Defeito Gianini Classic t

    Autor Mensagem
    SonyDS
    Veterano
    # dez/14


    Ola pessoal.
    Gostaria de compartilhar minha experiência com meu primeiro ampli vavulado.
    Questões de timbre, excelente amplificador, mas qualidade confeço que me decepcionou um pouco, devido pelo preço quase R$2.000.
    Semana passada fui estudar um pouquinho e percebi um certo ruido no som, lá no fundo, (tipo radinho de pilha com o volume no talo) principalmente quando tocava as cordas mais graves, sem contar que apareceu um hummmmmm também, coisa que nunca existiu.
    Axei estranho mas botei os "tubos para fritar", coisa de 3 minutos, quando baixei o volume, já era... Som de Taquara rachada, horrível, meu brinquedo deu pau...
    Isso de deixou muito indignado, +/- 5 messes de uso, volume quase sempre baixo, e mesmo assim deu pau...
    Botei na bancada e comecei a desmontar a criança.
    Como ampli já aberto, analisando a placa tive a impreção de estar com alguma solda fria, (me recusava a acreditar que minhas válvulas tinham ido pro pau) resoldei boa parte da placa pois as soldas estavao muito mau feitas, sem contar a qualidade e a acabamento da placa que não me agradou muito, mas nada que desmereça num geral o ampli.
    Emfim fui testalo e nada, o defeito continuava, percebi que ia se intensificando conforme as válvulas esquentavam, notei que alguns resistores estavam esquentando demais, um resistor de fio de 5w passou dos 70g... Usei um multimetro para verificar a temperatura.
    Uma rapida anlizada no circuito constatei que os resistores que estavam quase torrando estavam ligado a uma válvula do power, ai tive que encarar a verdade, a válvula já era... Como no guanini são duas 6bq5 no power (par casado) fis o teste do lápis e voala, o válvula com defeito. Troquei elas de lugar para averiguar, os resitores nao esquentarao mais, e também verifiquei a temperatura da valvula defeituosa, passou dos 110 graus enquanto a outra ficava em 55 graus.
    Depois deses testes de bancada e a válvula passar dos 110 graus o ampli começou a berrar... Um Apito distorcido muito alto, mas creio que deva ser só a válvula defeituosa...
    No mais tudo certo, fica aqui apenas minha triste experiência e primeiro defeito resolvido com valvulados, espero que o par de JJ que vou colocar dure bem mais que essas harmonix... (sei lá como se escreve isso).
    Abrcs pessoal!

    Ismah
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Foi um caso de azar. EU não compraria um amp com válvulas fora do padrão de guitarra. Até onde lembro essas 6B são de rádio.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    SonyDS
    Tem como postar uma foto da placa?
    Ja li em algum lugar que os transformadores esquentam mais do que deveria. para abaixar custo devem ter deixado muitos componentes no limite de suas potencias. Talvez seja bom trocar alguns resistores para potencias maiores.

    Matec
    Membro
    # dez/14
    · votar


    Ismah
    6BQ5 é a própria EL84

    Ismah
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Matec

    É verdade. Confundi com a 6BQ7.

    SonyDS
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Ismah
    6bq5 é a nomenclatura America, enquanto EL 84 é nomenclatura européia. Porem é a mesma válvula, nela vem impreço os dois nomes. Vários amplis usam essas válvulas, um especial é o Marshall EL84-20/20 um rack classico rock blues.

    SonyDS
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Luiz ribeiro
    Tem sim mas preciso descobriu como!

    SonyDS
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    https://lh6.googleusercontent.com/-LR-FtCAYgfA/VKIEenZsE6I/AAAAAAAAAjc /WZJa4wL22YE/w1316-h740-no/IMG_20141226_223658.jpg

    SonyDS
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    He he! Consegui!
    As marcas de canetas nas ilhas mostram as soldas mais cadelas... E durante a resoldagem percebi mais algumas.

    SonyDS
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    https://lh4.googleusercontent.com/-jEOJ7d1t9iQ/VKIEevpy41I/AAAAAAAAAjc /GlDSuEKLCew/w1316-h740-no/IMG_20141226_220352.jpg

    SonyDS
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Conectores e fios são de boa qualidade, porem a placa esta meio encardida e a furação para fixar na carcaça não bate 100% tive que forçar um pouco para montar.
    Não gostei da qualidade dos capacitores eletrolíticos, muito xing ling...

    SonyDS
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Conectores e fios são de boa qualidade, porem a placa esta meio encardida e a furação para fixar na carcaça não bate 100% tive que forçar um pouco para montar.
    Não gostei da qualidade dos capacitores eletrolíticos, muito xing ling... https://lh6.googleusercontent.com/-krcRNYhdEys/VKIEerbG8zI/AAAAAAAAAjc /a-vKkf4TScw/w952-h536-no/IMG_20141226_220413.jpg

    SonyDS
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    https://lh6.googleusercontent.com/-ijMUZQXEyOc/VKIEes5YqTI/AAAAAAAAAjc /rAy0DEhrAeM/w952-h536-no/IMG_20141226_223646.jpg

    SonyDS
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Os potenciômetros e o Jack de input não me agradaram também. Xing ling...

    SonyDS
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    https://lh4.googleusercontent.com/-PP_cr1B2TQs/VKIEekeob8I/AAAAAAAAAjc /Y3vPNj--zFI/w914-h514-no/IMG_20141226_224211.jpg

    SonyDS
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Cabo e plug do Celestino razoável, poderia ser maior caso queira plugar um cabeçote, porem eu troquei, coloquei um maior! Na carcaça, tambem tem pequenos pontos de ferrugem... Na foto não da pra ver...

    SonyDS
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    https://lh4.googleusercontent.com/g9tUbewPV2-fMF8xUzAzyY74zOdzeJDfFDKb I0Y_kuE=w800-h448-p-no

    SonyDS
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Em vermelho os resistor que estavam esquentando, o branco cerâmico, o que fervia...
    Também constatei zinabre na junção do conector fêmea com o fio do cabo do celestion, visto que deveria se fio de zinco e não de cobre.

    Matec
    Membro
    # dez/14
    · votar


    SonyDS

    Belas fotos

    Com um pouco mais de definição daria para tirar o esquema do ampli.
    Apesar de tudo , o defeito que vc relatou aparenta ser da própria válvula..
    Mas defeito desses podem começar com algum malcom nesse monte de conexões da placa mãe com a placa dos soquetes.

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Defeito Gianini Classic t