Uso de estabilizador em ampli

Autor Mensagem
ZakkWyldeEMG
Veterano
# jun/04


Olá!! Gostaria de saber se é vantajoso usar um estabilizador em amplis para evitar ruídos da linha elétrica e interferência de outros aparelhos, e até fazer com o pino terra do ampli seja ao menos abrigado no interior do plug do estabilizador...... caso seja viável, seria interessante comprar aqueles módulos estabilizados da Microsol q possuem terra virtual?? []s.......

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jun/04
· votar


ninguém nunca tentou?

Guilherme Tosin
Veterano
# jun/04
· votar


ZakkWyldeEMG
Eu uso no meu, uso um estabilizador de voltagem e um transformador 110 no meu Tremendão, por que aqui em Curitiba a voltagem é de 127Volts, então...
Não sei se ajuda a tirar ruidos etc, mas eu uso como prevenção mesmo...

Dr destino
Veterano
# jun/04
· votar


eu tb uso estabilizador pra ligar os pedais e o ampli, mas não melhora mto no que diz respeito a ruídos

Climzirus
Veterano
# jun/04
· votar


Eu tenho um estabilizador aki.....nunca testei, vou ligar o ampli nele hoje e ver o q da!!

Ludo
Veterano
# jun/04
· votar


ZakkWyldeEMG
Olha amigo evitar ruídos não evita muito não, mas como o próprio nome diz ele estabiliza a tensão que vai pro ampli, ou seja, seu ampli não vai sofrer as variações de tensão que ocorre na rede eletrica, que pode até danifica-lo, o estab. serve mesmo é como proteção.

bach
Veterano
# jun/04
· votar


eu uso um transformador normal e ja testei um estabilizador e nao melhorou nada.

Johnny_Trapaceiro
Veterano
# jun/04
· votar


Sempre é bom voce usar estabilizador em toda a sua aparelhagem.

Eu toco num lugar que tem 2 tomadar para ligar tudo, a mesa e a potencia de voz, baixo, meu ampli (JTM310) e meu set de pedais.

Eu nao ligava meu ampli em um establizador e o que acontecia era a queda de volume frequente no meio dos shows... chegue a levar meu ampli até para uma revisão. entao notei que essa quedad e volume era em alguns shows somente até perceber que eram apenas naquele bar em específico. Hoje eu ligo tudo no meu estabilizador e nem me preocupo mais. o som esta perfeito sem variação e sem preocupação.

Além disso. o Estabilizador é uma proteção contra qualquer tipo de dano que a corrente eletrica possa causar a sua aprelhagem. claro, se tiver que queimar alguma coisa. vai queimar o Fusivel do estabilizador. como tbem já aconteceu comigo.

Galera... se vcs gostam do seu equipo... sempre é bom... por 30 reais vc compra qualquer estabilizador em casas de informatica etc...

Falow

Expressão
Veterano
# jun/04
· votar


No Brasil tem 2 tensões oficiais: 220V e 127V. Mas o que acontece é que existem quedas devido perdas nas instalações (casas antigas ou circuitos feitos sem balanceamento e critério técnico) e fornecimento energético em ponta de linha (nesse caso a região onde está a sua casa ou estúdio) que abaixam ou fazem essa tensão variar. Isso faz o nível de saída do ampli variar. Além de fazer diferença no nível sonoro, essas variações de tensões podem queimar o ampli.
O uso de um transformador/estabilizador (desses do tipo usado em computadores) vai proteger o seu ampli, assim como proteje o seu computador.

É coerente o que o Trapaceiro disse.

guilherme kamelot
Veterano
# nov/04
· votar


preciso da ajuda de vcs. comprei um laney vc 50 e o que ta acontecendo é o seguinte:quando eu toco com o volume no dois ou tres o som ta normal, mas quando eu coloco do cinco pra cima, ele começa a fazer um barulho muito alto. quando eu coloco o volume no tres de novo, o som fica extremamente baixo, como se ele perdesse a força e só depois de alguns minutos ele volta ao normal... eu ainda não comprei um estabilizador. será esse o motivo? pra ser mais exato, eu sempre toco com o volume abaixo do tres pq moro em apartamento e só as vezes eu faço isso de colocar o volume mais alto pra ver como fica o som... ja me falaram que o ampli está fazendo isso pq eu só toco com ele em volume baixo, que é pra eu tocar mais alto pra ele se acostumar... isso é verdade ou tão viajando mais que eu?rs valeu galera!

b0fh
Veterano
# nov/04
· votar


guilherme kamelot
cara, aparentemente teu amp tá oscilando em HF... melhor levar num técnico pra ver isso, bicho...

pra tirar a dúvida, se vc levar o volume pro zero e depois pro 2 ele volta rapidamente ao normal?

guilherme kamelot
Veterano
# nov/04
· votar


logo depois de oscilar? leva alguns segundos

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


não uso nem no meu computador, estabilizador de 30 pratas é engodo, não dá nenhum sistema de proteção, ao contrario com o tempo de uso passa a ser é prejudicial ao equipamento. Se duvidam façam uma pesquiza, entre em foruns de computador, amplis não queimam com variação de voltagem, equipamento digital pode até ser que queime, a única vantagem que pode acontecer é no caso de se ligar o ampli em uma região que a voltagem está muito baixa, ao usar um estabilizador ela sobe um pouco e o ampli passa por exemplo a não distorcer, mas se houver bruscas variações, o ampli sofre estas variações antes que o estabilzador passe a ter algum tipo de atuação. palavra de macaco veio.

Sandro Carvalho
Veterano
# nov/04
· votar


A propósito ... essa estória de que estabilizador comum para computadores resolve o problema é mera ficção. Basta procurar nos sites sérios como o fórum do Audiolist e vcs perceberão que esses estabilizadores trabalham em 127V, ou seja, irão estabilizar a corrente nesse valor. Caso vcs possuam (como eu) um ampli antigo valvulado, que na época era projetado para 110V, pode ocorrer o seguinte: um desgaste maior e mais rápido das válvulas, diminuindo-se o tempo de vida útil das mesmas. Portanto, se querem prorrogar o tempo de vida das válvulas dos seus amplis, NADA DE ESTABILIZADOR DA CASA&VÍDEO, LOJAS AMERICANAS OU SIMILARES !!!
Comprem estabilizadores de verdade ...

ZakkWyldeEMG
Veterano
# nov/04
· votar


Sandro Carvalho

e o q seria um estabilizador de verdade? Pq eu tô usando um de 50 pila aki só pelo fato de que um transformador para o porte do meu amp (Laney LC-30) é mais caro....

alpinheiro40
Veterano
# nov/04
· votar


Pessoal,
Um estabilizador de tensão não tem a função de elinminar ruídos e sim, como o próprio nome diz, estabilizar a tensão da rede´, só isso. Ele é um dispositivo que tem a função de proteger seu equiámento contra descargas atmosféricas e variações bruscas na rede.

Ruídos são são harmônicas que nossa rede elétrica possuí e inteferencias eletromagnicas presentes no meio.

Para atenuar isso são necessários dois itens:
1) Um bom aterramento é fundamental para blindar eletromagnéticamente seu equipameneto contra interferencias externas.
2) Utilizar um filtro RL (indutor e capacitor) para filtrar da rede frequencias maiores que 60Hz, não sei onde encontrar para vender estes filtros, mas qualquer eng. eletrônico sabe projetar e é super fácil de montar.

Espero ter contribuido com vcs,

Um abraço,

Eng. Alessandro

The Guitarrerow
Veterano
# nov/04
· votar


intao q dise q nada desses estabilizadores de computador?

brunokdx
Veterano
# nov/04
· votar


macaco veio então explica por que passa a ser prejudicial com o tempo ?


Sandro Carvalho
Caso vcs possuam (como eu) um ampli antigo valvulado, que na época era projetado para 110V, pode ocorrer o seguinte: um desgaste maior e mais rápido das válvulas
E pra quem tem um Ampli novo.. aí o estabilizador é adequado ??


E afinal os estabilizadores regulam a voltagem para o padrão brasileiro de 127V ou o original de 110V... ??? já que os produtos gringos (amps e pedaleiras) devem ser projetados para os 110V.. enquanto os nacionais devem ser projetados para 127V... Assim se o cara por exemplo tem um Marshall (feito para os 110V) e compra um estabilizador nacional que estabelece a voltagem nos exatos 127V vai estar prejudicando seu equipo do mesmo jeito.. ou não ??

JuninhoL
Veterano
# nov/04
· votar


mas o estabilizador tem de estar ligado em uma tomada que tenha terra se naum, naum vai adiantar nada!! dizem que tira um pouco de ruído, mas aqui em casa, tá ligado com terra e tudo, eu percebi uma diferença mínima!! muito pouca diferença!!

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


brunokdx
cara, é complicado pra explicar, primeiro que não é uma estabilização de verdade, a coisa vai por degrau ai depende do projeto usado no estabilizador (money mesmo), tipo degrau de 10 em 10 volts por exemplo, tá entrando 127 normal, se cair ate 118, caiu azar, não estabilizou nada, se cair pra 116 ai ele sobe 10v e passa a ser 126, deu pra entender + ou - ? funciona mais ou menos assim. para fazer esse circuito funcionar tem outro circuito de baixa tensão a transistores que usam tipo um zener como referencia então uma pequena tensão alterada aqui nesse circuito é que aciona relés mecanicos que fazem a troca dos degraus que é no enrolamento de um trafo, ou seja na realidade dá é cada pique na tensão a cada queda que possa ocorrer, complicado né, com o tempo devido a desgates calor etc essa tensão de referencia pode se desajustar em outro valor, se conseguiu entender até aqui imagine o que vai ocorrer no que eu disse acima. acontece que para um circuito desse tipo ser eficaz e sem enormes piques os degrais deveriam ser tipo de 2 em 2v e ai daria uma quantidade enorme de transistores e relés e eu ja vi desse circuito com 3 reles apenas (um degrau enorme).
Outro detalhe, se a tensão der um pique brusco pra cima tipo la no poste subiu de repente pra 160v por exemplo (dificil de acontecer) um dito estabilizador deveria ter um tipo especial de diodo (esqueci o nome agora) que é de proteção e rompe quando a tensão sobe exageradamente, mas é caro e como isso raramente acontece geralmente não tem este componente. então queimaria o que estiver conectado no estabilizador.
estabilizar significa manter constante e o que estes dito estabilizadores fazem é manter dentro de uma faixa (variavel) mas com enormes efeitos colaterais. Estabilizar tensão alternada (estabilizar de verdade) não existe. estabilizador é engodo pra vender um aparato a mais, foi se o tempo quando não existia retificação estabilizada (tensão continua) e precisava destes aparatos para os televisores. Como proteção de descargas atmosfericas tambem não proteje nada pois o trafo é um auto transformador (trafo de um enrolamento só) e a descarga passaria pelo circuito, a dita função do aparelho como o nome diz é "estabilizar" e não diz protejer. pediu eu expliquei, acredite quem quizer, palavra de macaco veio.

brunokdx
Veterano
# nov/04
· votar


macaco veio valeu.. quanto mais informação melhor.. afinal a gente paga caro nos amps e pedais/pedaleiras e não quer vê-los tostados por uma falha na rede elétrica..

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


se voce tem pedais digitais ou pedaleira digital o melhor é ter uma excelente fonte de alimentação (conhecido como eliminador de pilhas, adaptador, etc), uma que não aquece muito (significa que o transformador é bom), estabilizada sendo que a estabilização neste caso (é tensão continua) não é para diminuir ruido e sim para estabilizar (de verdade) os possiveis pique da rede, apesar que muitos circuitos digitais já tem estabilizador interno, e sempre tirar o adpatador da tomada em dias de chuva. amplis na maioria não tem circuito digital então geralmente suportam pique de rede.

The Guitarrerow
Veterano
# nov/04
· votar


macaco veio
me tira uma duvida para um amp n valvulado vamos supor uma coisa. o amp esta ligado na tomada (funcionando) e acontece o caso de minha rede que eh de 133 volts subir para 158 (acontece aqui mas nem tanto assim) o ampli torraria? e c estivesse com o estabilizador torraria o ampli ou o estabilizador? a meu meteoro thor plus em ves de ser 110 220 ele eh 120 240 isso eh certo? agradeço muito desde jah abç!

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


subiu então uns 30 volts, supondo que funcione com uns 450v nas placas da valvulas subiria para uns 540, ate´ uns 600 momentaneamente penso que elas suportariam (e os filamentos na baixa tensão também), os capacitores da fonte iriam depender do circuito em si de quanta folga de voltagem deixaram no projeto porque se subir acima da margem de erro do valor deles (entre 10 e 20%) provavelmente iria abrir (primeiro eles aquecem antes) , já os diodos da fonte suportam a voltagem mas são mais sensiveis ao pique rápido. o mais comum de acontecer é estragar um diodo da fonte e um deles rompendo agem como se fossem um fusivel salvando o resto (se for aquelas variações bruscas e rapidas de pique). Se o estabilizador tiver o diodo para protejer sobrecarga alta (os que eu já abri nunca vi) as chances seriam de queimar primeiro. é 120 e 240 pra ficar facil do enrolador de trafo enrolar (o dobro é mais facil que valor diferente), pra voce ver que a coisa não é critica, a tensão no Brasil (se o governo não der ordem pra mudar de novo) por enquanto é 127v e 220v

kojiroh2k
Veterano
# nov/04
· votar


cara, nesse seu caso acredito que você deveria utilizar um estabilizador sim, mas não é garantia que ele proteja conta variações tão grandes (como foi citado acima, ele "estabiliza" e tem q ser um aparelho bom).
evita comprar um daqueles "clone" da vida q vem com o computador do milhão... longe deles
o que pode fazer o seu estabilizador/amp queimar é a corrente elétrica, mas disso o fusível cuida, então vc pode ficar despreocupado ^^

espero ter ajudado!

guilherme kamelot
Veterano
# nov/04 · Editado por: guilherme kamelot
· votar


aí galera, perciso da ajuda de vcs! comprei um laney vc50 e quando eu toco com ele em volumes altos ele faz um barulho e para de sair som... eu ja tinha comentado sobre isso ha algum tempo e o bOfh disse que ele tava oscilando em HF. que diabos é isso? quando acontece isso é só desligar e ligar depois de alguns minutos que ele volta ao normal, mas se eu toco alto de novo ele faz a mesma coisa! moro no Espírito Santo e não conheço ninguém que saiba mexer nisso, meu professor tem um mesa boogie strategy 500, mas como não costuma dar defeito ele não sabe o que é... sempre quando o som desaparece, eu dou umas pancadas no ampli e o som fica voltando e sumindo tipo com mal contato. parece que tem alguma coisa solta dentro dele... preciso muito da ajuda de vcs! macaco veio, o que vc acha que pode ser?

nFall
Veterano
# nov/04
· votar


Nunca tinha pensando nisso
vo testa amanha

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/04
· votar


Se vc tem um amp transistorizado, o consumo do mesmo (em amperagem) será relativamente baixo, assim vc poderá colocar um estabilizador de voltagem compatível com a carga de consumo do amp mais fácil de se achar no mercado. Com amps valvulados a coisa "pega", pois esses amps consumem quantidades muito maiores de energia e portanto vc precisará de algo muito bom. A opção imediata seria um Furman, mas esses aparelhos custam uma fortuna! Uma opção seriam os velhos estabilizadores de geladeira da antiga Televolt (nem sei se ainda existe essa fábrica!) que eram do tamanho de um balde e pesavam "uma tonelada", mas aguentavam uma carga enorme (embora gerassem ruído de fundo).
A questão dos 110 p/ 127volts levantada peloSandro Carvalho também é muito importante, e no show de nossa banda sábado último ele teve o fusível de seu cabeçote Giannini Thor queimado!
Abç

BBGuitar
Veterano
# mar/06 · Editado por: BBGuitar
· votar


Será q esse estabilizador 4 em 1 resolveria esses problemas ?

ele já possui terra embutido para lugares q naum possuem assim ajudando a diminuir ruidos, estou pensando seriamente em comprar um desses , o acham ?

Estabilizador aterramento eletronico bivolt Microsol CX 1 UN

BBGuitar
Veterano
# mar/06
· votar


outra vantagem desse super estabilizador é q transforma 127 ou 220 em 115 assim ficando na tensão ideal pro ampli aumentando a vida util das valvulas, eu comprei e achei fantastico, o uncio problema é q o preço é salgado e ele é bem pesado, mas pra quem tem valvulado eu acho ideal até pq ajuda a diminuir bem o ruido

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uso de estabilizador em ampli