Chaveamento de canais: LDR x Relé

    Autor Mensagem
    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: AugustoPedrone


    Fala Galera - e o pessoal que monta amplificadores...

    Para chavear entre canais de pré de um amplificador, ou mesmo atuar em resistores e capacitores, o que é mais interessante ?

    Um relé simples, ou um esquema de led+ldr ?

    Tenho usado relés, que tem 2 seções com contatos NA e NF. Mas parece que a opção de LDR é interessante também. O que vcs acham ?

    Creio que os pontos negativos dos relés seriam o ruído ao comutar e a necessidade de ter a fonte de 6 ou 12 VDC com referência ao terra (pq se não tiver induz ruído no áudio) para acioná-lo.

    Já o LDR em princípio sai mais caro, mas se os Mesa usam, devem prestar...

    Michael Vlcek
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    cara, minha experiencia com relés foi traumática
    depois q montei meu valvulado, ele fazia um barulho horrivel de mau-contato qdo tocava no canal limpo
    qdo já estava quase desistindo e frustrado, meu pai descobriu q era o relé q mudava os canais q era o culpado
    simplesmente a vibraçao dos falantes (um combo com 2 x 12`) fazia com q, qdo no canal limpo (relé desgarrado), ele vibrasse de tal modo q os contatos do mesmo aproximavam-se rapidamente e se afastavam, gerando ruido e mau-contato.
    pra resolver, tive de abrir o relé e aumentar a tensao da mola, daí agora o ima está mais firme e parou a chiadeira.

    ainda nao testei os LDR, mas meu pai acha q o proximo amp q montarmos deve ser com eles, até pq no centro do Rio vende baratinho, segundo ele.
    os fenders e mesas tb, se nao me engano, usam direto.

    espero ter ajudado algo...

    abraço
    Mike

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Fala Mike,

    Pois é, também vou me aventurar nos LDR's.

    Consegui um aqui que tem resistência de mais de 20 megas quando no escuro e um pouco mais de 200 ohms quando iluminado. São valores mais que suficientes para o uso nos amps.

    Posto aqui (faça o mesmo) quando fizer experiências.

    Abraços,

    HeavyMetalMan
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    pq vcs naum temtam um rele de estado sólido ?

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    HeavyMetalMan
    pq vcs naum temtam um rele de estado sólido ?

    Opa !!! Fale mais desse componente !!! Já vi em uso de aplicações de alta potência, mas não sei se ele presta para áudio, pois o sinal em questão "por dentro" dele.

    Um relé comum é uma chave simples, e um LDR é um resistor, com baixa distorção.

    Como se comportam os relés de estado sólido ?

    Abraços.

    macaco veio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    na minha opinião relé é a pior opção, prefiro usar um fet, LDR, ou um chip de chave eletronica, no caso de ampli a valvula o LDR é a melhor opção.

    Tazima
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Realmente os LDRs fazem um bom trabalho ai! Mas se usar reles bons e blindados funcionam tambem, apesar de mais "ruidentos"... Esses dias consertei um JTM30 e ele usa rele na comutação dos canais... Colocar um resitor de 1M pode reduzir um pouco o ruido na troca de canais...

    HeavyMetalMan
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    AugustoPedrone

    ao contrario, rele de estado sólido não são para potencias altas, e o interessante é q não possue partes mecanicas, muito interessante, masi não domino muito do assunto, o ideal seria dar uma vasculhada pela net

    falow

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    HeavyMetalMan
    ao contrario, rele de estado sólido não são para potencias altas

    Fala Heavy...só encontrei na net relés de estado sólido com a capacidade mínima de corrente de 10A..hehe.


    Tazima

    A colocação dos resistores de 1M na saída do relé é uma ótima dica, e realmente ajuda a reduzir o ruído da comutação. Um grande problema que vejo nos relés é a indução da bobina do relé sobre o áudio...

    Abraços.

    Tazima
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Oi AugustoPedrone,

    Realmente há uma pequena indução no acionamento da bobina, mas em se tratando de Corrente Continua na bobina do relê acho que não vai ter problema não... Pois uma indução eletromagnetica só ocorre com alteração do fluxo magnetico B-> Como a corrente é continua esse fluxo somente ocorrerá na alimentação da bobina e no seu desligamento. Eu particularmente, de ouvido, nunca percebi tal influência... Outra dica é usar relês pequenos, leves e blindados. O colega
    Michael Vlcek deve ter usado um relê grande em sua experiência, pois conseguiu abrir o relê e ainda ajustar a mola e tal...

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Fala Tazima

    Beleza, isso mesmo, só há indução com variação de fluxo. Já que o relé é alimentado em DC, isso não deveria acontecer.

    O que não consegui explicar foi a necessidade da bobina estar com referência ao terra, mesmo alimentada por DC. Sem a referência, aparece um ruído horrível.

    Como a maioria dos amplificadores tem um enrolamento de 6,3 volts com center tap, temos que usar um ponte completa para chegar a 6 volts e usar relés para essa tensão.

    Abraços.

    Michael Vlcek
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Tazima

    é um relê dos grandes, sim.

    cacildo poncio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    AugustoPedrone
    eu tenho usado relês nos amps que faço, o único encomôdo que noto é ruído gerado entre os contatos na comutação, na alimentação uso um diodo e um cap de 220uf, mais que isso o relê se desliga com atraso.

    vou começar usar os LDRs com led branco, achei um LDR que tem aparência de led, muito prático. mas o que me deixa meio desconfiado, por mais que tenha luz ou escuridão sempre terá uma resistência, no relê não, ou passa corrente ou não passa....

    Michael Vlcek

    é um relê dos grandes, sim

    usa aqueles pititicos hómi!!! :)

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    cacildo poncio
    achei um LDR que tem aparência de led, muito prático

    Fala Cacildo - cuidado..isso é um LDR mesmo ??? Pode ser um fototransistor, e daí não serve... Nunca vi um LDR que se parecesse com um led. Geralmente os LDRs são uma "pastilha" com dois terminais. Veja lá...


    mas o que me deixa meio desconfiado, por mais que tenha luz ou escuridão sempre terá uma resistência, no relê não, ou passa corrente ou não passa....


    Pois é, mas os valores são bons !!! Um LDR conduzindo tem uns 200 ohms e em aberto tem uns 20 mega. Dá na boa, testa só !!!

    Abração.

    Renato gomes
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    AugustoPedrone
    serve sim... tem um pedal chamado sparkle drive da voodoo lab que faz o chaveamento usando fototransistor...

    os mesa boogie usam aqueles VTL5C4 que tem 400 ohms de resistencia com o led aceso e 500k com led apagado.
    200 / 20M ohms tão de bom tamanho hehehehe

    só não entendi direito pq nesses VTL a resistencia do LDR varia com a corrente q passa por ele... tá dizendo no datasheet..

    cacildo poncio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    AugustoPedrone
    Põ cara, eu enchi o saco do vendedor dizendo que era foto, mas aí ele acabou enchendo meu saco dizendo que era ldr, até testei com um multimetro para confirmar, é ldr mesmo

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Creio que um fototransistor só serviria se o sinal de aúdio estivesse com uma tensão DC sobreposta a ele - coisa de AMPOP - que eu acho do lado negro da força.

    O Dr. Drive tem vários fototransístores, mas ele usa vários AMPOPs no circuito, e estou fora disso.

    Fiz alguns experimentos com LDR e Led branco de alto brilho com sucesso - muito bom !!! Usei espaguetti retrátil para isolar de luz o conjunto.

    Creio que não vou mais usar relés no chaveamento.

    Abraços e obrfigado à galera.

    macaco veio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    cacildo poncio
    estes LDR em forma de led tem alguma numeração de codigo? ou é simplesmente pedir o vendedor quero um LDR que parece Led. este me interessa pois o menor q ja vi tinha 1 cm (o visor).

    cacildo poncio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    macaco veio
    eu não sei se tem cód, pois o vendedor sempre me "empurra" algo novo pra comprar....

    este LDR é semelhante à um led 5mm com o corpo transparente.

    1cm de visor!!! tem os tradicionais se não me engano de 6mm de visor.....

    se quiser eu posso enviar uns pra ti, entra em contato comigo

    (que interessante, este LDR com formato de led mal chegou e estou chamando os LDRs comuns de tradicionais!!! :)

    Freeman
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    AugustoPedrone
    macaco veio
    cacildo poncio

    Galera to precisando fazer um circuito pra acionamento de um pedal de volume que eu tenho mas da aqueles clicks chatos!!!

    Queria adapta esse LDRs, pra quebrar esse click na comutação ou fazer uma chave eletronica tipo a do Sansamp Gt2/ vcs tem links pra sites com informações de circuitos desse tipo ??? me dão uma força ai pra min resolve essa questão do click desse pedal!!!

    Renato gomes
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Freeman
    dá uma olhada em qualquer esquema de pedal da BOSS que quase todos tem chaveamento eletrônico.
    digita BOSS schematics no google q vai aparecer bastante coisa...

    Freeman
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Renato gomes

    Valeu Renato!!!

    macaco veio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    cacildo poncio
    vou dar uma procurada por aqui, se eu nao achar entrarei em contato

    tatus
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    E ai cifreiros, desculpem estar revivendo o tópico mas não queria criar outro e minha dúvida é simples.
    Eu tô pensando em fazer algumas experiências com LDR e gostar ia de saber qual é o método mais eficiente para alimentar os LEDs, ou o mais comum?
    Quero fazer do melhor jeito para não ter problemas futuros.
    Qual são as especificações do LDR e do LED que vocês costumam usar.
    Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Chaveamento de canais: LDR x Relé