Dúvida sobre mudança de canais e controladora

    Autor Mensagem
    RoLP
    Veterano
    # mar/16


    Fala ai pessoal, beleza?
    Estou com uma dúvida que não consigo achar uma solução.
    Sempre utilizei em meu equipamento o método de 4 cabos para ligar os efeitos no loop do amplificador e utilizar o drive do próprio amplificador.
    Reduzi meu set para um combo mesa boogie subway rocket reverb e ele possui em seu footswitch as opções: Clean/drive, Reverb e Contour.
    Prefiro utilizar o drive com o Contour acionado, porque encorpa bem o som.
    Porém, não aguento mais ficar sapateando para acionar os efeitos e mudar o canal do amplificador. Antigamente eu usava um pentaswitch no marshall, e como eram dois canais eu conseguia acionar tudo em uma pisada, agora não mais.

    A ligação que utilizo está assim:
    Loop do amplificador - Nova system (programada só para efeitos)
    Frente do amplificador - TS9 (apenas para somar com drive do amp), wah e afinador.

    E a minha intenção era programar algo assim:
    1 - Clean do amplificador + efeitos da nova system
    2 - Drive do amplificador e mais o ts9
    3. Drive do amplificador e mais o ts9 e delay da nova system
    4. Drive do amplificador + ts9 e mais a nova system.

    Há algum tipo de equipamento (além da g system) que consegue controlar tudo isso para em apenas uma pisada gerar essas mudanças?

    RoLP
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Vixe, pelo visto não tem ninguém na mesma situação kkkk

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Cara isso não é muito comum, é um equipamento de médio-alto custo. Pessoal por aqui já chora pra pegar uma POD HD, então fica algo bem impopular, vou dar uma estudada no caso, falar com alguns roadies da gringa e ver se acho alguém que tenha esse know how.

    boblau
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    RoLP

    eu não conheço a Novasystem, mas todos esses multiefeitos modernos tem mais ou menos o mesmo jeitão.

    Se vc utilizar o método de 4 cabos, vc deveria conseguir fazer o seguinte, partindo do princípio que o drive e o contour do Mesa estão sempre ligados e o ts-9 ligado, todos no loop da Novasystem:

    1- Clean da Novasystem (aí vc vai ter que achar um clean bonito nela mesmo e esquecer o pré do Mesa que estará em by-pass) + os efeitos da pedaleira.

    2- Drive do Mesa pela Novasystem e o ts-9 pelo loop da Novasystem

    3- Drive do Mesa pela Novasystem e o ts-9 pelo loop da Novasystem + delay da Novasystem

    4 - Idem do de cima

    Pense na ligação como se o pré do Mesa fosse um efeito da Novasystem ligado em loop, assim como o TS-9.

    Vc não terá como acessar o clean do Mesa e terá que encontrar um clean bonito e que te agrade na Novasystem. A Guitarra ficará ligada diretamente na Novasystem. O footswitch e o TS-9, podem ficar atrás ou em cima do ampli.

    Não sei se me fiz entender, qualquer dúvida estou à disposição.

    Soultunes
    Membro
    # mar/16
    · votar


    Videografando o que o boblau te explicou logo acima:

    https://www.youtube.com/watch?v=bnZFqARYd3k



    É algo possivel de se fazer com a maior parte das pedaleiras e amps com loop de efeitos.

    Tem muito artigo e video escrito em ingles também.

    Só pesquisar 4 cable method.

    Soultunes
    Membro
    # mar/16
    · votar


    Tem tambem este excelentissimo texto de um musico que usa isto há bastante tempo, pelo que lembro desde a boss gt8.

    http://www.territoriodamusica.com/guitarraseafins/?c=214

    Natanael_DM
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    boblau
    Cara, tem um problema: a Nova system não tem loop como uma POD HD500, por exemplo. E ela também não tem simulação de prés, como a maior parte desses multiefeitos.

    Soultunes
    Membro
    # mar/16
    · votar


    Natanael_DM

    Neste caso, sem loop, sem 4 cable method.

    RoLP

    Você pode vender ela e pegar uma BOSS (gt8, gt10, gt100), caso queira seguir com a ideia de controlar tudo numa pisada só.

    Natanael_DM
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Soultunes
    Exatamente.
    o/

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    RoLP

    Acho que o próprio Pedrone Penta-Switch pode resolver o seu problema. Eu tenho o modelo "segunda geração" que possui:
    * 5 loops de efeitos;
    * 1 amp switch (saída para troca de canal do amplificador através de um plug P10);
    * 5 footswtches com 6 dip-switches programáveis cada um (5 para os loops e 1 para amp switch);
    * 1 saída para afinador.

    Usando o Pedrone Penta-Switch, eu sugiro que você faça a seguinte ligação:
    guitarra -> wah -> entrada do Penta-Switch
    send do loop 1 -> TS9 -> return do loop 1
    send do loop 2 -> input do Mesa Boogie
    send do Mesa Boogie -> return do loop 2
    send do loop 3 -> Nova System -> return do loop 3
    saída do Penta-Switch -> return do Mesa Boogie

    Então, você poderia programar os footswitches da seguinte forma:
    * Footswitch A (clean com efeitos): loop 2 (pré do Mesa), loop 3 (Nova System) e amp switch na posição do canal limpo do Mesa;
    * Footswitch B (drive sem efeitos): loop 1 (TS9), loop 2 (pré do Mesa) e amp switch na posição do canal drive do Mesa;
    * Footswitch C (drive com efeitos): loop 1 (TS9), loop 2 (pré do Mesa), loop 3 (Nova System) e amp switch na posição do canal drive do Mesa.

    Pra funcionar estes esquemas, obviamente você deve se lembrar de deixar os efeitos dos loops ligados - por exemplo, para mudar do clean (A) para o drive com TS9 (B), o TS9 deve estar ligado. No caso da Nova System, se você quiser alternar de um drive sem efeitos (B) para um drive com delay e chorus, por exemplo, você pode deixar o delay e o chorus acionados na Nova System e com uma simples pisada no footswitch C você terá o drive com chorus e delay.

    O problema vai ser se o footswitch do seu Mesa for daqueles com cabo de "n" pinos, pois aí não seria possível chavear o canal do amplificador pelo Penta Switch.

    Augusto Pedrone
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    erico.ascencao
    O problema vai ser se o footswitch do seu Mesa for daqueles com cabo de "n" pinos, pois aí não seria possível chavear o canal do amplificador pelo Penta Switch.

    Oi Erico, obrigado pela ajuda ao colega,

    Então, os foots estilo "din" da mesa são circuito fechado simples - no caso dele bastaria um "cabo adaptador" com P10 numa ponta e o Din na outra, escolhendo o pino a ser ligado para operar a função que ele busca.

    Espero ter ajudado, abração !

    RoLP
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    erico.ascencao
    Augusto Pedrone

    Eu estava consultando ontem mesmo com o Pedrone, no qual o atendimento é sempre excelente, que é possível fazer esse cabo adaptador.
    A nova system é uma excelente pedaleira e a melhor, na minha opinião, dentro de todas as possibilidades. Os efeitos são iguais da G system ou G major e ainda tenho a opção de drive analógico ligando no input.
    Já tive POD, BOSS, etc...e as simulações são legais, mas completamente inferiores ao drive de um amp valvulado...então desisti...pq na mão faz muita diferença em termos de dinâmica e também no encorpamento de som.
    Essa dica do erico.ascencao foi bem legal. Eu tinha um penta switch, mas tinha vendido porque achava que ele não conseguiria mudar o canal do mesa boogie como eu gostaria.
    Felizmente ao ver essa dica e conversar com o Pedrone isso é possível...e vou comprar o novo penta(programavel) e um cabo.
    Muito boa dica.
    A ligação de 4 cabos já faço há uns 5 anos...e a nova system funciona perfeitamente. O problema que eu estava tendo é controlar tudo em uma pisada só. A nova system é diferente da G system...ela possui drive e não é uma controladora...mas é excelente como "rack de efeitos" para o loop do amp.
    Obrigado à todos pelas dicas...e principalmente ao Pedrone por fabricar equipos de ponta em um País que só apresenta dificuldade.

    Soultunes
    Membro
    # mar/16
    · votar


    RoLP

    Como voce conseguiu fazer a ligação 4 cable com a nova system ?

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    RoLP

    Você pode inclusive usar o Penta-Switch para chavear entre diferentes amplificadores, mantendo a Nova System conectada no loop de cada um deles. Expliquei um pouco melhor como fazer uma ligação deste tipo neste tópico.

    RoLP
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Soultunes
    É simples.... você liga o send e return do amp nas entradas input line e left output (Só não lembro qual ligo em qual...tenho que ver em casa)...mas é só ver se o efeito está funciona..se não tiver, inverte os cabos.
    Aí acessa o caminho:
    1. Clique no botão acima do visor nomeado "LEVELS"
    2. Vá até a opção "INPUT"
    3. Escolha entre DRIVE (pedaleira) OU LINE (loop de efeitos)
    4.Clica em store.
    O ideal é fazer isso usando um patch bypass da pedaleira...acho que o F9 é totalmente bypass.
    Aí vc configura o Input Level dela para deixar o som mais real possível.
    Pronto..ela vira um rack de efeitos no loop do amp.
    Você pode usar como preset ou pedal.

    RoLP
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    erico.ascencao
    Sim...isso em sabia...há algum tempo atrás tinha visto com o Pedrone em como unir meus dois amplificadores e somar eles também.
    Ligando o input de um deles no Send de um dos canais do penta...eu somava as duas distorções igual ao que o Bonamassa faz em vários shows.
    O resultado é excelente...o ruim é ficar transportando tanto amplificador. kkkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre mudança de canais e controladora