Dúvida - Send/Return Peavey Bandit 112

    Autor Mensagem
    bluesquare
    Veterano
    # 02/ago/22 16:20


    Pessoal, tenho um Peavey Bandit 112 e essa semana adquiri uma pedaleira Mooer GE150.

    Vi em alguns vídeos o pessoal recomendando ligar ela no "return" do amplificador, para aproveitar melhor as simulações de amp da pedaleira e os IR's.
    Porém, ao ligar percebi que não consigo controlar o volume no amplificador, fica um volume fixo. É assim mesmo, ou tem como controlar? Para tocar em casa fica impraticável, pois o amp é BEM ALTO mesmo ligando com a potência em 25%.

    Eu nunca usei o send / return dele então não sei se é assim mesmo, ou se é um problema no amp, ou se eu liguei errado... liguei assim: Guitarra > Input da Pedaleira > Return do amplificador.

    LeandroP
    Moderador
    # 02/ago/22 17:15
    · votar


    bluesquare

    A guitarra é ligada no input do amplificador.

    O send do amplificador é ligado no input da pedaleira, e a saída da pedaleira é ligada no return do amplificador.

    HortaRates
    Membro
    # 03/ago/22 08:18
    · votar


    bluesquare
    Dependendo do amplificador, quando liga no return desabilita todos os controles, inclusive o Master Volume, resultando nesse comportamento que você está vendo. Nesse caso, o volume final vai depender do volume de saída da pedaleira. Acho que todas tem uma configuração dessa, então você zerar esse volume e ir aumentando aos poucos e testando pra ver se consegue chegar num volume razoável.
    A solução apontada pelo LeandroP também é válida, mas nesse caso não está se "pulando" o pré-amp do Peavey.

    Além disso, é recomendável desligar o simulador de gabinete (IR) da pedaleira quando usando um ampli de guitarra, mesmo ligando direto no return. Isso porque o ampli já tem um alto falante de guitarra, então somar um falante de verdade com um IR de gabinete geralmente não fica legal. Se você for ligar na mesa, fones, monitor de Studio ou caixa ativa, aí sim ligue o IR.

    Schelb
    Veterano
    # 03/ago/22 09:07
    · votar


    Ta tudo normal sim cara .. o volume do bandit é um volume do pré amplificador, e quando você liga no return você pula o pré e todos os seus controles ..
    Pra complementar as explicações dos colegas aí, fica atento no seguinte: a pedaleira pode emular tanto o pré amplificador quanto a parte do alto falante, então você precisa ver o que você quer usar no ampli e o que quer usar na pedaleira, porque geralmente não fica bom usar dois prés e dois falante em seguida, por exemplo.
    Então se você quer usar a pedaleira só para efeitos, vamos supor, usar um overdrive, um chorus e um delay, então você ligaria a pedaleira no input do amp no canal limpo.
    Se você quiser usar a distorção do ampli e as modulações e ambiências da pedaleira (tipo chorus, delay e reverb), você liga a guitarra no input do amp, daí o send do amp na entrada da pedaleira e a saída da pedaleira no return do amp.
    Agora, se você quiser usar as simulações de amplificador da pedaleira (marshall, fender, mesa boogie, etc), provavelmente vai ficar melhor você ligar a guitarra na pedaleira e a pedaleira no return do amp, que é o que você tá fazendo ai, já que você vai estar simulando os pré amplificadores desses amps na pedaleira. Nesse caso, que nem o HortaRates falou, é melhor desligar a simulação de gabinete da pedaleira já que vc vai estar usando o gabinete do seu amp e você vai controlar o volume na pedaleira.
    Por fim, se quiser usar as simulações de amplificador e de gabinete, daí você não usa o seu amp .. ligaria a pedaleira em um fone de ouvido, numa caixa de som de uso genérico, numa mesa de som ou interface de áudio por exemplo.

    LeandroP
    Moderador
    # 03/ago/22 11:44
    · votar


    bluesquare

    Quando você liga a saída da pedaleira direto no "return" do amplificador, você está "matando" pré-amplificador do seu Peavey e utilizando apenas a potência. O pré passa a ser exclusivamente da pedaleira. Neste caso, o volume e outros ajustes (equalização) fica a cargo da pedaleira. É interessante criar alguns pressets pra este tipo de ligação.

    bluesquare
    Veterano
    # 04/ago/22 14:01
    · votar


    Obrigado pelas respostas pessoal! Agora ficou bem mais claro pra mim rsrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida - Send/Return Peavey Bandit 112