Alto falante "Hand Made". Será que vale a pena?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# nov/17 · Editado por: Ismah
· votar


Lelo Mig
Nesta area de falantes, tem muito grafico, muita conversa e muito embromation, pra cobrarem preços abusivos, por um produto que é exatamente o mesmo, desde 1924, quando foi inventado.

Eu discordo que é o mesmo desde 1924. Os pais do assunto, um tinha 4 anos e o outro viria a nascer 11 anos depois. Além do mais, os materiais mudaram...!
O AlNiCo é forte " bagarai ", mas perde magnetização... O cerâmico é fraco, mas mantém a imantação... O Neodímio, é o melhor dos dois universos, mas é caro pra...
Outra opção, seriam eletro-imãs, mas quase sempre inserta ruído... Talvez usando um no-break off-line e blá blá blá... Praticidade zero...
Eu já vi protótipos usando bobina dupla, uma fixa, e uma móvel, com amplificação dupla, mas recai sobre a limitação térmica... Blá blá blá...

Eu concordo que a parte matemática é um pé no saco, e pouca gente domina ela. To nessas a quase 3 anos, e o furo é cada vez mais embaixo... Agora, AF de guitarra, onde o que impera é empírico, " ninguém " (talvez a Randall), calcula a coisa toda... Monta o AF, e mede... Sem se apegar muito...

Lelo Mig
Membro
# nov/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ismah

"Além do mais, os materiais mudaram...!"

Cara, mas é justamente isso! Basicamente, em quase 100 anos, somente o material mudou!

Neste caso, não é uma questão de concordar ou não... É constatar! Já teve em mãos um falante dos anos 30 ou 40? Com certeza sim! Praticamente só mudou o material!

A minha questão é a seguinte:

Num produto que nada mudou, apenas materiais e um processo mais preciso de fabricação, com materiais melhores e mais precisamente manufaturados pra que lado corremos? Pra uma fabrica com equipamentos de precisão como a Eminence ou pro cara que enrola bobina na garagem e diz que seu cone é feito com o papel que limpou o rabo do Stravinsky?

Achar o "artesanal" melhor é uma opção. No entanto, no caso de um produto de evolução estagnada eu acredito mais na tecnologia empregada em maquinas e recursos do que discursos de "mestres das frequências".

LeandroP
Moderador
# nov/17
· votar


Não acredito muito em alto falantes hand made. Tenho um pé atras.


Eu acredito!
Porém, nunca testei o meu cabeçote com outra caixa. Pode ser que realmente melhore o timbre do meu amplificador. Entretanto, eu gosto muito do timbre que ouço no amplificador, e sendo assim, somente se eu tiver uma oportunidade por mera curiosidade mesmo. Como eu sou bastante leigo neste assunto, a única coisa que eu passo é a impressão que tive, e que até então está muito satisfatório.

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


Lelo Mig

Se existe erro nos parâmetros de marcas presentes no mercado, imagina no fundo de quintal... rs
Sem dúvida, hoje a construção é disparado o que mais importa. O material se compra sob forma de reparos originais e paralelos.
Mas pode apostar que o fundo de quintal, vai e compra aquele cone defeituoso, com 25% de desconto... A bobina que dá 3,75Ω ou 7,5Ω pra fazer o SPL crescer, e o amp aguentar mais pau...

O melhor livro de anedotas, era um grupo de som automotivo, deu pra chorar litros lá, parecia o FCC em 2005... Agora tá moderado e as piadas acabaram... :(

LeandroP

TIMBRE é uma coisa, estamos discutindo linearidade, parâmetros técnicos e tal... Eu tenho 2 feitos a mão, mas sou ciente, que a hora que eles derem pau, jamais terei outro igual...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# nov/17
· votar


Os falantes "hand made" são montados com um monte de componentes importados. Compra cone,bobina de kapton, etc, monta e põe o nome. Não me surpreenderia se os falantes chineses fossem iguais aos nacionais.

LeandroP
Moderador
# nov/17
· votar


Ismah
estamos discutindo linearidade, parâmetros técnicos e tal

Então eu tô fora °;°

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


Luiz_RibeiroSP

Não me surpreenderia se os falantes hand made fossem chineses.

LeandroP

Tu é um bom músico... Sei que se tiver de trocar, tu vai tirar um bom som do que vier... Mas eu acho importante haver linearidade numa construção, sendo bom ou não, todos nós temos saudade de algo do passado que nos desfizemos e bateu arrependimento.

Carlos death
Membro Novato
# nov/17
· votar


Tem um vídeo no youtube chamado: EMINENCE x VOGHAN - Comparação entre falantes.

Eu assisti na SmartTV, e não curti o Vaughan, na verdade, não curti nem o Eminence. Achei que foram os caras que não souberam timbrar/gravar, sei lá... só sei que não gostei.

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


Recaímos na questão de falta de linearidade...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alto falante "Hand Made". Será que vale a pena?