Fim das Válvulas?

Autor Mensagem
foca2
Membro Novato
# mar/22


Parece que com a guerra na Ucrânia, só sobrou uma fábrica de válvulas no planeta, a JJ da Eslováquia. A Rússia proibiu exportação de válvulas e a fábrica chinesa pegou fogo.

Esse rapaz fez um video (em inglês):



Parece que os preços nos EUA já subiram. Aqui na Europa ainda tá barato, mas daqui a pouco sobe também.

Eu dei um pouco de sorte... A alguns meses, eu comprei dois jogos pra cada ampli, pra servir de reserva. Troquei essa semana só pra ver se dava diferença. Curiosamente a válvula Russa deu um baita som no ampli. As anteriores eram Groove Tubes chinesas, e eram bem apagadas, meio sem vida. Vão ficar na caixa, pra emergências.

O que vcs acham? É só papo de vendedor do Mike Matthews? É hora de mudar pra simuladores?

krixzy
Veterano
# mar/22
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foca2
Apesar de ter um valvulado eu não me preocupo muito, porque de qualquer forma eu já ia vender e usar apenas simuladores kkk...

Lelo Mig
Membro
# mar/22
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foca2

Válvula é uma coisa ultrapassada e só sobrevivem em alguns nichos, como nos amplis de guitarra. E ainda há um tanto de fetiche irreal sobre elas. Continuam cometendo o erro de comparar um amplificador valvulado de 10 mil dólares com um transistorizado de 1 mil, achando as válvulas uma maravilha, e desconsiderando todo o resto do projeto.

A guerra pode apenas apressar o que já era previsto. Quem têm hoje entre 30 e 40 anos é a última geração dos que têm fetiche por valvulados.

A geração que esta vindo agora tá nem aí.

JJJ
Veterano
# mar/22
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É só ter necessidade de mercado que logo aparece alguém pra fabricar. Apesar da hype costumeira, não deve ser tão difícil. Afinal de contas, é um dos componentes eletrônicos mais antigos.

foca2
Membro Novato
# mar/22 · Editado por: foca2
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krixzy
Apesar de ter um valvulado eu não me preocupo muito, porque de qualquer forma eu já ia vender e usar apenas simuladores kkk...

Te falar que tenho considerado vender tudo e comprar um Kemper com o dinheiro, viu. Um monte de pedal e ampli é mto tranqueira pra ficar carregando kkkkk

Lelo Mig
A geração que esta vindo agora tá nem aí.

Pois é, o cara do video fala isso mesmo. Vários timbres clean modernos são quase que um som DI... e Metal também já aderiu simuladores em peso...

Lelo Mig
Membro
# mar/22
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foca2

Eu tive um Marshall Plexi nos anos 80, puta som, mas pesava 350 kgs, aquecia feito um forno elétrico e cada vez que precisava trocar válvulas tinha que vender um rim.

foca2
Membro Novato
# mar/22 · Editado por: foca2
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JJJ
É só ter necessidade de mercado que logo aparece alguém pra fabricar. Apesar da hype costumeira, não deve ser tão difícil. Afinal de contas, é um dos componentes eletrônicos mais antigos.

Nada... :(

É extremamente mais complicado do que transistor, e as matérias primas são um pouco mais difíceis de obter.

Semicondutores são relativamente simples de fazer e de obter matéria prima, e existem máquinas tanto modernas quanto simplórias pra fazer. Eu já visitei uma fabrica de diodos no Vietnam onde eram umas três moças trabalhando em máquinas da década de 70, bem simples.

No caso de válvula você precisa construir todo o maquinário do zero, precisa de especialistas em diversas áreas semi-mortas.

Eu aprendi um pouco sobre fabricação de semicondutores na faculdade e poderia ter feito pós nessa área. Válvula? Talvez precise buscar um tiozinho no interior da Bielorrússia que talvez nem inglês fale.

A demora na invenção dos transistores não foi exatamente devido a dificuldade em si, e sim devido a necessidade de descobertas que permitiram desenvolver o método. É um rolê bem genial, imagina uma pedra q funciona igual uma valvula... é coisa de maluco.

...a não ser que seu nickname seja JJJ porque você é o proprietário da fábrica JJ... :D

LeandroP
Moderador
# mar/22
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Eu tô lascado, porque as minhas já abriram o bico faz tempo rs
O jeito é pensar num transistorizado mesmo. Apesar de que eu não costumo levar meu amplificador pro palco.

Drinho
Veterano
# mar/22 · Editado por: Drinho
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Sempre fui fanático por amplificador, mesmo tocando no Kemper em linha não abriria mão de amp.
Quando toquei no kemper ligado na caixa de guitarra desencanei de amplificador.

Pode aposentar.

foca2
Membro Novato
# mar/22
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Outro ampli que me impressionou foi o Boss Katana. O menor, de 50 watts mesmo...

Fiz uns shows com ele, emprestado de um amigo, e não senti falta de nada... na real me poupou de usar pedal. Não precisa de boost, tem reverb e delay.

Se eu tocasse coisa menos rebuscada em questão de efeitos provavelmente conseguiria viver só com guitarra + cabo + Katana...

Paulo Heineken
Veterano
# mar/22
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Acho um pouco bobo se preocupar com isso tendo em vista que pessoas inocentes estão morrendo em mais uma guerra inutil...

Voltando pras válvulas, sei lá. Tive o amp dos meus sonho que é o Dual Rectfier na versão Roadster que fiz a "merda" de trocar no tal do mark V. Mas hj quer saber? to feliz com o Kemper..

Na verdade...eu fico feliz com qq coisa...até com uma zoom g3...
tem que dá graças a deus de tá vivo e poder tocar esse troço ainda!

Talvez um dia eu volte a ter um rectfier, pelo que ele representa pra mim, mas não sinto a necessidade de ter um, embora eu realmente ame aquele amp.

Espero que esse conflito termine o qnt antes e que haja um reparo na vida dessas pessoas que foram prejudicadas....

Paulo Heineken
Veterano
# mar/22
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foca2
esse lance do clean moderno ser um som de D.I na verdade não é tão moderno
Clean fica muito bom com a guitarra ligada direto na mesa ou num pré amp...basta um compressorzinho e uma ambiencia e tá feito!

Certeza que muita coisa classica já foi gravado assim

Drinho
Veterano
# mar/22
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Paulo Heineken

Dual Rectfier na versão Roadster que fiz a "merda" de trocar no tal do mark V.

Sério cara? Mas qual o motivo?

Paulo Heineken
Veterano
# mar/22
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Drinho
não tem jeito mano...se pode chegar com diezel vh4 ou o amp mais caro do mundo, eu vou preferir o recto!
inclusive, sou um testemunha de rectfier!
vc teria 10 minutos aí?

Paulo Heineken
Veterano
# mar/22
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Drinho
ahhh e sinceramente, esperava mais do mark V....
eu vendi ele qnd pude testar o Mark IV de frente pro V...

mano....Mark IV eu teria hein....hahahahahaha
pensa num amp bravo!
o V tem uns médio que não me desce muito bem, é um puta amp, mas não é meu gosto

Drinho
Veterano
# mar/22
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Paulo Heineken

Interessante cara, esses amplificadores fizeram história, mas hoje como tem tanta coisa nova por aí me parece raro encontrar caras levantando a bandeira para marshall e mesa boogie ainda.

BrotherCrow
Membro Novato
# mar/22
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O difícil com essa questão de escolher entre valvulado, transistor, modeller ou plugin é que cada guitarrista só vai chegar à sua própria conclusão depois de experimentar muita coisa. Eu por exemplo tenho uns valvulados em casa, cheguei à conclusão de que não é pra mim e hoje em dia uso quase só modelling e plugin (nada no nível de um Kemper também hehehe). Principalmente porque eu gravo bastante, e aí valvulado é a dor de cabeça toda de depender de volume, microfonação, tratamento do ambiente, etc... e se todos esses fatores não forem bons, a gravação fica pior do que plugin, por melhor que o amp soe na sala enquanto você toca. Mas pra chegar a essa conclusão tive que testar as opções, gastando dinheiro e batendo cabeça. Se eu falar pra um guitarrista iniciante que ele vai conseguir um som melhor com a versão gratuita do Amplitube do que com um valvulado de mil dólares, ele não vai acreditar em mim. Vai ter que chegar a essa conclusão sozinho.

Sobre a escassez de válvulas, como eu troquei muita válvula nos meus amps pra ver se fazia uma diferença grande (spoiler: faz menos diferença do que a maioria das pessoas imagina) acabei ficando com válvula de reserva. Independente de tudo, o importante agora é paz na Ucrânia. As válvulas a gente resolve depois!

foca2
Membro Novato
# mar/22 · Editado por: foca2
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BrotherCrow
Principalmente porque eu gravo bastante, e aí valvulado é a dor de cabeça toda de depender de volume, microfonação, tratamento do ambiente, etc... e se todos esses fatores não forem bons, a gravação fica pior do que plugin, por melhor que o amp soe na sala enquanto você toca.

Sério? Talvez gravação seja o real motivo pelo qual eu continuei comprando valvulados. Guitarra com amplificador valvulado é provavelmente a coisa mais fácil de se gravar pra mim. Só regula o som e soca um microfone na frente.

A primeira vez que eu botei um microfone na frente de um Blues Junior só "pra testar" e o som já tava lá me fez parar de usar simulador em gravação por uns bons anos.

Já com simulador eu sempre senti que rola uma certa dificuldade pra se chegar num resultado aceitável. Chega lá? Chega, e dá pra gravar o preset... mas tem um certo trabalho pra timbrar :/

BrotherCrow
Membro Novato
# mar/22
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foca2
Pelo menos pra mim é. Colocar SM57 na frente do amp nunca me resolveu. Mas foi gradativo: primeiro foi um Blackstar de 50 watts, que me fez perceber que em baixo volume o valvulado não dá a melhor performance (com criança pequena em casa, já viu). Isso fez eu migrar pra amps com menos potência, tipo 5 watts no máximo. Tenho um Vox AC4 até hoje, já tive o Marshall Class 5, Fender Champion 600, Marshall DSL1...

Percebi também que pra isso o transistorizado ou híbrido é muitas vezes melhor, porque não depende tanto de volume (uso Fender SCXD, Orange Micro Dark, Boss Katana, Quilter Interblock)... e com o tempo saquei que SM57 não era minha praia, o Sennheiser e609 funciona bem melhor pro meu gosto.

Mesmo com tudo isso, nada se compara à praticidade de plugar a guitarra direto no tablet e ter um timbre super razoável que vai soar sempre do mesmo jeito, sem variações com qualquer mínimo movimento do microfone ou mudança na acústica da sala. Essa consistência e praticidade pra mim valem mais até do que a qualidade do timbre.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mar/22
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foca2
A primeira vez que eu botei um microfone na frente de um Blues Junior só "pra testar" e o som já tava lá me fez parar de usar simulador em gravação por uns bons anos.
Mas aí tb Blues JR é um amp que tem um som excelente em qq volume. Tenho um blues jr c umas mods e realmente esse amp é impressionante.

Lelo Mig
Eu tive um Marshall Plexi nos anos 80, puta som, mas pesava 350 kgs, aquecia feito um forno elétrico e cada vez que precisava trocar válvulas tinha que vender um rim.
HEHeheheh caramba!

foca2
Outro ampli que me impressionou foi o Boss Katana. O menor, de 50 watts mesmo...
Puta ampzinho. Tenho um conhecido que tem uma puta coleção de valvulados e agora só usa ele. Ele simplesmente saía de casa com o bassman dele e outros amps monstruosos e se recusava a comprar um bom tt - esnobava todos, especialmente o katana. Aí ele foi pros eua c a esposa e assistiu um guitarrista ao vivo. Ficou impressionado com o timbre e foi bisbilhotar o palco depois. Era só o boss katana. Voltou de lá c um e só sai c ele agora, deixando os dinossauros em casa.

Lelo Mig
Membro
# mar/22 · Editado por: Lelo Mig
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foca2
Rei Arthur Pendragon

"Blues Junior"

É um ampli de 10 paus! (dá prá comprar um Celta 2002..hehehe). É o que eu falei lá no meu primeiro post, é outro patamar de projeto, não são "só as válvulas".

Paulo Heineken
Veterano
# mar/22 · Editado por: Paulo Heineken
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Drinho

Sinceramente esses amps mais novos soam "polidos" demais pro meu gosto pessoal. não que sejam ruim, mas eu gosto do som "mal acabado" e "bufado" do rectfier. é algo muito unico!


tanto que sinceramente, não curti muito o novo Bandlander...pelo menos por videos...

sobre gravar microfonado, como o amigo citou acima, creio que o ambiente não influi muito no timbre da gravação com técnica mais simples, por exemplo, usando o sm57 direto no falante. praticamente não haverá ambiencia nesse metodo de gravação com microfones dinamicos proximos ao falante.

pro high gain, o timbre chega bem cru e bem "bagaceiro" hahaha

JJJ
Veterano
# mar/22 · Editado por: JJJ
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foca2

Ah... sei lá, cara... o bagulho é antigão. O que pode ter de tão complicado? Faziam aos milhares há um século atrás! O lance é mercado. Se tiver, alguém aparece pra fazer. Agora, se os interessados formos só nós, guitarristas (espécie em extinção), aí não vai ter mesmo...

Lelo Mig
Membro
# mar/22 · Editado por: Lelo Mig
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JJJ

"se os interessados formos só nós, guitarristas"

Esse é o problema, não sou da área de eletrônica, mas segundo me consta, somente existem ainda por conta de amplificadores de áudio, e principalmente para reposição em alguns transmissores de radiofrequência de algumas emissoras de rádio e TVs mundo afora.

Ou seja, que eu saiba a demanda cai a cada ano. Transmissores novos não utilizam mais e em amplis de áudio, praticamente só os de guitarra.

foca2
Membro Novato
# mar/22 · Editado por: foca2
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JJJ
Ah... sei lá, cara... o bagulho é antigão. O que pode ter de tão complicado? Faziam aos milhares há um século atrás! O lance é mercado. Se tiver, alguém aparece pra fazer. Agora, se os interessados formos só nós, guitarristas (espécie em extinção), aí não vai ter mesmo...

Ter mercado não significa muito... a demanda pra chips 5nm e 3nm é alguns milhões de vezes maior do que a demanda pra válvulas, existe um gargalo giante na produção, mas mesmo assim só existe um fabricante, a ASML, e só uma fábrica que sabe usar, a TSMC. A ASML vende a máquina pra quem tiver grana, mas devido ao processo de fabricação, não tem concorrência pra nenhuma das duas empresas.

"O que pode ter de tão complicado?" eu te expliquei, montar uma fábrica de transistor significa comprar maquinário, comprar a matéria prima, comprar os materiais (capas e terminais) e seguir o manual da máquina. Montar uma fábrica de válvula significa montar uma fábrica pra fazer o maquinário a ser usado, remontar a cadeia de produção de materiais que não são mais usados, montar uma mini-faculdade pra ensinar os engenheiros que não aprendem mais isso no curso, montar uma escola pros técnicos, montar mini-fábricas para os sub-componentes das válvulas, montar mini-fábricas pra processar os materiais... O motivo de fazer milhares a 100 anos atrás é o fato que existia uma cadeia de produção e treinamento.

Schelb
Veterano
# mar/22
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Eu fiquei bastante interessado pelo tema também, mas acho difícil prever esse tipo de coisa, porque mercado e economia são áreas bastante fluidas e de difícil compreensão.
Mas, eu acho que as válvulas a muito tempo estão em declínio e devem continuar declinando com o aparecimento das tecnologias cada vez mais eficientes que temos hoje. Mas imagino também que sempre vai ter um nicho pra isso no mundo da guitarra e imagino que as empresas grandes de amplificadores tem seus meios de continuar produzindo. Elas próprias podem fazer suas fábricas por exemplo se o mercado continuar consumindo valvulados, ou o que é mais comum hoje: a china assumir essa produção.
De qualquer forma, acredito que tenha uma chance de serem produtos que fiquem cada vez mais caros e raros..
Eu mesmo já tenho considerado minhas alternativas aqui ..

foca2
Membro Novato
# mar/22
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Lelo Mig
É um ampli de 10 paus! (dá prá comprar um Celta 2002..hehehe). É o que eu falei lá no meu primeiro post, é outro patamar de projeto, não são "só as válvulas".

Jesus cristo... sério q tá 10 pau? Eu comprei o meu por R$ 2000, era Lula, vendi por 3000 em 2012... kkk. Todo mundo torcia o nariz pra ele por ser de 15W.

E eu não sei se acho que chega a ser outro patamar de projeto, tanto que é cheio de mods por aí, tipo os Billm. Já me queimou duas vezes a desgraça, mas eu gostava do som...

Mas eu concordo que ele é bom mesmo, apesar de ser o valvulado "de entrada" da Fender. Eu lembro que toquei nos primeiros Borne valvulados que apareceram no BR a uns dez anos atrás e achei uma grande desgraça. Um T Miranda com milhares de watts foi outro que tomou um couro desgraçado do pobrezinho do Blues Junior.

BrotherCrow
Pelo menos pra mim é. Colocar SM57 na frente do amp nunca me resolveu. Mas foi gradativo: primeiro foi um Blackstar de 50 watts, que me fez perceber que em baixo volume o valvulado não dá a melhor performance (com criança pequena em casa, já viu).

Eu nunca senti que o sweet spot dos valvulados recentes é no volume máximo. Psicoacústica engana muito... nesse ponto acho que os pequenos só soam "melhor" por causa da limitação de volume mesmo. Vejo muita gente que sofre pra microfonar porque tenta botar alto, mas no fim das contas aumentar o volume da mix resolve.

Mas talvez isso seja meu lado engenheiro falando.

Eu acho o amp físico mais plug and play, mas talvez seja pelo fato que eu não tenho muita dificuldade pra chegar nessa "consistência" com microfone.

Nessa parte de eu acho a nova leva de modeling amps mais interessante do que softwares super versáteis e mega-modellers, embora os plugins NeuralDSP sejam mais nessa onda de simplicidade também. Katana tbm acho que é nessa vibe.

Rei Arthur Pendragon
Puta ampzinho. Tenho um conhecido que tem uma puta coleção de valvulados e agora só usa ele. Ele simplesmente saía de casa com o bassman dele e outros amps monstruosos e se recusava a comprar um bom tt - esnobava todos, especialmente o katana. Aí ele foi pros eua c a esposa e assistiu um guitarrista ao vivo. Ficou impressionado com o timbre e foi bisbilhotar o palco depois. Era só o boss katana. Voltou de lá c um e só sai c ele agora, deixando os dinossauros em casa.

Pois é! Eu acho que é o mesmo lance que citei acima: o Katana te dá um som pronto, e é um som bom... é por isso que eu sempre comprei valvulado, talvez deva é migrar pro Katana, já que gosto dele...

foca2
Membro Novato
# mar/22 · Editado por: foca2
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Schelb
Mas imagino também que sempre vai ter um nicho pra isso no mundo da guitarra e imagino que as empresas grandes de amplificadores tem seus meios de continuar produzindo. Elas próprias podem fazer suas fábricas por exemplo se o mercado continuar consumindo valvulados

Houve uma tentativa da Fender de fazer isso na década de 2000, quando eles compraram a Groove Tubes. Mas era uma fábrica da General Electric que existia desde a década de 50. O maquinário era o mesmo usado pra fazer as válvulas dos Fender originais.

O foda é que eles fecharam e desmontaram a fábrica em meados de 2008-2009, se não me engano.


ou o que é mais comum hoje: a china assumir essa produção.

Então, essa é outra parte citada no vídeo. A última fábrica Chinesa fechou em 2019 e parece não tem interesse ou know-how em re-assumir a produção, e até hoje não foi reaberta. Isso é o que o Mike Matthews da Electro Harmonix disse.


De qualquer forma, acredito que tenha uma chance de serem produtos que fiquem cada vez mais caros e raros..

Quanto a isso concordo tbm, infelizmente :(

macaco veio
Veterano
# mar/22
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Se elas acabarem é burrice, porque que tem muitas valvulas daqueles lados soviéticos! Porque muito equipamentos de guerra deles usam válvulas, elas têm um lance que eu não sei explicar que o radar não pega, além de aguentar qualquer temperatura que os transistor não aguentam (transistores queimam tudo numa guerra). Esse Mike Matthews diz que a fábrica é dele, mas não acredito não, acho que ele tem parte, aquilo lá tem sempre o dedo do governo, se ele comprou porque não levou pra china! Porque a fábrica estaria fabricando 6P3s que é a mesma 6L6 (e até melhor e metade do preço) que não é usada nos amp de guitarra!
Vou contar a história da Shuguang chinesa: Nos anos 1930 e 1940 uma fábrica de radio brasileira chamada SESA standart eletrica SA chamou a atenção da ITT americana porque os engenheiros brasileiros estavam desenvolvendo as proprias valvulas. O intercambio entre as duas companhias fez o Brasil ser um grande fabricante de válvulas. Na década de 60 a Sesa tinha todo o equipamento parte nacional, parte americano. A ITT mudou de ramo e deixou toda a parte dela com a Sesa. Atravez da Philips holandesa foi instalada no Brasil a fábrica da Miniwatt e pra competir a RCA instalou uma fábrica em Betim (MG) mas com revolução de 64 o governo instituiu que toda companhia estrangeira tinha que se unir com uma brasileira (tipo SEMP-TOSHIBA, Ibrape-Philips etc) e os americanos não gostaram e foram embora (Frigidere, GE, RCA , umas de automoveis e varias). Os engenheiros da SESA foram morrendo a fábrica passou de mão e mão e os equipamentos foram ficando velhos ate que nos 80 um grupo chines comprou todo o maquinário e os donos vendedores que não entendiam nada de eletrônica investiram em companhia textil (fazer pano pra roupa). Assim nasceu a Shuguang com equipamento em parte desenvolvido por brasileiros. Dizem que ela pegou fogo recentemente mas antes eu li que estavam era mudando de ramo porque chines só quer vender o que tem muita saida. Porem hoje so justifica ter um valvulado quem quer fazer aquele som dos anos 50, 60 e 70 e um valvulado construido naquele estilo (e não essas aberrações inventadas e modificadas de tecnicos que não entendem nada de válvula e do som valvulado pra guitarra.) Disseram que o disco de vinil ia acabar e parece que o CD está acabando primeiro, KKKK, vamos esperar pra ver.

foca2
Membro Novato
# mar/22
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macaco veio
Assim nasceu a Shuguang com equipamento em parte desenvolvido por brasileiros

Mas a Shuguang foi fundada em 1958

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