quarteto de válvulas não casadas no amp VOX AC30C2

    Autor Mensagem
    eletroamp13
    Membro Novato
    # abr/19


    Caros,

    Retirei um quarteto shuguang de EL84 de um VOX AC30C2, pois as mesmas reprovaram no teste de emissão no testador de válvulas.

    Eu tinha à mão quatro válvulas EL84 da Mullard, mas que não foram compradas casadas. Foram compradas separadamente.

    Acontece que duas delas estão apresentando avermelhamento na placa. Percebi que a tensão nos anodos está em 330VDC em relação ao terra.
    Segundo o esquemático, o trafo disponibiliza 262VAC para o circuito que vai conformar a tensão de +B para o trafo de saída e respectivamente para os anodos. Porém, a tensão medida no trafo é de 282VAC, cerca de 20V de diferença.

    Minha pergunta é: valeria a pena reduzir essa tensão logo após o trafo, trocando resistores de 22R 5W (que vem logo antes dos diodos retificadores) por resistores maiores, buscando a diminuição do +B? Ou o correto seria trocar esse quarteto não casado por outro novo e casado?

    Lembrando que o BIAS desse amp é "automático", utilizando de um resistor de 50R 10W nos cátodos das válvulas.

    Se for preciso tento postar o esquema desse Vox.

    macaco veio
    Veterano
    # abr/19
    · votar


    Primeiramente acho que voce teria que medir tensão de queda em cima dos resistores de 25R (a tensão antes de depois deles), tenho a impressão que a queda é muito pequena, isso parece mais um arranjo para dar especie de compressão (esqueci o nome que o pessoal usa para este efeito).
    O correto seria ter os 262V vindo do trafo, 282 é meio alto para EL84 (o ideal é uns 250V, 255VAC), Voce esta obtendo apenas 330DC com os 282AC, é uma queda meio brusca significando corrente de bias ligeiramente alta. Como as placas vão trabalhar com uma tensão mais alta a corrente de bias deve ser um pouco mais negativa, como ele tem o bias por resistor de catodo então um pouco mais positiva. Mede a tensão em cima de 50R no catodo, deve estar entre 8 a 16V, 8V bias muito quente e 16 muito frio, tornando mais frio força menos as valvulas com ligeira queda de potência. Costuma parar de envermelhar se elas ainda estiverem boas.

    Ramsay
    Veterano
    # abr/19
    · votar


    eletroamp13
    Realmente, sem o esquema fica difícil.
    E usar válvulas não casadas não é nem um pouco recomendável.
    Mas, já que está fazendo isso, eu sugiro que troque o resistor de catodo de 50 ohm para 75 ohms (dois de 150 ohms/3W em paralelo) e veja se a placa dessas duas válvulas ainda avermelham.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/19
    · votar


    Adoro essas discussões!
    Abçs

    eletroamp13
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    O link para o esquema da sessão de potência do VOX AC30 C2.

    https://www.electronica-pt.com/esquema/audio/amplificadores-audio/vox/ vox-ac30c2-pwramp-28000/

    macaco veio

    eu medi no resistor R119 (resistor de cátodo) a tensão de 9.8VDC. Vou providenciar outro resistor para deixar mais frio.

    Realmente a queda em cima dos resistores de 22R é baixa em relação de um lado ao outro de seus terminais. Pensei em alterar estes dois resistores para um valor de 33R para evitar alterações bruscas nesse efeito compressivo que você mencionou, tentando aliviar um pouco mais a tensão de +B.

    macaco veio
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    9,8V / 50R = 0,196A e 0,196 / 4 val = 0,049A = 49mA tá bem alto. Para 282V se teria em torno de 282 x 1,27 = 358V (este fator 1,27 é regra pratica aproximada, de 1,27 a 1,31). dissipação max da EL84 = 12W se usar a dissipação maxima seria 12 x 4 = 48W e 48W / 358V = 0,134A e 0,134 / 4 = 0,033A = 33mA em cada. Como o normal é usar uma dissipação de 70% da valvula então a corrente seria uns 70% desse valor, ou seja menor 30mA para esta tensão de 358V estimada. O ideal seria medir a tensão de queda no +B com 4 valvulas boas. Quando as válvulas são diferentes entre si (quero dizer não se sabe o casamento delas), deve-se deixar o bias mais frio ainda pois sempre haverá desigualdade nas correntes de cada uma. Sugiro experimentar um resistor de 100R. Mesmo assim se as duas válvula envermelhando estiverem realmente muito ruins, não vai ter bias frio que resolva.

    macaco veio
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    Este é um cálculo aproximado pois eu não descontei a tensão de bias (em bias de catodo o certo é a tensão de placa - a de catodo) eu fiz que nem bias fixo considerando o +B e terra.

    eletroamp13
    Membro Novato
    # mai/19 · Editado por: eletroamp13
    · votar


    macaco veio

    Obrigado pelas informações.

    - Eu gostaria de entender melhor a questão do fator 1,27 a 1,31.

    O que fiz nesse meio tempo foi alterar os dois resistores pós trafo de entrada (os de 22R) por dois resistores de 33R/5W. Alterei também o resistor de Bias por um de 82R/10W.

    O som ficou lindão, apesar de uma das válvulas apresentar um levíssimo avermelhamento, muito sutil mesmo, mas ainda avermelhamento.

    A questão é que fui testar ele na sala de estúdio. Acabei deixando por lá pra ver o quanto ele iria aguentar (quis fazer essa experimentação por uma questão de observação mesmo, pra aprender, pagando o preço que fosse do que poderia acontecer). O VOX então ficou em uma sala de ensaios no estúdio, e, até então estava tudo ótimo.

    Porém, no terceiro dia de uso desse amp, um músico tirou ele da sala para levar em outra, e adivinha???? Ligou o camarada VOX em 220V. Hoje a noite vou ver o estrago assim que chegar na oficina.

    macaco veio
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    Se tudo fosse perfeito uma retificação de AC para DC é multiplicar a AC pela raiz de 2 ou seja 1,41. Assim 282Vac x 1,41 = 397,6Vdc tensão de pico. Seria em torno disso se não houvesse carga nenhuma depois da fonte. O valor de 1,27 (invés de 1,41) é uma media considerando uma regulação do trafo em torno de 5% a 10%. Regulação do trafo é um percentual calculado na construção do trafo (ou medido depois de pronto) do tanto aproximado que ele vai arriar quando tiver consumo pra valer, também leva em conta que os capacitores não ficam na tensão de pico o tempo todo.. Não é um fator correto (não vai achar em livro nenhum) pois depende do ajuste do tanto de corrente (extraindo 70% ou 80% etc da dissipação máxima das válvulas) mas 1,27 dá pra ter uma ideia geral. Voce mediu 330Vdc ou seja estava caindo bem mais mas porque estava envermelhando e este ampli parece trabalhar muito no limite das válvulas, por isso da um som bonito, é a concorrência, o dono que compre mais válvulas.

    Ismah
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    Acabou de definir a SAG, de maneira técnica...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a quarteto de válvulas não casadas no amp VOX AC30C2