Material das capas protetoras das válvulas (Dúvida)

    Autor Mensagem
    Vitor Highbuzz
    Veterano
    # fev/11


    Olá pessoal, estão faltando 2 capas/capsulas protetoras das valvulas do pré do meu JCM800. Aquelas que encaixam no soquete e protegem as valvulas de movimentos bruscos, vibrações e interferencias. Achei para comprar avulsas.

    A questão é, existem 2 materiais disponíveis: alumínio e latão.

    As 3 que já tenho no amp são de alumínio.

    Eu gostaria de saber se alguem sabe algo concreto sobre a diferença destes materiais nas capsulas, qual o de maior qualidade para o som.

    Obrigado.

    marcelotzh
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Cara,
    Sobre aluminio x latao, vou de aluminio.

    Agora, o ponto é usar ou não usar. A função desta 'camisinha' é estética e um pouco de proteção física. Não tem esse lance de proteger da interferência.

    Um outro ponto que pouca gente sabe é que estas camisinhas ajudam inclusive, a diminuir a vida util da valvula de pré, uma vez que o calor não é tão dissipado e fica 'preso' neste invólucro.

    Nos meus amps (um plexi handmade, hiwatt e laney lc15r) nunca usei e quando veio com, sempre tirei. hehehehe

    MKazan
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    cara, isso aí não altera muito a qualidade do som.
    a unica coisa é que, no caso de o amplificador estar em um ambiente com muito ruido eletromagnetico, essa capa serve de blindagem para a valvula dificultando que o ruido eletromagnetico do ambiente entre no circuido atravez das valvulas.
    É também util para segurar no lugar valvulas de alguns modelos de amplificador combo que mantém as válvulas de cabeça para baixo, essa capa evita que elas se desencaixem com a vibração.

    muitas vezes uso meus amps sem essas proteções sem grandes problemas.

    Não acredito que isso diminua a vida útil das valvulas, visto que a transmissão de calor no interior da valvula se dá por irradiação e não por contução (já que ela é feita de vácuo), e na superfície da válvula temos vidro. O metal, na verdade, serviria até mesmo como um dissipador pois conduz o calor melhor do que o vidro.

    marcelotzh
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    MKazan, uma valvula aquecida passa dos 70º celsius fácil... E isso por fora, medindo no vidro. É uma lâmpada. Põe a mão lá pra vc ver. heheheh!

    Mas tá certinho tudo q vc disse.

    Erotomania.
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    MKazan
    marcelotzh

    discuss.
    aumenta a vida util ou diminui? hehe, tenho um mesa aqui e nao utilizo esta 'camisinha' nao.

    MKazan
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    bom, para tirar a teima.
    usando termopar, acabei de medir uma 12AX7 Sovtek em um dos meus amplificadores. A temperatura fica entre 45 e 47 graus celsius dependendo do ponto da valvula.

    A valvula de Power fica bem mais quente, medi a EL84 com o bias correto e deu cerca de 110 graus celcios. Mas a questão levantada aqui no tópico é a respeito da valvula de pré.

    A valvula de pré não passa dos 50 graus, o que me faz bastante sentido pois apesar da sensação de calor quando a tocamos não chega a fazer bolhas na pele, coisa que até onde sei mas não tenho certeza só ocorre além de 50 graus (alguém da área da saúde, se puder se manifestar, por favor tire essa minha duvida).

    Os materiais internos da válvula de power e de pré não são lá muito diferentes, o que muda é mais a construção interna e alguns poucos revestimentos das placas. Portanto acredito que mesmo uma valvula de pré estando a 50 graus no exterior, ela poderia suportar a dissipassão de energia suficiente para gerar mais de 100 graus. (Lembrem-se, isso tudo foi desenvolvido em épocas de guerra e quando os modelamentos físicos ainda não eram muito precisos, tudo era feito com coeficientes de segurança de ordens altissimas)

    Eu, particularmente, acho que o uso do shield não vai interferir em nada na vida útil da Válvula. Até mesmo porque o shield tem um furo em cima por onde o ar quente entre o vidro e o metal pode sair por convecção.

    marcelotzh
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Excelente explicação hein MKazan!
    Contribuiu muito com o topico.

    Obrigado por compartilhar

    tatus
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: tatus
    · votar


    Vitor, já tive essas mesmas dúvidas.
    Quanto ao calor, não faz diferença nenhuma se a válvula esta aberta de pé em um ampli hi-fi sem proteção ou esta protegida por uma blindagem de qualquer material que não derreta e enclausurada dentro de um MIG (avião de guerra).
    Ambos materiais irão aguentar a temperatura mas nem de longe farão efeito na vida útil da válvula ou no som.
    O alumínio é mais forte mas não protege da captação de sinais externos como frequências de rádio, ou seja, não blinda direito.
    Isso você pode descobrir lendo sobre material de chassis de amplis.
    Já o latão, apesar de ser mais fraco oferece essa proteção.
    Se as válvulas vão ficar dentro do gabinete do ampli eu aconselho latão, e se vão ficar expostas a pancadas eu também aconselho latão.
    Apesar de das capas de alumínio serem um pouco mais fortes também não vão conseguir proteger a válvula no caso de uma porrada.

    kaskudo
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    tanto faz aluminio ou latão, a blindagem é a mesma! porque é apenas blindagem eletrostática, não circulam correntes ali, como acontece no chassi.

    e ajuda a reduzir ruidos (120Hz) nos 2 primeiros estágios.

    de resto concordo com o Mkazan.

    tatus
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Tem uma parte do meu quarto, +/- 2m² que pega muita interferência de rádio e eu testei as duas capas em 4 PCL86 diferentes em montagem SE e deu diferença.
    Digo na prática porque de teoria eu não manjo.
    Também começo a duvidar da minha tentativa de aprendizado pois se "ali"(na válvula) não circula corrente então vou ter que estudar tudo de novo do começo.
    Também achei que os 120hz fosse um harmônico da rede de 60hz, e que bastava 0.01 de resistência ôhmica em aterramentos para ele começar a ser potencializado; principalmente em aterramentos "star ground" mal feitos.

    macaco veio
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    parece ser raro acontecer mas dizem que as capas ajudam a reduzir a possibilidade de oscilação por microfonia que pode ocorrer em alguma valvula do pre que estiver com função de alto ganho de amplificação. nunca vi acontecer mas li em algum lugar. Talvez alquem possa comprovar isso. Se for verdade a valvula atua de certa forma como um captador ou microfone podendo entao pegar qualquer coisa ate estação de radio. O que blinda melhor? latão ou aluminio? não seria o material que conduz melhor?

    DotCom
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Também começo a duvidar da minha tentativa de aprendizado pois se "ali"(na válvula) não circula corrente então vou ter que estudar tudo de novo do começo.
    Opa, circula corrente nas valvulas sim... Ou então tem elétrons que são "inventados" aí... Como é que flui corrente no ampli então.. :P

    tatus
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: tatus
    · votar


    macaco velho, matou a pau!!!
    É isso mesmo que aconteceu, conforme eu ia colocando a capa parecia que eu tava sintonizando a rádio. Já a capa de alumínio não fez diferença.
    Adivinhou; eu polarizei em alto ganho mesmo pois só tinha um triodo.
    Então o que conduz melhor também acaba blindando melhor!
    Valeu!

    Erotomania.
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    o bom desse fórum de amps, é que, por ser pouco utilizado, agente vê bons tópicos como esse, e sem ninguém falando merda, ou perguntando algo óbvio. Só vem postar quem sabe o que diz.
    abraços, keep it up.

    kaskudo
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    qdo disse que não circula corrente foi referente À capa, não na válvula.

    o aluminio é melhor condutor que o latão, e melhor que o aço também. não é muito usado em chassis por causa do preço e da dificuldade em soldar.

    tatus
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    ...mas a capa não é ligada ao chassis?
    Se for ela deve funcionar como a blindagem de um cabo de sinal comum, né não?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Material das capas protetoras das válvulas (Dúvida)