Modificação para tirar a estridência em amps com falantes pequenos

Autor Mensagem
    Ismah
    Veterano
    # ago/16

Senhores, eu possuo um Vox Pathfinder 10 (15W, falante de 6,5") e me incomodava muito mesmo, a estridência dele. Isso hoje bastou...

A modificação é simples e óbvia: ADICIONAR UM CORTE DE AGUDOS!

A ideia é sair disso e chegar nisso.

Sonoramente... Perceba que fica estridente em acordes graves, imaginemos em acordes agudos ou solos...

https://soundcloud.com/don-ismah/comparativo-lpf

Para tal, um filtro LPF, sintonizado por volta de 4KHz. Dá para ser ainda abaixo, já que o agudo estava a 9hs e o grave do amp no máximo.

Pode ser apenas um indutor de 0,3mh (mili Henry), ou um RC formado por 250k e 0,22nF... O segundo, é o velho conhecido TONE de guitarras e pedais de drive...

O indutor se for capaz de fazer, vale a pena. Se tiver de comprar é "caro", não sai por menos de 15~20reais, no meu caso com frete saíria 50 reais. A vantagem é que ele pode operar numa gama maior de potências (determinado pela bitola do fio).

O RC, é bem mais barato, custando centavos, e dá para se fazer tranquilamente. Mas precisa ser observado, que o resistor/pot dissipe o calor que venha a ser gerado, pela corrente que ali circula, que pode ser determinada por A = √( P / Z )

No meu caso,

√(15/8) = √1,875 = 1,37A.

Quem quiser tentar fazer, eu ajudo. Vou comprar um falante de guitarra para ele, e ver se melhora. Aí pretendo adicionar essa chave de bright.

boblau
    Veterano
    # ago/16
    · votar

Ismah

legal este tópico.

Vou dar minha opinião sobre o timbre estridente:

1- não sei como vc gravou e não consigo ouvir nenhuma estridência que não sejam as famosas "abelhas".

2- Este gráfico do analisador de espectro é um momento de um bordão da guitarra? Ê o sinal do amplificador ou do mic? O Alto falante está respondendo estas frequências? Ou é uma saída line do pré do ampli?

3- tem certeza que este ampli não está clipando?

Abelhas da guitarra vem das baixas frequências da guitarra que os amplis SS não conseguem reproduzir e causam distorções estridentes, como as que estou ouvindo.

Isto tudo é a minha opinião.

O que eu acho que resolve, sem nenhuma modificação, é usar um eq na entrada do ampli, cortando baixas frequências da guitarra e tocar num volume baixo, que 15 watts consigam reproduzir sem clipar. Além disso, não exagerar no pot de graves para não piorar as abelhas.

Claro que um single coil vai suavizar estes graves comprimidos também.

Era assim que eu timbrava amplis SS de baixa potência, bem baixinho e microfonado. Mas baixinho mesmo....

O corte dos agudos no ampli, só vai te custar o timbre que a VOX penou para desenvolver neste ampli de estudo.

Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar

boblau
    nenhuma estridência que não sejam as famosas "abelhas".

E o que é isso se não estridência? :P

Este gráfico do analisador de espectro é um momento de um bordão da guitarra?

É do áudio

Ê o sinal do amplificador ou do mic?

É sinal do amplificador, captado por um condensador a 1m.

tem certeza que este ampli não está clipando?

Não poderia ter sem osciloscópio. Audivemente creio que não.

O corte dos agudos no ampli, só vai te custar o timbre que a VOX penou para desenvolver neste ampli de estudo.

Relaxa Bob, eu sei o que estou fazendo. Não é a primeira vez que faço algo assim, e o conceito de estragar é relativo. Só por distorcer o som, já estou estragando, para alguns - eu encaro como MODIFICAR.

BrotherCrow
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar

Na minha opinião (e considerando o perfil do amp, que eu já testei bastante), a abelhice desse som que você postou tem mais a ver com o excesso de ganho do que com excesso de agudos.

Concordo. Esses agudos são a característica dos VOX. E num amp pequeno acho que o problema é muito mais a falta de graves do que o excesso de agudos. Mas o amp é teu e você faz como quiser.

boblau
    Veterano
    # ago/16
    · votar

Ismah

pelas respostas me parece mesmo que vc pretende tocar com este ampli num volume um pouco além da capacidade dele, ou tocar com um ganho de entrada além da capacidade dele de responder de forma minimamente normal.

É como se fosse um pedal fuzz amplificado para mim.

Como vc afirma que sabe o que está fazendo, acredito que sabe que estas abelhas não vão sair desta colméia, só porque vc colocou um corte de agudos.

Timbre é algo que não discuto, cada um tem aquele que lhe agrada. Se estiver bom para vc, ótimo!

acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar

bom, pra início de conversa... eu acho que antes de montar um circuito seja qual for, vira vc tentar algumas outras coisas que podem acabar resolvendo o "problema".

1: Como já dito, use os tones da guita
    2: Use o volume da guita, talvez até junto com o tone. Sabe-se que muitas vezes algum brilho é perdido quando se ajusta o volume pelo pot da guita. Tem também a questão do ganho.
    3: Tente usar um EQ
    4: Como disseram antes, as vezes amps SS têm problemas para reproduzir graves e da uns bug no som. Tente tocar num volume mais baixo. Ou de repente, diminua o Bass, pode parecer contraditório, mas o grave pode melhorar.
    5. Ganho. Tente maneirar, ou conseguir o ganho que quer de outra maneira, talvez somando o drive do amp + drive de pedal, sei lá.

Eu tentaria tudo isso antes, mas pelo visto vc gosta e quer mexer em eletrônicos (eu gosto, mas evito algumas coisas), então a decisão é sua. No final das contas, independente de resolver o problema ou não, o seu mod pode ficar interessante e bom.

Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar

boblau

Tudo depende onde estiver o filtro. Pretendo colocar ele antes do power ou depois do power, como se fosse um divisor de frequência que joga os agudos pro ground. É uma experiência que vale a tentativa...

Estive revendo o circuito... Não creio mesmo que esteja distorcendo o CI de saída, pois o circuito tem um "limiter" simples, e eficiente feito por dois diodos em série na entrada. Ou seja, é como um pedal de drive sem ganho, ou com ganho (canal sujo). É um mod bem comum mexer neles.

Estou anotando suas considerações, e mesmo contrariando várias delas, não estou desconsiderando-as.

BrotherCrow
    num amp pequeno acho que o problema é muito mais a falta de graves do que o excesso de agudos.

Perfeitamente, e por isso vou sacrificar volume por curva de resposta. Me ocorreu também selar o combo, e talvez dutar ele, com sintonia em 100~160Hz. Mas é uma modificação bem mais agressiva e totalmente irreversível.

O tone não é boa ideia, explico abaixo o porque.

Quanto a perder o timbre Vox, novamente, se eu estou criando uma Mod, é porque algo me desagrada, e eu quero mudar. Se piorar, eu volto atrás, e posto os resultados aqui.

acabaramosnicks

Che tu tá chegando por aqui agora, permita-me...

Eu trabalho como técnico de uma banda de rock, presto serviços para manutenção de amplificadores automotivos, de PA, e eventualmente de guitarra, como também pedais.
    Encaro e adoro "circuitar" cadeias complexas e conduzir experiências bizarras, muitas vezes só pelo estudo. Hoje meu set completamente pensado. Os resultados são interessantes e é um ótimo cartão de visitas.

Por exemplo... Uso cabos 0,25mm² da guitarra para o pedal (Meteoro RTD, modificado pelo Carlos Adolphs) e cabos 1mm² do pedal para a guitarra. Pois o fio fino, favorece os agudos, o que melhora o drive, depois de distorcido, já não é interessante perder graves, então uso uma bitola maior, que digamos é mais "flat".

Então o amp, opera no canal clean (acho que esqueci de dizer isso acima).

Como já dito, use os tones da guita

O tone da guita implica em perdas de agudo ANTES da distorção, o que implicaria em mexer no corte de graves, e que por sua vez implicaria no ganho do drive. Funciona, mas mexe com toda a cadeia, o que não é legal...
    O problema não é o pedal também, ele funciona adequadamente, e já estou podando agudos nele ao máximo. Como também não é o amp. O problema é única e exclusivamente o AF pequeno, que não consegue emitir baixas frequências adequadamente. Como não teria espaço para um de 12", e uma caixa externa (que já tenho) tira a praticidade do ampzito.

Tente usar um EQ

É o que estou fazendo. Mas na saída ou antes do pré (também não descarto a hipótese que um capacitor pifou e tá deixando passar mais agudos que deveria. A ideia é uma modificação que traga resultados sem alterar a praticidade, o pedal fica fora de questão - considero montar um "channel strip", mas é um projeto mais ousado, e não tenho tempo para desenvolver ele agora.

LeandroP
    Moderador
    # ago/16
    · votar

Ismah

Ligar ele numa caixa com um auto-falante maior (10" ou 12") faria alguma diferença?

Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # ago/16
    · votar

Ismah

tava olhando esse esquema ->http://profile.ultimate-guitar.com/Invader+Jim/pictures/gear/1073858 /

Se for o circuito do amp mesmo, minha sujestão é diminuir R11 ou aumentar C11. Este filtro passa-alta esta sintonizado proximo de 1kHz com um certo grau de atenuação. Se modificar este filtro pode eliminar mais agudo.

Tenta mudar da seguinte forma:

R11 tem valor de 1k5, mude para 820 ou 1k.
    C11 tem valor de 100n, mude para 150n ou 220n.

É testar as ideias e ver qual atende melhor.

Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar

LeandroP

Sim, ajudaria muito ao menos em teoria. Eu tenho uma caixa para ele. Novamente a praticidade de cai... É volumoso para deixar no quarto, precisa ser algo compacto...

Luiz_RibeiroSP

Vou tentar, desconsiderei mudar o circuito por ser mais radical a ideia, e ser mais difícil voltar a originalidade. Mas está bem difícil de garimpar o bendito indutor, e como a compra é feita longe de casa de todo modo, mudar na saída ou no circuito não muda muito... Vou considerar.

acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar

Ismah
    Então o amp, opera no canal clean (acho que esqueci de dizer isso acima).
    agora tudo fez sentido rsrsrsrs

Encaro e adoro "circuitar" cadeias complexas e conduzir experiências bizarras, muitas vezes só pelo estudo.
    eu presumi isso (ou algo parecido), por isso disse que "a decisão é sua"; pelo visto vc já está certo de fazer o mod e só está acertando os detalhes antes de fazer o experimento.

Por exemplo... Uso cabos 0,25mm² da guitarra para o pedal (Meteoro RTD, modificado pelo Carlos Adolphs) e cabos 1mm² do pedal para a guitarra. Pois o fio fino, favorece os agudos, o que melhora o drive, depois de distorcido, já não é interessante perder graves, então uso uma bitola maior, que digamos é mais "flat".
    Uau, não esperava que a escolha do cabo seria tão importante pra se ter o timbre que se quer! Pra mim sempre foi simplesmente "cabo bom não modifica o sinal". Pergunta: tocando com a banda completa, a diferença é perceptível? Nos últimos anos tenho notado que muitas coisas que eu julgava importante pro timbre no meu "home studio" (note as aspas) não fazem taaanta diferença assim na hora de tocar com banda, e outras que eu achava irrelevante podem ser importantes.

Voltando ao assunto do tópico... já tentou fazer aquele esquema de colar um abafador na tela ortofônica, bem no centro do AF? Eu vi alguém fazendo isso há algum tempo atrás com o intuito de não ter tanta variação de timbre em função da posição do ouvinte em relação à caixa. Como na hora de microfonar caixa, vc alinha o mic no centro e ele pega mais agudos, eu imagino que é daí que vem os agudos, certo? Será que ajudaria no seu problema? A idéia é que fique tipo assim: o AF de 8", e o cículo de 4" ou até menos, bem no centro da tela ortofônica. Seria uma solução bem simples, e se der certo, depois vc tenta colar por dentro pra não estragar a estética.

Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar

tocando com a banda completa, a diferença é perceptível?

A cereja de um bolo/torta é importante? Tecnicamente não. Mas não é a mesma coisa sem... É o detalhe que muda. Agindo assim, o drive fica mais nítido. Os agudos distorcem mais e os graves soam limpos...

já tentou fazer aquele esquema de colar um abafador na tela ortofônica, bem no centro do AF?

Nunca vi isso.

intuito de não ter tanta variação de timbre em função da posição do ouvinte em relação à caixa.

Não entendi bem o que isso faz... Tecnicamente é um baffle finito... Tudo que tiver lambda menor que raio, refrata e acima contorna... Princípio dos mics ditos "PZM"... Se cortasse em 4K, teria de ter

velocidade do som (em ms) / frequência (em Hz)
    344/4000 = 0,083m * 100 = 8,3cm

R = 4,3cm

Pode funcionar, mas não creio que opere como um plug de fase, nem que direcione frequências para algum lugar...

HortaRates
    Membro
    # ago/16
    · votar

Ismah
    Já que você quer mexer com eletrônica mesmo, já pensou em adicionar o filtro antes do power amp ao invés de depois?
    Eu não sei quanto isso seria possível nesse amp, talvez os componentes sejam SMD ou tenham trilhas muito pequenas, impossibilitando o processo. Mas se for possível, seria melhor porque você pode trabalhar com componentes menores e mais baratos, já que trabalhará em nível de sinal e não de potência. Como o power amp é linear você não perderá ganho.
    Você pode usar um indutor fixo e um pot pra variar a frequência de corte pra descobrir qual a frequência que te incomoda, e não vai gastar quase nada com os componentes.
    Isso seria o jeito "gambiarroso" de fazer um "return" pro seu amp, mas eu te entendo quando você fala que gosta de mexer com mods eletrônicos.

Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar

Eu estudo isso. Por hora estou motivado a conseguir cabos bons e ver o quanto muda.

Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar

Bem, algumas coisas realmente ditas aqui procedem, e funcionaram, sem mudar nada no amp. Testei apenas com o Meteoro RTD, e com o board todo. Tá legal (ainda falta um pouco mais pra bom)...

Como melhorei meu timbre:

- Menos volume. Percebi que quanto mais eu abro o master, mais o scoop se acentua, não saberia dizer porque, mas creio que seja para compensar o falante pequeno.

- Bass/Treble da metade para menos. Eu tinha imaginado que eles operavam como um HPF e LPF, mas na verdade eles atuam como ganho em um filtro BPF para cada via. Logo deixando eles mais fechados, veio pra frente o médio que eu queria.

- AF de 12". Desse não deu pra escapar, há uma sobra de graves (também deve ser por causa do AF pequeno), que dá para conviver.

- Sentei mais longe do amp. Isso me fez perceber que realmente meu timbre é bem estridente, pois a queda de volume -6dB com a dobra da distância, afeta bem mais os graves que médio-agudos. Isso me fez podar bastante dos agudos, aliás, o treble está sempre em 10hs, enquanto o grave em 12hs para 13hs. (dica da Vox, adquirida na ExpoMusic).

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Modificação para tirar a estridência em amps com falantes pequenos