Fim das Válvulas?

Autor Mensagem
macaco veio
Veterano
# mar/22
· votar


foca2
Não seja por isso, a SESA foi fundada nos 20 mas so foi fazer válvulas lá pelos anos 40, o radio estava nascendo e ainda não tinha um padrão de válvulas e eles estavam tentando desenvolver uma válvula no Brasil.
Depois da segunda guerra o Japão estava todo destruido (1945) e quem ouviu falar de China naquela época! No inicio dos anos 60 os japoneses iam de porta em porta nas casas de americanos tentando vender seus radios e eletrolas parar os americanos.
A China era tão atrasada que Mao Tse Tung já no final de seu governo em 1959 ordenou que os chineses se espalhassem pelo mundo fazendo e vendendo comida chinesa que era o que eles sabiam fazer e tentassem aprender tudo que pudessem e levar conhecimento para a China.
O Brasil é que era o quintal dos USA (por isso o intercambio da ITT com os engenheiros da SESA), nos anos 50 o Brasil era um dos mais densenvolvidos em telefonia (o Brasil não sofreu nenhum efeito da segunda guerra), implantou-se a TV no Brasil em 1950 (ainda bem cedo após a invensão da TV), o cinema no auge nos anos 50, a invensão da dublagem de filmes por brasileiros feito com equipamento a moda brasileira (o restante do mundo nao dublava), e por aí vai (era pra ser hoje uma grande potência), mas o quê que falhou! Com o governo de Jucelino Kubistchec o mundo descobriu o Brasil e as multinacionais começaram a entrar e competir com o que havia de brasileiro. Quando entrou o governo militar em 64 o governo sacou a jogada e instituiu a lei que as empresas estrangeiras eram obrigadas a se associar com uma nacional existente se quizessem continuar no Brasil. Ouve um protecionismo enorme do “Made in Brazil”. O tiro saiu pela culatra pois os americanos sacaram e entraram na China ao invés do Brasil. O Brasil começou a dar preferencia aos europeus (so ver as marcas da época, Volks, Phillips, Telefunken, Basf, e muitas) os americanos foram tudo embora. A China se espalhou pra tudo quanto é lado e quebrou a europa, o Brasil e está quebrando o americano. Hoje a GE só faz lâmpada e a RCA só antenas de TV (na area eletrònica).
Essa história que contei da venda da SESA foi o que me contaram alguns eletrônicos nos anos 80, não sei o origem verdadeira pois não há nada na internet (mas a história da SESA antiga está em livro). Se voce for no Ebay voce acha válvulas pra vender RCA, GE, Silvania, tudo americana dos 50, 60 e 70. Vê se voce acha uma Shuguang dos anos 60 ou 70, simplesmente não existe, talvez de 90 pra cá (e olhe lá).

JJJ
Veterano
# mar/22
· votar


foca2
a demanda pra chips 5nm e 3nm é alguns milhões de vezes maior do que a demanda pra válvulas, existe um gargalo giante na produção, mas mesmo assim só existe um fabricante

Porque isso sim deve ser difícil pacaraio...

O motivo de fazer milhares a 100 anos atrás é o fato que existia uma cadeia de produção e treinamento.

E mercado...

foca2
Membro Novato
# mar/22 · Editado por: foca2
· votar


JJJ
Porque isso sim deve ser difícil pacaraio...

Quando aparece um outro contra-exemplo muda o argumento. Tirou do nada que fazer válvula é tarefa simples, obviamente não entende nada do assunto.

JJJ
Veterano
# mar/22 · Editado por: JJJ
· votar


foca2

De fato, não entendo nada especificamente de válvula, fora o basicão.

Mas tenho raciocínio lógico.

Premissas:

1 - o treco foi inventado há mais de 100 anos;
2 - eletronicamente falando, é uma peça "gigantesca", portanto, não precisa de maquinário ultra preciso, nano-sei-lá-o-quê;
3 - já se fabricaram aos milhares, provavelmente milhões, quiçá bilhões;
4 - ainda há inúmeras em operação (eu mesmo devo ter uma meia dúzia em casa, funcionando), portanto, passíveis de engenharia reversa, se fosse o caso de ser complicado.

Conclusão lógica:

Se houvesse mercado, alguém ia correr atrás...

Você acha impossível? OK, não quero mudar sua opinião. Mas, pra mim, é perfeitamente plausível, dadas as evidências.

DJ Bozó
Membro Novato
# mar/22
· votar


Como fã do Dimebag e que tenta chegar perto da caracteristica sonora que ele tinha, nunca quis um valvulado rsrs

Grimc
Veterano
# mar/22 · Editado por: Grimc
· votar


Agora, se os interessados formos só nós, guitarristas (espécie em extinção)

Tem os audiófilos também, e a galera da música eletrônica alternativa/new wave/lo-fi que tem uma tara por qualquer coisa antiga que faça barulho.

No geral sempre tem algum maluco que manufatura réplica desse tipo de coisa pro mercado entusiasta e vende a uma fortuna pra compensar a falta de demanda. Um exemplo é a galera que faz relógio de válvula nixie, que era a coisa mais corriqueira pra se fazer displays digitais antes da invenção do display de 8 segmentos (por exemplo, em calculadoras antigas), mas que hoje em dia custa uma grana meio cabulosa (200, 300 dólares um relógio).

O princípio de funcionamento duma válvula é bem documentado e conhecido por qualquer um que estudou engenharia elétrica ou física.

Lelo Mig
Membro
# mar/22
· votar


JJJ

Dando um pitaco (só com relação a fabricação) de válvulas, não é simples não, muito pelo contrário. É muito mais fácil e barato fazer um CI.

O fato de algumas tecnologias serem substituídas por novas não quer dizer que sejam simples, algumas pelo contrário, são substituídas justamente pela complexidade. Você é engenheiro, é só comparar a complexidade mecânica de um relógio à corda, com um digital.

Válvulas possuem várias peças; soquete, bulbo de vidro, filamento, placa, cátodo e alguns modelos ainda possuem grades espiraladas internas.

Calcular tudo isso, fabricar e montar com precisão não é simples e é caro. Com o tempo vai se perdendo a expertise, válvulas já estão indo para aquele caminho "praticamente sem volta" (no máximo mais 20 anos) em que se alguém quiser fazer, vai ter que começar do zero. A teoria não vai se perder... mas a prática.

Eu tenho um amigo artesão que disse que a marcenaria, por exemplo, esta numa decadência astronômica, que já existem dezenas de técnicas que as gerações atuais são incapazes de reproduzir, mesmo tendo conhecimento teórico de como era feito.

macaco veio
Veterano
# mar/22
· votar


Logicamente não se pode comparar um microprocessador com 50 mil transistores dentro com uma humilde válvula que seria equivalente a apenas um transistor. Fazer essa humilde válvula requer muito mais maquinário e de precisão do que um simples transistor. Quando o Japão começou fazer seus transistores eram na mão, um por um com ajuda de um microscópio por mulheres em linha de produção, eram chamadas as transistor-girls pelos americanos, enquanto os americanos já tinham bolados suas máquinas de fabricar (tem um video no youtube contando a historia dos transistores japoneses) isso no final dos anos 50. O maquinário brasileiro da SESA poderia estar hoje num museu e com toda a tecnologia documentada. Logicamente o da Ibrape os holandeses levaram embora, a Philips só não faz porque não compensa (pertence a ela). Se algum milionário pegasse os engenheiros brasileiros do ITA eles não saberiam construir todo o maquinário de novo. Voces sabem porque o Putin insiste com a guerra! Porque ele tem tanto armamento antigo guardado que ele tem que desovar pra construir mais modernos, os russos conservam tudo (tanto que está lá a fábrica de válvula). Existe um local na California que tem uma lâmpada original feita por Edson que está acesa 24 horas e até hoje não queimou, tem fiscal vigilante só pra cuidar da lâmpada. O filamento foi feito de outro material incandescente que não se desgata. No início dos anos de 1900 os fabricantes da época se reunirão para usar um filamento incandescente que queimasse pelo menos em torno de 1000 horas, porque aquilo não podia continuar, elas tinham que queimar. Sabem porque o Brasil criou a Embraer no governo militar! Porque era uma vergonha para um país que teve o inventor do avião não saber fabricar eles. Mas hoje não existe mais nacionalismo, todos querem uma boquinha de trabalho municipal, estadual ou federal para com o dinheiro das exportações de comida e do que se retira da terra poderem todos comprarem tudo que é importado. Alguns vão passar fome mas alguns terão guibsons e fenders e ate algumas válvulas como suvenir, só pra tocar umas musiquinhas que não pagam o valor do investimento. Triste Brasil.

JJJ
Veterano
# mar/22
· votar


Lelo Mig
É muito mais fácil e barato fazer um CI.
fabricar e montar com precisão não é simples e é caro.

Não esqueça as palavras mágicas, meu caro Lelo: se houvesse mercado. Se tiver grana suficientemente alta ou algum interesse estratégico envolvido, você não imagina o que o ser humano é capaz de fazer! Basta pensar que em 1969 pisamos na Lua, caraio! Não fazemos de novo porquê? Porque não dá grana, não tem "mercado" pra pisadas na Lua... E não me venha dizer que fazer uma caráia de uma válvula é mais complicado do que colocar um homem na Lua.

macaco veio
a Philips só não faz porque não compensa

É o que venho tentando dizer há dias... Não compensa, por isso não se faz mais. Se passasse a compensar, seriam feitas, não tenho a mais remota dúvida.

Lelo Mig
Membro
# mar/22
· votar


JJJ

Mas é justamente o fato de não compensar... que discutimos desde o começo.

Válvula é fetiche de alguns de guitarristas e meia dúzia audiofilos, mais ninguém. Tecnologicamente são totalmente obsoletas.

macaco veio
Veterano
# mar/22
· votar


JJJ
Se eu tivesse todo o equipamento pra mim compensaria, eu seria praticamente o único fabricante no mundo, mas só pra fazer os vidros precisa uma fábrica de vidro, imagina de cada elemento interno. KKKKK.

makumbator
Moderador
# mar/22
· votar


Não tem fábrica de válvula na China? Não sei se teria de todos os tipos, mas se não me engano, já vi válvulas chinesas por aí.

HortaRates
Membro
# mar/22
· votar


makumbator
Pegou fogo acho que em 2019 e foi desativada, e não ativaram mais... Tem que ver se é possível reativar.

Delson
Veterano
# mar/22
· votar


Pra quem quiser começar a fazer, lá vai um tutorialzinho:





Na verdade, tem um tanto no youtube:

https://www.youtube.com/results?search_query=making+vacuum+tubes

BrotherCrow
Membro Novato
# mar/22
· votar


Eu não entendo nada de eletrônica, mas e a tecnologia Nutube da Korg? Eles dizem que funciona com o mesmo princípio da válvula. Tenho um Vox MV50 com o Nutube e o som é bem legal, mas não sei até que ponto essa tecnologia é similar a válvula:
https://korgnutube.com/en/

JJJ
Veterano
# mar/22
· votar


BrotherCrow

Interessante, não conhecia. É tipo uma "válvula modernizada", mas sem ser SS.

makumbator
Moderador
# mar/22 · Editado por: makumbator
· votar


BrotherCrow
JJJ

Mas isso tem cara de ser patenteado. Aí encarece para outras empresas fazerem uso.

Lelo Mig
Membro
# mar/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar


BrotherCrow
JJJ
makumbator

Isso aí é um C.I vagabundo com um led que acende prá enganar e arrancar grana de que têm saudade da "lampadinha" da válvula....hehehe

(zueira mode on)

krixzy
Veterano
# mar/22
· votar


Não se preocupem que válvulas vão continuar existindo no mercado enquanto houver demanda pra elas, pode ter certeza que se começar a faltar no mercado algum investidor da um jeito de abrir uma nova fábrica, ou a que existir vai expandir sua produção pra atender a demanda.

Mas ainda que deixassem de fabricar eu realmente não vejo mais válvulas como algo insubstituível, pelo menos para novos projetos. Acho que muito do preconceito do SS é que 99% das vezes os iniciantes começam tocando em um SS bem vagabundo com um falante pequeno mais vagabundo ainda, e acham que o problema é apenas ele ser SS.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fim das Válvulas?