Peavey Envoy 110 - Trocar Falante de 10" por 12"

    Autor Mensagem
    Dyncv
    Veterano
    # ago/19


    Galera, tenho um Peavey Envoy 110 Red Stripe, falante de 10", quero trocar para 1x12, só que ele é de 6 Ohms, to procurando e não acho nenhum com essas características, vocês tem alguma indicação????

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/19 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Dyncv
    Não dá.
    Exceto se vc desmontar o amp e fizer uma nova caixa para ele.
    Ademais, não existem falantes de 6 ohms no mercado. Pode ser que um marca nacional como a Vogham ou a ELD Power faça um especial com essa resistência ôhmica - mas vai custar caro.
    Um de 8 ohms funcionará bem. Mas um de 4 ohms NÃO!
    Abç

    Dyncv
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    Bom, se eu fizer uma caixa nova e trocar só o falante para 1x12 de 8 Ohms, dá certo então??? Sabe se vou perder potencia nos graves e volume com essa diferença de Ohms, se não perder muito, vou trocar, já to procurando um falante legal para Heavy Metal, sinto muita falta de punch na palhetada abafada, e quando chegar vou postar passo a passo de como montar a caixa e trocar o falante, tem alguma marca boa brasileira, ou é melhor pegar um Celestion bom.

    Les Strato
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    Dyncv

    cara, o investimento, trabalho, tempo e gambiarras que vao ser exigidas para trocar esse autofalante de 10'' para 12'', vao ser consideráveis. Sugiro pegar a grana que tens para tal finalidade e junto com o valor do Envoy, descolar um peavey bandit da mesma série, pois são amps bem semelhantes, sendo a vantagem do bandit a maior gama de timbres, loop, o falate de 12'' e... saida externa para conectar a mais uma caixa de 8 ohms (podendo ligar em um 1x12, 2x12 ou 4x12 se desejares.

    Acho mais prático e o retorno é melhor.

    Abraço

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # ago/19
    · votar


    Dyncv
    Bom, se eu fizer uma caixa nova e trocar só o falante para 1x12 de 8 Ohms, dá certo então???
    Mas o Envoy não tem saída pra falante externo, ou tem? Você vai modificar pra botar um speaker out nele?

    Concordo com o Les Strato, se tiver como pegar um Bandit você resolve todos os teus problemas.

    Dyncv
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    Les Strato
    BrotherCrow

    Obrigado pela opinião de vocês, é que eu já tenho a madeira e fazer a caixa é bem simples, e eu gastaria pouco com o falante, até uns 400$, seria meu único gasto, ele não tem saída externa, a única alteração seria a troca do falante antigo de 10", para por um novo de 12" em uma nova caixa, até procurei o Bandit, mas o valor que está eu não consigo agora.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    Les Strato
    BrotherCrow
    Exato.
    Abçs

    MatheusMX
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    Dyncv
    Já que está decidido a ficar com seu amp mesmo, dê uma olhada se não é possível apenas modificar o baffle/defletor dele, que é essa placa de madeira em que o falante é parafusado. Essa modificação de 10" pra 12" é muito comum nos Fender Princeton, e os donos fazem dessa forma, apenas trocando ou adaptando essa peça.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    MatheusMX
    dê uma olhada se não é possível apenas modificar o baffle/defletor
    Não é possível.
    Abç

    Dyncv
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    Agradeço pela resposta de todos, vou acabar trocando mesmo o falante e montar uma caixa nova, qualquer coisa já fica como um upgrade para quando eu trocar de Amplificador, quando eu comprar os materiais e o falante chegar, posto um vídeo do antes e depois, muito obrigado!!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    Dyncv
    Como disseram acima, talvez o custo e o trabalho/tempo não compense.
    Mas essa é uma questão pessoal, e não sei se me cabe opinar.
    Em tempo: Tenho experiência nessa "transformação", pois já a fiz, e um dos guitarristas da minha banda pretendeu fazê-la e estudamos à questão à fundo.
    Abç

    Les Strato
    Veterano
    # ago/19 · Editado por: Les Strato
    · votar


    Dyncv

    para por um novo de 12" em uma nova caixa, até procurei o Bandit, mas o valor que está eu não consigo agora.

    Bem, se te refere ao bandit novo, de fato está bem caro, mas tem uns usados que brotam vez ou outra no M.L. com preços ótimos. Bandit da pra ir usado sem medo, são muito brutos.

    Agora, se vai ir full gambiarra, no youtube tem bastante material. Pode inclusive transformar o teu amp em cabeçote, para usar numa caixa externa, basta soldar um adaptador p10 de cabo de autofalante, nos cabinhos que vão pro autofalante do teu amp (né). depois solda uma entrada P10 na caixa externa e ligue no autofalante. Terás um sistema de cabeçote e caixa maneirão.

    Ilustrando



    Dyncv
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    Les Strato
    Pode inclusive transformar o teu amp em cabeçote, para usar numa caixa externa, basta soldar um adaptador p10 de cabo de autofalante, nos cabinhos que vão pro autofalante do teu amp (né). depois solda uma entrada P10 na caixa externa e ligue no autofalante. Terás um sistema de cabeçote e caixa maneirão.

    Opa, isso mesmo que eu pensei em fazer, vou deixar a caixa original guardada, e fazer um cabeçote e a caixa externa, ai mais pra frente quando eu trocar de amplificador, se for preciso volto o cabeçote para a caixa original e vendo, e a caixa externa já fica como um upgrade para o próximo amplificador como um falante extra. A unica coisa que preciso saber é se não vai ter problema de trocar o falante de 10" 6 Ohms para 12" 8 Ohms, se é só essa alteração que seria necessário fazer na parte elétrica dele, tirar um e colocar o outro, o restante que seria a caixa nova não tem problema.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    Dyncv
    A unica coisa que preciso saber é se não vai ter problema de trocar o falante de 10" 6 Ohms para 12" 8 Ohms,
    Como já lhe disse acima:
    "...Um de 8 ohms funcionará bem. Mas um de 4 ohms NÃO!..."
    Abç

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # ago/19
    · votar


    Les Strato
    Pode inclusive transformar o teu amp em cabeçote, para usar numa caixa externa, basta soldar um adaptador p10 de cabo de autofalante, nos cabinhos que vão pro autofalante do teu amp (né).
    Sim, esse é um projeto bem interessante!

    Dyncv
    A unica coisa que preciso saber é se não vai ter problema de trocar o falante de 10" 6 Ohms para 12" 8 Ohms
    Que eu saiba, diminui um pouco a eficiência mas não causa nenhum problema sério. Vai fundo!

    Ismah
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    Dyncv
    vou perder potencia nos graves e volume com essa diferença de Ohms

    Isso depende do que tem, e o que vai vir...
    É difícil dizer assim, pois um AF diferente, vai ter curva de resposta, de fase, e impedância diferentes. Tão bem como sendo mais grave, tende a ter uma CERTA perda no volume total (menor sensibilidade).
    Comparar A com B é mais fácil, mas assim são muitas variáveis envolvidas.

    Da ótica do amplificador, vai melhorar a resposta de graves, com um melhor amortecimento pela carga mais alta. Tenha certeza do valor, existem raras aplicações para AF's de impedâncias diferentes que 4, 8 e 16 - mesmo 32 Ohms é raro.

    sinto muita falta de punch na palhetada abafada

    Talvez isso não venha de onde tu espera, consideraria um compressor antes de desmanchar o amp. Aliás, nem creio que 1x12" vá ser tão diferente do que tem hoje. É válido como experiência, mas tem um custo.
    Talvez uma caixa fechada, já traga resultados melhores, ela vai comprimir melhor. Perde-se um pouco da resposta aos transientes, um pouco de volume, e ganha-se no efeito desejado...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Peavey Envoy 110 - Trocar Falante de 10" por 12"