Como ouvir musica no Cubo de instrumento

Autor Mensagem
    Ronaldoguitarrista
    Membro Novato
    # 05/ago/26 20:10

Olá pessoal

Alguém já precisou ligar o PC no cubo de baixo?
    Eu uso um cabo p2 p10 onde esta soldado o L e o R, mas não é recomendado.

Encontrei essa resposta no Google:

Para ligar um sinal de linha estéreo (aproximadamente +4 dBu ou -10 dBV) em uma entrada de alta impedância (tipo Hi-Z de instrumento), você precisa de um divisor de tensão resistivo passivo (Rede L-pad ou par de resistores) para baixar a amplitude do sinal e evitar distorção severa ou saturação indesejada no circuito de destino. Basic Electronics Tutorials 

+1O Circuito Atenuador Resistor (Por Canal)Como o sinal é estéreo, o circuito abaixo deve ser duplicado (um para o canal esquerdo e outro para o direito).Para cada canal, utilize dois resistores formando um divisor de tensão básico:

R₁ (Série): Conectado entre o polo "Quente" (+) do sinal de linha de entrada e o polo "Quente" (+) da saída de alta impedância. Use um valor de 10 kΩ (filme metálico de 1/4W).

R₂ (Derivação/Shunt): Conectado entre a saída "Quente" (+) e o terra (GND comum). Use um valor de 1 kΩ. Basic Electronics Tutorials

Como faz será isso , vamos fazer um esquema ilustrativo?
    Lelo Mig
    Membro
    # 06/ago/26 00:57 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

error
    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 06/ago/26 20:37
    · votar

Ronaldoguitarrista
    Basta ligar com adaptadores...
    E vai ficar uma droga!!!!
    Ronaldoguitarrista
    Membro Novato
    # 08/ago/26 12:33
    · votar

Ah sim !

Pois o bom mesmo é comprar umas caixas apropriadas mesmo.
    Ronaldoguitarrista
    Membro Novato
    # 15/ago/26 14:10
    · votar

foto dos resistores no cabo
    Ningen
    Veterano
    # 18/ago/26 16:04
    · votar

Ronaldoguitarrista

Massa, mano! Adoro uma gambiarra kkkk
    Ismah
    Veterano
    # 23/ago/26 21:28 · Editado por: Ismah
    · votar

Ronaldoguitarrista

Encontrei essa resposta no Google

MUITO, mas MUITO cuidado com isso. O que mais tenho recebido são casos de pessoas comuns, que tiveram a mesma ideia que tu, e acabaram danificando algo. O que não é positivo, mas menos pior do que acabar se machucando. Eletricidade não é brinquedo. Perdemos o medo, mas nem por isso ela deixou de ser um risco elevado, com o qual convivemos. A IA é uma excelente ferramenta, mas precisa ser usada com parcimônia, e não substitui o conhecimento técnico necessário.

Como faz será isso , vamos fazer um esquema ilustrativo?

Pegando gancho com a questão anterior, a ligação é tal qual postou acima, todavia... De onde tirou que o nível de sinal seja este?
    Possível é, mas plausível não é. Existe ainda o fator que a resposta do sistema não é linear. Vai soar mais alto, como o Bertola escreve, uma droga. Fora que ao somar linearmente L + R, está evidenciando o que tem em comum entre os canais, por questão física mesmo. Não é o fim do mundo, mas isso tudo cria uma distorção do que espera.

Tecnicamente, dá quase na mesma se tu usar o resistor, ou o controle de ganho baixo - que nada mais é que um resistor atenuando após o buffer de entrada. Normalmente, equipamentos de baixo, já tem entradas com impedâncias extremamente altas, pela própria natureza do instrumento.
    Wanton
    Veterano
    # 28/ago/26 12:53 · Editado por: Wanton
    · votar

Melhor tornar o sinal de saída mono (o Windows faz isso) e usar um só canal. Não vejo motivo para fazer gambiarras eletrônicas.
    Ronaldoguitarrista
    Membro Novato
    # 09/set/26 19:20
    · votar

Pois bem

O lance com os resistores é para mixar decentemente o L e o R , o que é melhor do que os adaptadores que fecham curto entre os canais.

No caso o meu windows não possui opção mono , eu não achei pelo menos.

Já para casar a impedância de linha para entrada de instrumento seria o ideal o reverse direct box,que é caro no país.

Eu tive uma melhorada de som pois ficou mais definido e menos grave embolado

Na verdade agora estou usando umas outras caixas apropriada na interface de audio.
    Ismah
    Veterano
    # 10/set/26 02:46
    · votar

Ronaldoguitarrista
    casar a impedância de linha

Isso é uma certa falácia... Tu estás equilibrando o nível de sinal, não a carga na entrada. Para tal, ainda que existem meios, é uma outra história. É uma convenção que se tenha pelo menos 10 vezes a carga, do que o mínimo tolerável pela saída, para manter a impedância em uma região plana, sem interações significativas com cabos e afins...

reverse direct box

Isso sequer existe, como conceito. O DI ele é um balanceador de sinal, mais do que qualquer coisa. A principal função é mandar um sinal de baixo nível, como um microfone que não tenha transformador interno (isso quase não existe mais), alguns violões, guitarras (praticamente ninguém usa ela diretamente em linha), baixos, alguns instrumentos de teclas mecânicos, como o whammy clavinet e o próprio Hohner clavinet original, Fender Rhodes, etc...

Talvez tenha tirado o termo do modelo da Palmer, mas é somente um nome comercial, sem uma relação direta com o que quer fazer.

Não faz sentido técnico balancear um sinal de linha, que por definição já tem elevada amplitude, mesmo que ele vá viajar distâncias absurdas. Se usa, meio que como gambiarra, meio como transformador isolador, os DI's para tal... Mas não faz sentido... Se tem perdas muito grandes de sinal pelo caminho.

Existem alguns equipamentos bastante específicos, que são usados para re-amp - ou seja, se tem uma gravação de um instrumento, e se deseja mandar ele novamente para um amplificador - caso do Palmer Reverse DI. Todavia, isso é bem longe de um DI - mas sim, de maneira intuitiva, se pode pensar que faça o contrário do que o DI faz. Ainda que tecnicamente, um DI passivo possa operar ao contrário, isso é outra gambiarra. E, por motivos óbvios, nenhum circuito quase, funciona ao contrário do projeto...

meu windows não possui opção mono

Desconheço versão que não possua, mas é realmente mais chatinho de configurar.

ficou mais definido e menos grave embolado

Sem saber contexto ou ouvir com experiência, é difícil saber o que aconteceu. SUPONDO UM AMPLIFICADOR DE GUITARRA... O grave sempre será a maior amplitude, logo, se está criando um filtro RC, ou se está atenuando o sinal, é plausível que esteja exigindo menos da fonte, como esteja operando em uma faixa mais coesa do AF, e portanto, soe menos pior.
    Ronaldoguitarrista
    Membro Novato
    # 10/set/26 20:34 · Editado por: Ronaldoguitarrista
    · votar

Isso aí Ismah

Eu equilíbrei o nível de sinal mas não a carga

O reverse direct box deve ser para reamp ou dupla amplificação por exemplo.

Alguns combo amplificadores já possuem entradas específicas para ligar um celular ou computador, para rolar um backtracks por exemplo.

Para não ter problema com meu cubo de baixo eu montei uma outra caixa amplificada mono para ligar na saída da interface de audio do PC e ligo a saída de linha do cubo na entrada.

Eu não abro mão desses resistores em ligação Y, pois melhorou a qualidade do áudio em caixas amplificada mono.

Eu gostaria de ter um par de monitoramento melhor com 8 polegadas como da marca Edifier a princípio mas sei que não são tão bons e caroo suficiente.
    Ismah
    Veterano
    # 11/set/26 01:59
    · votar

Ronaldoguitarrista

ou dupla amplificação por exemplo.

Nesse caso ou é em paralelo - tipo se faz nos Fenders e Marshalls - ou se usa um buffer com função splitter, que preserva a guitarra com uma carga constante, indiferente aos pedais que se usar. Tenho larga experiência profissional com o Suhr Buffer, exatamente usando dois amps - variados. Como pessoal com o caso de um circuito mais clássico de Phaser (creio que a primeira versão do MXR Phaser 90), que interagia demais com meus captadores '51 e '52 e o wahwah. O buffer na entrada, e o projeto que montei para isolar os dois pedais resolveu muito bem.

Alguns combo amplificadores já possuem entradas específicas para ligar um celular ou computador, para rolar um backtracks por exemplo

Bem, sim. Todavia, são equipamentos de estudo e baixo custo. Não é um demérito ter um, mas está muito longe de ser o que poderíamos chamar de amplificador de guitarra. E sim, existem amplificadores "grandes" com essa entrada, tipo os Fender's Frontman e Champion 100. Ainda assim é bem meia boca o som.

Eu gostaria de ter um par de monitoramento melhor

Pra estudar, qualquer coisa serve. Volta e meia estou estudando com a guitarra desplugada e com o celular.
    Resultado aqui é meio proporcional ao preço infelizmente. Sempre bom lembrar, que se escuta numa sala, que sem tratamento é geralmente horrível.
    A solução menos cara, e com um resultado muito bom, sempre será um bom fone, captar o amp ou usar simulações.
    Não precisa muito investimento, hoje um KZ de 80 reais é razoavelmente satisfatório, e responde bastante bem como monitor in ear. É um pouco estranho se acostumar, mas mesmo projetos de nível internacional, migraram para tais soluções pois realmente funciona muito melhor. É também esperado, que um Shure ou Sennheiser de 5 mil reais, soa absurdamente melhor. Todavia, uma caixa de som ou monitor de chão (EAW SM222 ou SM400, DB Technologies FMX12, pra ilustrar), mesmo originais, estão subordinados à problemas do ambiente.

Para mim, é bastante visível como músicos que tocam de fones, costumam ter uma execução mais limpa. No fone muita coisa aparece, que somente no amp não aparece, principalmente quando se está falando de baixo. E como normalmente o som do instrumento é captado em linha...
      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   

Tópicos relacionados a Como ouvir musica no Cubo de instrumento