Òtimo queimei meu amp, liguei no 220v

Autor Mensagem
mbissi
Veterano
# mar/09 · Editado por: mbissi


Oi...

Aqui em casa todas tomadas são 220v.
Sempre dexo um transformador ligado na tomada pra eu poder usar o amp (que nao possui chave, e só é 110v).
ATÈ QUE ALGUM IMBECIL (100% chance de meu irmao) veio no meu quarto e modifiou alguma merda (provavelmente inverteu os cabos).
Liguei de boa, fiquei usando a guitarra com o amp funcionando normal... durou uns 10 mins.
Nao saiu fumaça, nem cheiro nem nada...
De repente o som simplesmente para... (o botaozim ainda indicava luz)... na hora olhei pra tomada e percebi que tava invertido as bagaça.
A luz ainda liga, mas nao sai som =/

Perdi o amp totalmente ou tem jeito de arruma? Fica caro (eh um amp de 400$)??

Obrigado

ogaitnas
Veterano
# mar/09
· votar


provavelmente o trafo do ampli queimou, mas acho que não deve ser lá muito caro consertar isso, é só a alimentação.

e faça seu irmão pagar o conserto.hauaahau

mbissi
Veterano
# mar/09
· votar


Que alivio cara...

E vou fazer ele pagar mesmo, foi muita idiotisse da parte dele ¬¬

rodsom
Veterano
# mar/09
· votar


provavelmente é coisa a toa, alguma coisa na fonte. dependendo da sua sorte pode ser so fusivel. muito dificil ter torrado tudo. leva numa oficina de confiança q nao fica caro nao.

Henrique S.
Veterano
# mar/09
· votar


mande um tecnico avaliar, acredito que possa ter sido apenas os transistores de potencia...

agora, dependendo do amp, pode ser uma bosta achar transistores pra repor...

ogaitnas
Veterano
# mar/09
· votar


ops.. o trafo que falei acho que é a fonte.. heeh usei o termo errado,
fontes não são circuitos complicados, qq técnico decente arruma heeh

gucrispim
Veterano
# mar/09
· votar


que amp q eh?
pics =D uae

mbissi
Veterano
# mar/09
· votar


Eh uma crate gt15
Pode nao ser das melhores, mas pra mim vale mto ^^ (custou pra eu comprar)

rodsom
Veterano
# mar/09
· votar


ogaitnas
ops.. o trafo que falei acho que é a fonte

falou certo, o trafo(ou transformador) é um dos componentes da fonte. pode ser ele sim.

mbissi
seu ampli nao tem aquela chavinha 110/220? porque nao usa ela no 220 em vez de usar tranformador na tomada?

mbissi
Veterano
# mar/09
· votar


Nao tem, é só 110v como disse no inicio.
Valeu a ajuda galera, to mto mais calmo agora hehehe xD

rodsom
Veterano
# mar/09
· votar


mbissi
foi mal, nao tinha reparado. quando vc for mandar consertar, pede pro tecnico adaptar uma chavinha daquela. transformador esquenta e desperdiça energia demais.

Powerslave158
Veterano
# mar/09
· votar


parabéns

mbissi
Veterano
# mar/09
· votar


Powerslave158
Obrigado

Galera... agora o amp tah ligando (e por issu voltei a me preocupar). Se tah indo energia... PQ O SOM NAO SAI???

macaco veio
Veterano
# mar/09
· votar


porque provavelmente o trafo e a fonte suportaram a voltagem maior, O trafo superaqueceu mas voltou ao normal, mas mais pra frente do circuito alguma peca nao suportou por ter ultrapassado o limite maximo da tensao dessa peca.
Se mandar consertar pede o tecnico pra trocar o trafo (mesmo que esteja bom) por um que tenha 220/110 e coloque a chave como falaram acima. O trafo nao precisa ter a voltagem exata do original, tem uns trafos nacionais que se encaixariam bem ai. (eu ja fiz este tipo de servico). boa sorte.

mbissi
Veterano
# mar/09
· votar


Ok, entendi!

Obrigado macaco! ^^

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


mbissi

Pode até ser o trafo, e eu não conheço seu amp pra dizer algo, mas tenho esse problema com de vez em quando, já que aqui é 220v tb e sempre tem algum espertinho que troca as tomadas. Por causa disse passei a levar meu estabilizador pra todo lugar que toco, e sempre confiro se está ligado nele antes de ligar o amp.

Mas você falou que a luz acende e só o som que não sai, não é? No meu Marshall (Valvulado), nunca queimou nada sério porque ele tem um fusível interno que queima antes de qualquer componente da placa, um sintoma da queima desse fusível é o fato de o amp ligar e funcionar normalmente, mas o som não sair. É só abrir o gabinete, tirar o fusível e colocar outro igual no lugar.

E eu recomendo fusíveis de filamento um pouco mais grosso, porque tem uns que o filamento é uma fitinha fininha que quebram fácilmente no transporte.

MatheusFarage
Veterano
# mar/09
· votar


sefu

mbissi
Veterano
# mar/09
· votar


Ae galera, agora surgiu duvidas aqui:
IMAGEM DO MEU AMP
Esse é meu amp.
Se eu abrir essa pequena caixinha prateada, eu vou achar o fuzivel la dentro?

Obrigado

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


mbissi

AO menos no meu Marshall é assim, mas isso varia de marca pra marca, como alguns sugeriram, é bom vc ver o esquema do amp no site do fabricante para saber onde se localizam os fusíveis e só então ir atrás.

Quando o meu Marshall deu isso a primeira vez, não existia isso de encontrar esquema na net, então eu fui descobrindo isso na raça mesmo.

Vale lembrar que meu amp é valvulado, então vc pode ter queimado um fusível, mas também pode ter queimado o drive de potência, todas as possibilidades estão abertas.

Mas vou avisando logo, faz isso calçado ou usando uma daquelas pulseirinhas de tirar eletricidade estática, pq se tu vaicilar e tocar no conector do fusivel tu vai levar um puta dum choque.

Xucrute
Veterano
# mar/09
· votar


Cara, não deve ser fuzivel, se não ele nem iria ligar, se não sai provavelmente sejaum os transistorres de saida. mas soh abrindo e vendo pra confirma.

em que cidade vc mora?

mbissi
Veterano
# mar/09
· votar


Eu moro em Jundiái
Seja la o que for, daria para trocar? E o preço porderá ficar caro dependendo do que for?

Xucrute
Veterano
# mar/09
· votar


bom, não sei se vc acha um eletronica que faça o orçamento sem cobrar ai vc ve se compensa ou não. aki em curitiba deve tar na faixa de ums 70.00 pra cima, mas tb pode ser algo na fonte, acredito que deve sair mais caro ainda caso seja o trafo. mas pra confirma procure uma eletronica

vlw

Powerslave158
Veterano
# mar/09
· votar


nem mexe nessa porra se não vai fuder mais, leva num técnico!

Xucrute
Veterano
# mar/09
· votar


Powerslave158
que lindas palavras lindas você é poeta algo do tipo?
aehuaehauehae

mas é verdade concordo com vc soh naum quis ser taum direto assim

nichendrix
Veterano
# mar/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Xucrute

Como eu disse, ao menos no meu Marshall existem 6 fusíveis, se queimar só um ele continua ligando, só não sai som. por isso falei em fusivel, mas meu marshall é all tube. No caso de SS eu só vi isso de o amp ligar normal e só não sair som, em caso de queimar a potencia, mas eu nunca tive um SS, então não sei o quão diferentes eles são cos valvulados em termos de construção.

DotCom
Veterano
# mar/09
· votar


Se o trafo tivesse sido danificado não iria ligar nem a luz...

Quanto a algum fusível intermediário ter queimado, é possível, mas eu acho improvável que tenha isso em um amplificador tão barato. Geralmente isso é usado em amplificadores mais caros.

É bem possível que tenha queimado ou o próprio CI de potência, ou o CI do pré.

nichendrix
Veterano
# mar/09 · Editado por: nichendrix
· votar


DotCom

Mas aí acho que o conserto é barato, um amigo meu queimou o de potência do Line 6 dele e custou só 50 reais pra consertar. Na autorizada era uma fortuna, aí o cara disse, rapaz, vai em qualquer eletronica, compra a peça tal, e traz que eu troco, e tudo deu mais ou menos 50 reais.

DotCom
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
É, o CI de potência desses amplificadores geralmente é um TDA ou similar, não é muito caro não. A mão-de-obra custa mais caro que o CI em si.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


DotCom

O grande lance é que a autorizada da Line 6 queria empurrar pra ele um CI "original Line 6" (como se não fosse feito na china), que por ser importado em pouca quantidade custa uma bagatela se comprando com o mesmo CI de uma marca genérica.

DotCom
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
hehehe, isso acontece em tudo quanto é lugar...
quando eu fui trocar os filtros de ar/combustivel do meu carro, a autorizada queria me cobrar O DOBRO pelos mesmos filtros AC Delco que a oficina que eu troquei usou...

eles usam do pensamento que "se veio da autorizada, é melhor", como se eles esquecessem o que realmente são amplificadores: um bocado de componentes soldados numa placa.

mas vou dar um crédito à autorizada: hoje em dia tá rolando muito componente eletrônico (principalmente transistor de potência e CI de potência) falsificado, você pensa que tá com um componente que vai aguentar o tranco, quando liga, PUF! queimou... já na autorizada, você pelo menos tem (ou deveria ter) a certeza de que isso não vai acontecer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Òtimo queimei meu amp, liguei no 220v