Randall RG75 G3 com DC na saída quando o volume está alto

    Autor Mensagem
    eletroamp13
    Membro Novato
    # mar/19


    Olá a todos,

    Estou com um amplificador para Guitarra da Randall, modelo RG75 G3, de 70W. Na sua seção de potência o amplificador trabalha com uma válvula 12AT7 posicionada no circuito um pouco antes dos MOSFETS da amplificação final que vai para o auto falante (8 ohms). Ou seja, o equipamento é considerado híbrido, sendo uma série com SS (solid state) e que leva uma válvula no circuito de potência (e não no pré-amp) para incrementar as distorções.

    em determinado ponto (Ganho em 50%, Level do drive em 50%) se ajusto o Master para 80% começa a aparecer na saída um sinal DC de baixo nível (em torno de 2VDC) e quando ajusto para 85% de Master (volume) o nível DC na saída vai a 10VDC e então o circuito de proteção a Rele do amplificador começa a atuar e corta o sinal.

    Estou realizando os testes com uma carga fantasma de cerca de 8 a 10 ohms, e percebo no scope que o sinal é desligado pelo Rele somente no amp de potência, mantendo-se normal nos estágios finais do pré.

    Minha pergunta é: isso é normal, devido ao alto volume e ganho que estou requisitando? Ou caracteriza um defeito e posso começar a trocar coisas? Não quero sair trocando peças a toa.

    macaco veio
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    Sem esquema é dificil de ver algum ponto de possibilidade de fulga de DC misturando no sinal AC. Tem que ver qual estágio da potencia a válvula pertence ( par diferencial ou amplificadora de tensão).
    Uma vez peguei um Randal antigo pra consertar, era muito aquem de marcas famosas, parecia um handmade com umas gambiarras, mas eles já evoluiram. Vejam só que ideia mais exdruxula, valvula de pre na potencia com mosfet na saida e relé pra proteger o circuito. Qual é outra marca que usa isso? Coisa de doido.

    eletroamp13
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    Pois é meu amigo. Vendo alguns fóruns gringos (tive de fazer a busca por eles também pelo fato desse amp não ser comum por aqui) algumas pessoas não falam muito bem dessa série RG valve dynamics da Randall.

    Aqui está um link para que se possa ver o esquema:

    http://music-electronics-forum.com/a...ll-rg75-g3.zip

    macaco veio
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    uau! que circuito doido. O pre eu olhei mais ou menos pois li no forum que é copia de um fender SS. Vou fazer minha análise da potencia pra ver se te ajuda. Não acho que a 12AT7 é para incrementar distorção, acho que é apenas para dar alto ganho com caracteristica de valvulado pois ela está na função de amplificadora e driver dos transistores de potencia (a função amplificadora feita com transistores é onde o transistor sofre pra kacete).
    Voce teria que retirar CN1 e injetar o sinal (pode ser uma guitarra direto) no pino 3 desse conector aterrando 1 e 2 pra ver se sai normal e qual o nivel de som que está saindo no falante. Depois injetar um alto ganho no pino 1 (um pedal outro pre, ou um injetor de sinal bem allto) pra ver se vaza DC. Senão vazar o problema estaria no pre-amplificador.
    funcionamento da potencia: IC2A pre ampli com ganho 4, dai o sinal entra em IC2B que é um equalizador grafico formado com os simuladores de indutância IC3A e B e IC4 A B C e D mas sem os controles de potènciometro (ja previamente ajustado), o trem doido, a ideia foi dar uma resposta mais plana no sinal (igual quando se ajusta um equalizador fazendo aquela curva nos potenciometros de slide), isso geralemente é feito no pre com filtro mid-scoop. Alguem comentou no forum do esquema, que parece que tem um Wha-Wha acionado o tempo todo, KKKK. Dai o sinal entra na primeira metade da válvula que é a amplificadora e não está com muito ganho não pois o sinal é injetado novamente na segunda metade da válvula, ai entra junto o sinal de feedback que vem do alto falante (FB page1). Dai o sinal vai para SIG A e esses diodos é para separar fase positiva pra cima e fase negativa pra baixo para o push pull formado pelos transistores de saida. IC1 A parece uma função de comparador que atraves do retorno do sinal que vem do alto falante equilibra o sinal em R7 e R10 para os transistores, IC1 B é um espeljho de corrente para manter equilibrado o consumo entre a amplificação de graves e agudos. Para testes voce pode retirar C23 e injetar o sinal direto na válvula. Para testar o pre separado em outra potencia retire o sinal de C43 e injeta em outro ampli com um capacitor em serie (de qualquer valor acima de 104), Descobrindo em que ponto surge o problema fica mais facil detectar se há algum componente ruim (se há pode ser algum capacitor), espero ter ajudado.

    eletroamp13
    Membro Novato
    # mar/19 · Editado por: eletroamp13
    · votar


    Obrigado pela atenção amigo, eu vou ler certinho o que me escreveu com calma e observar isso no amp. Retorno com as respostas do que encontrar.

    Ismah
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    Só para constar, a 12AT7 é usual como inversora, talvez seja como os bólidos siderais fazem, e esteja lá para enfeite, no máximo atuar como limiter mais suave, característica disso... Mas é o que eu acho, nem olhei para o mapa...

    Outro fator, seria ver se os capacitores na saída, que fazem o isolamento DC, estão bons... É um defeito comum em amps SS.

    eletroamp13
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    Outro fator, seria ver se os capacitores na saída, que fazem o isolamento DC, estão bons... É um defeito comum em amps SS.

    vou verificar tudo isso também, assim que puder me debruçar novamente sob esse amp. Retorno com as respostas. Obrigado pela atenção.

    eletroamp13
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    Senhores, infelizmente, o cliente dono desse Randall, após saber da treta do sinal DC na saída, ficou desgostoso e achou melhor interromper a manutenção. Diz que vai tentar negociar ele assim mesmo porque está sem grana.

    Ficaremos sem resposta para localizar a fonte do problema

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Randall RG75 G3 com DC na saída quando o volume está alto