Apito na 12ax7 Overdrive

    Autor Mensagem
    DAVI SOBRAL
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: DAVI SOBRAL


    Estou com um probleminha no meu tremendão e gostaria que os mestres valvulados me dessem uma dica!!
    Coloquei um circuito adicional nele para overdrive com botão On Off over no próprio painel, Gain e Nível "post" conforme o esquema.
    E quando eu abro o gain surge um apito terrível... Parece uma oscilação parasita.. já troquei de válvula... Blindei todas as partes que levam o sinal e nada...

    Matec
    Membro
    # nov/15
    · votar


    DAVI SOBRAL

    Onde está o esquema?

    SergioTrindade
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: SergioTrindade
    · votar


    Não tem muita informação para analisar, precisaria ver o esquema. Contudo, a primeira suspeita (a julgar pelo sintoma) é de problema de fase.
    Se você adicionou (estágios) de ganho no pré, possivelmente inverteu a fase do sinal.
    Ao fazer isso, poderá inverter o feedback negativo, tornando-o positivo.
    Isso gera um apito desse tipo.
    Para testar basta interromper o N.F.B. ou seja, o fio que sai do positivo do falante para o estágio de inversão de fase.
    Nesse esquema, o NFB é o fio que liga o segundário do trafo de saída ao resistor de 820 ohms do estágio Phase Inverter (V6):
    http://maestro.xp3.biz/tremendao/esquemaTremendao.JPG.jpg
    Se o apito sumir, você precisa colocar um chaveamento que injeta o N.F.B em outro ponto do circuito assim que acionar o estágio adicional, ou mesmo um esquema para desligar o N.F.B. quando ligar o drive.
    Qualquer que seja a opção isso é bem simples de fazer.

    DAVI SOBRAL
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: DAVI SOBRAL
    · votar


    Agradeço pelo esclarecimento. Amanhã postarei o esquema. Vou tentar mexer no feedback Sergio.. Mais creio que não é esse tipo de apito... é tipo um ruido de realimentação que altera a frequência quando se aumenta o ganho.. Ele só aparece quando eu abro o gain. Começa no 7 do gain e vai se fortificando até o 10.. hoje eu consegui eliminar esse apito.. Mais foi de uma forma que não quero deixar.. Eu coloquei um capacitor de 4n7 no segundo estagio de ganho da 12aX7 no pino 2 "grade de controle" para o terra.. Morreu a oscilação, mais, junto com os agudos.. Enfim, postarei amanhã o esquema para possíveis modificações.. Obrigado..

    SergioTrindade
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Então não é feedback. Deve ser excesso de ganho mesmo, verifique o aterramento dos potenciômetros, etc.

    DAVI SOBRAL
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: DAVI SOBRAL
    · votar


    Obrigado pessoal.. Matei o apito sem aterrar os agudos... Eu estava socando muito um triodo só... Mudei o resistor de catodo para 10k perdi com isso o ganho da distorção, mais remediei adicionando + 1 Triodo no estagio com o mesmo resistor 10k katodo e "voltou o gain que eu queria" sem a oscilação quando abria-se o Gain.. Vou postar meu esquema.. E Viva Guitar Tube nas Veias !!!

    DAVI SOBRAL
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    DS-Guitar tube

    SergioTrindade
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Para calcular o ganho, você pode usar esse modelo pronto:
    http://amps.zugster.net/tools/triode-calculator

    Ramsay
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: Ramsay
    · votar


    DAVI SOBRAL

    Tô achando esse pot de 10K log um valor muito baixo pra esse circuito, o que abaixa a impedância de saída e modifica o som, possivelmente pra pior.
    Experimenta pôr no lugar um pot de 100K e vê o que acontece.

    Matec
    Membro
    # nov/15
    · votar


    DAVI SOBRAL

    O fato é que se esse amplificador já foi um Tremendão, já não dá mais pra chamar ele disso mais não!

    Tudo bem que ganho ele tem de sobra, mas o potenciômetro de 100k já tira metade do ganho daquela válvula. Quanto mais o potenciômetro de 10K , na saída da outra válvula, ainda mais com um cap de 22n como filtro. Não é uma crítica, mas é deveras estranho.

    Mas eu curti muito o power com 6L6 e EL34, com BIAS independente pra cada válvula. É até exagero (um BIAS pra cada par resolvia).
    É uma implementação bem legal.

    Abs

    SergioTrindade
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Não é legal chutar o valor dos componentes. O melhor é identificar onde ocorre a clipagem e dimensionar, nesse caso, o estágio mais critico está na quarta seção.
    Olhando a curva do "Data sheet" é bem mais fácil entender a distorção.
    Matec
    A bias independente é necessária, já que a tensão da grade na 6L6 tem que ser diferente da EL34.

    DAVI SOBRAL
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: DAVI SOBRAL
    · votar


    Legal o calculador de Ganho Sergio..
    Ramsay esse potenciômetro foi o que melhor se enquadrou para reduzir a saída da distorção.. Quando eu acionava do Clean para a distorção o volume subia exageradamente.. Note que quando eu desligo a distorção ele some do circuito.. Esses valores de componentes fui testando.. soldando.. modificando.. mais muitas e muitas vezes para nivelar tanto o ganho como a equalização do Clean para a distorção...
    Matec é verdade.. Já não é mais um Tremendão !! muitos anos com ele mais de 10 pra falar a verdade..
    Eu retirei o circuito do reverber " não funcionava nem tinha as molas" e o circuito do tremolo..
    A excitadora mudei para a do A300 que é a mesma do duovox 120.
    a saída é o seguinte.. Toda vez que eu tocava com a banda em determinadas musicas eu trocava as 6L6 pela EL34 para tocar rock e no blues eu novamente colocava as 6L6, enfim eu gostava dos dois timbres.. Mais não era facil..
    Toda hora tinha que conferir o bias e as válvulas eram "e ainda são" antigas...
    Primeiro eu tinha feito uma ligação que acionava uma a uma das valvulas de saida... Eram 4 chaves !!!
    mais não deu muito certo porque alterava-se o consumo da corrente de +B e consequentemente o bias...
    Foi daí a ideia de 1 chave só para selecionar ou duas 6L6 ou duas El34...
    E como eu não suportava a grande potencia do tremendão não achei necessidade de deixar as 4 Válvulas a todo o vapor..
    Mas mesmo assim não passo da metade do volume "tocando com a banda"..

    SergioTrindade
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    O problema de usar duas válvulas é que o transformador de saída trabalha com a impedância errada. Se o som agradar, tudo bem, basta deixar as válvulas trabalhando em torno dos 35mA.

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Na real acho que você não tira tudo que poderia do amp, mas não há mal nisso, apenas um desempenho inferior.

    DAVI SOBRAL
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: DAVI SOBRAL
    · votar


    Sergio Trindade - Você esta certo.. mais casa para el34..
    Deixa eu explicar: a impedância de saída AB1 PP para 2x 6L6 é Zout=5600
    e para 4x 6L6 Zout=2800, "Impedância do trafo de saída do tremendão"
    Na folha de dados 2xEL34 Ab1 pp a impedância fica em torno de 3400, que é semelhante a impedância de 4x6L6 nativa do trafo do tremendão..
    Mais na pratica não dá diferença no som.. Pelo menos pra mim não deu
    quando eu usava o tremendão com 4 6L6 eu retirava 2 e o bicho dos infernos tocava e pedia mais.. hehe..
    fiquei um bom tempo com ele só com 2x6L6.. Agora eu nao concordo que tem gente que fala que as valvulas queimam e tem que trocar toda hora..
    Eu to com as mesmas válvulas!! Velhas e antigas!! não troquei nenhuma e não envermelhou nenhuma ainda..
    kkk as danadas não querem morrer...

    DAVI SOBRAL
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: DAVI SOBRAL
    · votar


    Ismah é verdade eu reduzi o que o amp poderia dar
    o amp fica folgado.. hehe..
    a potencia fica em torno de 60w,
    mais ainda sim o amp fica muito alto!!
    com o volume menos da metade! toco a vera com a banda!
    Sozinho deixo no volume 1 a 2

    DAVI SOBRAL
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Eu vou dar uma analisada na seção 4 da distorção, obrigado pela dica SergioTrindade e Matec.
    E o capacitor de 22n foi o que mais me agradou porque estava em excesso os graves de distorção.. O timbre da distorção esta seca.. mais realmente pode ser que abaixei muito a impedância dos triodos... Enfim, continuo aprendendo de vcs e se Alguém tiver um circuito de Distorção posta aí por favor!!
    Obrigado...

    Matec
    Membro
    # nov/15
    · votar


    DAVI SOBRAL

    O fato é que você está criando a "sua" distorção, então palpitar sobre isso talvez fosse contra o seu gosto, ou desfizesse uma descoberta de um timbre realmente novo.

    Em termos gerais, os amplificadores com distorção e ganhos altos têm esse circuito na entrada do pré, antes do tone stack. como nos Marshalls (o modelo 6100 (Jubillé 30 anos, channel drive) ou então no Peavey 5150. Assim se tem mais controle da distorção.

    Existem amplificadores como o seu que têm distorção após o tonestack, mas não são tâo aclamados.
    Um destaque nesse sentido é o Dumble (ou Humble ou qualquer tipo de clone desses amplis). Mas são amplificadores mais "específicos".

    Além de estudar esses e outros circuitos, um bocado de experimentos é necessário para se conseguir o som que agrade.

    Abs

    SergioTrindade
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Matec está certo.
    Não adianta muito ficar testando outros circuitos, o melhor é aperfeiçoar o drive que você já montou.
    A utilização de um tonestack separado é interessante para timbrar separadamente o canal sujo e o limpo, mas isso implica em mais potenciômetros, furar o chassis, é muita complicação.
    Acredito que fazendo algumas experiências você chega num resultado satisfatório.
    Uma dica: Quando você aumenta, no estágio de over drive, o valor de Rp (para 220k, 330k ou mesmo 470k), cai a tensão da placa e o triodo trabalha em uma zona menos linear isso gera uma distorção muito interessante, parecida com o fuzz ou mesmo quele efeito típico dos amps vox, dependendo da dose.
    Esse teste você pode fazer sem medo.
    Em alguns pedais de distorção valvulado existe dois resistores de placa em série (por exemplo de 100K) com uma chave para colocar um deles em curto, variando o tipo de distorção.

    DAVI SOBRAL
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: DAVI SOBRAL
    · votar


    OK.. Vou aperfeiçoando o circuito Sergio.. E vou colocar o Tonestack afrente da distorção Matec.. Eu notei que quando ajusto os controles de tons realça o gain do drive naquela determinada frequência..
    Abç..

    DAVI SOBRAL
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: DAVI SOBRAL
    · votar


    ..

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    DAVI SOBRAL

    Eu gosto dos amps grandes, e com no máximo uma leve compressão. Isso explicaria porque uso um 100B rsrsrs

    Tenha em mente que também o volume mais ou menos aberto, depende do que acontece antes.
    Por exemplo uso meu amp com gain em 9hs, e master em 15horas. O som é parecido, mas quem controla bastante o volume e compressão (distorcer não distorce, é um amp de baixo) é o tone stack.

    SergioTrindade
    Em alguns pedais de distorção valvulado existe dois resistores de placa em série (por exemplo de 100K) com uma chave para colocar um deles em curto, variando o tipo de distorção.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Apito na 12ax7 Overdrive