Dicas para usar corretamente um amp. valvulado

Autor Mensagem
Guijs
Veterano
# fev/04


Acabei de comprar um amplificador valvulado, tem alguma(s) "regra(s)" que eu tenho q seguir pra um bom uso do amplificador?

Ah, porque tem a chave "Stand By" ? Eu sei que eh para ligar asa valvulas, mas ela tem alguma outra funcao alem dessa?

crowley666
Veterano
# fev/04
· votar


Guijs
num em muitas regras naum

num use ele no talo, q vc vai acaba ferrando as válvulas de power e quando você for ligar, deixa a chave stand by on, se não vc queima as valvulas de power tbm

(to na ecola, heheheheh)

meiomundo
Veterano
# fev/04
· votar


Um cuidado importante é não mover ele com as válvulas quentes. Espere elas esfriar para transportá-lo.
E quanto ao uso, o negócio é tocar bem alto, pois as válvulas produzem aquela distorção maravilhosa justamente quando aquecem.

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


Guijs
bom, tem umas regras sim. ele é 100% valvulado ou é híbrido?

bom, antes de tudo, vc precisa ver o tempo que leva para as válvulas aquecerem e para a fonte atingir a tensão máxima.
deve ter no manual.

aí vc faz o seguinte, sempre que for ligar, antes de ligar o amp vc liga a chave "Stand By". Com a chave stand by ligada, vc liga o amp e da o tempo para tudo se aquecer.

Bom, para se ter distorção no pré amp, você aumenta a gosto o botão "gain".
você pode também saturar a entrada dele com algum pedal que tenha saída alta (algum booster qqer, pode ser limpo ou sujo)

para se ter distorção de power, você eleva o volume até o power começar a saturar.

outra regra importante. Veja a impedância de saída do seu amp. nunca coloque nele caixas de som com impedancia diferente da especificada.

nunca mova o amp com as válvulas ainda quentes. nunca toque encoste as mãos nas válvulas enquanto estiverem quentes (queima mesmo!). toque sempre com o amp aterrado (sua vida depende disso).

se por qualquer motivo você for abrairo amp e para mecher no circuito dele, descarregue antes os capacitores da fonte e os de saída que ficam entre os estágios.

e uma muito importante também, quando queimar ou por qqer motivo precisar trocar as valvulas de power, não basta simplesmente trocar e ligar o amp. Você precisa levar o amp em alguém especializado para ajustar o "Bias" das válvulas de power. as válvulas de pré podem ser trocadas direto sem nenhum ajuste, mas as valvulas de power não.

Guijs
Veterano
# fev/04
· votar


Deixa eu ver se eu entendi: Ligar primeiro a chave Stand by no "On", esperar as valvulas esquentarem, e depois ligar a chave "on-off". Eh isso? Eu nao achei no manual nada sobre o tempo de aquecimento das valvulas... mas na loja que eu comprei me falaram pra esperar uns 10 min antes de tocar, e eh o que eu faco. O Amp eh um Fender Deville 4x10 e eu uso um pedal GT-2 para uma distorcao pesada.

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


Guijs
não. primeiro vc aciona o Stand By, depois aciona o on/off para "on". Aí você espera as valvulas esquentarem.

as válvulas não vão esquentar se a chave on/off estiver em "off", né.

depois q as valvulas esquentarem vc desliga o "Stand By", mas a chave on/off continua no "on".

poxa, de que adianta usar um GT-2 para distorção se o seu amp é valvulado?! é como comprar uma ferrari para ir só até a padaria comprar pão.

satura o amp ae cara!

Guijs
Veterano
# fev/04
· votar


Entao depois q as Valvulas esquentarem eu nao preciso mais deixar a chave stand by no "on"? Posso tocar com essa chave desligada, ela soh serve para esquentar as valvulas? A distorcao do ampli eh boa, mas para um drive forte mesmo, tipo "metallica" eu uso o GT2. Fica Muito bom. Eu tb uso a distorcao do ampli, pq eu toco de tudo. Mas heavy metal, eh o GT2. Valeu MKazan

crowley666
Veterano
# fev/04
· votar


Guijs
o stand by soh serve pra passar uma pequena corrente de energia nas valvulas, mas o q não eh suficiente pra sair som

Guijs
Veterano
# fev/04
· votar


Mas eu estava tocando por um tempo e desliguei o stand by, ai parou de sair som.

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


Guijs
depois q esquentar, É para tocar com o Stand By desligado. o Amp não toca com o Stand By ativado.

o GT-2, se não me engano, tem uma saída bem alta. ja experimentou saturar o amp usando a saída do GT-2.

crowley666
o stand by soh serve pra passar uma pequena corrente de energia nas valvulas, mas o q não eh suficiente pra sair som

nada a ver. O Stand By desliga completamente a alimentação de todos os circuitos do amp. Deixa ligado apenas os filamentos das válvulas. esquece essa história de "pequena corrente q não é suficiente para sair som". com o Stand By ativado, o amplificador em si está realmente desligado, só a fonte e os filamentos estão ligados.

Guijs
não, você não desligou o Stand By, você ligou o Stand By.

Guijs
Veterano
# fev/04
· votar


hehe, fiz uma confusao aqui mas entendi agora. Valeu MKazan, desculpa a ignorancia, abraco

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


Guijs
ignorancia nada. ninguém nasce sabendo.
eu tb não sabia nada disso antes de aprender, agora estou ensinando vc e no futuro vc vai ensinar alguém.

Guijs
Veterano
# fev/04
· votar


Valeu cara. Eh que esse eh meu primeiro amp. valvulado, antes eu tinha um marshall valvestate, nao tem nem comparacao... abraco

kaskudo
Veterano
# fev/04
· votar


Guijs

tem nada a ver...

a chave standby serve apenas para "pausar" o ampi, tipo, nos intervalos de ensaio, ou quando for parar de tocar por um periodo de alguns minutos e não ter que esperar o ampi reaquecer. qto a ligar, é igual a qqer transistorizado, num tem perigo nenhum, pois enquanto o filamento não incandesce NÃO CIRCULA CORRENTE PELA VÁLVULA!!! O que existe é muita mistificação.

crowley666
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
falei merda, hehehehehehe

MKazan
Veterano
# fev/04 · Editado por: MKazan
· votar


kaskudo
nada a ver o caralho.
de uma fuçada no datasheet de qqer valvula de e veja oq acontece com a corrente quando vc aplica um B+ de, por exemplo, 250V direto e com VBias = 0V.

no datasheet da 12AX7, isso ta fora de escala.

vai torrar as valvulas em poucos meses ou até dias de uso.

Guijs
Veterano
# fev/04
· votar


Bom eu to ligando o amp, e deixo a chave no stand by ate esquentar. Depois eu desligo o stand by e deixo no "on". Ai comeco a tocar.. eh isso ne?

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


Guijs
sim, é isso ae.

Guijs
Veterano
# fev/04
· votar


Bom, valeu galera.

kaskudo
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan

to falando de filamento!!! tem nada a ver com bias!!

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


kaskudo
eu tb não falei de bias, falei d B+.

mas pare e pense. assim q o filamento aquecer, se a fonte ainda não tiver chegado no Vbias correto mas já houver B+, vai dar merda.

pense no circuito como um todo cara, não só "filamento", "bias", "B+", "Fonte", etc...

kaskudo
Veterano
# fev/04
· votar


o filamento leva de 10 a 30 segundos p/ se aquecer. em menos de 1/2 segundo as tensões já estão estabilizadas,pois as correntes com as valvulas frias são desprezíveis. vc pode experimentar com um multimetro nas linhas de + e -B durante o aquecimento...

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


kaskudo
nem sempre. faça o cálculo de algumas fontes. existem fontes que levam de 10 a 30 segndos para que os capacitores atinjam B+ completo.

bom, faça as contas por si só com a curva corrente x tensão de qqer válvula e veja onde vc chega.

Guijs
Veterano
# fev/04
· votar


quanto tempo demora mais ou menos pra tudo se estabilizar ou esquentar? No manual do Deville nao fala nada

crowley666
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
kaskudo
mas hein!?

kaskudo
Veterano
# fev/04
· votar


isso qdo se trata de fontes de baixa corrente e eletroliticos de valor elevado e/ou cargas indutivas. o que não é o caso, já que no primeiro instante o consumo de corrente é mínimo, os cap se carregam com rapidez!

tanto é, que essa chave é mais usada em amplificadores de palco...

kaskudo
Veterano
# fev/04
· votar


Guijs
se é novo, uns 5 ou 10 segundos...

Reinaldo Figueiredo
Membro Novato
# ago/18
· votar


Amigos, criei este texto para ajudar a leigos a conhecer mais sobre o universo dos amplificadores valvulados e guiar principalmente quem está pensando em adquirir o seu primeiro valvulado, mas ainda não entende nada a respeito. Inclusive comento sobre a chave "Stand By". Espero que seja útil!

https://www.reinaldofigueiredo.com/amplificadores-valvulados-parte-1/

felipe bento pereira
Membro Novato
# set/18
· votar


a unica coisa que tenho a dizer sobre valvulados é que poderiam ser mais acessíveis!!
minha situação atual me permite com muito custo um transistorizado honesto!...

https://www.reinaldofigueiredo.com/amplificadores-valvulados-parte-1/
excelente artigo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/18
· votar


felipe bento pereira
minha situação atual me permite com muito custo um transistorizado honesto!
E isso é mais que suficiente para fazer um bom som...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas para usar corretamente um amp. valvulado