Caixa ativa attack vrf1230a + passiva vrf 1220 atendem 300 pessoas?

    Autor Mensagem
    Sr Unruh
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: Sr Unruh


    Olá. Na minha igreja tem 12 metros de largura por 20 metros de cumprimento por 5 de altura. Em festividades comportamos 300 pessoas. Quero saber se esse par de caixas atendem a igreja cheia. Lembrando que a ativa tem 200w rms e 8 ohms e a passiva tem 200 w rms. Total de 400 w rms

    Luis Guitar Reborn
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Sim, mas compre pedestais para que as caixas fiquem um pouco mais altas, no mais, bem reguladas elas aguentam tranquilas.

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Sr Unruh

    Tenha em mente que vais investir uns 4mil nessa compra... O que é uma grana alta...

    Creio que volume dá, agora tenho uma outra questão: cobertura e curva de resposta.

    Cobertura

    Para que as pessoas a 10m longe escutem a 80dBSPL, um pouco além do nível de uma conversa normal, quem está a 2,5m precisará ouvir a 102dB o que é um volume bem mais alto.

    Se puder optar uma que já tenha opção de atraso de sinal(delay), sugiro forme inicialmente um fly cluster central para sonorizar até metade (10m) da igreja.

    E depois, passe a usar dois fly clusters centrais, com um par de caixas (ativa+passiva) em cada um, atrasando o segundo sinal em um valor que te ajudo a calcular depois.
    Assim cada par sonorizará 10m do COMprimento.

    Se não, teria de formar um cluster central na frente, e optaria por caixas cornetadas que "jogarão" os som mais longe, ou ao menos 3~4 line arrays do tipo AF - drive - AF, posicionadas também ao centro...

    Curva de resposta

    Usando falantes de 12", vais precisar de uma caixa de graves para dar um bom resultado. Com falantes de 15" ainda precisará do sub, mas é algo menos necessário, e dá para optar por um par ou trio, mas de menor porte, também colocado ao centro.

    OBS: A conta das potências não bate muito bem, verifique por favor.

    Sr Unruh
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: Sr Unruh
    · votar


    Esse Ismah manja muito!!!

    É uma pena que a galera aqui seja anciosa... Falaram em comprar, dei a sugestão, foram lá e compraram...

    O investimento foi de 2800 pelo ml.

    Agora vieram consultar...

    Já vou aproveitar o tópico:

    Vocês acham que duas caixas de grave:

    Mark Audio sa1600 ativa 250w rms em 8ohms + sp1600 passiva 250w rms

    Suportam a mesma quantidade de pessoas? Ou compensa comprar uma só de 1000 w rms?

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Longe disso, é apenas experiência, e algumas (várias) fórmulas de como NÃO FAZER a sonorização. Como é meu cotidiano trabalhar com som, já fiz cagadas suficientes pra saber a receita básica, mas tenho longa jornada ainda. De alguns tempos para cá to pegando pesado em estudo, (pensando na faculdade).

    Sobre ser apressado, pode reparar que muitas vezes deixo perguntas, pois sei que o pessoal é apressado...
    ___________________________

    Estas caixas são feitas para operar sozinhas, pois tem coberturas muito grandes, e isso vai excitar muito o campo reverberante. EU não compraria, como disse acima optaria por caixas cornetadas, grandes, pesadas, arcaicas e... eficientes.

    Por isso, no caso dessas caixas, não é bom operar com mestre-escravo em LR (uma por lado). Ambas caixas emitem o mesmo sinal/som, e ao mesmo tempo, o que gera um comb filter por estarem próximas, e serem de alta cobertura horizontal. Se ainda puder deixe as no centro, em um clutch.

    Enfim, não adianta chorar sobre o leite derramado...
    _______________________

    Por serem feitas para tocar alone tem um característica um tanto problemática para fazer point source fly clutch : cornetas de 90º x 60º.

    Deves colocar as caixas com o eixo central (vulgo linha do meio) delas formando um ângulo de 90º horizontalmente (visto de cima, ou de baixo depois de suspenso) para ter maior eficiência. Isso faz com que tenha uma cobertura de 180º, e com 6m de raio o que é bem interessante.

    PORÉM, parte do som bate na parede e volta, criando cancelamentos (no caso de agudos é só por uma cortina pesada), e reverb - isso implica em mais chances de realimentação... Além de desperdiçar energia sonora, na parede, o que implica em aumentar os agudos, aumentar aida mais o reverb, e dar ainda mais chances de realimentação... Sacas a complexidade da parada?

    PESSOALMENTE, eu trocaria sem dó essas cornetas, para alguma com menor cobertura horizontal, algo entre 70 e 80º, fazendo as duas juntas uma cobertura de 140~160º horizontalmente. Essa maior diretividade, tem apenas benefícios.

    O ângulo vertical também importa!

    Quanto mais apontado para o chão, menor é a profundidade coberta, mais uniforme o SPL, e mais perto das caixas começará a cobertura.

    Quanto menos inclinadas, maior a profundidade coberta, menos uniforme é o SPL, e mais longe começa a cobertura.

    Um jeito fácil de calcular isso é pela visão: "Se você vê o drive [no fundo da corneta], você ouve o drive" (Fábio Bersan - Fórum Som Ao Vivo)

    Artigo da própria Attack

    http://www.attack.com.br/web/artigos_tecnicos/%C3%82ngulos%20de%20cobe rtura%20de%20caixas%20ac%C3%BAsticas.pdf

    _______________________________

    Se não rolar do cluster, vai dar cancelamento, mas se as/os "decoradores" não concordarem com o cluster central, precisando deixar uma por lado, faça o menor mal possível:

    Se recomenda um HPF em 100Hz de 24dB/oitava, assim deixaria ao menos até a segunda harmônica se cancelando abaixo de 100Hz.

    A freq aproximada do cancelamento tu tira da fórmula f = v / λ. Onde v é a velocidade do som (344m/s) e λ = distância entre as caixas. Os harmônicos também se cancelam.

    No caso pra 100Hz seria a primeira harmônica, 50Hz seria a fundamental, logo...

    50Hz = 344 / λ
    λ = 344 / 50
    λ = 6,88m

    Deixe as caixas a 6,88m ou mais de distância. E não terá tantos problemas de cancelamento, mas do reverb absurdo não dá pra fugir, mesmo com tratamento, essa corneta é muito aberta. Nesse caso eu usaria uma quadrada/redonda bem mais estreita, 60x60 ou menos (precisaria calcular a distância da primeira fileira, inclinação da caixa etc)...

    Não sei também se é o caso de suspender (diz que sim), mas acho válido falar que essa caixa tem mais um contra, pois pra suspender uma caixa ativa, é muito mais caro a obra, devido ao peso do conjunto. Sem falar no dano maior que uma queda pode causar.

    Sub de 1000W vs 2x250W? Bem depende o SPL que cada um gera, naturalmente um falante de 1kW é mais duro que um de 250W. Também tem que ver a potência que o amp dá com mais uma caixa ligada. Mas o SPL gerado por 2 caixas ou dobro da potência é o mesmo.
    Se puder me fornecer esses dados ou o modelo que tem em vista dá para falar mais.

    Independente disso, o sub é meio tanto faz onde tu por, pois graves são omnidirecionais. Eu colocaria dois longe um do outro, 1/4 de λ da frequência mais alta que eles emitem (100~120 Hz provavelmente)...

    Agora mestre e escrava é tiro no pé geralmente, fuja disso sempre que puder.
    _______________________________________________

    Sugiro que leia o "curso" do link abaixo, vezes suficiente até que saiba recitar tudo de cor rs

    https://www.somaovivo.org/downloads/curso_completo_de_sonorizacao_ao_v ivo.pdf


    PS... Se essas consultorias virarem rotina aqui no FCC, vou ter que começar a cobrar... To escrevendo desde 22hs kkk

    Sr Unruh
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    kkkkkkkkk

    E posso te falar que seria muito justo a cobrança. São dicas que nos livra de grandes prejuizos financeiros e nos permitem ter qualidade máxima com o orçamento que temos.

    Estou estudando a apostila que me passou. É muito top. Mas ainda não tem todas as respostas... rsrs

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Na verdade isso que tu me pede seria o projeto, que alguém (engenheiro acústico ou não) precisaria fazer, é a profissão. Em qualquer lugar na verdade que exista som ou exista barulho é preciso um projeto, não encontrei ainda sobre as leis que regem isso tudo. Enfim...

    Ainda estou teorizando sobre o que tu fala, o ideal seria ver medir, conversar com "decoradores", etc etc etc

    Suponho ainda que vá fazer o fly clutch central... Então mais algumas coisas rsrs

    Sobre a angulação vertical... (se tu achou que acabou, só lamento...)

    Depende da distância que as caixas ficarão (imagino eu, que suspensas) do público e a fórmula podes pensar no teorema de Pitágoras:

    "Em qualquer triângulo retângulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos."

    A hipotenusa (C) é a distância do eixo central do drive, e o catetos a altura que está a caixa, e o outro a distância entre o ponto exato embaixo da caixa e o encontro com o eixo central... Na hora que desenhar no papel fará mais sentido. Veja

    Essa imagem que tu tem que ter em mente

    Basta encontrar a distância dos pontos 1 e 2, em relação uma referência (sugiro o ponto imediato abaixo das caixas).

    Então calcular a base do triangulo amarelo (ponto 1), te dará o ponto onde será a segunda fileira de cadeiras/bancos - sim, a segunda pois como pode ver no desenho, a cadeira é mais alta que o chão, podendo ficar a primeira fileira um pouco a frente.

    Pessoalmente eu colocaria o pé de trás das cadeiras da primeira fileira no ponto 1, apenas por desencargo de consciência. MAS.... Como tu tem pouca cobertura pra muita gente, eu colocaria o pé dianteiro das cadeiras na primeira fileira no ponto 1.

    Outra coisa!

    Coloque os assentos em arco, onde o raio desse arco será igual a distância entre o ponto 1 e a linha rosa. Marque no chão, próximo as paredes, os pontos onde as fileiras devem começar caso não sejam assentos parafusados no chão.

    Se forem bancos, coloque-os da melhor forma possível em um formato arredondado. Veja um exemplo em meio hexágono (fora de escala), mas pode ser em outros formatos, e não precisa haver corredores em todos os vértices.

    Lado a lado, não é inviável tu tens cobertura plena em 180º, PORÉM quem sentar nas pontas (e se alguém sentar), vai ficar isolado e com um torcicolo danado, em formato curvo, isso é atenuado. Além de claro, a primeira fileira estar a mesma distância em qualquer ponto (ou o mais próximo disso).

    ainda não tem todas as respostas... rsrs

    O dia que isso existir, eu estarei queimando no que diversas religiões chamam de inferno, pois o paraíso é real. Além do que não há uma verdade absoluta... Alta diretividade tem seus prós e contras, em locais fechados é ótimo, basta colocar absorvedores de média frequência nos fundos e voi lá, já num lugar aberto é péssimo*... Cada lugar é um caso, são milhares de variáveis juntas a serem consideradas...

    * Pensando em coisa pequena, apenas uma ou duas caixas, pois existem montagens em point source que empresas como Funktion-One, Clear Sound, DAS Audio, Electro Voice etc tem desenvolvido a décadas, e se baseiam em direcionar o som de uma caixa para uma área específica, isto é, alta diretividade.
    E claro milhares de sistemas fly de LineArray (até rola empilhamento, mas é menos comum simplesmente por questão de SEGURANÇA). Só que esse é mais abaixo o furo...

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Andei pesquisando e a melhor opção é pendurar uma caixa ABAIXO da outra. Formando o ângulo citado, porém (ah não)... É bem pouco provável que aceitem isso, então "dexa" quieto rs

    Esqueci um dos grandes nomes do meio de point source a Renkuz-Heinz... Pensem num pessoal que gosta de corneta...

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Como pode ver eu também sou pecador. Um amigo deu uma ideia muito melhor que a minha:

    "Que é insuficiente, você já sabe. Monte cada caixa a 3m de cada parede lateral e a 6m uma da outra. Cada caixa irá cobrir metade da igreja, retas. Procure apontar o centro acústico da caixa para os últimos ouvintes. Este é o ponto de maior energia da caixa e fará uma distribuição maior da energia. Não incline as caixas, fazendo seus sons se cruzarem. Quanto menos problemas de fase mais soma ou menos perdas. Quanto a resposta em frequência, haverá pouca cobertura, tanto na frente quanto no fundo da igreja."

    Pensei em uma terceira opção que pode ser mais viável, mas exigiria corredor central e deixaria pontos cegos na frente, o que eu não gostaria.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caixa ativa attack vrf1230a + passiva vrf 1220 atendem 300 pessoas?