Autor |
Mensagem |
Tuco_Hendrix Veterano |
# jul/04
Olá pessoal ........
É o seguinte comprei um cabeçote valvulado Tremendão SL da Gianini com uma caixa meteoro 4x12 ela ta com um falante fudido ligado em serie ....não entendo porra nenhuam de valvulado .nada mesmo ..ele tem 10 valvulas .4 valvulas 12AX7 e 2 valvulas 12AT7 e no pre tem um par de 6L6GC e um par de Sovtek 5881WXT.....Então o ampli tava com uma capacitor eletrolitico queimado .....ai um amigo que manja de eletronica trocou e ele ta funcionando som lindo e tal ....só que notei umas coisas ......tipo pelo que ja li ele tem 100W e ele não ta com um som poderoso....... ele da o suficiente pra ensaiar só não passa disso .pelo que imagino ele deveria derrumar o que tivesse por perto ...pensei que pode ser por ter um falante fudido que logo vou mandar arrumar ......ai notei tambem que nessa valvulas da sovtek elas quando o ampli é ligado eleas ficam meio azuladas e tal .......o trafo é original .não sei as tensões dele vou dar um geito de medir ....pra quer server aquela chave B+.......outra coisa que notei é que não tem dentro do ampli o reverb ....
Aqui tem nesse link é uma foto dele por cima aberto ...alguem poderia me dizer o que é o que ai dentro pra mim ter uma noção pra não fazer merda ....
http://www.poust.host.sk/tremendao.jpg
Qualquer ajuda é bem vinda .....quero deixar esse ampli prefeitinho ....
Valeu....
|
kaskudo Veterano |
# jul/04
· votar
Tuco_Hendrix
1- Cuidado!!! amplis valvulados possuem tensões muito altas (450 Volts) que podem até ser fatais! todo cuidado é pouco!
2-o fato das válvulas "azularem" é normal.
3-o baixo rendimento pode ser n fatores. válvulas velhas, bias desajustado, ligaçÃo errada de falantes, componentes defeituosos no circuito, etc, etc...
ele distorce com o volume acima de 50% ?
qual o valor indicado na saída de falantes 4 ou 8 ohms?
qual a impedancia e como estÃo ligados os falantes?
|
silvio_rp Veterano |
# jul/04
· votar
acho q valvula azulada eh quando já ta fudida cara... Valvula boa fica vermelhinha. Esse lance dele estar com 2 6L6 e 2 5881 tb eh estranho pq normalmente sao 4 valvulas iguais hehehe.
Se 2 delas estiverem queimadas a potencia do amp cai pela metade. O falta de resposta pode ser esse falante aí tb.
|
kaskudo Veterano |
# jul/04
· votar
silvio_rp
nÃo, ás vezes mesmo novas elas azulam... só o filamento deve acender, se ela avermelhar é pq o bias está desregulado, e aí bau bau...
a 6l6 e a 5881 sÃo praticamente as mesmas, só muda a capacidade de tensÃo.
|
Tuco_Hendrix Veterano |
# jul/04 · Editado por: Tuco_Hendrix
· votar
kaskudo
Olá amigo
vc citou a ligação dos falantes ....os falantes são da meteoro mesmo e testão ligados em serie (está certo isso ?)..e amanha memso vou tirara o que ta fudido e vou mandar recondicionar
Vc sabe aonde tem os valores das bias pra essas valvulas ??
Obrigado
|
cacildo poncio Veterano |
# jul/04
· votar
Tuco_Hendrix
mais uma vez:
***cuidado com as tensões de um valvulado, um descuido e acaba sua missão na terra...****
pelo que vi na foto, o trafo de choke está solto, o pot de master está jogado em cima da fonte, tem um resistor do screen meio carbonizado e descascado, um resistor da fonte meio carbonizado também.....etc....
vejo que tem uma entrada de tomada de três pinos..bom...
recomendo que tire aquele capacitor da chave ground line....
pra resolver teu problema, troque os soquetes de pré se não resolver troque as valvulas de potencia.
mas uma boa medida para este ampli, é reforma´lo por completo, trocar seus caps e comps defeituosos e refazer toda fiação.
abraços,
|
kaskudo Veterano |
# ago/04
· votar
Tuco_Hendrix
o bias da 6l6 pode ser entre 30 e 40 mA. o ideal é 35mA (por válvula). porem o seu amp usa válvulas diferentes, e devem estar BEM descasadas. é como o cacildo disse: é melhor reforma-lo por completo, mesmo gastando mais um pouco, vale a pena. uma sugestÃo: transforme-o num BASSMAN... os circuitos sÃo bem semelhantes.
|
kaskudo Veterano |
# ago/04
· votar
Tuco_Hendrix
o bias da 6l6 pode ser entre 30 e 40 mA. o ideal é 35mA (por válvula). porem o seu amp usa válvulas diferentes, e devem estar BEM descasadas. é como o cacildo disse: é melhor reforma-lo por completo, mesmo gastando mais um pouco, vale a pena. uma sugestÃo: transforme-o num BASSMAN... os circuitos sÃo bem semelhantes.
qto aos falantes, qual a impedancia de cada?
|
Tuco_Hendrix Veterano |
# ago/04
· votar
kaskudo
Valeu a dica amigo
são de 8 ohms
depois que tirei o fudido agora acho que ele ta a toda potencia ta fazendo um barulho infernal
|