alto-falantes nacionais

Autor Mensagem
ramaione
Veterano
# set/04


quais são os melhores alto-falantes nacionais pra amplificador valvulado?

MagoMerlin
Veterano
# set/04
· votar


Com certeza respectivamente: Selenium PW3 e Snake ESX-125

www.selenium.com.br
www.snakepro.com

Abraços !!!

ramaione
Veterano
# set/04
· votar


A Selenium diz que o PW3 não é específico para instrumentos musicais, porém pode ser usado em caixas para guitarra. Será que vale a pena mesmo arriscar?

Hammer
Veterano
# set/04
· votar


ja tem esse tópico-
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/58587

ramaione
Veterano
# set/04
· votar


ae, alguem q ta usando ou ja usou essas selenium 12pw3 ou 12cv3, diz o q achou...

MagoMerlin
Veterano
# set/04
· votar


ramaione

Já vi caixas com o Selenium PW3 e eles não deixam nada a desejar. É claro que não chega a ser um Celestion ou Jensen da vida, mas não fica muito atrás não.

Veja o que disse o Peregrini da Lynx audio no faq audiolist:
Quanto aos falantes, tenho usado com muita felicidade os Selenium 8PW2, 10PW3 e 12PW3. Comparados com a serie "S" da Celestion sao superiores, pois demoram mais para "rachar" mesmo com pedais fuzz ou overdrive, o que e´uma grande vantagem, pois da´mais extensao ao controle de volume do amplificador e do instrumento. Tenho comparado Selenium com Celestion em amplificadores dotados de trafos de saida extremamentes transparentes de modo a nao mascarar a avaliaçao com som de ferro e os Selenium agradaram mais, tanto a mim quanto a amigos que toparam uma avaliaçao isenta de ideias preconcebidas Para quem tem fixaçao em AlNiCo, a soluçao e´ importar Jensen ou Weber ate´a Selenium fabricar uma serie numerada especial: AlNiCo "Signature" Para meus ouvidos, prefiro-os somente em amplis de baixa potencia em classe A.

b0fh
Veterano
# set/04
· votar


ramaione
eu fiz uma 2x12" com os selenium 12cv3 e acho muito massa o som dela. Os PW3 em teoria dariam mais potência, e alguem aqui no forum já disse que são 'superiores' (bom, são mais caros, isso com certeza), mas não explicou por que, que eu me lembre... Eu iria de 12cv3 de novo com certeza... 120 reais cada... haha

sds

crowley666
Veterano
# set/04
· votar


alguem ja experimentou o 12MB2P? (midbass) me parece que ele cobre melhor as frequencias da guitarrra

ramaione
Veterano
# set/04
· votar


MagoMerlin
Valeu aí, me convenceu.. hehehe

b0fh
cara, tb to querendo fazer uma 2x12 pra mim, mas não tenho experiencia nisso. Existe algum segredo na contrução da caixa, na maneira de ligar os falantes ou em alguma outra coisa?

b0fh
Veterano
# set/04
· votar


ramaione
pra guitarra não, já que a caixa eh 'open-back'. Faça ela do menor tamanho que você conseguir... a minha, por ex, tem 70x37x30cm... menos que isso não iam caber os falantes lá dentro :).
A ligação dos falantes é a gosto do freguês.. a minha tá com os falantes ligados em série, resultando em 16 ohms.

Já para baixo, a caixa costuma ser fechada e tem que ser calculada.

sds

ramaione
Veterano
# set/04
· votar


b0fh
poxa, entao pra fazer fechada tem q fazer uns calculos... eu queria fazer fechada. Mas numa caixa como a sua, qual o tamanho mínimo da abertura (no eixo vertical) que eu devo deixar pra não precisar calcular, sendo q na horizontal eu deixe de lado a lado aberto?

ramaione
Veterano
# set/04
· votar


b0fh
kd vc cara? responde aí.

Mais alguem sabe a resposta da minha pergunta pro b0fh?

b0fh
Veterano
# set/04
· votar


ramaione
tava trampando.. hahaha
não entendi tua pergunta... por que vc quer fazer a caixa fechada? eh pra baixo ou pra guitarra?

ramaione
Veterano
# set/04
· votar


b0fh
é pra guitarra, queria fechada pq pensei q fosse melhor e tals... vou tentar melhorar a pergunta: A parte de trás deve ser toda aberta ou pode ser só um pouco aberta? Nesse caso, qual seria o tamanho da abertura?

b0fh
Veterano
# set/04 · Editado por: b0fh
· votar


ramaione
aaah ta... pra guitarra... pra guitarra eh bobagem fazer caixa fechada, porque a guitarra não tem graves suficientes pra justificar o 'trampo' que dá pra fazer uma, e também o timbre da guitarra fica melhor com open back... tipo 95% dos amps de guitarra são open-back. raras exceções.

quanto a abertura atrás, ela costuma variar entre 1/3 e 2/3 da área da parte de trás da caixa... qualquer coisa dentro desses 2 eh 'fair game'. A minha tá com 1/3 da parte de trás aberta, porque com mais madeira atrás ela fica mais firme.

Uma dica: tente fazer a caixa o mais 'firme' possível, com altos reforços, cantoneiras, e talvez um reforço no centro tb... uma 2x12 com selenium vai tender a vibrar pra cacete nas frequências mais graves. A minha tive que por um reforço atrás pq tava com rattle. haha.

sds

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar


ramaione
Uso em minhas caixas para baixo os 15PW3 ou 15PW5 + 8PW3 com capacitores "corta-baixa", e fiz umas caixas para amigos com o 12PW3, ficaram muito boas. O 12CV3 é usável também, mas o som dos PW é melhor, mais encorpado. De fato uma caixa com este falantes pode ficar tão boa quanto uma com falantes importados (que são excelentes, mas caríssimos!).
Abç

b0fh
Veterano
# set/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não sei se concordo com vc... Com certeza os PW5 tem mais potência e talz, provavelmente dão mais grave, mas segundo o site da selenium, a resposta em frequência eh:

PW5 : 50 a 4000 Hz
CV3 : 70 a 5000 Hz

Quanto eu tava projetando minha caixa tava pensando entre esses dois, e no fim o fato do CV3 ter menos potencia, responder melhor nas altas frequencias (5000 ainda eh util pra guitarra se vc considerar harmonicas, etc) e principalmente o fato de ser mais BARATO, escolhi estes :)

Mas pra baixo com certeza os PW são mais negócio, principalmente os de 15"

sds

ramaione
Veterano
# set/04
· votar


b0fh
opa, valeu amigo, valeu pela dica também, to projetando a minha no autocad aqui e vou colocar uns reforços...

b0fh
Veterano
# set/04
· votar


ramaione
autocad! aff o cara eh profissa... a minha eu desenhei numa folha de caderno, levei pra rua do gasometro e fiquei pilotando o tiozinho da serra... hahahaah. Ai tava as madeiras aqui em casa, chega o FDP do passoka e a gente montou as pressas a danada pra poder ouvir logo o som dela... rssss... Totalmente tosco.

sds

ramaione
Veterano
# set/04
· votar


b0fh
hehehe, minha irma é arquiteta, aí ela me ensinou o básico aqui só pra eu matar meu tempo mesmo, to meio forgadu ultimamente. Mas num vai ser diferente não, na hora do vamu vê eu tb vou ter q me virar pra construir a bixinha...

b0fh
Veterano
# set/04
· votar


ramaione
haha pior q a minha irmã tb eh arquiteta... mas eu aprendi autocad e desenho técnico antes dela... mas esqueci tudo depois, acho o papel de pão mais prático :)

Hammer
Veterano
# out/04
· votar


alguem sabe onde vende celestion???

Trovao_na_montanha
Veterano
# out/04
· votar


Dos nacionais pelo menos em termos de especificações parece que os Selenium (até 40 até 8KHz, depende do modelo)respondem a um espectro maior do que EROS (até max. 4KHz). A potencia max. desses seleniuns pode estar dimensionada a mais do que a necessária para alguns casos em que se divide em 2x ou 4x. No caso de aampli de guitarra, altofalantes de 100W (de 8 ohms) com faixa de 100Hz/60Hz a 10KHz imagino que seriam ideais para compor configurações de 4 ohms e 2 ohms. O que pensam sobre isto, marcas e modelos (motivos da escolha)?

Trovao_na_montanha
Veterano
# out/04
· votar


Ahhh! Segunda-feira vou comparar as curvas de resposta (dos fabricantes) eros e Selenium. Estive olhendo o site da selenium agora e notei uma queda de resposta braba creio que a partir dos 4KHz. Pode ser que os Eros sejam equiparáveis aos Selenium (ao menos nas curvas fornecidas pelos fabricantes). Depois há que se bater a teoria com a prática. Minha experiência de ouvido diz o seguinte ... que lá pelas frequências de menos de 100 Hz os Eros racham na metade da potência para a qual foram projetados. Os seleniun, especialmente os comentados aqui eu não vi em ação.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


Trovao_na_montanha
Sellenium é bem melhor, sem comparação com o Eros(que é da Staner).
Abç

Cebolas Alhos
Veterano
# out/04
· votar


acho que os da Arlen são bons tb,alguém aqui do forúm disse que eles estão presentes nas caixas 4x12 do meteoro mak3000...

Trovao_na_montanha
Veterano
# out/04
· votar


Comentários sobre os BRAVOX para instrumentos musicais? O que dizer da velha BRAVOX? Como anda a performance dos alto-falantes deles?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


Trovao_na_montanha
Existe um falante Bravox, que, ao menos na teoria muito me impressionou: BFW-12 (96Db, 70Hz, 60 à 6000Hz)

Trovao_na_montanha
Veterano
# out/04
· votar


Os BRAVOX andam com melhor preço do que os Selenium, as curvas apresentadas pelo fabricante me parecem até melhores, mas é o que disse, e a prática? Será que algum fabricante ainda usa BRAVOX? A Bravox dominou o mercado de altofalantes para amplificadores na década de 70. É antiga e tem experiência. Teria sido superada?
Detalhe, você andou falando dos EROS. Há uma série especial da EROS muito boa especialmente para PA, é a que a Staner usa nas Caixas VS-400 e VS-600 e também a que usa nas caixas de Grave e Sub-Graves. Não sei com relação aos altofalantes que usam para Guitarra. A Warm está usando Selenium na série de amplificadores Dark Angel. Esses valvulados 4x6L7 de 80W Racham na metade do volume.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


Trovao_na_montanha
Cara, não conheço essa série especial da Eros, os comuns, que vem nos combos da Staner são inferiores aos Sellenium.
De fato Bravox e Novik dominavam naquela época (eu tinha 2 caixas BSA-10 no meu som), mas a Bravox pediu concordata e a Novik, nem sei.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a alto-falantes nacionais