Problema com o Gianini Classic T

    Autor Mensagem
    Paulo._Victor._
    Membro Novato
    # nov/19


    Olá amigos, antes de criar esse tópico utilizei a busca mais não encontrei nada parecido.
    Tenho um Gianini Classic T a um ano, peguei de segunda já, e há alguns meses o amp tem apresentado um tipo de microfonia, na verdade parece mais um apito, quando utilizo o ganho quase no máximo, e o problema se agrava quando faço uso do boost do amp. Esse problema ocorre mesmo com a guitarra não plugada no amp.
    Pesquisei bastante e vi algo parecido em um laney (youtube) o qual foi resolvido trocando as válvulas do pré, mas eu não tenho ninguém que possa me emprestar essas válvulas para fazer o teste e não há nenhuma assistência técnica de confiança em minha cidade (São Luís - Maranhão).

    Obs1. Já retirei as válvulas e limpei tanto o socket quanto os pinos. Percebi que todas estavam engorduradas e as limpei com um pano de algodão, deixando-as novas aparentemente rs, reduziu demais o chiado que o amp tinha, deixando quase imperceptível mesmo em alto volume, mas não resolveu a "piadeira" rs.

    Ismah
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Tenho esse problema com um dos pedais e com a fonte, o circuito simplesmente ressona. É uma hipótese, mas se já testou sem nada plugado, praticamente limamos essa hipótese.

    Sem assistência técnica na capital, resta enviar para onde tenha. Certamente há quem trabalhe com isso em algum lugar, mas não necessariamente é um trabalho barato - dado a demanda existir, e praticamente não haver profissionais.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    pega um lápis com borracha na ponta e, com o amp ligado, bate com o lado da borracha na válvula

    ela não deveria fazer ruído quando vc bate

    macaco veio
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Troque as valvulas do pre de lugar (a primeira no lugar da segunda, etc). Não aconselho bater na valvula com ela ligada não. Ai é que ela pode passar a dar microfonia (não sei de onde inventaram isso na internet). Pensem bem, acende uma lâmpada e fique batendo nela acesa, o quê que voces acham que pode acontecer?

    Paulo._Victor._
    Membro Novato
    # nov/19 · Editado por: Paulo._Victor._
    · votar


    Troque as valvulas do pre de lugar

    Já fiz isso amigo, sem resposta também.

    resta enviar para onde tenha

    O único problema é que o transporte no brasil além de caro é bem desleixado, o que pode ocasionar outros problemas no amp.
    Os custos de transporte + manutenção podem nem compensar.

    Paulo._Victor._
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Fiz um vídeo demonstrando o problema.

    https://www.youtube.com/watch?v=r7RXJzoJWCI

    macaco veio
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Parece ser um problema de Bias alterado por alguma razão (talvez aquecimento demais em algum componente), pois parece ter ganho demais fazendo o trafo de saida oscilar. Pode ser que trocando as valvulas de potencia resolva mas parece que estaõ boas mas com o bias desregulado para a condição de desgaste delas. O foda é que é montagem chinesa, tudo apertadinho com valores de componentes no limite do cálculado, não deve ter nem potenciometro de bias, deve ser a resistor e no limite esquentando pra kacete. Soquetes soldados na placa sem capinha metalica nas valvulas, etc. Uma merda pra tecnico mexer. Boa sorte.

    Ismah
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Paulo._Victor._
    Os custos de transporte + manutenção podem nem compensar.

    Sem querer soar grosseiro, é isso ou trazer um técnico até aí, e o mais complicado e demorado, que é tu mesmo aprender a dar manutenção...

    Acredito o último caso, seja o caso de quase todo mundo que aprendeu a concertar suas coisas. Pessoalmente, como músico, sempre quis o valvulado, depois que testei um pela primeira vez. Sabendo que não poderia bancar as manutenções, pelos mesmos motivos, já arranquei de jeito diferente. Parti para um curso de luthieria e aprendi o básico sobre os valvulados. De quebra, isso derrubou o gasto de 3~4 mil, pra 2,5 mil...

    Só que até me garantir pra um serviço, foram dois anos de teoria... Aparentemente é o que resta...

    O problema parece que é o que o makumba disse, no entanto me chamou a atenção que é só com ganho máximo, e o volume também no máximo. Não deveria acontecer, mas é uma situação bastante extrema pro amp... Realmente é necessário isso?

    Paulo._Victor._
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    é só com ganho máximo, e o volume também no máximo.

    Ismah isso ocorre apenas quando o boost não esta acionado, quando o boost esta acionado, mesmo com o ganho no máximo (distorção de válvulas) e o master no nível 2 isto ocorre.

    Ramsay
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Paulo._Victor._
    Cara, a julgar pelo ruído, ao aumentar o volume vc tava estuprando o amp e daí ele grita. (brincadeirinha).
    Agora, falando sério, se o ruído só acontece quando o booster está acionado isso pode significar que a válvula do booster esteja com problema de microfonia e, por isso, sugiro que troque essa válvula.

    Paulo._Victor._
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    a válvula do booster

    Não sabia que uma válvula seria especifica apenas para o booster rs
    Terei que trocar o terceto de válvulas do pre mesmo, não ha muito o que fazer nas condições em que me encontro.

    Ismah
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Talvez não seja, mas não temos como trocar meia válvula rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema com o Gianini Classic T