Boss Katana 50 MK2

    Autor Mensagem
    lamas92
    Membro Novato
    # mar/20 · Editado por: lamas92


    Queria um ampli melhor pra brincar no apartamento, nada grande demais ou que me levasse à falência...

    Pensei num valvulado, mas além de mais caro, ia falar muito alto... Então pesquisei sobre o Boss Katana Air (wireless) ou no Yamaha THR 20, ambos já com BT, menores... Mas são caros, na faixa de 450~500 dólares.

    Com som de Blues Junior, o mega bem recomendado Stage Right de 15w, Celestion de 12, era uma opção barata (U$ 239) pra começar no valvulado, mas tive dúvidas.
    Já a linha Marshall o tinha Code, DSL1 mas... bem, não é exatamente o meu som.

    Então fiquei no simples entre o Boss Katana 50Mk2 e o Fender Champion 50xl. Testei ambos.

    O Fender tem um tremendo som. O clean dele realmente preenche o ambiente (Celestion de 12) e é muito bonito. Mas pesou mesmo o tamanho da caixa (maior e mais quadradona, tinha que trazer na mala) e não ter atenuador de volume (ambos custavam 229 trumps).

    Numa visita à Guitar Center apareceu a etiqueta de 189 no Katana 50 MK2, uma oportunidade. Perguntei se era isso mesmo e o cara disse.. "Seu dia de sorte". Aí fechou qualquer dúvida. Façam as contas.

    Por aqui, essa versão ainda não apareceu na maioria das lojas, apenas em sites, mas em tempos de dolar alto, anda bem carinho...

    O ampli é incrível!
    Com opções de 50, 25 e 0,5w, atende a várias necessidades e, mesmo com um falante de 12, permite tocar no apartamento sem dramas. Só faltou mesmo o BT, presente na linha Code da Marshall. Sim, faz falta.

    A linha MK2 traz como diferencial variações em cada botão de ajuste.

    Luzes verde, amarela e vermelha no ajuste do Booster, por exemplo permite que vc varie entre o BluesDriver, OD e outros. O mesmo vale para Delay, FX, Reverb...

    Ficar brincando com essas variações entre os sons Acoustic (voltado para violões), Clean, Crunch, Lead e Brown é muito legal. Achou algo que seja seu som? Tem duas memórias ali pra isso.

    Pra quem tiver paciência, basta baixar o Boss Tone Central e incorporar outros pedais e regulagens.

    Olha, recomendo, viu! Muito feliz com a escolha!

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    lamas92
    lamas92
    Mandou bem, até agora não vi ninguém falando mal deste ampli, pelo contrário, só vejo elogios. Na boa, eu tenho um valvulado de 15w. Dá pra tocar em apartamento? Dá... mas não vira. Eu moro em casa, não incomodo vizinho, e vou pro palco de vez em vez. Uso o head 15w numa 2x12. Quando toco tarde da noite, costumo usar só um falante e ainda ligo na impedância errada pra render menos, quando é de dia, smplesmente meto o loco, mas não é pra qualquer um (AP esquece).

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    Eu tenho o MK1. Você pegou um preço bom mesmo, eu paguei 199 no MK1. Quando bota o Tone Central na roda, as possibilidades ficam monstruosas.

    O Katana não é o melhor som que eu tenho em casa, mas nenhum outro amp que eu já tenha experimentado faz tanta coisa tão bem nessa faixa de preço. Serve pra praticar em silêncio, dá conta de tocar com batera, soa bem limpo com pedais, é versátil sem pedais, serve pra gravar, serve de interface... cara, ele basicamente faz tudo.

    E tem um potencial inexplorado ainda, porque basicamente ele é uma GT100 disfarçada. Procure na internet por "sneaky amps". O pessoal conseguiu achar uns modelos de amps "escondidos" nele. Mas na real nem precisa, porque o que ele oferece de fábrica já é bem robusto.

    Testei os pedais simulados nele comparados lado a lado com pedais que tenho aqui em casa e as simulações (principalmente de pedais da Boss) são muito boas.

    Divirta-se e poste sons aí pra galera.

    lamas92
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    undefinedacabaramosnicks, valeu!

    BrotherCrow, eu também tenho uma GT-1, só ainda não juntei os dois pra ver como fica...

    A GT-1 eu uso pouco. Não tenho muito saco pros cabos e tals. Sei que o Katana tem muitas opções, mas se a pedaleira for ficando de lado, de repente me livro dela uma hora, sei lá.

    Eu não toco em banda, na rua, nem nada, sou só um cara de meia idade que gosta passar algum tempo com esses brinquedos e em casa, sem fazer mal a ninguém... Apenas porque é bom pra alma.

    Baixei o Tone Central mas ele não reconheceu de "prima" o Katana. Tenho que perder um tempo pra ver driver, entender melhor. No feriado eu estava mais a fim de tocar mesmo, mas vou fuçar em breve. Vi também que tem uma atualização disponível.

    Procure na internet por "sneaky amps".
    Anotado, valeu a dica!

    Abraço, pessoal!

    wcpm
    Veterano
    # mar/20 · Editado por: wcpm
    · votar


    "A linha MK2 traz como diferencial variações em cada botão de ajuste."

    Além disso, o que o MK2 tem de diferente da versão anterior?

    LeandroP
    Moderador
    # mar/20
    · votar


    lamas92

    Parabéns pela aquisição. Grato por compartilhar conosco.

    wcpm
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    "A linha MK2 traz como diferencial variações em cada botão de ajuste."

    Além disso, o que o MK2 tem de diferente da versão anterior?


    Achei algumas coisas interessantes sobre as diferenças:

    https://www.pmtonline.co.uk/blog/2019/10/03/differences-between-boss-k atana-mki-katana-mkii/

    lamas92
    Membro Novato
    # mar/20 · Editado por: lamas92
    · votar


    LeandroP
    Valeu! TMJ!

    Além disso, o que o MK2 tem de diferente da versão anterior?


    wcpm
    No Katana modelo antigo (são 3 versões/atualizações nesse 1º modelo, se não me engano), vc escolhe apenas compressão e a sua intensidade, por exemplo. Se desejar mudar o compressor, precisa acessar via USB o Tone Central e inserir um novo tipo.

    No MK2 são 3.
    "Apenas" ao incorporar essas 3 variações para cada ajuste, já trouxe muita opção sem qualquer intervenção via USB. Tá ali, pronto!

    São 3 opções de Reverb, 3 opções de Delay, 3 opções de Fx, 3 de Mod e mais 3 opções de Booster, além de 1 para o ampli, lembrando que tudo é customizável via USB...

    Parece pouco, mas tem muito mais combinações à mão. Estava brincando um pouco no crunch... Quer mais compressão? Sem mudar a intensidade, apenas aperta um botão e já vai do Blues Driver p/ OD. E por aí vai.

    Dá pra tirar muito som legal!

    wcpm
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    lamas92

    E a opção de 0,5 w, da pra tocar legal em AP? O som perde muita qualidade?

    lamas92
    Membro Novato
    # mar/20 · Editado por: lamas92
    · votar


    wcpm

    É bem tranquilo, lembrando que além do Gain/Vol vc ainda tem um Volume Master.
    Estou muito bem impressionado!

    O ideal para apartamento não existe.

    Eu queria algo do tipo do Katana Air ou Yamaha THR (bonito, pequeno, c/ BT e ligação sem fio c/ a guitarra), aliado a aquele preenchimento de som que um bom falante nos proporciona e num preço aceitável.
    Mas pagar entre 450 e 500 dólares por um dos dois, é caro.
    Há inclusive um vídeo do Andertons comparando o Katana 50 c/ o THR.
    Na minha decisão, pesou o fato de um custar 229 (paguei menos, 189) e o outro quase 500... É muita diferença, ainda mais agora, com dólar batendo quase 5...

    Ou usar fones. Pessoalmente, eu não gosto.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    wcpm
    E a opção de 0,5 w, da pra tocar legal em AP? O som perde muita qualidade?
    Eu moro em casa e posso tocar em volumes razoavelmente altos... mas dá pra usar ele em volumes baixos de boa. Acho que perda de qualidade com atenuação é mais pronunciada em valvulados.

    Além disso ele tem uma saída de fone de ouvido emulada com uma qualidade aceitável, se você não puder mesmo fazer barulho.

    SteveRayMorse
    Veterano
    # mar/20 · Editado por: SteveRayMorse
    · votar


    Vi agora esse post...sempre tive vontade de testar esses Katana e THR mas sempre achei um tanto caro.

    Enfim, pra apartamento...depois de tanto tentar, o ideal mesmo é pegar um simulador, modelador ou sei lá e botar nos monitores ou se acostumar mesmo com headphone, que não é fácil pra quem tá acostumado com amp "de verdade". Já tive valvulado de potência bem baixa e depois de um certo horário sempre tem quem reclama.

    wcpm
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Comprei o amp. Achei sensacional por tudo que oferece. Só acharia nota 1.000 se também viesse com send/return e tivesse mais bancos de memória pra guardar presets. De resto o amplificador é sensacional.

    Gabriel Castro
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Oi gente!Malz por upar o tópico,mas acho melhor do que criar outro tópico
    Minha dúvida é:ele com esses 50w aguenta tocar com banda?o batera cobre ele?

    luizcarolo02
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    Queria um ampli melhor pra brincar no apartamento, nada grande demais ou que me levasse à falência...

    Pensei num valvulado, mas além de mais caro, ia falar muito alto... Então pesquisei sobre o Boss Katana Air (wireless) ou no Yamaha THR 20, ambos já com BT, menores... Mas são caros, na faixa de 450~500 dólares.

    Com som de Blues Junior, o mega bem recomendado Stage Right de 15w, Celestion de 12, era uma opção barata (U$ 239) pra começar no valvulado, mas tive dúvidas.
    Já a linha Marshall o tinha Code, DSL1 mas... bem, não é exatamente o meu som.

    Então fiquei no simples entre o Boss Katana 50Mk2 e o Fender Champion 50xl. Testei ambos.

    O Fender tem um tremendo som. O clean dele realmente preenche o ambiente (Celestion de 12) e é muito bonito. Mas pesou mesmo o tamanho da caixa (maior e mais quadradona, tinha que trazer na mala) e não ter atenuador de volume (ambos custavam 229 trumps).

    Numa visita à Guitar Center apareceu a etiqueta de 189 no Katana 50 MK2, uma oportunidade. Perguntei se era isso mesmo e o cara disse.. "Seu dia de sorte". Aí fechou qualquer dúvida. Façam as contas.

    Por aqui, essa versão ainda não apareceu na maioria das lojas, apenas em sites, mas em tempos de dolar alto, anda bem carinho...

    O ampli é incrível!
    Com opções de 50, 25 e 0,5w, atende a várias necessidades e, mesmo com um falante de 12, permite tocar no apartamento sem dramas. Só faltou mesmo o BT, presente na linha Code da Marshall. Sim, faz falta.

    A linha MK2 traz como diferencial variações em cada botão de ajuste.

    Luzes verde, amarela e vermelha no ajuste do Booster, por exemplo permite que vc varie entre o BluesDriver, OD e outros. O mesmo vale para Delay, FX, Reverb...

    Ficar brincando com essas variações entre os sons Acoustic (voltado para violões), Clean, Crunch, Lead e Brown é muito legal. Achou algo que seja seu som? Tem duas memórias ali pra isso.

    Pra quem tiver paciência, basta baixar o Boss Tone Central e incorporar outros pedais e regulagens.

    Olha, recomendo, viu! Muito feliz com a escolha![/i]

    Fala Irmão , tudo bem ?
    Foi tranquilo traze-lo na mala ? Teve algum cuidado especifico ? Estou indo pro canada fazer um intercâmbio e pretendo trazer um comigo pq aqui no brasil o preço está fora de base . Posso trazer na mala sem medo ? Que dica que você pode me passar ?

    Abç.

    lamas92
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    Fala Irmão , tudo bem ?
    Foi tranquilo traze-lo na mala ? Teve algum cuidado especifico ? Estou indo pro canada fazer um intercâmbio e pretendo trazer um comigo pq aqui no brasil o preço está fora de base . Posso trazer na mala sem medo ? Que dica que você pode me passar ?


    luizcarolo02
    Eu viajei com apenas uma mala rígida, já na intenção de trazer um ampli como o segundo volume (tinha direito a duas malas).

    Acontece que no aeroporto descobri que as companhias (não sei se todas) não despacham caixas, ainda que dentro do peso e medidas... Tem que ser "mala", e não caixa. Mas isso vc já pode perguntar antes, aqui, pra evitar transtornos.

    Já imaginava que isso pudesse acontecer mas não esquentei, porque levei uma mala tipo bolsa grande, de nýlon, enrolada dentro da mala que foi com as roupas. Já sabia que o ampli, com caixa e tudo, estava no peso e medida permitidas.

    Tentei só colocar a caixa dentro da mala, mas ela não fechou... Na bolsa, com caixa, também não coube...

    Minha mulher falando "deixa esse troço pra lá, vamos perder o voo!". Nem ferrando, baby...

    Então, ainda no saguão do aeroporto, saquei rapidinho um monte de roupas e coloquei na bolsa flexível, enquanto usei parte das roupas para proteger o ampli (sem a caixa) dentro da mala rígida.
    O cara do balcão incrédulo, rindo da situação toda me ajudou a passar tudo rapidinho e seguir viagem.

    Protegi bem com o isopor e roupas, despachei como frágil e ela chegou perfeita ao Brasil!!!

    A mala foi aberta pela TSA para verificação. Normal. Imagina auilo no Rx... Hehe

    Então, digo que vc deve escolher algo que possa vir dentro de mala (com ou sem a embalagem) ou terá que despachar como volume...

    Já sabe qual modelo pretende trazer?

    (Agora eu quero um Yamaha THR e já vi que cabe com caixa e tudo na mala... hehe)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Boss Katana 50 MK2