Head Blackstar HT 20 + caixa id:412a, onde ligar?

    Autor Mensagem
    tnol2
    Veterano
    # ago/17 · Editado por: tnol2


    Pessoal, comprei um cabeçote Blackstar HT 20 + caixa Blackstar id:420a mas estou na dúvida de onde ligar a caixa no Head.

    O Head tem saídas 8 ohms, 2 x 16 ohms e 16 ohms. A Caixa tem especificando 4 ohms, porém como ela tem 4 alto falantes fico na dúvida se tenho que ligar na saída 4 ohms ou na 16 ohms (4 + 4 + 4 + 4)?

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    A impedância informada numa caixa é sempre a total (ao menos deveria ser).
    Na dúvida, plugue um cabo, e use um multímetro para aferir a resistência elétrica do conjunto. Deve dar algo em torno 10% abaixo da impedância nominal.

    Se isso não for possível, seja numa situação de show, ou numa situação que não disponha de multímetro, ligue na impedância mais baixa (nesse caso 4Ω), pois se a caixa for 8Ω ou 16Ω, o máximo que acontece é o amp tocar mais baixo...

    A associação de 4 AF's normalmente é em série paralelo ou em paralelo. Não que não seja viável associar em série, mas não é recomendado, pois se um AF queimar, o amp fica sem carga na saída... Um valvulado corre sério risco de queima nessa hora...

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Se a caixa especifica 4 ohms é pq ela é 4 ohms, então ligue na saída 4ohms. Não tem segredo. Provavelmente deve ser dois falantes em série, e os dois conjuntos de dois em série em paralelo um com o outro, resultando em 4ohms.

    tnol2
    Veterano
    # ago/17 · Editado por: tnol2
    · votar


    Obrigado pessoal, vou testar mais tarde ligando em 4 ohms.

    tnol2
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Galera, me enganei. O cabeçote tem as seguintes saídas: 1x8 or 2x16 e 1x16 ohm.

    Devo ligar mesmo na 1x16? Abaixo segue imagem do painel traseiro.

    Painel trasei do cabeçote.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Amigo, tua caixa tem impedância 4ohm e teu amp opera em impedância mínima 8 ohm. Não pode usar essa caixa nesse amp, se usar corre um risco muito grande de queimar o amp e um risco menor de queimar ou danificar parcialmente os falantes.

    Tem duas soluções:
    - Trocar a caixa
    - Mudar o esquema de fiação da caixa

    Se optar por mudar o esquema de fiação da caixa, vai ter que ligar todos os falantes em série pra ligar a caixa na saída 16ohm.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    danificar parcialmente os falantes

    Como que se faria isso? rsrs

    tnol2

    Não, se ligar essa caixa de 4r na saídas do seu amp, vai queimar o fusível (na melhor hipótese)... Foi mal, mas tu comprou caixa errada aparentemente. Posta uma foto do que está escrito no plate de usa caixa, ou só da caixa que eu cato o modelo aqui...

    OBS.: Ligar todos os AF's em série funciona, mas não é recomendado...

    tnol2
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Galera, na verdade eu não comprei a caixa, foi uma promoção da Made In Brazil que você comprava o cabeçote e "ganhava" a caixa.

    Mais tarde posto uma foto da caixa.

    tnol2
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Pessoal, entrei em contato com a Made In Brazil. Fui informado que essas caixas id:420a, que foram de brinde com os cabeçotes, foram modificadas para funcionar em 8 ohms. Eles ficaram de me passar o esquema técnico dessa modificação.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Não confia só na palavra deles! MEÇA, porque se queimar, é tu quem vai ter de arcar, pois é mau uso do equipamento!

    tnol2
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Pedi uma declaração da Made In Brazil sobre essa modificação, incluindo o esquema técnico pra avaliar.

    Como eu poderia testar pra ter certeza da especificação da caixa?

    tnol2
    Veterano
    # ago/17 · Editado por: tnol2
    · votar


    Seguem fotos das etiquetas traseiras.

    Caixa id:412a

    Cabeçote HT 20

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    tnol2
    Como eu poderia testar pra ter certeza da especificação da caixa?


    Tá nesse post, de um tópico de ajuda em que tenho a impressão que o autor não leu... rs

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/331554/#9265535

    Saiu duas vezes a mesma foto, dá uma conferida...

    O modelo é 412A, o ID não faz parte da sigla. É a HT Series pelo jeito.

    Mas é bucha comprar algo já fuçado...

    Ramsay
    Veterano
    # ago/17 · Editado por: Ramsay
    · votar


    tnol2
    Pelo jeito essa caixa tem 4 alto falantes de 16 ohms ligados em paralelo o que resulta em 4 ohms de impedância.
    E não tem como ela ser modificada pra funcionar em 8 ohms, então o que a loja te passou sobre a caixa funcionar em 8 ohms é mentira.

    As opções de saida do HT-20 1x8 or 2x16 e 1x16 ohm deixam claro que a sua caixa Blackstar id:420a de 4 ohms não poderia ser ligada no HT-20 pq ocasionaria a queima do amp.

    Por isso a única solução possível é abrir a caixa e ligar os alto falantes da seguinte forma:
    Conectar 2 alto falantes em paralelo e ligar em série com os outros 2 altos falantes também ligados em paralelo.
    Isso resulta numa impedância final de 16 ohms que deverá ser ligada no jack de saída 1x16 Ohm do HT-20 e que dará o melhor som possível que essa combinação de caixa e amp pode ter.

    tnol2
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Tá nesse post, de um tópico de ajuda em que tenho a impressão que o autor não leu... rs

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/331554/#9265535

    Saiu duas vezes a mesma foto, dá uma conferida...


    Ismar, desculpa cara, realmente tinha lido na pressa pelo telefone e não prestei atenção. Ajeitei a foto da etiqueta do cabeçote e vou tentar conseguir um multímetro para testar.

    E como falei, comprei o cabeçote e ganhei a caixa. Pelo preço, mesmo que não funcione com esse cabeçote, posso vender e comprar uma menor e com a especificação correta. O cabeçote + caixa saiu por R$ 4.000,00 (já com frete). Só o cabeçote custa na faixa de R$ 3.850,00 e a caixa separada R$ 2.600,00.

    tnol2
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    undefinedPor isso a única solução possível é abrir a caixa e ligar os alto falantes da seguinte forma:
    Conectar 2 alto falantes em paralelo e ligar em série com os outros 2 altos falantes também ligados em paralelo.
    Isso resulta numa impedância final de 16 ohms que deverá ser ligada no jack de saída 1x16 Ohm do HT-20 e que dará o melhor som possível que essa combinação de caixa e amp pode ter.


    Ramsay, vou esperar o email com esquema de modificação que a made in brazil fez, daí posto aqui para vocês analisarem.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Cara, simplesmente plugue um cabo e use um multímetro pra medir, não tem segredo.

    tnol2
    Veterano
    # ago/17 · Editado por: tnol2
    · votar


    Pessoal, consegui um multímetro e fiz o teste. A medição não estava estabilizando, ficava dando uns valores loucos, pra cima e pra baixo, então como não tinha nenhum lacre, decidi abrir a caixa para ver como estavam as ligações.

    Para minha surpresa, logo que abri, encontrei o negativo que vai pro jack de conexão solto. A caixa iria funcionar com ele solto?

    Outra coisa, ao medir com o multimetro, ele ficava pouco tempo com o valor estável na casa de 6.3~6.7, geralmente o valor variava muito. É normal?

    Fotos:

    Etiqueta do altofalante.

    Negativo solto.

    Ligação entre altofalantes.

    Detalhe da ligação.

    Medição com Multímetro.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Consegue a foto dessas etiquetas nos AF's...?

    tnol2
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Consegue a foto dessas etiquetas nos AF's...?

    Ismah, a primeira foto é da etiqueta. O altofalante é de 16 ohms.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Desculpe, mas eu sou meio cego, não consegui ler nada na foto.
    Confio na sua palavra...

    Mas to abismado com o que a loja fez... Sempre tive como uma loja referencial...

    Realmente, eram 4 AF's em paralelo que resulta em 4ohms... ->EU<- Refaria de novo e tentaria revender, pois uma informação errada é sempre problema, e é muito fácil de confundir a marcação...

    Agora está em série-paralelo, com 16ohms finais... Exatamente o sugerido pelo Ramsay.

    tnol2
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Agora está em série-paralelo, com 16ohms finais... Exatamente o sugerido pelo Ramsay.

    Agora

    Ismah, se eu ligar o negativo do mesmo alto falante que está com o positivo ligado ao Jack de conexão, da 8 ohms. Se eu ligar o negativo do alto falante oposto, deixando o positivo ligado ao jack no primeiro alto falante, dá 16 ohms. Qual é a melhor opção?

    Ismah
    Veterano
    # ago/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    Se ficar com 8r vais ter só 2 AF's funcionando em paralelo...

    Ramsay
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    tnol2
    Veja na figura abaixo um exemplo de esquema de ligação em série-paralelo conforme eu sugeri:
    http://3.bp.blogspot.com/-vO7uVMDMsQU/Vi9q7Yq_zII/AAAAAAAAGD8/Nhm34vXR nR0/s1600/35.png
    No seu caso, como os 4 alto falantes são de 16 ohms a saída resultante vai ser de 16 ohms.

    tnol2
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Pessoal, recebi o esquema da Made In Brazil. Obrigado Ismah e Ramsay, as dicas de vocês estavam corretas. O cara da MAde In Brazil que me atendeu se equivocou quando disse que a caixa estava configurada para 8 ohms, pois isso era impossível devido aos quatro alto falantes serem de 16 ohms. A caixa irá funcionar apenas em 4 ou 16 ohms. Abaixo segue o esquema que eles me enviarem, confirmando o que vocês disseram. Mais uma vez obrigado.

    Esquema de ligação para 16 ohms.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Head Blackstar HT 20 + caixa id:412a, onde ligar?