MKazan Veterano |
# fev/04
· votar
bom, vamos lá.
A muitos e muitos anos, um cara disse: Que exista a válvula. e assim surgiu o primeiro dispositivo capaz de amplificar sinais eléticos.
a válvula é legal, ela parece uma lampada, tem umas placas de metal dentro, ascende qdo vc liga, esquenta e queima o seu dedo.
durante muitos e muitos anos, as valvulas foram sendo aperfeiçoadas e melhoradas. E durante muitos anos, todos os tipos de aparelhos eletrônicos (inclusive amplificadores de guitarra) eram feitos com válvulas.
exemplos de amps valvulados:
Dogzilla: http://www.dogstar.dantimax.dk/tubestuf/graphics/dz-chas5.jpg
Hi-octane: http://ax84.com/media/ax84_m170.jpg
http://ax84.com/media/ax84_m103.jpg
as válvulas são esses tubos de vidro q vcs podem ver nas fotos.
ao Saturar as válvulas (saturar é qdo vc joga mais sinal do que elas conseguem amplificar), elas começam a gerar distorção. Saturação é tradução do termo "Overdrive".
A distorção das válvulas da ao som da guitarra um timbre que agrada aos ouvidos de muitos.
mais tarde, os engenheiros uma empresa que eu não lembro o nome estavam de saco cheio das válvulas. Elas demoram para aquecer, gastam muita energia, não tem ganho lá muito linear, são muito grandes, pesadas, etc etc etc.
aí a IBM desenvolveu o transistor. O transistor faz o mesmo trabalho q a válvula, porém ele mede frações de milímetros, aquece muito menos, não precisa esperar esquentar para funcionar e é MUITO mais barato, MUITO MESMO!
então todos os produtos eletrônicos passaram a ser construídos com transistores.
no caso dos amps de guitarra, os transistores baratearam MUITO os processos de fabricação e simplificaram bastante os projetos. porém o som da saturação dos transistores não é tão agradável ao ouvido do que a boa e velha válvula.
apesar de hj praticamente todos os pedais serem transistorizados (estado sólido, "Solid State"), e muitos deles tem som muito bom, a válvula é sempre desejada pelos musicos q querem um "algo mais" no timbre de sua guitarra.
|