Para os veteranos - Pedaleira no Send/Return com Volume muito baixo (Peavey 6505+ 112)

    Autor Mensagem
    MacB0y
    Veterano
    # nov/13


    Fala galera!

    Como alguns sabem, tenho o Peavey 6505+, que é um baita ampli pra metal, mas o canal clean é inutil, pois é mais sujo que o jcm800 com drive rsrsrs.

    Depois de um tempo pensando como poderia contornar isso, tive a idéia de comprar uma pedaleira que tenha Send/Return, e usar o método de 4 cabos (Guitarra > Pedaleira | Send da Pedaleira > Amp input | Amp Send > Return da Pedaleira | Pedaleira Out > Amp Return)

    Através desse método, eu poderia desabilitar a sessão de pré do ampli, e ativar um dos prés da pedaleira, e assim, ter o clean de um fender da vida, e a distorção original do ampli.

    Tudo parecia perfeito, e como eu já estava mesmo querendo uma pedaleira decente para ensaios, fui em cima dessa idéia (E ainda pesquisei alguns videos de pessoas fazendo esse método), e comprei uma Boss GT-100, que além de possibilitar fazer isso, tem o Amp CTL, que troca o canal do ampli automaticamente.

    Fui testar, e funcionou mais ou menos.

    Eu consegui usar o clean, porém o volume do ampli ficou extremamente baixo, e o Post Gain ficou inútil junto com o resto dos knobs (Eu sabia que os de equalização e ganho do pré ficariam inuteis, mas o Post Gain, que teoricamente é do Power, não).

    O loop desse ampli é em série, então tira a possibilidade de ser algum problema desse tipo.

    A unica solução que encontrei até o momento, foi colocar todos os amplis simulados com o volume de saída no máximo, e controlar o volume pelo master da pedaleira... É como se o Return entrasse diretamente na válvula do power, entrando depois do controle de volume, então o volume é ignorado.

    Alguém tem alguma idéia de como posso resolver isso? Tenho os esquemas do ampli aqui, mas ainda n tive tempo de analisar...

    Ramsay
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    MacB0y

    Pra começar, você comprou a pedaleira errada.
    A Boss GT-100 apesar das filigranas, tipo os 2 visores tem um som de 20 anos atrás segundo um review que lí no Ultimate Guitar e como a Boss nunca faz nada do zero, ou seja, sempre utiliza em seus produtos a experiência de 10 anos ou mais atrás, mesmo que ultrapassado, grande coisa não pode se esperar, e o exemplo que dou é que em pleno século 21 a GT-100 ainda utiliza a ultrapassada porta USB 1.1, enquanto que pedaleiras que custam metade do preço, como as Zoom tem porta USB 2.0.

    Para o que vc pretende, as pedaleiras da Vox, apesar de mais simples, teriam te atendido perfeitamente e num nível acima (mais caras) as da TC Electronic.

    As da Line 6 nem pensar... (eu tenho uma POD HD500) e arre!!!!

    MacB0y
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: MacB0y
    · votar


    Ramsay

    Eu escolhi a Gt-100 por vários motivos, não foi simplesmente comprar a primeira pedaleira que vi e ponto, eu testei várias, inclusive as Line6 (HD500x) e a Vox (alguma Tonelab, não lembro qual, que é valvulada) e a que mais me agradou foi a Boss. E mesmo assim, criticar a pedaleira não vai responder a minha dúvida sobre Ampli.

    E ela é USB2.0, inclusive no manual diz que ela não funciona bem com USB 1.0, e pode apresentar falhas.
    ____________________________________________________

    Algum comentário útil sobre o assunto abordado?

    Ramsay
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    MacB0y

    Engraçado que eu lí o manual em inglês da GT100 e não fala nada sobre a porta USB ser 2.0, mas, apenas que ela existe.
    Me passa o link desse manual que vc disse.

    MacB0y
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: MacB0y
    · votar


    Ramsay
    Está no manual em papel que veio com ela...

    Podemos voltar a minha duvida?

    Led Zé
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    MacB0y
    Bom, vou perguntar o óbvio já ainda não deram nenhuma idéia melhor...Já verificou o volume master da pedaleira se tá no talo?

    MacB0y
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: MacB0y
    · votar


    Led Zé

    Já rsrsrs

    Colocando os amplis simulados com o volume no máximo, não posso passar de 9 horas no knob de volume da pedaleira, pois já fica bem alto, mas com isso os amplis simulados começam a saturar, e ainda assim não fica na potencia normal do ampli.

    Estou analizando o circuito do ampli pelo esquema dele, e pelo que vi, a sessão do Send/Return dele é realmente depois do knob de volume, deve ser por isso. Vou ter que estudar uma possível modificação no circuito.

    megadeth2612
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Tem que ver com qual nível de sinal o loop do seu amplificador trabalha, se é +4dB ou -20dB, e se tem esse ajuste na pedaleira. Possivelmente esse é o problema.

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Essas GT da Boss, senão me engano, tem uns ajustes na parte de configuração global de acordo com o equipamento onde estão plugadas. Como na GT-10 tem, acredito que essa deve ter.

    Tipo, tem lá nas opções, combo in, combo send, line/phones, small amp, e por aí vai... De acordo com o equipo onde está ligada. Vai ver isso ajuda também.

    boblau
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    MacB0y

    para mim a dica do megadeth2612 é a mais lógica.

    Precisa casar os níveis das saídas da pedaleira com os níveis da entrada do ampli..

    O normal é o return estar depois do pré mesmo e o botão de post gain é do pré nos Peaveys.

    Como vc está ligando? Para o meu sistema funcionar (art sgx + randall), eu precisei "inverter" o conceito.

    O pré "sujo" do ampli seria um "efeito" da pedaleira.

    Então eu liguei a guitarra na pedaleira, o send no input do ampli, o send do ampli no return da pedaleira e o output da pedaleira no return do ampli.

    Desta forma, o seu pré passa a ser um "efeito" da pedaleira.

    O difícil é equalizar para que a pedaleira não interfira no timbre da guitarra ligada direto no ampli. Mas acredito que com a GT 100 não seja difícil fazer isso.

    espero ter ajudado

    MacB0y
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    megadeth2612

    Opa, então, lendo o manual do ampli, está escrito isso:

    Effects Return:
    Load Impedance: 22k ohms or greater Nominal Output Level: -3.0dBV, 0.7V (rms)

    Qual procedimento eu deveria tomar na pedaleira a partir dessa informação? Eu não sabia que tinha isso também, pra mim era plugar e usar...


    GuitarristaDoNickEstranho

    A pedaleira está configurada para Combo Return, acredito que seja a opção correta para meu caso, não acha?

    boblau

    Lá no primeiro post eu coloquei como fiz a ligação, é isso mesmo!

    Guitarra > Pedaleira | Pedaleira-Send > Ampli-Input | Ampli-Send > Pedaleira-Return | Pedaleira-Output > Ampli Return.

    Dessa forma o pré fica como um pedal da pedaleira. Esse foi o intuito desde o inicio quando comprei ela.


    Off Topic ou Não.

    Hoje fui ligar o ampli para um ensaio, e ele não tinha volume... Tive que colocar o post gain no 8 para obter o volume que tinha no 4 (Sem a pedaleira plugada, só guitarra e ampli)

    Fui olhar as válvulas, e uma das de pré não estava com o filamento aceso (Ou não dava pra ver, estava de dia)

    Será que queimou uma das válvulas de pré? Será que foi pq liguei a pedaleira nele ontem e forcei um pouco a barra no ganho por esse problema de volume?

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    MacB0y
    A pedaleira está configurada para Combo Return, acredito que seja a opção correta para meu caso, não acha?


    Talvez sim, mas tenta testar os outros modos relacionados ao combo, vai que ajuda...

    Agora analisando uma imagem de ligação 4 cable me veio uma coisa à mente. Veja, quando você liga desse jeito que você mencionou, você insere o pré do seu amp no loop da pedaleira, certo? Como o boblau faou, o pré do seu amp passa a ser um "efeito" da pedaleira.

    Sendo assim, o sinal sai da guitarra, entra na pedaleira, passa pelos preamps, drve/od, compressores e etc. dela; daí do send da pedaleira vai pro amp, o send do amp volta pro return da pedaleira (inserindo o pré do amp no loop da pedaleira); depois passa pelas modulações, ambiências e efeitos; depois vai pro out da pedaleira e daí pro return do amp.

    Usando esse tipo de ligação, você não estaria misturando as simulações de amp da pedaleira ao som do pré do amplificador? Vendo por esse lado, tem sentido a sua dúvida do último post sobre a válvula.

    Perguntei isso porque o mais comum, pelo menos que eu leio a respeito, de se usar 4 cable é usar apenas as simulações de pedais e os efeitos das pedaleiras, desativando as simulações de amp.

    MacB0y
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: MacB0y
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho

    Eu não uso as simulações quando uso o pré do ampli.

    A GT-100 trabalha como se fosse um set de pedais real, vc pode montar a cadeia de efeitos e desativar qualquer coisa, além de poder colocar 2 canais no patch, sendo cada um com efeitos e prés diferentes.

    No meu caso coloquei o send/return em um canal e uma simulação de fender no outro, então quando uso um, o outro não ativa. Por isso acho que não foi a simulação que queimou a válvula.

    O sinal que vai pro send/return não passa por nenhum pré da pedaleira (Depende de como colocou a ordem dele na cadeia de pedais, no meu caso não passa)

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    MacB0y
    Entendi... Então, sempre que você usa o pré do amp você desativa a simulação, e sempre que usa a simulação, não usa o pré do amp, certo?

    Sendo assim... Acho que e não tenho mais nenhuma ideia pra tentar te ajudar... hehehe

    boblau
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: boblau
    · votar


    MacB0y

    Se o effect return do ampli é -3 db ou mais, então é praticamente um line level e não -10 db que seria um input de ampli normal.

    Dei uma fuçada na net e achei um forum da GT e um cara descobriu uma função dela para mudar a saída:

    Found it!
    - System
    - Left screen: Play Option
    - then you see in the right screen: bank change mode - exp pedal hold - knob lock - num pedal sw

    In my case this 4th item (num pedal sw) was set to TUNER. I have not figured out how the rest of the parameters affect tone:
    Ch A/B, OD solo, A/B solo, A&B solo and how they are tweakable for let's say amount of BOOST...

    Experimenta aí.

    Quanto ao problema do pré do ampli, vc pode ter saturado demais o pré com um sinal muito alto de saída do send da pedaleira. Porém acho pouco provável.

    megadeth2612
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    MacB0y

    Nunca tive pedaleira, não sei como fazer isso na sua GT100.

    O mais próximo que eu tive foi o pedal Boss Giga Delay e ele tinha essa configuração, era fácil modificar isso nele.

    Só lendo o manual mesmo...

    MacB0y
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Galera, brigadão pelas dicas! Em breve posto sons da pedaleira com o valvulado pra vocês! Abraços!

    ArtThrasher
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Mac, sera que vc pode me ajudar em uma duvida que eu to com o Send/Return do meu 6505? é que tipo.. Quando vc liga os pedais no send return do amp, não tem como usar o Pré mais dele.. ele não funciona normalmente.. vc sabe como resolver isso?

    Blonde Hammet
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Blonde Hammet
    · votar


    ArtThrasher

    Não resolveu o problema cara? achei que tivesse resolvido quando vi o topico trancado.
    Vc já checou se todos os cabos estão funcionando certinho e talz?
    Vc tem alguma foto mostrando como vc esta ligando os cabos e os pedais no loop do amp?

    Abraços!

    ArtThrasher
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    kkkkkk entãaaaaao Blondee não resolveeeeeeu D: eu não sei oque acontece.. eu liguei certinho.. fiz oque voce me falou certinho.. liguei o Eq, Chorus e o daley la tras assim com vc disse.. e as distorções no input.. parece que quando vc liga algo la no send/return o amp para de funcionar.. e não funciona mais o pré dele :/

    Blonde Hammet
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    ArtThrasher

    Te mandei uma MP, dá uma olhada nas suas mensagens e me add lá que acho que fica mais facil de conversar.

    Abraços!

    Blonde Hammet
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    ArtThrasher

    Acho que a MP não foi...
    Mas vc está ligando exatamente assim http://www.glab.com.pl/img/kolejnosc_efektow1d.jpg ?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Para os veteranos - Pedaleira no Send/Return com Volume muito baixo (Peavey 6505+ 112)