Boss Katana Head MkII

    Autor Mensagem
    Cres
    Membro Novato
    # jul/21 · Editado por: Cres


    E aí galera, tudo bem?

    Tava dando uma olhada na linha dos amps Katana da Boss e o cabeçote Head MkII me interessou bastante. Até onde entendi, ele tem todas as outras funcionalidades dos outros Katana, mas é pequeno e acho que ideal pra quem vai tocar mais em casa (meu caso).

    Vai aqui um vídeo dele pra quem quiser saber mais:

    O problema é que dei uma procurada em lugares que tem ele pra vender e me surpreendi que não achei quase nada. É bem mais fácil achar outros modelos como o Katana 50 MkII ou o 100 MkII. Esses são bem legais também mas são versões combo, o que me atrai menos comparado com a praticidade do Head.

    Os únicos anúncios ativos brasileiros que achei foram esses:
    - https://www.madeinbrazil.com.br/produto/amplificador-cabecote-para-gui tarra-katana-head-ktn-mkii-boss-127936
    - https://www.harmoniamusical.com.br/amplificador-boss-katana-cabecote-m kii.html

    Alguém sabe dizer se ele está em falta no Brasil ou algo assim? Achei estranho porque ele não parece ter sido descontinuado ou coisa do tipo (acho que só a primeira versao foi, mas esse é o MkII). Será que tem alguma coisa que eu deveria saber?
    Perguntando porque achei esse amp bem interessante mas achei essa falta um pouco estranha, sendo que os outros modelos da linha Katana parecem ser bem mais fáceis de achar.

    PS: alguém conhece essa loja Harmonia Musical (segundo link que postei)?

    lamas92
    Membro Novato
    # jul/21 · Editado por: lamas92
    · votar


    Cres
    Esse do vídeo é o Artist, não?
    Tenho um Katana 50 Mk2. Recomendo!
    Agora... desculpe a minha ignorância, ele vem com algum falante pequeno ou vc pretende usá-lo com outra caixa (ou fone)?

    Cres
    Membro Novato
    # jul/21
    · votar


    lamas92
    Putz cara, sim, meu erro. Substitui por um vídeo do Head.
    E sim, pelo que entendi das especificações dele ele vem com um falante pequeno.

    O que você acha do seu Katana? Da pra tirar timbres hi gain legal com ele? Ele aceita bem pedais?

    lamas92
    Membro Novato
    # jul/21
    · votar


    Cres
    Sou fã do Katana! Vc apenas com ele tem uma gama de soluções e consegue tirar sons incríveis. Hi Gain não é meu som, mas ele não faz feio não. Mas vc é que precisa avaliar se é o seu som... Melhor testar.
    Não uso pedais, apenas uma GT-1, de vez em quando, e cada vez menos...
    Pode ir na boa!

    Não sabia que ele vinha com falantes!

    O Katana Head sai praticamente o preço do combo... Não é uma conta que feche na minha cabeça, entende... talvez por isso não vemos muita gente que o tenha.

    Pra tocar só em casa, de boa, hoje eu iria em algo tipo o Yamaha THR, já com BT (mas é caro). Pequeno, discreto, a mulher não enche o saco...
    Da Boss, tem o Katana Air, também caro, mas que já vem com a entrada e adaptador wireless (prático, né?).

    Cres
    Membro Novato
    # jul/21 · Editado por: Cres
    · votar


    lamas92
    Pois é, todos os reviews que vejo falam muito bem. Parece ser um produto muito bom.

    E sim, realmente o preço não é tão bom... acho que o combo de 100W tem todas as funcionalidades do head (o de 50 acho que nao), por quase o mesmo preço. A questão seria a praticidade mesmo, de poder deixar em cima da mesa, transportar, manusear facilmente, etc. Isso é algo que me agrada bastante.

    Os THR da Yamaha são bem legais mesmo, pensei em pegar um. Só que pelo que vi esse Katana Head tem umas coisas a mais. Além de ter várias variações, voicings, etc ele tem conector pra loop de efeitos, power amp, pedal de expressão, etc. E acho que o Yamaha nao tem nada disso.

    O Katana air também é bem interessante, mas nao é completo nesse sentido. Fora que é mais caro que o head pelo que vi (acho que pelas funcionalidades wireless).

    Então mesmo que eu nem use tudo isso, ter um amp completo assim me interessa mais mesmo que tenha que pagar um pouco a mais, e dentre esses acho que o Head é o mais completo, e mais prático que os combustíveis.
    No caso o ponto negativo é o preço em relação aos combustíveis, mas isso não me incomoda tanto.

    Cres
    Membro Novato
    # jul/21
    · votar


    Tava dando uma pesquisada aqui e a simulação dos THR parece melhor, especialmente pra ganho alto. O problema é que o único THR que tem line outé o THR30II, que pelo que entendi nao é comercializado no Brasil, além de que usar um footswitch nele parece algo que requer um pouco de trabalho.

    Aí dei encontro com o THR100H, que parece ser igual aos outros mas bem turbinado: tem loop de efeitos, line out pra ligar num gabinete ou num simulador de gabinete, ja vem com footswitch... tudo que o katana head tem. A única coisa ruim é que acho que ele não vem com falantes embutidos, tem que ligar em algum lugar. Mas o pior é que, parecido com o katana head, não achei pra vender em lugar nenhum do Brasil. Nem usado. Uma pena... acho que vou esperar um pouco e ver se algum aparece por aí ou se novas versoes dos thr10/30 são lançadas com mais funcionalidades.

    Djrafahh
    Membro Novato
    # jul/21 · Editado por: Djrafahh
    · votar


    Cres
    Alguns amplis tem na saida se fones um simulador de gabinete, sendo assim utilizavel para ligar em linha, mas no caso do thr10 que é vendido no Brasil eu não achei essa informação. Mas por se tratar de um simulador, eu creio que funcione.

    Cres
    Membro Novato
    # jul/21
    · votar


    Djrafahh
    Pois é os THR10 simula gabinete. A saída auxiliar pra fone dele e de interface sai com essa simulação ligada até onde sei. Mas o que eu tava me referindo era justamente o contrário, de ter uma saída sem simulação pra poder ligar em um gabinete ou ligar em um simulador de gabinete ou carregador de impulse response da minha escolha.

    De qualquer jeito, parece que dá pra desabilitar a simulação de gabinete pelos THR no aplicativo dele, o THR Remote. Eu vi em alguns lugares da internet falarem que a saída dele poder ser fraca pra ligar em um gabinete, por exemplo, por ser uma saída auxiliar de fone. Eu não sei exatamente se isso procede, mas acho que pra uso caseiro estaria de boa.

    O THR30II, por exemplo, que aparentemente não vende no Brasil, tem uma saída estéreo p10, sem ser a auxiliar de fone, o que já seria uma adição boa. Aí até da pra simular um loop de efeitos pegando essa saída e jogando na entrada auxiliar, que os THR também tem, por exemplo.

    Djrafahh
    Membro Novato
    # jul/21
    · votar


    Cres
    eu tava me referindo era justamente o contrário, de ter uma saída sem simulação pra poder ligar em um gabinete ou ligar em um simulador de gabinete ou carregador de impulse response da minha escolha.

    Eu vi em alguns lugares da internet falarem que a saída dele poder ser fraca pra ligar em um gabinete, por exemplo, por ser uma saída auxiliar de fone. Eu não sei exatamente se isso procede, mas acho que pra uso caseiro estaria de boa.

    Algo ai não esta bem explicado.
    Ligar direto em um gabinete você tem que adaptar uma saida P10 na saida dos alto falantes internos para poder usar falante em um gabinete (visto que a palavra gabinete compreende um falante em uma caixa sem amplificador), creio que fique um bom volume pra estudos domestico... essa saida não tem adição de simulação pois esta indo direto para os falantes internos.
    A saída de fone pode somente ser usada para ligar em fone ou em linha ou loop, pois a potência de sinal de saida é baixa.
    Para usar um pedal IR e depois jogar em linha, pode-se usar um pedal na saida de fone com a simulação desligada pelo software. Ja que você disse que tem como desabilitar, assim seu simulador de amp e gabinete sera seu IR.
    Não importa se o seu cabo de fone vai ser P2, P10, ou uma ponta de cada. Essa saida só tem nivel de sinal suficiente pra linha, ou pra ligar no loop de algum amplificador grande assim usando o THR como preamp.
    Compreendeu?

    Cres
    Membro Novato
    # jul/21 · Editado por: Cres
    · votar


    Djrafahh
    Algo ai não esta bem explicado.
    Ligar direto em um gabinete você tem que adaptar uma saida P10 na saida dos alto falantes internos para poder usar falante em um gabinete (visto que a palavra gabinete compreende um falante em uma caixa sem amplificador), creio que fique um bom volume pra estudos domestico... essa saida não tem adição de simulação pois esta indo direto para os falantes internos.


    Não sei se entendi direito, mas o que me referi é que o THR tem simulação de amp e de gabinete. Aí o que quis dizer é que até onde sei dá pra desligar a simulação de gabinete via software e aí talvez dê pra ligar em um gabinete externo pela saída do fone, mas aí vi em algum lugar que a potência desse sinal pode não ser alta o suficiente pra isso, mas disso eu já não entendo. Pra ligar em linha é tranquilo, até porque o próprio amp é uma interface de áudio, da pra ligar via USB.

    Pra ligar num pedal que simula gabinete deve ser tranquilo, também, apesar de ter que ser por essa saída de fone. Você sabe dizer se tem algum problema em ligar o amp em pedais ou caixas por essa saída de fone P2, sendo que o "normal" são saídas P10 ou balanceadas? Ou seria só uma diferença de formato mesmo?

    HortaRates
    Membro
    # jul/21
    · votar


    Cres
    Aí o que quis dizer é que até onde sei dá pra desligar a simulação de gabinete via software e aí talvez dê pra ligar em um gabinete externo pela saída do fone, mas aí vi em algum lugar que a potência desse sinal pode não ser alta o suficiente pra isso, mas disso eu já não entendo

    O que o Djrafahh quis dizer é que não é possível ligar a saída de fones diretamente em um gabinete pra tocar, a saída não tem potência suficiente para mover os alto falantes. Isso está fora de questão, precisaria de colocar um power-amp no meio.

    Você sabe dizer se tem algum problema em ligar o amp em pedais ou caixas por essa saída de fone P2, sendo que o "normal" são saídas P10 ou balanceadas? Ou seria só uma diferença de formato mesmo?
    Problema mesmo eu acredito que não tenha, o nível de sinal vai ser compatível. Se vai ficar bom é outra história.

    Djrafahh
    Membro Novato
    # jul/21
    · votar


    Não sei se entendi direito, mas o que me referi é que o THR tem simulação de amp e de gabinete. Aí o que quis dizer é que até onde sei dá pra desligar a simulação de gabinete via software e aí talvez dê pra ligar em um gabinete externo pela saída do fone, mas aí vi em algum lugar que a potência desse sinal pode não ser alta o suficiente pra isso, mas disso eu já não entendo.
    Realmente a saida de fone não tem potencia pra ligar um alto falante externo, tem que usar amplificador antes do gabinete.

    Pra ligar em linha é tranquilo, até porque o próprio amp é uma interface de áudio, da pra ligar via USB.
    Em linha se usa a saida de fone com a simulação de gabinete ativada ou com algum pedal de IR ligado na saida de fone e com a simulação do thr desligada. Esquece essa historia de cabo P10 estéreo ou cabo balanceado, o sinal vai sair mesmo sendo mono, a diferença é só formato, guitarra é sempre mono, mesmo sendo adaptado. Um cabo balanceado é usado em um direct box é pra diminuir o ruido quando se tem cabos muito grandes entre o instrumento e amplificador ou instrumento e mesa de som.
    USB é pra ligar no computador pra uso de simuladores ou outros programas de audio tipo Iring e similares ou programas de gravação e edição tipo Reaper.

    Djrafahh
    Membro Novato
    # jul/21
    · votar


    HortaRates
    Acho que agora fui mais explicativo, pequei em alguns pontos la acima.
    Vlw pela sua explanação.

    Cres
    Membro Novato
    # jul/21
    · votar


    HortaRates
    Djrafahh
    Entendi o que quiseram dizer, obrigado!

    lamas92
    Membro Novato
    # jul/21
    · votar


    Comprou?

    Cres
    Membro Novato
    # jul/21
    · votar


    lamas92
    Hehehhe eu meio que desisti dele cara.
    Assisti uns vídeos e reviews dos THR e parece que no fim das contas o som deles é melhor. Quase todo review diz que ao vivo eles soam muuuito bem, então vou comprar um thr10ii eventualmente, só to esperando uma promoção ou algo do tipo.

    Mas aproveitando que você perguntou, encontrei umas alternativas interessantes:
    - A série Joyo Bantamp XL parece bem interessante: tem send return, saída pra fone e vem com footswitch e o Zombie, que é inspirado no Mesa Boogie Dual Rectifier parece ter um som muito legal:

    - O pedrone slim clean é um amp compacto, também com suporte a loop de efeitos e saída pra fone. Não tem alto ganho, mas acho que aceita bem pedais pra dar uma empurrada no som:

    Mas esses são só pra ficar de olho. Devo pegar o THR mesmo. Ele é muito útil e todos que compram dizem que amam.

    lamas92
    Membro Novato
    # ago/21
    · votar


    Cres
    Eu estou mudando para um apê menor... Perdi minha salinha de som e não é de hoje que estou de olho no THR pra me ajustar à nova realidade, O que "pega" é o preço mesmo.
    Ele e o Katana Air são caros. Mesmo lá fora, ele consegue ser mais caro do que os Katana 50, os Fender do mesmo nível e mesmo Marshall.

    Além de um bom som pra dentro de casa, o que achei bacana é a possibilidade de tocar sem fios.

    Cres
    Membro Novato
    # ago/21
    · votar


    lamas92
    É, isso é verdade... são produtos caros e que, apesar de aparentemente valer muito a pena pelo que todos que tem dizem, pelo preço talvez a gente esperaria algumas funcionalidades a mais... mas é isso aí.
    O katana air é ainda mais caro que o THR. Acho que por causa do sem fio. Que eu saiba o THR que funciona sem fio é o THR30ii, que não tem no Brasil (só tem o 10), o que é outro ponto negativo.

    Mas dito tudo isso, muito em breve devo pegar o THR10ii :D

    Perdo
    Veterano
    # ago/21 · Editado por: Perdo
    · votar


    Comprei um THR 10II ano passado... acho que foi minha melhor compra do ano, realmente muito bom.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/21 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Cres

    Tirei um barato na loja da minha cidade com um ampli similar a este Joyo, só que da Vox. Cara, é muito som! Paulera mesmo! Bem mais caro também!

    Esses modelos parecendo uma lancheira estão conquistando uma turma. Tenho alguns amigos indo nessa onda.

    Também tem um modelo da Crow Amplificadores de 15watts (valvulado) com dois pre-amp.
    https://www.facebook.com/crowamps/

    Cres
    Membro Novato
    # ago/21
    · votar


    Perdo
    Legal! Comprei o meu recentemente, e ele chegou uns dias atrás. To me acostumando, tentando aprender a tirar um som bacana nele, e como os efeitos funcionam. Espero que adicionem mais efeitos em atualizações. Um EQ parametrico seria ótimo. Vi que dá pra usar o compressor de booster, mas um booster dedicado seria bem legal também.
    Talvez até crie um tópico mostrando uns sons, pra galera que tem THR no fórum discutir e todos aprendermos!

    LeandroP
    É o Vox Adio, não é? Pior que depois de comprar o THR vi ele em uma loja, acabei nem testando, mas quando for la de novo talvez testo. Ele parece bastante com o THR, se for ver os knobs tem muita coisa parecida.

    Eu já tinha dado uma olhada nesses da Crow. Casa muito com as minhas necessidades, que toco praticamente só em casa. São valvulados, portáteis, e aparentemente o preço é bem bom!
    Eu nunca tive um amp valvulado, seria uma boa pegar um desses num futuro próximo talvez.
    O problema é que eu me lembre dessa linha deles eles só tem um amp tipo Plexi. Preferiria um voltado pra high gain ou um limpo tipo fender, que desse pra por uns pedais na frente (não que plexi não dê, mas curto mais fender).
    Você já tocou num desses Crow?

    lamas92
    Membro Novato
    # ago/21
    · votar


    Cres
    Opa! Então foi de THR! Depois fala mais pra gente o que está achando, preço e tal.
    Aproveite!

    Cres
    Membro Novato
    # ago/21
    · votar


    lamas92
    Sim!
    Sobre preço, comprei no mercado livre, custou mais ou menos 3000. Já tinha visto algumas promoções que chegavam em uns 2800/2900, também alguns anúncios de até 4000, mas a média tava em uns 3000 e pouco. Então quando vi um nessa faixa, resolvi pegar logo.
    Comprei desse anúncio, eu acho, mas parece que o preço já aumentou (ou voltou ao normal, não sei). Mas procurando um pouco já tem um de 2900 e pouco, aqui.

    Sobre o amp em si, não tem muito mistério, eu já tinha conhecimento das funcionalidades dele. É bem prático, tem alguns efeitos e uma boa variedade de simulações de amps e caixas. Tem saída de fone e entrada auxiliar. Outra coisa legal dele é que ele tem controle de audio e guitarra separado, permitindo que você controle o som da entrada auxiliar e o volume da guitarra separadamente, o que é legal pra treinar (da pra ligar som auxiliar pela entrada aux ou até por bluetooth, também, o que é bem legal). Sobre isso, eu observei uma embolada no som quando tava treinando com um BT, mas pode ter sido algum efeito exagerado que coloquei (um gate talvez, não investiguei).

    Uma coisa que não sabia muito era sobre todas as funcionalidades de interface USB dele. Você consegue ligá-lo e ter dois inputs dele, um completamente DI e outro com os efeitos, o que pode ser útil pra gravação. Além disso, não exatamente o porquê, mas com ele consigo monitorá-lo na DAW pondo efeitos de plugins e continuar ouvindo o som do computador, o que eu não conseguia na minha pedaleira Zoom G3X, que era o que tinha de interface USB antes.

    Sobre o som, é bem bom. Eu não fiquei tão de queixo caído como algumas pessoas costumam relatar, mas talvez possa ser porque criei muitas expectativas hehehehe. To me acostumando e dá pra tirar um som bem legal sim.

    No geral, só acho que a Yamaha tem muito potencial não explorado nesse produto. Sinto falta de alguns efeitos, como um booster (coisa básica) e um EQ paramétrico (não é tão básico, mas te ajuda MUITO a chegar num timbre desejado). Espero que eles coloquem isso em alguma atualização de firmware.

    Além disso, como sempre falo, um loop de efeitos seria ótimo e saída pra falantes tornaria esse amp muito competitivo, eu acredito. Talvez eles não queiram fazer isso porque todo o marketing desse amp é pra tocar em casa, mas vejo que muita gente gosta tanto dele que o utilizariam mais em gigs se tivessem essas funcionalidades.

    Por fim, é bom lembrar que, pelo que entendi, só vende o THR10ii no Brasil. Além dele, da linha THRii, tem o THR10ii wireless, que acho que tem uma bateria recarregável (o que é ótimo) e talvez suporte àquele transmissor wireless da Line 6, e o THR30ii, que tem essas funcionalidades do THR10ii wireless e tem os falantes um pouquinho maiores, e tem um line out stereo atrás, além da saída de fone.

    É isso, joguei um monte de coisa aí em cima, mas acho que dá pra ter uma ideia. Se algumas pessoas se interessarem como falei posso fazer um tópico com alguns exemplos de sons gravados nele, e aí fica aberto pra quem ter ou quer ter um discutir :)

    Perdo
    Veterano
    # ago/21
    · votar


    Bora fazer o tópico do THR!
    Compartilhar umas dicas, patches, etc

    lamas92
    Membro Novato
    # ago/21
    · votar


    Cres
    Show de bola!
    Me mudando para um apê menor. Nem sei ainda onde vou colocar guitarras, violão, ampli,,,
    Um desses resolveria muita coisa, mas agora, ainda não dá, por conta da obra.
    Mas acho que esse é o melhor caminho pra quem tem pouco espaço e precisa de praticidade.
    Parabéns!

    LeandroP
    Moderador
    # ago/21
    · votar


    Cres
    O problema é que eu me lembre dessa linha deles eles só tem um amp tipo Plexi.

    Conversando com ele dá pra bolar um pré que atenda melhor as suas necessidades, como um Bassman, por exemplo. Ele tem os modelos de linha, mas o Leandro pode dar um jeito nisso.

    Meu amigo tem um cabeçote e caixa de 50watts. É um puta som legal.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/21
    · votar


    Cres

    O Acedo tem um modelo de 20 watts single ended de 3 canais, muito legal também. Queria ter um desses pra tocar em casa ou numa gig. Tenho um modelo de 30watts que eu curto muito, e com uma sonoridade parecida com o Vox Ac30.

    Cres
    Membro Novato
    # ago/21 · Editado por: Cres
    · votar


    Perdo
    Vamo! Vou criar ainda hoje. EDIT: criei! Aqui o link: https://forum.cifraclub.com.br/forum/10/340094/

    lamas92
    Bacana. Dá uma olhada, tem várias opções por aí. Até acabar a obra por aí vai dar pra dar uma pesquisada legal, hehehe

    LeandroP
    Legal! Não sabia que tinha esse atendimento mais "particular" pros Crow, e também achei interessante esses Acedo! Nunca tinha ouvido falar, tem várias opções. Vou dar uma olhada com mais calma neles.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Boss Katana Head MkII