar


rntdestroyer
ae, agora ta blz.

guitarrafuriosa
Veterano
# jun/03
· votar


O esquema é procurar a informação certa no manual... depois que você comprou a merda... Pra se lamentar se se fudeu...

Sam
Moderador
# jun/03
· votar


PMPO é o máximo valor encontrado quando não há restrições quanto a distorções ou período de tempo. Sob estas condições, o sinal de saída pode aproximar-se a uma onda quadrada. Assim, PMPO = 4XRMS mono ou PMPO=8XRMS estéreo.

Eu sabia que tinha alguma lógica. :)

Fonte: http://members.tripod.com/~pauloribeiro/watts.html

Max
Veterano
# jun/03
· votar


Sam
cada um fala uma coisa...vou acreditar em quem??
na GP os caras falam pra nao acreditar em medidas PMPO...

Sam
Moderador
# jun/03 · Editado por: Sam
· votar


Mas não é prá acreditar mesmo. Não tem como conseguir uma onda quadrada (justamente pq sempre há distorção quando o volume está mt alto).

Aê MKazan, explica melhor prá galera pq eu já desisti dessa vida de Técnico em Eletrônica! Hehhee... :)

(o cara faz Curso Superior nessa área, galera... vamo baixá as orêia e escutar :)

MKazan
Veterano
# jun/03
· votar


Sam
o cara desse site ae confundiu PMPO com Peak.
e não é 4xRMS. de peak para RMS é alguma coisa com raíz de 2. (não tô lembrando agora, vou procurar no livro e depois ponho aqui)

MKazan
Veterano
# jun/03
· votar


Sam
o cara desse site aí q vc passou confundiu PMPO com Potência de Pico. (aquela que vem da tensão de pico q agente lê no ociloscópio).

Sam
Moderador
# jun/03
· votar


Mas o lance é justamente esse, não? PMPO é potência de pico e RMS é a potência real... por isso a diferença é tão grande... ou não?

Max
Veterano
# jun/03
· votar


Sam
c nao da pra acreditar nessas medidas vamos usar msm RMS...uma estatistica tosca:

100 w RMS = uma turbina de aviao na sua orelha!

MKazan
Veterano
# jun/03
· votar


Sam
então cara, potência PMPO NÃO é potência de pico. são duas coisas diferêntes.
de potência de pico para RMS tem uma fórmula já conhecida. se vc tentar aplicá-la em qualquer equipamento marcado em PMPO, não vai dar a conta certa.

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


Aê Kazan!!! Valeu pelo esclarecimento! Mas... me diga uma coisa... o que na realidade "queima" o auto-falante??? O cara que conserta meus equipamentos me explicou mais ou menos e na hora eu tava com um pouco de pressa e não deu pra entender, mas se não me engano ele disse que é o contrário do que as pessoas pensam... vc não pode usar um auto-falante de muita potência num amp de pouca potência... sei lá!!!! Pareçe que queima o Amplificador...
Dá pra explicar para um leigo???

MKazan
Veterano
# jul/03 · Editado por: MKazan
· votar


nukebass
pode queimar o falante assim como pode queimar o amp. mas os dois queimam por motivos distintos.

vamos começar pelo falante.
um falante pode estragar por uma série de motivos.
Existe uma coisa no falante chamada "Excursão". Os falantes funcionam deslocando seu cone para frente e para trás. Existe uma certa distância que um cone pode se deslocar, essa distância é a Excursão (o quanto o cone vai para frente ou para trás). Se não houver nada que impeça o falande de excurcionar d+, o cone pode amassar ou a bobina pode sair da centragem. Por isso que caixas feitas para frequencias graves (sub-woofers, amps para baixo, etc) costumam ser seladas ou dutadas, o volume (tamanho) delas é calculado de modo q a pressão interna impeça que o falante excursione d+.

Um falante pode queimar também por excesso de potência. A bobina que existe dentro do falante é percorrida por uma corrente elétrica quando o falante está em funcionamento. Todo condutor, ao conduzir, gera calor atrávez do "Efeito Joule" (pelo a mor de Deus, não me perguntem se Joule é um pedal fabricado pela Boss). Deste modo, existe uma determinada potência que a bobina consegue dissipar. Se a bobina for projetada para dissipar 50watts e vc aplicar 70watts, ela vai derreter e queimar.

bom, agora os amplificadores.
Você já deve ter visto que existem falantes de 8ohms, 4ohms, etc.
Ohms é a medida de resistência de um determinado dispositivo (no nosso caso, a bobina do falante) contra a passagem de corrente elétrica. Como a corrente é alternada, chamaremos a resistência de "Impedância".
Muito bem, o amplificador nada mais é do que um gerador de tensão alternada. A impedância do falante limita a corrente (e consequentemente a potência) que o amplificador irá nos fornecer.
Quando projetamos um amplificador, nós escolhemos a impedância do falante e a potência que queremos. Atravéz da fórmula P=(v^2)/r nós sabemos qual será a tensão máxima que o amplificador irá fornecer ao falante.
Todos os componentes eletrônicos tem um limite de corrente elétrica que pode percorrê-lo. Se aplicar-mos ao componente uma corrente maior do q a que ele aguenta, ele irá queimar.
Portanto, se vc colocar um falante de 4 ohms em um amp projetado para 8 ohms, a corrente que irá percorrer o falante e o amp será maior do que a para o qual ele foi projetado. por isso ele queima.

Demosntração:

um amp de 40w com falante de 8 ohms

P=(V^2)/r => 40=(V^2)/8
V=17,9volts

I=(P/r)^(1/2) => I=(40/8)^(1/2)
I = 2,2 amperes (corrente que o amp fornece ao falante)

Nosso amplificador hipotético deve ser projetado para suportar uma corrente de aproximadamente 2,2 amperes.
Vejamos oq acontece se ligarmos nele um falante de 4 ohms.

P=(v^2)/r => P=(17,9^2)/4
P = 80,1 Watts!!!!! (a potência duplicou)

I = (P/r)^(1/2) => I = (80,1/4)^(1/2)
I = 4,5 Amperes (a corrente também aumentou)

Observe que se o nosso amp era projetado para aguentar uma corrente de "ampenas" 2.2 amperes com um falante de 8 ohms, com um falante de 4 ohms ele iria queimar pois teria que fornecer 4,5 amperes.

Deu pra entender? se estiver complicado, eu simplifico a explicação.

MKazan
Veterano
# jul/03 · Editado por: MKazan
· votar


galera, só uma coisa. esses cálculos aí em cima não são precisos, ok? são todos arredondados. também não levei em consideração picos de onda nem nada, é apenas um cálculo para ilustrar uma situação.

nukebass
se na saída do amp tiver um transformador (maioria dos casos) aí o lance complica mais um pouco:
se vc colocar um falante com impedância menor do q a estipulada pelo fabricante, queima o enrolamento secundário do transformador.
se vc colocar um falante com impedância maior do q a estipulada pelo fabricante ou simplesmente não colocar nenhum falante, pode queimar o enrolamento primário do transformador e/ou o estágio de saída (estágio de potência) do amplificador.

Sam
Moderador
# jul/03
· votar


MKazan
Ou seja, cambada: sigam as especificações dos fabricantes! :o)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a RMS x PMPO