Queimei meu Ampli! Coloquei em 220!

    Autor Mensagem
    qwezbc
    Membro Novato
    # mai/17


    Pessoal é o seguinte, fiz merda, meu pai colocou uma tomada fora de casa, e eu fui ligar o meu apli, um Giannini G8, meu primeiro ampli e unico, sempre estudei com ele, e entao eu ia ligar ele nessa tomada do lado de fora para tocar um pouco ao ar livre, porem assim que ligo o apli faz um barulho continuo meio grave, coloco o cabo, nao funciona sinal nenhum!! Na hora me dei conta que a tomada era 220, meu pai colocou ela pra quando precisar ligar ferramentas como furadeira, makita etc... Mas mesmo assim minha querida companheira queimou, o pior é que tinha chave e eu ainda mudei para 220 e liguei para testar, porem assim ela nem liga nada e na tomada 110 com a chave no 110 ela liga as luzes, e faz aquele mesmo barulho grave continuo porem mais baixo do que no 220, e não funciona nada, nenhum potenciometro e etc, provavelmente deixei ela ligada uns 20 segundos no 220, o trafo parece que não é, ele super aqueceu mas n foi tempo suficiente para queimar, parece que é o Ci de saida, o meu parece que é um Tda2030, e o unico jack p10 que faz com que o barulho pare, é a saide de phone, assim que coloco o cabo, o barulho cessa... ainda n testei se o mesmo barulho vai para os fones, eu n manjo muito de eletronica, porem se for somente o Tda2030, que eu acho que é Ci de saida, eu posso tentar trocar... E não consigo localizar fuzivel na minha caixa infelizmente. Se precisarem dou um jeito de enviar fotos! Agradeço a ajuda

    macaco veio
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    ronco grave continuo tem grandes chances de ser o TDA, ja troquei chip em amplis com o mesmo ronco.

    Itamarwjr
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Já olhou o fusível? Ja fiz cagada assim e so queimou ele (sorte). Vai que tivesse essa sorte.

    Itamarwjr
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Opa não li a ultima linha...vo procurar teu amp.

    qwezbc
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    macaco veio
    Então mano, no caso, o tal do Ci de saida que vi em outros foruns é essa peça? se eu comprar outro tda2030, funciona qualquer um que seja um tda2030? ou tem que ser o modelo exato? e realmente, ele é a unica peça que apresenta dano, por incrivel que apreça minha caixa veio com ele faltando um pedaço, vc já viu isso? eu lembro que ele era assim quando eu abri antes de queimar, realmente trincado! Segue a foto: http://c1.staticflickr.com/5/4180/33775942524_7765889f92_b.jpg

    Itamarwjr
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    É vais ter que abrir, n tem fuse box com acesso externo.

    qwezbc
    Membro Novato
    # mai/17 · Editado por: qwezbc
    · votar


    Itamarwjr
    Então man, eu já abri, deu até pra ver que o Trafo tava quente na hora!! Eu abri pra ver se tinha vestigios de queimado, eu n contei mas, saiu um leve cheiro de queimado sabe, talvez esse cheiro tenha saido da chave de voltagem, la tem essa cola que quando queima tem esse cheiro caracteristico! segue fotos
    http://c1.staticflickr.com/5/4178/33809206433_15a06fa8ee_b.jpg
    http://c1.staticflickr.com/5/4184/33776100424_328b80df40_b.jpg
    http://c1.staticflickr.com/5/4160/33809207843_3543315b1c_b.jpg

    macaco veio
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    b]qwezbc[/b]
    O chip veio faltando pedaço! coisa da Giannini mesmo, dificil de acreditar. Quando ha uma sobrecarga pode acontecer do chip trincar (veja se o pedaço não está dentro do ampli).
    Sugiro ligar o trafo (disconectado os fios amarelos e preto) ou seja o trafo sozinho, no 110 e no 220 e verificar o aquecimento depois de uns 15 minutos (e se continua cheirando). Se tiver como medir a tensão entre os fios amarelo e preto melhor ainda.
    O chip e qualquer tda2030, so que tem isolar bem com a mesma pasta branca (aproveita a mesma) e a lamina isolante, e apertar bem o parafuso (sem quebrar o chip).

    qwezbc
    Membro Novato
    # mai/17 · Editado por: qwezbc
    · votar


    macaco veio
    Tudo bem man, vou tentar, essa pasta branca é pasta termina não é? eu mecho com computador então eu tenho um pouco aqui rs, Ah cara, acho que falei merda, realmente o chip parece que trincou eu encontrei o pedaço dele

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Eu não recomendo que se aventure, se tu se auto-declara incapaz, melhor levar para alguém capacitado fazer.

    Se ligou o amp setado para (teóricos) 110 V em uma tensão de 220V, o trafo não iria esquentar, o contrário sim! Potência é uma constância, maior tensão, menor corrente, baixa corrente não implica em aquecimento.

    Ou a ponte de diodos que queimou, mas aí não daria sinal de funcionamento, caso do ruído e LED's acesos. Então resta os transistores e chips.

    macaco veio
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Se ligou o amp setado para (teóricos) 110 V em uma tensão de 220V, o trafo não iria esquentar, o contrário sim!
    Ismah- voce esta esquecendo das chapas, o que esquenta é o ferro, 110 ou 220 o ferro esquenta, feito para 110 e ligado em 220 o núcleo satura (o que até não é o maior problema), as lâminas vibram muito mais forte (magnetrostrição) e a vibração faz esquentar. Ai depende da qualidade do trafo e do tempo que ficou ligado errado. O aquecimento vai passando para os fios que tendem a derreter o verniz e ai pode haver curto entre as espiras ou não. O fios não esquentam por si só e muito pouco em carga máxima (em trafos o maior aquecimento é do ferro). Acho que se ele for cuidadoso consegue consertar. TDA2030 é um chip barato, o máximo que pode acontecer é queimar de novo.

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Não, não estou esquecendo das chapas. Segundo ele diz é bivolt, logo as chapas são para 220, ficando superdimensionadas para 110 ;)

    qwezbc
    Membro Novato
    # mai/17 · Editado por: qwezbc
    · votar


    macaco veio Então man acabei de trocar o TDA 20 30, foi meu primeiro serviço em placa, comprei o sulgador de solda e tudo... o xiado parou, porem nao tem som mais, tem um chiado muito estranho continuo, mas bem baixinho, e quando eu coloco por exemplo uma musica co PC, da pra vc meio que ouvir ela laaaaa no fundo, mas com uma qualidade pessima e n da nem pra saber que é musica... sera que tem relaçao com o TDA de novo ou é outra peça que tbm foi pro saco?

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Tá chegando tensão certa nos pinos do TDA?

    macaco veio
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Realmente fica dificil sem um multímetro. O certo seria medir as tensões no trafo, nos diodos e nos pinos do TDA, tudo isso com o alto falante desconetado para não arriscar o TDA. Fica dificil de ficar chutando mas algum diodo pode ter morrido junto com o TDA.

    Ramsay
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    qwezbc
    Comprou onde o TDA2030??
    O fato é que existe uma falsificação massiva de componentes eletrônicos, mesmo os baratos, como transistores.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Queimei meu Ampli! Coloquei em 220!