Geração de 2ª harmônica

Autor Mensagem
JAB
Membro Novato
# nov/20
· votar


Macaco veio.

Os fets como isoladores de baixa impedância na saída tem como principal função também a de apresentar uma alta impedância de entrada para a carga dos diodos retificadores.
Transistores tem muito baixa impedância. Entretanto vou experimenta um BC547 em coletor comum. Experimento e aviso o resultado.

Experimenta qualquer diodo de germânio de mesmo modelo para os dois. Cuida que eles costumam apresentar diferenças entre eles e isto desbalanceia a supressão da fundamental. Foi por isso que pedi quatro.

Tenho relação passional com o BF245 desde meados de 1970 e eles incomodaram de novo agora. Vou experimentar os transistores.
O 2N3819 foi mais amigável.

Coloco a bolinha nos capacitores.

macaco veio
Veterano
# nov/20
· votar


Entretanto vou experimenta um BC547 em coletor comum. Experimento e aviso o resultado.
https://www.electrosmash.com/images/tech/ce-2/boss-ce-2-schematic-part s.png
Da sim, faz como o input buffer mostrado nesse esquema, troca o R2 para 1M que vai dar uns 900k de impedancia.
Os fet eu ja gosto dos SK da toshiba, a um tempo atraz comprei 100 sk117 na Tayda, os caras lá não entendem de eletronica não, eles vão subindo os preços conforme aquilo que as pessoas compram mais. Tava barato na seção errada e acabou rapidinho. Hoje eles ja estão mais expertos (e mais exploradores).KKKK

JAB
Membro Novato
# nov/20
· votar


Macaco veio, veja o novo circuito agora adaptado para transistores comuns, o BC 547.

Alguns resistores foram trocados para adaptar aos novos elementos.

No link novo esquema:

https://drive.google.com/file/d/1QqEqyAX8hPKcmKPle7llpaUF6AagEufx/view ?usp=sharing

Dê uma boa olhada porque eu já estou vesgo de tanto olhar componentes.

Vai ser um bom teste para o Multisin, uma vez que temos um sistema real em operação e com instrumentos reais.
Veja se o Multisin tem a função FFT. Seria bem legal se funcionasse e batesse com o real. Seria um instrumento virtual útil.

A outra metado do LM358 do amplificador de saída estou usando como um detector de nível. Caso o sinal do captador ultrapasse 50mvrms ele pisca um led indicando que o sinal está alto. É um circuitinho comparador bem simples.

macaco veio
Veterano
# nov/20
· votar


https://ibb.co/wWPz8nh
Ainda vou testar mais e ainda não sei usar o osciloscopio que tem FFT (nunca usei).
O potenciometro de ajuste de nivel da fundamental so joga o conjunto do desenho da onda mais pra cima ou mais pra baixo em relação ao eixo central horizontal (esqueci o nome matematico o eixo).
Mudei os valores dos resistores de emissor para 10k (ao inves de 1K), para um lado ou outro se formava um paralelo de 11k com 1k no misturador. Quando está no meio em equilibrio o nivel milivolts cai bastante.
O resistor de 470K no segundo operacional deixei 270k mesmo, tem ganho demais.
O multissim não tem diodo de germanio. O circuito anterior me pareceu um pouquinho mais estavel. Nesse conforme ligo e desligo o teste a onda muda a forma um pouquinho.
Ainda tenho que testa-lo mais, definir os lados do eletroliticos antes de montar no mundo real. Vamos devagar, so vou ter um tempo legal na segunda feira.

JAB
Membro Novato
# nov/20 · Editado por: JAB
· votar


A 2h pura só se define quando a amplitude dos dois ci's são iguais, motivo de se colocar o trim pot de realimentação no segundo ci.

Apesar do trim pot ser de 470k, o valor ajustado será menor. Só 470k o ganho é muito alto e clipa a onda. O trim pot, na montagem real, faz quase que desaparecer a fundamental nos catodos dos diodos.
Esquecestes de colocar um resistor de 100k à negativo neste ponto.

Vai fazendo que nem eu faço com o osciloscópio real. Vai colocando o osciloscópio em cada estágio e analisando a onda e os valores.Veja que coloquei no esquema valores ac e dc para referência.

O trim pot R10 tem a função de nivelar a amplitude da fundamental para quando R20, ajustado nos extremos, apresente ou a fundamental pura ou a 2h pura, com as mesmas ampitudes.

Pontos de medidas:
-emissor de Q1;
-pinos 1 e 7 de U1A e U1B;
-catodo unificado dos dois diodos;
-emissores de Q2 e Q3;
-cursor do potenciômetro R20 que deve apresentar a onda somada.

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/mini-projetos/52-artigos-tec nicos/artigos-diversos/8474-o-analisador-de-distorcao-do-multisim-ins2 22

Como se consegue o Multisin? É comprado ou baixado na net free?

JAB
Membro Novato
# nov/20
· votar


Em função da sugestão de trocar os resistores de 1k para 10k, realizei a troca e corrigi o esquema.
Como houve alterações de impedâncias e alguns níveis se alteraram fiz os registros e, no link abaixo, vai as devidas correções com algumas trocas de resistores.

Detona o esquemático anterior e assuma este abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1kWLdqUQl1Q3zkLWjstj-_aTmlYykowbv/view ?usp=sharing

Caso identifique alguma inconsistência me informa.

macaco veio
Veterano
# nov/20
· votar


aqui https://gofile.io/d/Akv20u

JAB
Membro Novato
# nov/20
· votar


Meu sistema de proteção não permitiu abrir.

O que é este site?

macaco veio
Veterano
# nov/20
· votar


É site de upload/download igual ao anterior que usei para imagem, so que esse permite outros tipos de arquivo e não só imagens. O site abre e está lá o nome do arquivo e embaixo a tecla download. Clica na tecla e começa o download automático. Uns segundos depois abre uma tela de propaganda oferecendo VP alguma coisa,clica que já tem, não precisa e a tela fecha.
Pode liberar no sistema de proteção, não tem nada demais no site. O arquivo pra baixar é o meu aqui que eu dei upload no site.

JAB
Membro Novato
# nov/20
· votar


OK, vou baixar.

JAB
Membro Novato
# nov/20
· votar


Baixe, instalei criei um circuito mas quando coloquei os instrumentos começou a dar bugs.

Tenho sérios problemas com tecnologias digitais e configurações. Chega a nível de neurose, tanto que nem tenho celular smart.

Segunda vou verificar o custo de uma versão paga. Se for barato até compro uma licença.

O importante é que ví, no Simulate, a possibilidade de colocar uma Analisador de espectro. Com isso terás a possibilidade de verificar a geração das harmônicas (caso o multisin seja preciso mesmo).

Aí é correr pro abraço.

JAB
Membro Novato
# nov/20 · Editado por: JAB
· votar


No link abaixo o Multisin, com 2 instrumentos:
- o osciloscópio mostrando uma retificação em onda completa equilibrada
- o espectro analiser (EA) mostrando as harmônicas geradas

Veja que a fundamenta foi completamente suprimida e só apareceu a 2ª e 4ª.

Modificando os valores de R1 e R3, para mais ou para menos, se observa o desbalanceamento na retificação e consequente alteração nas relações 2ª/1h.

Pela marquinha azul na tela do EA se ela for puxada para a direita dá para se ler a frequência e amplitudo da harmônica.

Muito legal a ferramenta.

O EA é melhor que o FFT do osciloscópio porque este não mostra a componente DC. Só as AC's.

Observe a configurações de EA para se analisar a onda original de 100Hz com vusualização até 1kHz.

Não mandei foto, mandei o arquivo Multisin porque assim podes abrir no teu e trabalhar direto (pelo menos acho que sim). Tens o Multisin instalado deve funcionar.

https://drive.google.com/file/d/11ELobpY8PplpXrmb0pseA6SWgqG5lcNo/view ?usp=sharing

macaco veio
Veterano
# nov/20
· votar


Aqui funciona legal, não dá bugs. Quando pede pra simular, se tiver ligação errada, curto ou algo inaceitavel ele abre uma janela embaixo indicando erro e não simula, ai tem que voltar e corrigir alguma coisa no circuito. Mas nunca deu pau de ter que fechar o programa.
Ainda não abri o arquivo por falta de tempo.

JAB
Membro Novato
# nov/20
· votar


Já esta tudo funcionando agora.

Tive que ativar a opção de 45 dias de uso experimental.

Não sei como ter disponibilidade de longo prazo.

macaco veio
Veterano
# nov/20
· votar


quando voce descompactou o pasta, voce clicou no aplication icone e instalou.
Na mesma pasta tem uma outra pasta NI licence activator 1.1 dentro dessa pasta tem um ícone NI licence activator 1,1.
Clica no icone e aparece C:/program data/ etc etc (ja aparece com faixa azul de clicado), ai tem varios quadradinhos embaixo dependendo das opçoes do que voce instalou (eu so instalo Multissim 14 e utility board 14) cada um tem dois quadrados, clica em cada quadrado e clica no options em cima que aparece activate , open licence, generate serial (depende do que quizer), os quadrados ficam verdes.
No momento da instalação voce teve que fazer a mesma coisa para gerar o número do serial. Ou seja essa pasta do ativador tem que ser aberta duas vezes.
O que pode ter acontecido é que voce abriu o programa antes de ativar, ai ele abre as opçoes original do programa oferecendo as opçoes 45 dias,etc.
Tente ativar pela pasta assim mesmo. Se não der certo ele vai expirar dentro de 45 dias. Ai terá que instalar de novo seguindo esses passos.
Tudo que voce salva no programa cai numa pasta Documentos/National Instrments/Circuti design suite 14.0.Quando expira tudo que foi salva apaga. O truque é copiar numa outra pasta ou Pen drive fora desse link do programa. Mesmo depois de ativado pode acontecer isso no final dos 45 dias, mas depois (com ativação feita) nunca mais acontece, funciona normal. Convem nunca atualiazar o programa pra não dar margem da National ter acesso ao computador.
Instale esse pequenininho aqui https://gofile.io/d/qiG5aB
rode Scan, depois show result e Fix error, sempre que voce desinstalar algum programa, esse não vai deixar nenhum rastro pra traz. Por exemplo, desisntalou o Multissim (mas pode ter ficado rastro pra traz), roda esse pra apagar rastros. Existe varios como este, mas este é limpo, não enche o computador de merda indesejavel.

JAB
Membro Novato
# nov/20
· votar


Valeu. Vou tentar de novo.

O teu programa tem mais de 700M. Deve ser o hiper completo.

Conseguistes trabalhar no espectro analiser?

Se o Multisim realmente trabalhar com os dados reais dos componentes ele deverá apresentar os mínimos detalhes de distorções de válvulas e transistores e o EA deverá indicar estas harmônicas que surgirem.

Tentei fazer um teste de resposta polarizando um BF245C e, ao mesmo tempo, fiz uma montagem no proto board para comparar.
O Multisim não mostrou resposta no BF245C apesar do potenciômetro de polarização indicar as variações negativas de gate mas

este link é o caso do FET BF245C
https://drive.google.com/file/d/1WClmPajSP2bS_tWRVCtCLaIAzPntFpz4/view ?usp=sharing

JAB
Membro Novato
# nov/20
· votar


Sem querer salvei em cima do arquivo que mostrava o espectro analiser do multisim.

Novo link para Multisim com espectro analiser (EA)

https://drive.google.com/file/d/1EAsJGl1nSpcX4v32bFQsO2OxhKadkr1E/view ?usp=sharing

macaco veio
Veterano
# nov/20
· votar


circuito com o fet
aumente a area de trabalho: primeira barra lá em cima: Options - sheet properties - workspace (esta 11 x 8,5 ponha uns 20 x 17).
Assim da pra por as linhas vermelhas mais compridas (no resistor de 100k a perna do transistor parece estar conectada mas não está).
troque o BF245 pelo 2sk117 ou 2sk30atm (ou outro que ficar de cor azul), click no transistor - value - replace. Eu ainda não sei mas componentes verdes nunca funcionam.
dispense a fonte de 6V e ligue direto na de 12V com um resistor de uns 22k. Positivo no gate pois a seta do diodo do gate está do lado que aceita positivo (anodo).
Perto do botão de ligar do lado da palavra interactive tem uns Probes.Clica no "v" e arrasta ate encostar na linha de conecção que quiser e vai ter um balãozinho (igual revista de quadrinhos) mostrando as tensões . Assim nem sempre é necessario ficar colocando uma porção de múltimetros.
O penultimo instrumeto é um osciloscopio da textronics, se clicar nele aparece o botãozada toda do osciloscopio real. chique pra cacete (nunca usei). Eu tenho esse programa a uns dois anos e ate hoje não sei mexer direito. Esse programa tem umas coisas que não tem lógica não, por exemplo tem transistores que ja não fabricam mais a anos e não tem um mísero diodo de germanio que ainda fabricam.

JAB
Membro Novato
# nov/20
· votar


Percebí que o BF245 não funciona mas o 2N3821 funcionou.

Então está explicado o porque não funciona. É porque os parâmetros não foram carregados.

Geralmente estes parâmetros devem ser baixados pela internet e carregados na biblioteca do multisin.

Tens razão quanto à cor. O BF245 está em verde e o 2N3821 está em azul.

Ví o preço de uma licença, infelizmente é muito caro e, o pior, é que é por tempo limitado. Tem que pagar para renovar.

Por falar em diodo de germânio, lí hoje na internet que eles inventaram um 1N60 de silício, na versão schottky, que era para ser semelhante ao de germânio. Ví uns guitarristas dizerem que não é a mesma coisa. Eles perceberam uma pequena diferença.
Se procurar o IN60 certifique-se que é de germânio ou outro diodo de germânio qualquer. Compre sempre uns 2 a mais para ter a chance de encontrar, pelo menos, dois com os mesmos parâmetros.

Ensaiei os 2 osciloscópios mas achei difícil os ajustes e a leitura no FFT muito ruim.

No espectro analiser achei mais interessante.

macaco veio
Veterano
# nov/20
· votar


Eu tenho os 1n60p novos (parecem 1n4148 na aparencia) e vi falar que não são realmente de germanio mas funcionam igualzinho. Tenho alguns dos antigos tambem (vidros maiores e mais bonitos).
Sobre o multissim não compensa comprar não. Por exemplo, não tem LDR lá (eu gosto de usar nos meus projetos), Leds por exemplo, só acende ou apagam, não variam a luminosidade (pelo menos não consegui).
O gerador de sinal é outro ponto fraco, li na internet um cara que estava tentando botar sample de sinais no multissim e tentando por uma saida sonora, tinha até uns arquivos pra baixa que o cara fez, mas não consegui baixar.
Já montei amplifcadores inteiros no multissim e é bom pra ler tensões, correntes, ajustar, etc, antes de montar na real (e na montagem real os valores bateram bem próximos) mas no virtual é aquela decepção, não tem alto falante e nem simulador de alto falante, tem que usar resistores na saida.
Agora vou achar um tempo pra montar o dobrador real.

JAB
Membro Novato
# nov/20
· votar


Cheguei a pensar que o multisin poderia ter saída sonora para testar audio.

Quanto ao brilho dos leds faltou entrar com os parâmetros de resposta em luminosidade dos mesmos em função da corrente, etc.

Acredito que a NASA tenha um sistema ultra perfeito para simular o real. Sei o quanto é difícil, pois passei mais de 50 anos trabalhando em modelos matemáticos. São detalhes sem fim...

Tem várias novidades no sistema. Vou devagar para não sobrecarregar a cuca. Principalmente a tua, pois sou criativo quando se trata de eletrônica.
Só estou encalacrado porque não entendo de música e não tenho como testar o que faço. Posso estar viajando na maionese.

Em primeiro lugar temos que testar se é mesmo funcional e o quanto de distorção é viável. Ir de fundamental pura (1ª h) à 2ª harmônica pura, passando pelo dobrador de oitava. Será que toda esta gama é operacional para um músico??

Já tenho pronto também o gerador de 4ª harmônica que pode ser inserida como coadjuvante controlada no sistema.

Eu não me conformava com a posição do potenciômetro (pedal) na função dobrador de oitava onde o sinal caía 3dB. O ouvido percebe a diferença.
Desenvolví um simples sistema que mantém o nível de saída constante seja qual for a posição da mistura 1ª+2ª harmônica. Assim, o mesmo nível de sinal de saída para a fundamental pura ou a 2ª h pura será o mesmo da 1ª+2ª.
O controlador desta ação é dada pelo BF245C na função de um resistor controlado por tensão que altera seu valor resistivo RDSon e, por conseguinte, o ganho do operacional de saída.

macaco veio
Veterano
# nov/20
· votar


https://ibb.co/Bz0BTYM
Montei, funciona mas
1- suprimir a fundamental é praticamente impossivel (a fundamental passa pelos diodos), mesmo se for possivel, acontece que a oitava acima sai seca e curta alem de distorcida ( tempo de descida é muito rápido e ela não prolonga o som).
2- Usei capacitores de 0,5uF e 1uF, e ainda assim estão alto demais, veja que a entrada é alta impedância (seria um de uns .047 ou menos) e alem do mais se quer cortar os graves. Uma hora vou calcular direitinho pois nunca calculei (ja uso na pratica 0,47), os caps na saida acho que .1 daria pois não queremos graves.
3- quando retiro T3 funciona melhor pois discarta esse lado do circuito. O potenciometro talves tenha que ter um valor maior pois o balanço não está separando bem.
4- O lado do CI da entrada inversora distorce muito pois o ganho é 100 vezes.
Ate agora funcionou exatamente como o pedal de distorção fuz (que puz o esquema de exemplo anteriormente), o circuito é a mesma coisa só que feito com transistores, Me lembro que o da lafayete radio tinha um trimpot entre as duas bases dos transistores (cada um amplifica um semiciclo), com o cursor no terra e assim se equilibra os dois transistores para tentar suprimir a fundamental. (nesse do exemplo não tem o trimpot.) A oitava sai apenas como um reforço.
Por isso que não gosto muito de simuladores e nem analizar circuito so com aparelhos de medição (nunca é a mesma coisa), também nem sou muito chegado a calculos, as vezes voce calcula, calcula, calcula e na prática a coisa muitas vezes não corresponde aos cálculos.
Ainda vou mexer mais no circuito a medida que for tendo tempo.

JAB
Membro Novato
# nov/20
· votar


Macaco veio, tú fez a montagem real ou usou o Multisim? Entendi que foi só com o simulador.

Na verdade eu não calculei os capacitores. Me preocupei apenas na resposta dos graves em 50Hz. Como as impedâncias são altas é bem possível que capacitores menores funcionem bem. Vou testar por aqui e eventualmente corrijo e adoto novos valores.

Minha fundamental foi suprimida à ~-31dB, ou seja, nos diodos tenho 0,62vrms de 2h e, na fundamental, 0,016vrms. Aparece de lambuja uma 4h de 0,08vrms (~-17dB). Como a 4h é par batí palmas hehehehe.

No meu circuito real, os dois Cis não inversor e inversor, a onda sai com 1,6vrms purinhos. Os ganhos são da ordem de 33 vezes mais ou menos.
Entro com 0,49vrms e saio com 1,6 vrms em cada um.

Estou trabalhando nele agora e está direitinho. Incluí um circuito de nivelamento de saída que mantém sempre a saída com o valor ajustado independente da posição do pedal. Antes variava ~-3dB quando na posição dobrador de oitava e agora está em torno do -0,8dB. O ouvido não percebe quando se passa de 1h puro para dobrador de oitava e depois para 2h puro.
Usei um potenciômetro duplo em tandem. Quando gira um o outro também gira e corrige a saída via Fet. O elemento que controla o ganho do CI é um BF245C (tem que ser ele).
Funcionou legal.

Que funciona o negócio funciona, só não sei se será útil para um músico. Vais ter que pagar pra ver (melhor escutar). Vais ter que montar no protoboard e testar na prática.

Abaixo esquema final do sistema com controle de nível.

https://drive.google.com/file/d/1OWcKh9m58jD3gTXbnvekIpyFZuaLz7jy/view ?usp=sharing

Me informe da evolução dos teus testes.

JAB
Membro Novato
# nov/20
· votar


Peguei o link errado. É o debaixo:

https://drive.google.com/file/d/1Yz0P35OL677uQigi4zQ5FbQ-X4tvCc7O/view ?usp=sharing

macaco veio
Veterano
# nov/20
· votar


Montei real na minha placa de montagem
https://ibb.co/Bz0BTYM (foto da montagem)
só mudei os valores dos capacitores para 0,5uF e 1uF, mas ainda não medi nada, so escutei o som plugado no meu ampli de guitarra. Coloquei inclusive com os dois capacitores na entrada (no lugar do potenciometro puz um resistor de 1M). Não faz muito sentido esta entrada. A guitarra ja tem um potenciometro de 1M e ali voce tem 3,3 em serie com 3,3 (se o potenciometro estiver no máximo) o que cai para 1,65uF.
Outro ponto é o potenciometro de balanço entre o sinal natural e o dobrado (chamo de balanço porque está tipo balance de L e R de toca disco), não tem como separar totalmente, não tem aterramento, vai ter sempre um vestigio de sinal de um lado ou outro. Penso que ali teria que ser o cursor no terra e uma saida do emissor de T3 e outra no emissor de T2 com resistores mixando na entrada do CI.
Deixe ver se entendi, voce colocou o fet como resistor alterando o ganho do operacional, quando o pot vai pra um lado ou outro ele adiciona resistencia em serie com R20.
Penso que tinha que alterar o desenho, o simbolo do terra virtual deve ser 6V e o simbolo negativo ser o ponto terra real, eu montei assim porque não posso por negativo no jack de entrada e saida da guitarra e ampli (o chassi da montagem não pode ser negativo).
Farei as medições (vamos devagar pois vou ter 4 dias puxado no serviço, vou ver se arrumo tempo nesse meio). e vamo que vamo.

JAB
Membro Novato
# nov/20 · Editado por: JAB
· votar


Já alterei os capacitores tentando manter a resposta dentro de -1dB de 50hz à 10kHz. Vai no esquema novo abaixo.
Tive que manter os 3,3 de C5 e C6 pois, abaixo disto, a resposta cai muito. Poderia-se usar 4,7 que é mais comercial. A resposta até melhoraria.

Quanto ao potenciômetro de 1M poderia ser tirado desde que se mantenha o máximo de 50mvrms de excitação. Se a guitarra garante isso podemos desconsiderar este potenciômetro. Por enquanto vou manter para futuros testes depois tiro fora e altero a numeração dos componentes.

No meu circuito, o balanço é praticamente perfeito pois a 2h, na saida dos diodos é limpa da 1h (-31dB). Motivo do trimpot de supressão.
Quando o potenciômetro de balanço (pedal) está total para um lado só pega 1h, para o total outro lado só 2h e, no meio, 1h e 2h iguais. Nas demais posições estas relações de 1h e 2h são variadas, podendo-se escolher o melhor ponto de ajuste no pé.

No operacional, o ganho é 1+R17 / {R16//(R20+rfet)}. Da fórmula padrão 1+R2/R1 lembra??

Se rfet varia altera a composição {R16//(R20+rfet)} e o ganho é variado.

Este circuito pode ser usado para fazer CAG ou CAV. Controle automático de ganho ou de volume com demais circuitos de apoio.

Uma tensão negativa apropriada em gate, com relação ao supridouro, define um rds(on) para o fet. Veja no data sheet nos gráficos Rds(on) x vgate. Página 9 de 12.

Data do BF245C:
https://drive.google.com/file/d/1pK62xxc9YKvIwPI0R8WyP5qhy1XfvWGn/view ?usp=sharing

Observe bem a filosofia usada no potenciômetro, pois a tensão de gate varia de -6V passando por -3,6V e indo novamente à -6V, conforme a posição do pedal. O multisim não vai enchergar isso porque não tem os parâmetros do BF245C.
Isto foi necessário porque em 1h puro tinha 1,55vrms, em 2h puro tinha 1,55vrms mas, em 1h e 2h iguais tinha 1vrms (~-3dB). Então a rfet tinha que variar de um máximo (esquerda) á um mínimo (meio) e retornar ao máximo (direita). Coisas do macaco veio 2 aqui.

Precisei aumentar os 6Vdc por causa do fet. Estava no limite de conseguir a rds(on) com a tensão de 6Vdc. Foi só desbalancear os 2 resistores que formam o terra virtual. Nada demais.

Observe que o terra virtual é só para a polarização dos CI's no modo Single Supply. Pode-se considerar o terra real como sendo o negativo da fonte.
Já mudei no esquema.

Novo esquema. Esconde dos chineses, russos e da CIA hehehe:

https://drive.google.com/file/d/1uNnwm0qst19hGNgAoVf8WcNco8HO3qpc/view ?usp=sharing

macaco veio
Veterano
# nov/20
· votar


Observe bem a filosofia usada no potenciômetro, pois a tensão de gate varia de -6V passando por -3,6V e indo novamente à -6V
Eu tinha olhado o número do resistor errado, é o R19 junto com R17 da o ganho (pela formula) mas o R19 está em serie com a resistencia do fet que varia conforme a posição de P2. Na primeira vista achei esquisito o pot com os dois lados no negativo. Arranjo meio pitoresco, primeira vez que vejo.
Vou procurar um BF245 aqui, outros Fets eu tenho certeza de onde estão mas provavelmente eu teria mudar algum valor dos 3 resistores ai. E ainda estava usando uma fonte de 10V. (toda vez que começo a mexer tenho que parar pra fazer outra coisa).

JAB
Membro Novato
# nov/20
· votar


Se fores usar outro fet que não seja o BF245C, me informe o código para que eu dê uma olhada no datasheet dele para comparar os rds.

Procure achar o original do esquema. Veja que nem na própria família dele os rds são iguais. Ver página 9 de 12 do datasheet que enviei.

O R19 é a polarização do gate do fet para se obter a gama de valores de -6V passando por -3,6V e indo para -6V de novo. Para cada valor negativo corresponde a um rds. É um resistor controlado por tensão.

Antes deste novo projeto, R16 sozinho era o resistor que definia o ganho juntamente com R17: 1+R17/R16.

Este R16 deveria variar de 47k até 100k para manter a saída constante conforme a mistura de 1h+2h. Para 1h e 2h puros 100k e, para 1h=2h precisava de 47k.

O rfet+R20 fazem o paralelo com R16 para dar a gama necessária de 47k à 100k.

Com -6V a resistência do fet vai quase que a infinito, logo prevalece os 100k de R16.
Com -3,6V o rds deve dar em torno de 20k, que somado aos 82k de R20 fazem outros 100k que, em paralelo com R16, perfazem os ~47k necessários.

Cobra morta.....

O ajuste de supressão da fundamental é crítico pois ele vem suprimindo, chega ao quase zero (-31dB) e volta a subir novamente. É um ponto de passagem estreito.
Sem FFT a melhor maneira de ver é quando o semiciclo negativo fica igual ao semiciclo positivo nas saídas dos diodos retificadores (catodos interligados).

Foto montagem atual:
https://drive.google.com/file/d/1FC_cPxh9vLUzu1LF8y05q0YltaMJEy5b/view ?usp=sharing

- à esquerda trim pot de supressão fundamental
- no meio potenciômetro duplo para relação 1h 2h e equalização nível
- atrás do potenciômetro pouco vizível trim pot de ajuste para equilíbrio de tensões 1h e 2h (para que ambas tenham o mesmo nível conforme pedal nos extremos).

JAB
Membro Novato
# nov/20
· votar


Veja este link:

https://drive.google.com/file/d/15hmohUxp40Oye-JnVlVrz-dqd9bvqK7P/view ?usp=sharing

macaco veio
Veterano
# nov/20
· votar


Se eu nao tiver o BF245C (devo ter pelo menos usado) vou usar o 2SK30 ou o 2SK117 (acho que são semelhantes e tenho uma porção deles) e comprei recentemente uns J111 pra testar porque custam menos da metade do preço que a maioria dos outros Fets. (ainda não tive tempo de trabalhar com eles pra ver). aqui os datasheets
https://www.onsemi.com/pub/Collateral/J111-D.PDF
https://datasheet.octopart.com/2SK30A-Toshiba-datasheet-101654.pdf

vendo o video está perfeito, contudo a onda é senoidal constante com 50mV na entrada, numa nota musical vai caindo o volume então acho que o decaimento da oitava será mais rápido que a fundamental por causa da tensaõ de barreira dos diodos, isso eu notei no som do circuito que montei aqui. Mas vou monta-lo tal qual o seu esquema. Geralmente chego cançado do serviço e a cabeça não funciona (minha próxima folga é segunda feira ainda).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Geração de 2ª harmônica