o q eh valvulado

Autor Mensagem
    Shelo
    Veterano
    # fev/04

desculpe a pergunta mais o q eh ser um amp valvulado???
    qual a diferença??

MKazan
    Veterano
    # fev/04
    · votar

ah galera... usa a busca ae.
    ta aí mais um assunto q devia ir pro FAQ

MarK_182
    Veterano
    # fev/04
    · votar

TB Num Sei o Que é Valvulado.

MKazan
    Veterano
    # fev/04
    · votar

bom, vamos lá.

A muitos e muitos anos, um cara disse: Que exista a válvula. e assim surgiu o primeiro dispositivo capaz de amplificar sinais eléticos.
    a válvula é legal, ela parece uma lampada, tem umas placas de metal dentro, ascende qdo vc liga, esquenta e queima o seu dedo.

durante muitos e muitos anos, as valvulas foram sendo aperfeiçoadas e melhoradas. E durante muitos anos, todos os tipos de aparelhos eletrônicos (inclusive amplificadores de guitarra) eram feitos com válvulas.
    exemplos de amps valvulados:
    Dogzilla: http://www.dogstar.dantimax.dk/tubestuf/graphics/dz-chas5.jpg

Hi-octane: http://ax84.com/media/ax84_m170.jpg
    http://ax84.com/media/ax84_m103.jpg

as válvulas são esses tubos de vidro q vcs podem ver nas fotos.

ao Saturar as válvulas (saturar é qdo vc joga mais sinal do que elas conseguem amplificar), elas começam a gerar distorção. Saturação é tradução do termo "Overdrive".
    A distorção das válvulas da ao som da guitarra um timbre que agrada aos ouvidos de muitos.

mais tarde, os engenheiros uma empresa que eu não lembro o nome estavam de saco cheio das válvulas. Elas demoram para aquecer, gastam muita energia, não tem ganho lá muito linear, são muito grandes, pesadas, etc etc etc.
    aí a IBM desenvolveu o transistor. O transistor faz o mesmo trabalho q a válvula, porém ele mede frações de milímetros, aquece muito menos, não precisa esperar esquentar para funcionar e é MUITO mais barato, MUITO MESMO!

então todos os produtos eletrônicos passaram a ser construídos com transistores.

no caso dos amps de guitarra, os transistores baratearam MUITO os processos de fabricação e simplificaram bastante os projetos. porém o som da saturação dos transistores não é tão agradável ao ouvido do que a boa e velha válvula.

apesar de hj praticamente todos os pedais serem transistorizados (estado sólido, "Solid State"), e muitos deles tem som muito bom, a válvula é sempre desejada pelos musicos q querem um "algo mais" no timbre de sua guitarra.

Shelo
    Veterano
    # mar/04
    · votar

valeu ae

hugoky
    Veterano
    # mar/04
    · votar

Exatamente!!! antigamente todos os aparelhos de som eram tudo valvulas...
    Qualquer aparelho com valvula eu acho melhor.. além de dar mais potencia.
    Resumindo
    Os amplificados valvulados e p´ré valvulados geralmente são melhores e mais caro.. Mas a exessões.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a o q eh valvulado